sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Figueirense x Avaí / Joinville x Criciúma

Os dois principais confrontos de grande rivalidade no futebol de Santa Catarina poderão ser vistos na rodada deste fim de semana pelo Campeonato Estadual. Neste sábado, 19:30, entendo que não há favoritismo. Nem “Furacão”...nem “Leão” estão com a bola toda pra se impor à ponto de ser considerado como provável ganhador. Na tabela, o Figueirense está em melhor posição do que o adversário. Mas é apenas um detalhe da campanha até o momento.  No confronto da Arena, domingo, 4 da tarde, o Criciúma tem melhor posição na tabela. Mas o retrospecto dos confrontos entre ambos, ultimamente, é favorável ao Joinville. Nem por isso entendo que este ou aquele seja apontado c/ favoritismo.  Sobre o certame em si, é só olhar a tabela de classificação e observar que empate nos dois jogos é ruim para os quatro. Até porque a Chapecoense tem 15 pontos e, teoricamente, tem melhores condições para ganhar o seu jogo que será contra o Camboriú. Lembro que Figueirense tem 13 pontos, é 2º; e depois aparecem, pela ordem, Metropolitano com 9; Criciúma, Joinville e Avaí com 8 pontos. Assim, reforço...empatar é ruím e perder, pior ainda! Dos “grandes” quem ainda quiser sonhar em tirar da Chapecoense o título do turno, não pode perder!! 
Joinville e Criciúma, na Arena, domingo, 16 horas. Esperança de grande jogo!

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Paulo Comélli assustado?

Entendo que não! Mas... preocupado, sim! E não pode ser diferente partindo da idéia que tem o treinador do Criciúma em possibilitar ao time dentro de campo um padrão de jogo qualificado e competitividade ainda não vista no Campeonato Estadual. Aliás, percebo que, pelo menos até o momento, nenhum dos 10 participantes da competição conseguiu apresentar futebol convincente a ponto de passar certeza em relação a uma grande campanha. Problema dos outros? Não, em absoluto! Sempre defendo a opinião de que o Catarinense é um torneio com suas particularidades regionais e que a rivalidade entre cidades e torcidas influencia no rendimento de cada um dos concorrentes. Comélli “bate na tecla” da qualificação para poder melhorar produtividade. Fecho em gênero, número e grau com ele! Analisando superficialmente, Chapecoense e Figueirense devem brigar até a última rodada pelo título do turno. Mas tenho certeza que o Joinville, principalmente, vai crescer bastante. O Avaí tem histórico de chegada e, o Criciúma, dos cinco grandes é o que tem maior obrigação de buscar o título! Por que? Pois bem...não ganha o campeonato desde 2.005; de lá pra cá, perdeu três vezes o Estadual, das quais duas em casa; e, além disso carrega a responsabilidade de ser o único de Santa Catarina na Série A do Brasileiro! Não abro mão de que, para o tamanho do Criciúma...suas projeções e atribuições...ganhar o Catarinense este ano é uma questão de honra e dignidade!
Thiago Heleno, zagueiro de 24 anos, 1:84, c/ passagens por seleções brasileiras de base, Cruzeiro, Corínthians e Palmeiras, é o novo reforço do Criciúma.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Criciúma...é futebol!

Olha, quem gosta de Carnaval...deu Vila Isabel no Rio de Janeiro, Mocidade Alegre em São Paulo, Bambas da Orgia em Porto Alegre, Aliança em Joaçaba e Os Democratas em Laguna. Na capital Florianópolis, que tem grande história carnavalesca, por causa de questões políticas e financeiras, a passarela do samba “Nêgo Quirido” ficou vazia. E, aqui em Criciúma, de novo, ficamos sem carnaval de rua, apesar dos protestos de alguns. Sou criciumense, nativo de alma, garra e coração. Gosto muito da minha terra mas, sobre este assunto...promover carnaval de rua...que me desculpem os adeptos...não temos a mesma tradição de outras cidades. Reconheço, entretanto, que nas décadas de 70, 80 e 90 vivenciamos algumas boas festas durante o “reinado de Momo”. Tínhamos também os bailes de clubes...Mampituba, Criciúma, City, União Mineira, GREON, Brotolândia, Próspera...dentre outros. Os anos foram passando e muita coisa mudou, além dos costumes. Criciúma fica “vazia” no Carnaval. Nos tempos atuais as pessoas procuram praias e/ou cidades vizinhas pra se divertir. Está bem claro...o que mais chama a atenção ou desperta curiosidade em nossa cidade? Hummm...tá pensando? Eu não! Já tenho a resposta na ponta da língua: o Criciúma E. C., sem nenhuma dúvida! O Tigre é a maior motivação e também diversão(pra não dizer única)dos criciumenses!

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Sidnei e Leandro Guerreiro.

Você que nos acompanha aqui neste espaço conhece ou lembra os dois nomes citados acima?  Bom...refresco a memória do leitor informando que Sidnei tem 23 anos, é natural de Alegrete-RS, joga como zagueiro de área(1,85m), no momento atuando pelo Benfica de Portugal, e que começou sua carreira no Internacional. Sobre Leandro Guerreiro, este...claro, ainda com recordações do torcedor do Criciúma. Foi campeão da Série C em 2.006, andou pelo Botafogo e hoje está no Cruzeiro. Jogador qualificado e de bom porte físico, tem 1 e 82 de altura, 34 anos e um volante que se encaixaria perfeitamente nos planos do técnico Paulo Comélli. Aliás, o treinador do Criciúma continua lamentando o fato de França ter ido embora e as peças que chegaram para reposição não demonstrarem a mesma eficiência. Sobre Leandro Guerreiro, inclusive, fiquei sabendo que o contrato do atleta acaba em breve com o Cruzeiro e que talvez não haja renovação. Assim, o jogador ficará livre e à espera de uma boa proposta. Falando em valores, não sei quanto ganha lá em Belo Horizonte. Mas, por certo, Leandro Guerreiro seria um investimento alto e, imagino, fora dos padrões que os dirigentes do Criciúma pretendem impôr...mesmo para o Camp. Brasileiro. Ah! Por que resolvi tocar nos nomes desses dois jogadores? Simples...ambos têm total aprovação de Paulo Comélli. Tenham absoluta certeza disso! Massss...será que Rodrigo Pastana, o gerente de futebol, também pensa assim?? Hein...???
(A esquerda o zag. Sidnei e à dir. o vol. L. Guerreiro.)