sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Pois é, gente: a bola pune!!

O velho e bom Muricy Ramalho já dizia que a bola pune! Isso quase sempre acontecia quando suas equipes desperdiçavam várias oportunidades e acabavam perdendo jogos. Pois, o Criciúma foi derrotado pelo Marcílio Dias, em casa, 1 a 0, justamente não aproveitando as diversas chances que apareceram, às vezes, cara à cara com o goleiro adversário!! Pior ainda que, o sistema defensivo do Criciúma acabou falhando, levou o gol e a equipe segue, inclusive, sem marcar, em casa, nesta temporada. Com a derrota, o Tigre fica na quinta posição do Catarinense com cinco pontos. A partida foi truncada, com muita cera dos visitantes e um gol de Juninho, em erro do zagueiro Rayan na origem do lance, já no segundo tempo. A invencibilidade do Criciúma também caiu por terra. Agora, o Tricolor tem uma vitória, dois empates e uma derrota no Campeonato Estadual.

O técnico Claudio Tencati deu suas explicações: "Em termos de resultados, não há dúvidas: sabemos que é péssimo. É uma competição curta, e não temos margem de erro", destaca. O Criciúma teve bons momentos em campo, mas aos poucos deixou o adversário crescer. "Começamos o jogo organizados, explorando o modelo de jogo da equipe. Mas a equipe perdeu força aos 20 minutos de partida, e deixou o adversário equilibrar. Segundo tempo também começamos bem, e deixamos o adversário ter uma entrada para o gol", explana o técnico. "É futebol. Vai explicar o quê? Por isso o futebol é apaixonante, ao mesmo tempo em que frustra a gente. Precisamos saber que não é fácil absorver uma derroda dessas. Tem as questões mentais. O mental precisa estar forte. Acreditar no processo. Saber que o jogo tem momentos e fases", afirmou o treinador.

.

(Opinião própria e reportagem extraída de textos TN SUL e ENGEPLUS)


quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

ROBERTO É O NOVO TÉCNICO DO SUB-17 DO TIGRE

O Criciúma anunciou nesta quarta-feira (25/01) a volta de Roberto Volpato ao clube. O profissional, que foi goleiro do Tigre e possui uma grande história com a camisa carvoeira, é o novo técnico da categoria Sub-17. Roberto já iniciou os trabalhos no Centro de Treinamento Antenor Angeloni e terá pela frente, inicialmente, a disputa do Campeonato Catarinense. Roberto Volpato Netto tem 43 anos e foi revelado nas categorias de base do Criciúma, atuando em quase sete temporadas com a camisa tricolor, em um total de 161 jogos. No período se formou em educação física na Unesc. Após encerrar a carreira no próprio Tigre, Roberto passou a se dedicar a profissão de técnico e irá concluir em breve a Licença B de formação para treinadores da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

“Estou muito feliz em voltar ao Criciúma como técnico, pois isso sempre esteve nos meus planos profissionais. Busquei formação profissional para agregar ao meu conhecimento prático e pretendo continuar me aperfeiçoando como treinador. Com toda a estrutura oferecida pelo clube e com o staff de qualidade temos certeza que faremos um grande trabalho”, afirmou o novo comandante do Sub-17 carvoeiro. Em sua carreira como atleta profissional, Roberto também passou pelo futebol Português no Moreirense e no Vitória Setúbal, e atuou no futebol carioca entre 2005 a 2011, no Vasco da Gama e no América. Na Ponte Preta, em três temporadas, foi finalista da Copa Sulamericana, sendo um dos destaques da equipe. Ele ainda defendeu o Ituano, Água Santa, Santo André, Próspera e o Mumbai City, da Índia.

.

(Institucional site Criciúma E. C.)

terça-feira, 24 de janeiro de 2023

A apresentação de Éder e a contração de Fabinho.

O Criciúma apresentou oficialmente o atacante Eder. O jogador ítalo-brasileiro que atuou nas duas últimas temporadas no São Paulo participou de entrevista coletiva na sala de imprensa Clésio Búrigo, no estádio Heriberto Hülse. Esteve presente o presidente Vilmar Guedes, além de representantes e familiares do atleta e diretores do Tigre. O contrato de Eder com o Criciúma, clube onde foi formado e profissionalizado, será de dois anos. Eder Citadin Martins tem 36 anos e é natural de Lauro Müller. Ele foi formado nas categorias de base do Criciúma onde atuou profissionalmente entre 2004 e 2005, anotando 10 gols. Na sequência, Eder se transferiu para o futebol italiano, onde passou grande parte da sua carreira. Também jogou na China e, por último, como citamos antes, estava no São Paulo.

O Criciúma também confirmou o empréstimo do atacante Fabinho com o Athletico Paranaense. O atleta, que jogou o Campeonato Brasileiro da Série B de 2022 pelo CRB, já está no Centro de Treinamento Antenor Angeloni em preparação para as competições da temporada. Fabio Augusto Luciano da Silva, de 23 anos, é natural de São José dos Campos (SP). O atacante foi das categorias de base do São Paulo, onde esteve do Sub-15 ao Sub-20 e se profissionalizou. Fabinho ainda atuou no Athletico Paranaense, na Chapecoense e no Vitória. Na temporada passada o atleta esteve no Mirassol na disputa do Paulistão e da Copa do Brasil. No CRB, também em 2022, marcou 8 gols na disputa do Campeonato Brasileiro da Série B.

.

(Fonte de informação: site oficial do Criciúma E. C.)

domingo, 22 de janeiro de 2023

Criciúma consegue empate graças ao goleiro Gustavo e às mudanças de Claudio Tencati.

O camisa 1 do Tigre foi o maior responsável pelo ponto conquistado em Chapecó! Gustavo fez, pelo menos, três grandes defesas que, com certeza, foram decisivas para que Tencati e comandados não saíssem do Oeste com a primeira derrota no Campeonato Catarinense/2.023. De outro modo, é preciso destacar que o Criciúma criou boas oportunidades, no 2º tempo, e até poderia ter conquistado a vitória. A Chapecoense, por sua vez, também teve chances e, no final das contas, o resultado de igualdade, 1 a 1, acabou ficando de bom tamanho para as duas equipes.

Também é necessário frisar que, as entradas de Marcelo Hermes, João Carlos e Ítalo Melo, deram uma outra "cara" pro Criciúma na partida. Méritos pro técnico Claudio Tencati que viu as necessidades de mudança, durante a 2ª etapa, as processou e o comportamento do time mudou pra melhor!! Pelo que pude perceber, o lateral-esquerdo e os dois atacantes "pedem passagem" entre os titulares! Quem trabalha com futebol diz que é o tipo do "problema bom" pro treinador!!

Sobre a competição e o jogo, em si, o Criciúma retorna para o Sul do Estado com quatro pontos na bagagem. Após bater o Barra, em Itajaí, na quinta-feira,  e o empate, na tarde deste domingo, em 1 a 1 com a Chapecoense. Depois de sair perdendo, com gol de Danrlei, o Tigre foi valente e chegou ao empate com Lohan. Tudo isso no segundo tempo. A etapa inicial foi morna, com muita marcação e disputa de espaço por ambas as equipes. Por outro lado, o segundo tempo teve alta velocidade, chances claras para os dois times e emoção. No final, um ponto para cada equipe. O próximo desafio do Criciúma, no Estadual, será na quinta-feira, a partir das 21 horas, diante do Marcílio Dias, no Majestoso.