quinta-feira, 3 de julho de 2025

Lukinhas: ex-futsal e rei do X1! O que acham??

Na minha opinião, é uma aposta! Puxo o assunto pra me referir ao caso do Lukinhas, 25 anos, atleta amador da região e que foi contratado, recentemente, pelo Criciúma E. C. O jogador vai ficar em período de experiência sendo observado pelo técnico Eduardo Baptista. Segundo informações, a vinda de Lukinhas foi um pedido pessoal do presidente Valter Minotto. 

Natural de Porto Alegre (RS), o atleta veio pra Santa Catarina quando tinha 15 anos. Cresceu na cidade de Lauro Müller e até passou pelas categorias de base do Criciúma. Oriundo do futsal, Lukinhas atuou, aqui no Brasil, na Itália e no Cazaquistão. Por aqui, foi campeão estadual na categoria sub-17. Já, agora, com o Tigre, inicialmente, o vínculo tem o prazo de três meses - podendo ser prorrogado.



Lukinhas é o Rei do X1 em Santa Catarina, também conhecido como "um contra um", competição onde dois jogadores ou competidores se enfrentam individualmente. Ele foi campeão em 2023 das edições que aconteceram em Criciúma e em Tubarão. Destaque pela velocidade e dribles, ultimamente vinha disputando o Campeonato Municipal de Sombrio - mas com passagens por outros municípios do Sul do Estado. Boa sorte a ele!!


terça-feira, 1 de julho de 2025

Escudo do Criciúma vira marca de empresa e estampa carros na Nova Zelândia.

Mesmo sendo um time semiprofissional da Nova Zelândia, o Auckland City chamou a atenção recentemente ao empatar com o Boca Juniors na Copa do Mundo de Clubes da FIFA. Mas a relação entre a cidade neozelandesa e o futebol brasileiro vai além dos gramados: há 14 anos, moradores de Auckland veem pelas ruas o escudo do Criciúma Esporte Clube estampado em diversos carros.

O responsável pela homenagem é Clodoaldo Tiscoski, natural de Criciúma e morador de Auckland há 24 anos. Em 2011, ele fundou a Tiscoski Renovation LTD, empresa especializada em construção e reformas de casas, hotéis e estabelecimentos comerciais. Como forma de manter viva a ligação com suas raízes, Clodoaldo escolheu o escudo do clube catarinense como logotipo da empresa.

O símbolo está presente na frota de sete veículos comerciais e também nos uniformes da equipe, que seguem a mesma paleta de amarelo do time brasileiro. Segundo Clodoaldo, a identidade visual se consolidou após um episódio em que o logotipo original da empresa foi copiado por uma concorrente local. “Agora eu registrei o logotipo. Isso impede outra empresa daqui de cloná-lo”, explicou, em entrevista ao portal UOL Carros. Com o tempo, a referência ao clube brasileiro passou a ser desconhecida para muitos moradores da Nova Zelândia. Para os neozelandeses, o escudo amarelo se tornou sinônimo da empresa de reformas. Ainda assim, momentos de reconhecimento acontecem.

Procurado pelo Passarinho Arrepiado, o Criciúma Esporte Clube confirmou que já tinha conhecimento da homenagem e afirmou não ver problema no uso comercial do símbolo fora do Brasil. Um porta-voz do clube ainda lembrou que o próprio escudo tem origem curiosa: os quatro trapézios que o compõem foram criados pelo arquiteto Manoel Coelho, também criciumense, para o centenário da cidade, nos anos 1970. O desenho foi adotado pela prefeitura e depois incorporado ao emblema do clube, tornando-se um símbolo visto não só em Criciúma, mas também do outro lado do mundo.

Via Sul Agora(site TN SUL)

quarta-feira, 25 de junho de 2025

A hipocrisia dos europeus.

Tenho acompanhado com bastante atenção o Mundial de Clubes que está sendo jogado lá nos Estados Unidos. Pelo menos, até aqui, com boa participação dos times brasileiros. Entendo que há chances de avanço, à medida em que a competição se desenrola. Contudo, permaneço supondo que, na hora do "frigir dos ovos", a supremacia européia vai aparecer. Massss...por que não acreditar numa surpresa com um de nossos representantes?? Vamos ver no que dá, à partir das oitavas de final, quando os confrontos serão "únicos"!

Sobre a questão da hipocrisia a que me refiro na manchete, diz respeito às reclamações de times do "velho continente", alegando que, por lá, é fim de temporada e o calor do verão norte-americano está atrapalhando o desempenho físico e técnico. Ora bolas...quando eles ganham, a cada fim de ano, o ex-Mundial e, agora, Torneio Intercontinnental, ninguém fala que o adversário sul-americano chega pra disputa depois de jogar mais de 60 jogos no ano! Queriam o que?? Ar condicionado nos estádios pra jogar?? Ou que o calendário da FIFA se adapte ao europeu pra atender interesses?? Hipócritas, sim!!!


O Passarinho Arrepiado está de olho em Criciúma x Avaí, o jogo da próxima sexta-feira, pelo Campeonato Brasileiro da Série B. Em razão das posições de ambos, na tabela, num primeiro momento, entendo que o Leão vem pra não perder e o Criciúma jogará pra ganhar. Pontuando, o Avaí se manterá próximo ao G-4. Por sua vez, o Criciúma, necessita da vitória por estar só três pontos acima do Z-4. Então, mesmo com o frio que anda fazendo, espero bom público e, quem sabe, com atuação convincente do Criciúma!!

segunda-feira, 23 de junho de 2025

Criciúma anuncia empréstimo de Marcelo Hermes ao Juventude.

Está definido! O lateral-esquerdo Marcelo Hermes vai defender o Juventude até o restante da temporada por meio de empréstimo. A negociação vinha acontecendo há algumas semanas e o clube catarinense confirmou a informação na manhã desta segunda-feira. O lateral-esquerdo já foi ausência do confronto contra o América-MG. A ideia inicial do clube catarinense era que o atleta só sairia com o pagamento da multa no valor de R$ 1 milhão. O contrato com o Tigre é até o fim de 2026.


Na manhã desta segunda-feira o empresário de Hermes e a diretoria tricolor se reuniram no CT Antenor Angeloni e chegaram ao acordo de empréstimo - o Tigre receberá um valor.

Confira a nota oficial, do Criciúma, na íntegra:

"O Criciúma anunciou nesta segunda-feira (23/06) o empréstimo do lateral-esquerdo Marcelo Hermes ao Juventude até o final da temporada 2025. O clube de Caixas do Sul pagará um valor pelo empréstimo e terá opção de compra do atleta.

Marcelo Hermes demonstrou o interesse em atuar no clube gaúcho na disputa da Série A do Brasileiro. O Criciúma agradece o comprometimento do lateral-esquerdo desde que chegou no Tigre, em 2022, e deseja sucesso nesse novo desafio de sua carreira."

Hermes chegou ao Criciúma em 2022 e entrou em campo em 173 vezes. O lateral anotou 13 gols e deu 23 assistências. Nesta temporada, é o artilheiro do Tigre com cinco gols e sete assistências - ele participou de 34% dos gols da equipe em 2025.

.

(Informações e foto colhidas de matéria do globoesporte.com)

quarta-feira, 18 de junho de 2025

Minotto poderá receber "grande reforço"!!

O presidente do Criciúma, Valter Minotto, poderá e, em princípio, deverá receber grande reforço nos próximos dias! Quando for confirmada a informação do nome, com certeza, a torcida tricolor dará total respaldo! 

Mais um capítulo da "novela Marcelo Hermes". O jogador, como já coloquei na postagem anterior, não quer sair! Mas, como tem gente, lá dentro, forçando a barra pra que isso ocorra, o atleta, via seu empresário, está apalavrado e acertado, financeiramente, com o Juventude. Contudo, as últimas informações dão conta de que o presidente Minotto, orientado por algumas pessoas de sua confiança, deu uma "endurecida" na negociação. Sendo assim, Marcelo Hermes só sai mediante pagamento de multa rescisória.

Já é público: a nova mesa diretora do Conselho Deliberativo do Criciúma E. C. terá Lucas Farias, como presidente; Valcir Zanette, vice; e, Maurício Ghedin, secretário. Depois de uma gestão meio que "turbulenta", parece que o CD do Tigre volta a ficar em boas mãos! Boa sorte a aos envolvidos e que os conselheiros se preparem bem pra eleição da nova direção executiva, no fim do ano!

terça-feira, 17 de junho de 2025

URGENTE: MARCELO HERMES NÃO QUER SAIR DO CRICIÚMA. SÓ QUE TEM DIRIGENTE QUE QUER TIRÁ-LO DO TIGRE!!!


Mas, é o fim da picada!!


Tem dirigente, no Criciúma, que parece estar trabalhando "contra"!


O lateral Marcelo Hermes, no Criciúma desde 2.022, quer, sim, FICAR NO CRICIÚMA e cumprir seu contrato até o final de 2.026!!


O presidente Válter Minotto necessita agir imediatamente!!


Marcelo Hermes é um dos principais jogadores e lideranças no atual plantel!!


O atleta só "apalavrou" com o Juventude porque "alguém" foi no vestiário e falou que era melhor ele sair, o convencendo disso!!


Se agirem em tempo, Marcelo Hermes fica!!


Que os responsáveis pelo Clube tomem atitudes e providências!!

sábado, 14 de junho de 2025

Só as Séries B, C e D não param!

Para os times considerados de médio ou de pequeno porte, o calendário do futebol brasileiro prossegue normalmente. Faço tal observação em razão de que, a Série A, vai ficar paralisada até o término do Mundial de Clubes da FIFA. O torneio começa neste fim de semana e o Brasil se fará representar por Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras. Ou seja, os campeões dos quatro últimos anos da Taça Libertadores da América.

Difícil indicar bom prognóstico pra qualquer um desses participantes. Todos nós, que acompanhamos e vivenciamos o futebol, precisamos reconhecer o favoritismo dos europeus. É só assistir jogos das principais competições do "velho continente" pra chegar a tal conclusão. Equipes como Real Madrid, PSG, Bayern, Chelsea, Manchester City ou Internazionale, só citando alguns exemplos, chegam como favoritas perante os demais adversários. 

De qualquer modo, fica a tradicional e sempre presente, esperança brasileira! Analisando de forma superficial, pela ordem, pra mim, entendo que Palmeiras, Flamengo, Botafogo e, depois, Fluminense, possuem alguma chance de sucesso no campeonato. Contudo, os grupos de "Porco", Rubro e Alvinegro, são mais difíceis, teoricamente, do que a chave onde está o Tricolor Carioca. Embora vá torcer por todos os "brasucas", não arrisco palpites! Só espero que nenhum deles dê vexame!! Passando pela primeira fase já serviria como "consolo"!

quinta-feira, 12 de junho de 2025

Novidades no Criciúma? Jean Carlos, Gustavo Maia, Felipinho e...Marcelo Hermes.

O Criciúma oficializou a chegada do meia Jean Carlos. O atleta, que estava no Juventude, reforçará o Tigre por duas temporadas. Ele já está com o grupo no Centro de Treinamentos em preparação para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. Jean Carlos Vicente, tem 33 anos, é paranaense e fez base no Palmeiras. Logo em seguida foi para o São Bernardo. Entre os clubes que defendeu estão Vila Nova, São Paulo, Goiás, Novorizontino, Coritiba e Mirassol. No Náutico fez quatro temporadas, marcando 36 gols e sendo o autor de 25 assistências. Em 2023 vestiu a camisa do Ceará, marcando sete gols e tendo cinco assistências. Nas duas últimas temporadas, Jean Carlos defendeu o Juventude na Série A do Campeonato Brasileiro. 

Do mesmo modo, o Criciúma anunciou a contratação do atacante Gustavo Maia, de 24 anos, por empréstimo do Sport. Revelado pelo São Paulo, Maia já passou por clubes como Barcelona B, Internacional, Valencia, Vila Nova, Náutico e foi campeão pernambucano com o Sport em 2023. Ele reforça o ataque do time para a Série B do Campeonato Brasileiro.

O lateral-esquerdo André Felipe de Almeida Santos, mais conhecido como Felipinho, foi registrado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O atleta, de 28 anos, vem do Juventude e tem contrato definitivo no elenco do Tigre.

Um dos pilares do elenco carvoeiro, o lateral-esquerdo Marcelo Hermes foi sondado pelo Juventude para deixar o Criciúma, no último dia da janela de transferências. Porém, o time da Serra Gaúcha não quis desembolsar valores para levar o atleta, que tem contrato com o Tigre até o final do ano que vem. Assim, o jogador segue no clube, ao menos até o dia 10 de julho, quando o período de contratações para o futebol brasileiro será reaberto. 

.

(Fonte de informações e fotos: sites tnsul.com e ge.globo.com)


sábado, 7 de junho de 2025

Depois...

...das eleições, que foram bastante movimentadas; depois de rusgas, que precisam ser  apagadas; depois de os sócios patrimoniais terem optado por mudanças no Conselho Deliberativo; depois de instabilidades e divisões, que foram incentivadas pela própria mesa diretora do CD; o Criciúma precisa retomar seu verdadeiro rumo! O principal produto do Clube é o futebol e ele necessita de providências e medidas para que o descenso não passe a ser um risco real!

Após o início da 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, com o Botafogo(SP) tendo empatado diante do Coritiba, o Criciúma "retornou" pro Z-4 e os dois jogos que terá pela frente, no caso, Vila Nova e Amazonas, passam a ser de suma importância! Ambos os confrontos serão no Heriberto Hülse e, em razão da situação na tabela, há a obrigatoriedade da conquista de seis pontos! Uma mobilização interna é, do mesmo modo, obrigatória! Trata-se de "motivação extra" partindo de Ítalo Rodrigues, Émerson Almeida e cia...até chegar no vestiário e, principalmente, no grupo de jogadores!

Aliás, mesmo entendendo que a vitória diante do Paysandu, em Belém, tivesse sido merecida, há de se levar em conta que o goleiro Alisson realizou grandes defesas e o próprio Criciúma, repito, apesar do resultado, não demonstrou organização tática e evolução, se comparando com jogos anteriores. Dentro do que tenho observado, o time permanece do mesmo jeito de quando era dirigido por Zé Ricardo. Aliás, o estilo de "pensar futebol" e dispor o time em campo, Eduardo Baptista e o treinador anterior, se assemelham! Resumindo: o Criciúma continua o mesmo!! Ou muda...ou progride, ou o "sofrimento" se prorrogará!!

quarta-feira, 4 de junho de 2025

É no FUTURO que se pensa!

Em dia de eleições no Conselho Deliberativo do Criciúma E. C., faço menção ao que poderá acontecer lá na frente! Ou seja, o futuro do Clube e da instituição está em jogo. Infelizmente, dividido, resultado de decisões esdrúxulas da atual mesa diretora do mesmo CD, o Criciúma tem dia "decisivo"! Tenho saudades de tempos com verdadeiros líderes no Conselho, como Werner Backes, Algemiro Manique Barreto, Renato Gaidzinski Bastos, Afonso Back, dentre outros que colocaram seus nomes na história do Criciúma E. C.! Eles pensavam no futuro!! E, espero e torço para que os sócios votantes façam o mesmo!!

Mudando a "prosa", já o fiz diretamente a eles e, através desta postagem, o Blog manifesta desejos de muita sorte ao Rubens Angelotti e ao Claudio Gomes. Ambos foram "requisitados" pelo novo presidente da CBF, Samir Xaud, para ocuparem cargos na nova direção da entidade. Rubinho já é um dos vices de Samir; e, Claudio será Diretor de Marketing. O fato de estar vice na CBF não impedirá Angelotti de permanecer comandando a Federação Catarinense de Futebol. 

Competência não lhes falta! Rubinho deu uma nova "cara"...um jeito mais aberto de dirigir o futebol do nosso Estado! Claudio Gomes, por sua vez, depois de obter sucesso em funções na Associação de Clubes e na própria FCF, talvez tenha, pela frente, o maior desafio de sua carreira! É bom no que faz! Sem dúvida, sucesso a ambos!!

quinta-feira, 29 de maio de 2025

Algumas das últimas do Criciúma, dentro de campo. Fora...deixo pra "depois"!

O volante Léo Naldi(foto), de 23 anos, pode trocar de clube na Série B do Campeonato Brasileiro. O jogador, que atualmente defende o Atlético-GO, despertou interesse do Criciúma. O clube goiano não deve dificultar a saída do atleta. Léo Naldi pertence ao Vitória e está emprestado ao Atlético-GO. O Dragão faz campanha decepcionante, ocupa apenas a 13ª posição, com 11 pontos, e deve ter mudanças no elenco na janela de transferências entre os dias 2 e 10 de junho. O Criciúma, que junto com o Atlético-GO foi rebaixado no ano passado, faz campanha pior ainda: é o vice-lanterna, com seis pontos, e está na zona de rebaixamento!! 

Além de Léo Naldi, o Criciúma está contratando, também, Gustavo Maia(foto). Fora dos planos do Sport para a disputa do Campeonato Brasileiro, o atacante, de 24 anos,  está sendo emprestado para o Tigre até o final da Série B, com opção de compra.

Quanto aos preparativos pra sequência do Campeonato Brasileiro, lá se vão quatro jogos sem balançar as redes dos adversários. O próximo compromisso é contra o Paysandu, no Estádio da Curuzu, segunda-feira. Durante esta semana, o técnico Eduardo Baptista teve uma longa conversa com os jogadores e comissão técnica. Com a derrota para o Coritiba por 1 a 0, o Criciúma caiu para a penúltima colocação da competição. A preparação segue em Santa Catarina até sábado, quando inicia a viagem para encarar o Paysandu. A bola rola no estádio da Curuzu, na segunda-feira, às 21h (de Brasília), pela décima rodada da Série B.

.

(Fonte de informação: site globoesporte.com)

sábado, 24 de maio de 2025

Juntar os cacos!

É o que tem, deve e, obrigatoriamente, precisa fazer o "staff" de comando do Criciúma após o vexame da última quinta-feira, em Bragança Paulista, pela Copa do Brasil. Convenhamos, todos sabíamos que iria ser bastante difícil e até pouco provável que o time de Eduardo Baptista conquistasse algum sucesso, no jogo da volta, contra o Bragantino. Mas, TOMAR SEIS, da forma como aconteceram os gols do adversário e, ainda por cima, com o goleiro "deles" não fazendo uma defesa sequer, ficou muito difícil de digerir!!

No momento, o que penso é que não adianta de nada ficar apontando culpados! Quem errou ou não se comprometeu, do modo que torcida e imprensa esperavam, deve ter sua consciência. E, se não tem, não será nenhum de nós, aqui de fora, que irá fazer qualquer correção! A solução, pra sair da crise, está com os próprios jogadores e demais integrantes do futebol, no Criciúma! Não dá pra mandar todo mundo embora! Além disso, trocaram de treinador recentemente. Também houve mudança no Depto. de Futebol. Portanto, são os mesmos que deixaram o time "cair", assim, que terão a responsabilidade de "levantar, sacudir a poeira e dar volta por cima"!!

Na segunda-feira(26), já tem o Coritiba e, então, 30 jogos pela frente no Campeonato Brasileiro! Claro que a humilhação, sofrida anteontem, não será esquecida de uma hora pra outra! Só que a "sobrevivência" do Criciúma, na temporada, passa, sim, pela sua permanência na Série B! Todas as "apostas", impreterivelmente, têm que ser nesse sentido! Além disso, no 2º semestre, tem as disputas da Copa SC que, como todos sabem, o Criciúma vai precisar jogar se quiser tentar uma vaga na Copa do Brasil do ano que vem!! Então...que os responsáveis pelo Clube e pela instituição, se agilizem!!



terça-feira, 20 de maio de 2025

Dedicação e empenho, contra o Bragantino, podem ser diferentes??

Não deveria, mas pode ocorrer! Afinal, não sejamos hipócritas! A motivação pra jogar uma Copa do Brasil tende a ser maior do que aquela, habitualmente, empregada nos jogos do Campeonato Brasileiro. Para o torcedor e pra quem acompanha de fora, talvez seja meio que difícil digerir isso. Afinal, o salário é o mesmo e as condições de trabalho, ídem. Contudo, a visibilidade é outra e a premiação, pra passar de fase, também é diferenciada! Na sua grande maioria, jogador de futebol é assim! Os interesses "pelo jogo" se destacam cfe. aquilo que mais lhe convém! 

Contudo, numa hora dessa é que aperece quem administra o futebol do Clube e sua equipe de trabalho, envolvendo, também, a comissão técnica. É preciso ter muita perspicácia pra lhe dar com situações como essa! Ainda mais quando o time se encontra em posição incômoda, como é a do Criciúma, no Campeonato Brasileiro da Série B!! Na minha opinião, o profissionalismo e o coletivo têm que estar acima dos objetivos pessoais! Se não for desse jeito, fica difícil projetar sucesso ao longo da temporada!

Além do mais, já se sabe que, muito dificilmente, um time, considerado médio ou pequeno, no atual contexto do nosso futebol, conseguirá ir muito longe em competição de alto nível como a Copa do Brasil! Claro que não custa sonhar! Mas, a realidade e o "jogo jogado" têm nos mostrado outra coisa! E...na Série B, "batendo na porta do Z-4", OBRIGATORIAMENTE, o comportamento de todos os envolvidos , contra o Coritiba, que é o próximo adversário, necessitará ser totalmente o oposto do que temos visto!!

sexta-feira, 16 de maio de 2025

É isso mesmo, Os Tigres!!

Com o canto "não é mole, não...tem que ter raça pra jogar no meu Tigrão", torcedores da Os Tigres estiveram no CT do Criciúma pra um "papo reto" com alguns atletas do time e com o técnico Eduardo Baptista. Este, claro, ainda "pegando o barco andando". Mas, dentro do que penso, muito boa e oportuna a ação! Afinal, todos notamos que o Criciúma não tem demonstrado aquela raça e vontade que o torcedor gosta de ver! E, aqui de fora, fica mais evidente que, jogadores como Marcelo Hermes, Rodrigo, Luciano Castan, Morelli e até incluo Juninho neste rol, como aqueles que parecem ter maior comprometimento. Ou seja: "se salvam"!

Insisto: é algo que se nota...repara, aqui de fora! Tipo... olhando das arquibancadas ou das cabines de imprensa. E, a decisão tomada pela Os Tigres em ir até o CT, cobrar mais raça e maior motivação, por parte dos jogadores, está, sim, correto!! Ora bolas...os caras recebem em dia, ganham salários bastante razoáveis, possuem excelente estrutura, considerando-se os padrões de clubes do tamanho do Criciúma e, obrigatoriamente, necessitam ter maior e melhor empenho durantes as partidas!!

Numa competição, como a Série B do Campeonato Brasileiro, onde a imposição física é fundamental, dedicação e esforço podem ser fatores decisivos pra se conquistar bons resultados. No próximo domingo, o Criciúma estará em Maceió e, depois das cobranças efetuadas, todos esperamos mudança de atitude e  comportamento. Ou isso acontece, ou o Tigre poderá entrar numa situação bastante delicada em termos de posição na tabela. Perder com raça, faz parte e, trabalhando cada vez mais, se consegue objetivos! Contudo, ficar passivo, "assistindo" o que acontece, pode ser sinônimo de derrocada!!


terça-feira, 13 de maio de 2025

Parabéns, Tigreeee!! E...vem dois meias em breve!!

 


Lembranças de uma vida!!

São 78 anos de evolução bastante considerável! Afinal, quando alguns jovens...lá em 13 de maio de 1.947 resolveram fundar o então Comerciário Esporte Clube jamais imaginavam que a instituição chegaria onde chegou!! No começo eram só jogos amistosos e depois a disputa de competições organizadas pela Liga Atlética da Região Mineira. O primeiro título veio em 1.949, aqui...regional! Naquela época era tudo diferente! Até pelo menos metade da década de 60...um pouco mais, pra chegar a jogar um campeonato estadual havia necessidade de se classificar conforme posição obtida no certame da L. A. R. M.! E, por aqui, além dos times de cidades vizinhas, havia rivalidade bastante acentuada com Metropol, Atlético Operário e Próspera!
Depois de ver várias vezes o Metropol “deitar e rolar”...veio a primeiro conquista em nível estadual do então Comerciário. Por questões de calendário e problemas estruturais da época, o campeonato vencido pelo “Bacharel” se refere a 1.968, mas só acabou no ano seguinte. Ainda assim, o jogo final, diante do Caxias de Joinville não aconteceu no estádio Heriberto Hülse. Foi realizado em Florianópolis, no Adolfo Konder. Pra quem gosta de recordar... aqui vai o time base daquele ano: Batista; Alemão, Lili, Conti e Tôco; Bita, Ivanzinho e Sado; Valdomiro, Chiquinho e Bossinha. Técnico: Ítalo Arpino.

A partir daí o Comerciário e o próprio futebol de Criciúma mergulharam em seguidas crises financeiras. Tanto que o Comerciário pediu licença junto à Federação Catarinense de Futebol em 1.970 e só retornaria ao futebol profissional em 1.976 para jogar amistosos. No ano de 77 voltou a disputar o Campeonato Catarinense. Em março de 1.978, a mudança de nome, idéia de alguns liderados pelo então presidente Antenor Angeloni. O Comerciário deixaria de existir para dar lugar ao Criciúma Esporte Clube. Não havia disputas nacionais e o objetivo era ganhar o Estadual...única competição que participava. Muito foi feito e poucos resultados práticos obtidos. Até que em 1.984, uma mudança mais radical: a troca das cores!!
Pois no dia do aniversário do Clube, em jogo do Catarinense contra o Joinville, um placar de “2 a 2” marcou a substituição do azul e branco no uniforme, passando a ser usado o amarelo, o preto e o branco. Apesar do apelo popular ter aumentado e a união de forças locais também, o Criciúma continuava “na fila” para conseguir ganhar novamente um título! E...isso só foi acontecer em 1.986 quando verdadeiramente “passou por cima de todos os adversários”!! Finalmente o jejum estava quebrado e começava naquele ano uma série de 12 triunfos, em termos de Campeonato Estadual. Time do 1º Catarinense vencido? Luiz Henrique; Sarandi, Sílvio Laguna, Solis e Itá; Jairo, Carlos Alberto e Rached; Vanderlei, Edmílson e Jorge Veras. Técnico: Zé Carlos.
O Passarinho Arrepiado, aqui do lado, me “cutucando” e querendo colaborar, por possuir rica memória, completando a coluna com suas histórias até os dias de hoje. Pois bem...o “bichinho” conta que depois de se consagrar em nível estadual, veio a maior conquista para o futebol de Santa Catarina...a Copa do Brasil! Aliás, importante frisar que chegar a decisão “bateu na trave” um ano antes com uma eliminação nos pênaltis, para o Goiás. Entretanto, o Tigre fez bonito demais em 1.991 e conseguiu ganhar a competição em cima do Grêmio. Após tal feito, o direito de jogar a Taça Libertadores de 92 e, todos lembram que o Criciúma, pro seu tamanho, fez excelente campanha!! Time base daqueles anos? Alexandre; Sarandi, Vilmar, Evandro e Itá: Roberto Cavalo, Gélson e Grizzo; Zé Roberto, Soares e Jairo Lenzi. Claro que atletas como Jairo Santos, Wílson, Vanderlei, Adílson Gomes, Everaldo e Émerson Almeida não podem ser esquecidos!! Mais tarde, vieram outros grandes êxitos alcançados como o Brasileiro da Série B de 2.002, o da “C” de 2.006, e tantos outros títulos, quedas e acessos que fazem parte da riquíssima história do Criciúma!! Os mais recentes, o "bi" Estadual e da Recopa, nas duas últimas temporadas!! Como integrante da crônica esportiva e tendo trabalhado no próprio Clube por 4 anos, o Arrepiado e eu temos orgulho de fazer parte da história e ter acompanhado tudo bem de pertinho e ao vivo!!!

sexta-feira, 9 de maio de 2025

Um time mais compacto!

Com Zé Ricardo, o Criciúma jogava muito "espaçado"...exposto ao adversário que, por várias vezes, tirava vantagens disso. Apesar de trabalhador e, pra nós que estamos aqui de fora, parecendo ser um cara do bem, o estilo de jogar do ex-técnico do Tigre não "encaixou" por aqui e, (in)felizmente, acabou acontecendo a troca! O Criciúma agiu muito rápido e trouxe Eduardo Baptista. Pessoas ligadas aos bastidores do Clube garantem que teve dirigente que até ligou antes pro novo treinador, ainda com o "antigo" exercendo sua função por aqui!! Mas, enfim...a gente sabe que a Direção Executiva está dividida e, nas atuais circunstâncias, pra que as coisas dêem certo, o Depto. de Futebol terá de superar tais adversidades! 

Em campo, espero ver um Criciúma mais compactado, com os escalados jogando mais próximos. Talvez um estilo de jogo mais tradicional: o 4-4-2 ou o 4-3-1-2, por exemplo. Não exerço a função de técnico. Mas, há tantos anos observando jogos, praticamente todos os dias, pelo menos "pitaco" a gente pode dar. Assim, entendo que três atacantes não é o ideal pro Criciúma e pra qualquer time que não esteja entrosado, ou não possui um jeito definido de jogar! E, a situação do Criciúma, na tabela de classificação, não permite se "abrir" todo, mesmo jogando em casa! Nas atuais circunstâncias, o confronto contra o Volta Redonda pode ser considerado como "decisivo" para as atuais pretensões do Criciúma em se afastar de perto da zona do rebaixamento!

E, especificamente, quanto a Eduardo Baptista, seu currículo é bastante rico em experiências vividas e trabalhos bem desenvolvidos. Já "bateu na trave" até acesso à Série A com o Novorizontino. Antes, passou por Palmeiras, Fluminense, Athlético Paranaense e Sport, dentre outros clubes. Mesmo não o conhecendo mais de perto, dá pra ver e deduzir que possui vivência suficiente pra saber como conduzir o necessário processo de recuperação do Criciúma no Campeonato Brasileiro. Sendo assim, que deixem ele trabalhar e dêem tempo pra isso...!!

terça-feira, 6 de maio de 2025

Sai Zé Ricardo, entra Eduardo Baptista.

Ainda no domingo, após o jogo de Chapecó, houve a comunicação do Executivo de Futebol, Ítalo Rodrigues, ao técnico Zé Ricardo. A demissão do treinador estava consumada! O próprio Ítalo já viajou pra Campinas e, ontem à noite, num jantar, ficou acertada a contratação de Eduardo Baptista. Nome que, por sinal, pelo que sei, foi de absoluto consenso entre dirigentes e integrantes do Depto. de Futebol. 


Os números não são tão desfavoráveis, assim, a Zé Ricardo. Afinal, ele chegou pra começar a temporada deste ano e conquistou a Recopa Catarinense. Foram 21 jogos, somando nove vitórias, oito empates e quatro derrotas, marcando 29 gols e sofrendo 16. Só que o Criciúma demonstrou instabilidades durante o Campeonato Estadual. Foi eliminado de forma precoce e "boba" naquela decisão por pênaltis, contra o Joinville, e, o início do Brasileiro, não está sendo da forma que se esperava. É bom ressaltar, contudo, que a campanha na Copa do Brasil supera expectativas.

Confesso que esperava mais de Zé Ricardo! O tempo foi passando e observei um Criciúma que joga muito "espaçado" e aberto...se expondo aos adversários. Só não fez isso contra o Bragantino, semana passada. Sempre fui favorável a persistir com o trabalho de cada treinador contratado. No entanto, há limites e, infelizmente, Zé Ricardo não conseguiu entregar resultados convincentes. Eduardo Baptista chega hoje à noite e já inicia suas atividades amanhã. Ele conhece a maioria dos atletas que estão no plantel e, espero, possa dispor em campo, um time mais "agrupado" e aguerrido afim de melhorar o rendimento da campanha do Criciúma na Série B do Campeonato Brasileiro.

domingo, 4 de maio de 2025

Criciúma mereceu perder em Chapecó!

Um time pouco inspirado! Isto, apesar de ficar com a bola, na maior parte do tempo. Mas, passes sem objetividade ofensiva! Ou seja, um Criciúma que alternava jogadas, "pra lá e pra cá", no meio ou no campo defensivo, sem causar perigo significativo ao adversário. Por sua vez, a Chapecoense conseguiu seu 1º gol, antes dos dois minutos de partida. Depois, o que se viu, na etapa inicial, foi o Criciúma insistindo pra chegar ao gol de empate. E obteve êxito em raro momento de criação: Juninho "achou" João Carlos que, em velocidade, entrou pela área e bateu cruzado pra vencer o goleiro Léo Vieira!

Ambas as equipes foram pro intervalo nos passando a impressão de que o desenrolar do confronto, para o segundo tempo, ficaria do mesmo jeito. Ou seja, a Chapecoense sem muita força pra ir ao ataque e, o Criciúma, "controlando" as ações afim de somar um pontinho, que seria bastante valioso na tabela! Só que, os donos da casa retornaram "mais ligados". O time comandado por Gilmar Dal Pozzo voltou a ficar à frente no placar. E, este segundo gol da Chapecoense saiu segundos depois da troca efetuada pelo técnico Zé Ricardo, tirando Gui Lobo e colocando M. Benevenuto, a 7 minutos.

Após tal lance, o Criciúma sentiu o gol sofrido e não conseguiu mais jogar da forma que se imaginava. A Chapecoense se postou esperando contra-ataques e o Tigre foi "passivo", mesmo estando atrás no placar! Pra quem viu o jogo pela televisão, como eu, ficou sentimento da falta de maior garra, mais determinação pra buscar, pelo menos, o empate! Está na cara que o trabalho de Zé Ricardo e sua comissão técnica, em razão do baixo aproveitamento na Série B, fica meio que "pendurado"!! É uma pena! Contudo, não será surpresa se houver alguma mudança mais radical durante esta semana! Insisto na minha tese em sempre preservar o trabalho do treinador. Só que o tempo está passando, o torneio vai sendo jogado e o Criciúma permanece "despencando" na tabela do Campeonato Brasileiro!

quarta-feira, 30 de abril de 2025

Não deu nem tempo...!!

A opinião popular, principalmente através das redes sociais, reagiu rápido e MUITO NEGATIVAMENTE, quando saiu a notícia de que a CBF estava pensando numa camisa vermelha pra Seleção Brasileira usar como "opção 2" na próxima Copa do Mundo. Seria mais um escárnio cometido contra o futebol brasileiro que ainda é o mais vitorioso da história mundial!! Até porque, qualquer cor que não seja o verde, o amarelo, o azul e o branco, esta NÃO FAZ PARTE do nosso maior símbolo: a bandeira nacional!!

Além disso, a Seleção Brasileira, a única com cinco títulos em copas, sempre se caracterizou pela "amarelinha"! Claro que, às vezes, a camisa azul também foi usada. Mas, enfim...mesmo estando em baixa, no atual contexto, o futebol do Brasil permanece sendo bastante respeitado e , quem consegue vestir a camisa da Seleção, é como se chegasse ao ápice profissional! Menos mal que a CBF já emitiu nota oficial dizendo que tal informação vazada, sobre camisa vermelha, não corresponde com a verdade! E, importante destacar, que o próprio estatuto da entidade indica que as cores dos uniformes da Seleção necessita preservar as cores da bandeira nacional!! Ufa!! Que assim, realmente, seja!!


O Passarinho Arrepiado está de olho nos 2 milhões, 315 mil com 250 reais, que será o prêmio a ser distribuído pra quem passar da próxima fase na Copa do Brasil. Claro que as duas partidas contra o Bragantino tendem a ser de bastante dificuldade para o Criciúma! O Bragantino vem em crescimento no Campeonato Brasileiro. Hoje, ocupa a 3ª colocação, com 13 pontos, e mesmo aproveitamento do 2º, que é o Flamengo. Dentro do que penso, cabe ao Criciúma "jogar o jogo"! Pra se classificar à próxima etapa do torneio, o favoritismo está "do outro lado"! Portanto, que Zé Ricardo e comandados sejam cuidadosos afim de, no mínimo, tentar "especular" perante o "Massa Bruta"!! 

segunda-feira, 28 de abril de 2025

Ou o Zé muda...ou vai acabar caindo!!

Não sou favorável a ficar trocando treinador "toda hora"! Dentro do que penso e imagino ser o mais correto pra um clube de futebol que se preza e se diz organizado, como o Criciúma, é necessário ter bastante critério, pensar bastante, pra não trazer o "cara errado"! Quando Claudio Tencati saiu, o Criciúma optou por Zé Ricardo que, num primeiro momento, me parece ser bom profissional. Pelo menos em suas falas e, mesmo aqui "de fora", acompanhando seu trabalho, dá pra ver que é um cara empenhado na função e, se eu não estiver enganado, entende de futebol e da profissão!


Contudo, observo que Zé Ricardo vem sendo meio que teimoso ao insistir com três atacantes e dispor uma equipe mais "espaçada", facilitando a marcação dos adversários. Diego Gonçalves e Gabriel Novaes, ou até mesmo Tálisson, são jogadores que atuam "abertos". Isso é característico de cada um deles! Além disso, Neto Pessoa, outro que tem sido mais titular do que os demais da posição, não rende o esperado. No meio, Fellipe Mateus tem feito falta e o Criciúma permanece carecendo de um meia de criação! E olha que Juninho tem feito "das tripas coração" pra suprir tal problema!! Do meio pra trás, Morelli e M. Trindade alternam bons e maus momentos. Isso, dentro de cada jogo! Marcelo Hermes continua sendo o principal e melhor jogador do time; a dupla de zaga não é problema e, na lateral-direita, dá "dó" de ver Léo Alaba!! 

Caramba!! Se tem jogadores como Marcinho, Zé Gabriel, Hugo, Gui Lobo, Otusanya e Sassá...por que não mudar antes que seja tarde?? Insisto: em princípio, penso que o Criciúma deve manter, sim, Zé Ricardo. Só que paciência tem limites!! Que tal fazer um 4-4-2 "feijão com arroz"?? E, treinar pra dispôr o time, taticamente, mais "aproximado"...onde os erros podem ser diminuídos! Então...ou o Zé muda, revê conceitos, ou, infelizmente, vai sobrar pra ele!! É do futebol!! Ainda mais numa disputa tão acirrada como está este ano, a Série B do Campeonato Brasileiro...!!!