quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Dois ídolos...semana de comemorações!

Rei do Futebol, Majestade… Pelé. O ex-jogador, que comemorará 81 anos no próximo sábado(23), justifica os apelidos da realeza se olhado alguns dos seus números mais impressionantes. Em homenagem ao eterno camisa 10, reunimos dez marcas importantes da carreira do Atleta do Século. Observe na arte acima!

Além dos fatos listados, claro, Pelé ainda teria tantos mais feitos brilhantes. Pelo Santos, por exemplo, o bicampeonato da Libertadores e do Mundial Interclubes (em 1962 e 1963). No Cosmos, de Nova York, nos Estados Unidos, o campeonato da North American Soccer League (1977). Pela seleção, a hoje esquecida Copa Roca (1957 e 1963) e por aí vai.

A infinidade de títulos se dá mesmo em recordes. Por isso, só no Guinness Book são três marcas importantes: mais jovem jogador a conquistar uma Copa do Mundo (1958), único jogador tricampeão em Copas do Mundo (1958, 1962 e 1970) e jogador com mais gols (1.283 em 1.363 partidas) - a IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol, na sigla em inglês) conta dois gols a menos para Pelé.

.

Tri da F-1 há 30 anos, Ayrton Senna consagrou as manhãs de domingo no Brasil

O dia 20 de outubro marca os 30 anos do tricampeonato mundial de Ayrton Senna. Os dois primeiros títulos vieram em uma árdua disputa com o francês Alain Prost em 88 e 90. No ano seguinte, a conquista teve como principal rival o inglês Nigel Mansell.

Assessor de imprensa de Ayrton Senna por quase dez anos, Charles Marzanasco, 67, o acompanhou em sua fase mais vitoriosa tanto no Brasil como na Europa. Ao portal do Estadão, ele comentou a importância que título de 91 teve na trajetória do piloto brasileiro. "O título de 91 veio em um momento muito aguardado. Teve a questão do problema com o Prost em 89, quando lhe tiraram o campeonato por causa do incidente provocado pelo francês. Em 90, no bicampeonato, o Senna deu o troco no Prost. No ano do seu tricampeonato, a Williams era muito melhor e o Mansell tinha muito mais carro. Mesmo assim, ele conseguiu fazer a diferença na pista e vibrou demais", comentou Marzanasco, que atualmente assessora Bruno Batista na Stock Car.

Pra mim, foi o MELHOR DE TODOS. Mas, Ayrton Senna já havia sido apontado como o melhor piloto de Fórmula 1 de todos os tempos em uma eleição feita pela revista inglesa Autosport, com votos de 217 corredores que passaram pela categoria, em 2009. O segundo colocado, aqui, também foi Michael Schumacher, com Juan Manuel Fangio na terceira colocação.

.

Obs.: Os dados e fotos, acima, foram colhidos através de pesquisa junto aos portais R7, G1, Estadão, ZH Esportes, Revista Exame e El País.

terça-feira, 19 de outubro de 2021

O VAR, os protestos do Criciúma e a bela campanha do futebol feminino!

Não vai resolver em, praticamente, nada o Criciúma “espernear” por causa do que fez a arbitragem no jogo de sábado passado quando do empate com o Botafogo, no Estádio Heriberto Hülse. Se foi o tempo em que o ex-presidente Moacir Fernandes chegava no Delfim Peixoto e ambos saíam daqui pra “dar soco na mesa” do então mandatário da CBF, Ricardo Teixeira! OS TEMPOS MUDARAM! E, as pessoas também! Moacir está afastado do futebol, Delfim já “se foi” e o “Sêo” Teixeira, digamos, foi forçado a se “aposentar”!! Além disso, se olharmos pro que aconteceu durante o último fim de semana, notaremos que ocorreram reclamações em vários jogos, inclusive nas Séries A e B do Campeonato Brasileiro!!

Também deve se levar em conta que os árbitros são EXTREMAMENTE COOPERATIVISTAS!! Os caras que mandam em departamentos de arbitragens das federações estaduais e CBF são ex-árbitros e, claro, “amiguinhos” de todos os colegas! Punição? Ah...não sonha, Gilberto!! No máximo, umas duas rodadas na “geladeira” e, depois disso, fica “tudo certo”! As pessoas têm memória fraca! Passa uma...duas semanas, tudo cai no esquecimento, as atenções se voltam pros jogos seguintes e “segue o barco”!! Ou seja, bola pra frente...literalmente!! Observem, no vídeo abaixo, TODO O LANCE que originou a expulsão de Léo Costa, do Criciúma, no jogo com o Botafogo. Notem que, antes de o atleta do Tigre revidar, ele fora atingido com um pisão no joelho direito. Mas, o VAR NÃO VIU ou NÃO QUIS VER(não acredito nisso) a agressão que poderia, sim, ter expulso OS DOIS JOGADORES e não, somente, o do Criciúma!!



Passarinho Arrepiado lembra que as meninas do Criciúma E. C. estão de PARABÉNS pela conquista da segunda colocação no Campeonato Catarinense da modalidade, disputado semana passada em Ibirama e Caçador. Hoje, o Kindermann/Avaí possui melhores jogadoras e estrutura diferenciada para os padrões do futebol feminino aqui no Estado. Então, ser vice-campeão valoriza muito o trabalho da técnica Bina Cassol e de suas comandadas!! E...que assim permaneça!!