sábado, 20 de agosto de 2016

Criciúma aproveitou folga pra se corrigir visando o returno??!!

Gente...estão se completando 18 dias desde que o Criciúma jogou pela última vez... ainda no turno do Campeonato Brasileiro. Foi dia 2, aquela goleada sofrida para o Paysandu em pleno estádio Heriberto Hülse, 3 a 0. O que aconteceu de mais importante neste período?? Bem...já chegou Caíque Valdívia, meia emprestado pelo Cruzeiro; o Criciúma fez um jogo-treino e empatou com o Atlético Tubarão...1 a 1; e, por último, o anúncio da contratação de Paulo Pelaipe pra ser diretor executivo do Depto. de Futebol. Tá...e tudo isso vai influenciar positivamente visando um possível melhor performance do time no 2º turno da Série B? Na prática, vamos saber a partir deste sábado quando do jogo contra o Náutico, em Recife. O mais importante é saber se Roberto Cavalo soube se beneficiar da folga em razão das Olimpíadas pra, necessariamente, “arrumar” seu time! Os “consertos” se fazem obrigatórios em todos os setores da equipe! Além de mostrar certa instabilidade na campanha, o Criciúma falhou bastante no setor defensivo, errou muitos passes e seus meias criaram e produziram abaixo do ideal! Pelo menos foi assim, na primeira metade da competição!! Traçando um paralelo de comparação com as duas últimas edições da Série B, o aproveitamento de 45,6% que o Criciúma teve na 1ª etapa do Campeonato, indica que, se repetir os números no returno, vai ficar entre a 8ª e a 10ª colocação, não alcançando, assim, o tão sonhado acesso!! Lembro aos leitores e blogueiros que, em 2.014, o 4º classificado, Avaí, atingiu os 62 pontos com 54% de rendimento. Já, ano passado, o América foi o último que conseguiu subir pra Série A com 57% de aproveitamento e somando 65 pontos. Contrapondo...o Criciúma tem 26 pontos, com certeza, bem menos da metade indispensável pra retornar à elite do Brasileirão!!

Sobre o time que entra em campo neste sábado(20), 16 horas, diante do Náutico, o Tigre não terá Douglas Moreira nem Gustavo. O meia, em razão de pancada na canela; e, o atacante, por causa de problema muscular. Ambos, certamente farão falta... independentemente da proposta de jogo a ser colocada em campo por Roberto Cavalo. Douglas Moreira foi o jogador mais regular do time durante o 1º turno. Já, Gustavo, artilheiro do Criciúma e do próprio torneio com 11 gols, será a principal baixa! O treinador tricolor está optando por um esquema sem laterais de ofício...o que não me agrada! Então...sem “alas” e não podendo contar com seus dois melhores jogadores, com certeza, o Criciúma encontrará mais dificuldades do que as já previstas, na Arena Pernambuco (foto em destaque)! Equipe escolhida por Cavalo? Luiz; Ricardinho que é volante/meia e “quebra o galho” na lateral, Raphael Silva, Ferron e Diego Giaretta, que é zagueiro e também cumpre função no lado esquerdo da defesa. No meio, Barreto, João Afonso, Juninho e Alex Maranhão. E...no ataque, Roberto e Jheimy. Mesmo com os desfalques e se não tiver postura covarde, queeemmm sabe ...o Criciúma pode conquistar bom resultado no Nordeste...!! Huuuuuummmm...!!!

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Surpresas e decepções!!

Frustrou a campanha do vôlei feminino do Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Ora bolas...nossas atletas chegaram pra competição com status de favoritas!! Na partida em que foram eliminadas pela China, 3 sets a 2, claramente houve um “já ganhou” antes da hora!! Até então, as meninas do Brasil não haviam perdido nenhum set e, diante das chinesas, “golearam” por 25 a 15 na primeira parte do jogo. Ficou um clima no ginásio do Maracanãzinho e até pra quem assistia pela TV que seria mais uma vitória certa de Natália, Fernanda Garay e cia. Ledo engano! A experiente e “matreira” Lang Ping, técnica da China, dirige um time com média de idade em torno dos 23 anos e superou a “rodagem” das brasileiras que estão há bastante tempo jogando juntas. Com média de idade de 30 anos, o vôlei feminino do Brasil ficou “pelo caminho” e não conseguiu corresponder a expectativa de conquistar o tri olímpico!! O mérito de tais títulos vencidos pela seleção de José Roberto Guimarães não pode ser tirado! Já ganharam o Mundial, o Grand Prix e Olimpíadas. Massss...contra a China “imperou” o salto alto, com certeza!! Sendo assim, de favoritas ao ouro, as “brazucas” ficaram fora da briga por medalha!

No basquete masculino... desapontamento em relação à campanha realizada? Afinal, o time foi desclassificado ainda na fase de grupos! Nem tanto!! Contratado em 2.010, o argentino Rubén Magnano(foto em destaque) acena com a possibilidade de deixar o cargo de treinador. Quando chegou pra comandar a Seleção Brasileira de Basquete, deu “pinta” de que tudo seria diferente! Os “basqueteiros” sonharam até em título mundial e outras conquistas importantes como havia acontecido com a Argentina, anos antes. Pra quem não sabe, Magnano foi treinador de seu país quando ganhou a medalha de ouro nos Jogos de Atenas, em 2.004. Pelo que observo, nosso basquete nos dois naipes é muito fraco tecnicamente! Não há investimento consistente pra que o esporte seja forte com jogadores e times qualificados!! Os poucos bons jogadores, tanto no masculino como no feminino, vão “rapidinho” pros Estados Unidos ou Europa. Meio que parecido com o futebol, o que fica por aqui é comum! Além disso, não há competições de grande nível, são poucas as instituições esportivas que “jogam” o basquete e o trabalho de base que visa formar jogadores(as) é restrito!! Então...não dá pra exigir resultado melhor do que o já visto nos últimos anos!!

Fecho a coluna de hoje com o Brasil conquistando 15 medalhas na Rio/2.016: 5 de ouro, 5 de prata e outras 5 de bronze. Até o momento, pra ser sincero, dos que subiram ao pódio, só esperava mesmo da dupla Alysson e Bruno, do vôlei de para masculino; Diego Hipólyto e Arthur Zanétti, ambos na ginástica; além de imaginar que o vôlei de praia feminino iria “abiscoitar” pelo menos uma medalha como realmente aconteceu com Ágatha e Bárbara. Os demais atletas que “medalharam”... algumas surpresas, mesmo!! Por exemplo, as duas até agora do canoísta Isaquias Queiroz(na foto); do atirador Felipe Wu; de Thiago Braz, no salto com vara; da maratonista aquática Poliana Okimoto; e, de Robson Conceição, no boxe. De outro modo, confesso que o judô e a vela, por tradição, sempre proporcionaram medalhas para o esporte brasileiro em outras olimpíadas. E... aguardamos os 3 dias que faltam pra torcer pelos esportes que ainda podem dar medalhas ao Brasil...!! 

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Quem é Paulo Pelaipe??

Olha...quem é da velha-guarda e acompanhou futebol de salão, não o futsal de hoje, vai lembrar dele. Foi jogador do Grêmio durante as décadas de 70 e 80 quando a prática ainda era conhecida como o “esporte da bola pesada”. Pois o Criciúma acaba de acertar com Paulo Pelaipe que se especializou em direção executiva do futebol! O referido profissional tem raízes ainda no estádio Olímpico, a antiga casa gremista, e já dirigiu o depto de futebol de seu clube do coração e também do Flamengo. Trabalhou, ainda, no Corínthians e no Fortaleza. Foi apresentado pelo presidente Jaime Dal Farra e chega com status de comandante do Depto. de Futebol do Criciúma tendo a seu lado, mas abaixo hierarquicamente, Émerson Almeida. Paulo Pelaipe tem 65 anos e muita “bagagem”...experiência!! Com sua chegada, talvez o Criciúma, como um todo, adote discurso mais otimista em relação à condução do futebol! Torço muito pra que se fale mais em acesso à Série A e, principalmente, se tenha mais ações nesta direção!! Lembro, contudo, que outros profissionais do mesmo gabarito foram trazidos em épocas passadas e pouco resultado prático se viu!! Massss...com Jaime Dal Farra na direção é a primeira vez que temos alguém do “mercado externo” sendo contratado pra gerenciar o futebol no Criciúma. Aguardemos, então, seus primeiros atos...!!

Nos Jogos Olímpicos, só deu “um Brasil e Alemanha”! Numa postagem recente havia manifestado minha torcida para que os dois países decidissem a medalha de ouro em ambos os naipes, no futebol. Infelizmente, as “meninas” vão brigar pelo bronze contra o Canadá...deixando escapar a chance de conquistar o título que ficará entre Suécia ou Alemanha. Entretanto, no masculino, se confirmou o que muita gente imaginava, principalmente depois da eliminação de Argentina e Portugal. Ou seja, duas das grandes escolas do futebol mundial, Brasil e Alemanha, vão fazer uma final daquelas...!! Sábado(20), no Maracanã, 17:30, com certeza...”casa cheia”, a oportunidade de conquista do único título que o futebol nacional não tem: a medalha de ouro numa Olimpíada! Claro que, sob o ponto de vista do torcedor... paixão, será quase impossível desvincular o confronto com os 7 a 1 que a Seleção Brasileira levou da alemã numa das semifinais na Copa do Mundo de 2.014. Contudo, analisando os fatos de uma forma mais “fria”, são situações bem distintas!! Primeiro porque o peso de uma Copa do Mundo é maior do que os Jogos Olímpicos! Segundo, nem brasileiros, nem alemães estão na disputa com seus principais jogadores! Terceiro...só um de “cada lado” estava no grupo da Copa realizada no Brasil: Neymar...que não jogou “os 7 a 1” porque estava machucado; e, o zagueiro Matthias Ginter que era reserva na época. Por outro lado, claro que ganhar da Alemanha, em casa...no Maracanã, conquistando a medalha de ouro numa competição olímpica, obviamente que trará muitos benefícios ao enfraquecido futebol brasileiro!! Mas, vingar o vexame do Mineirão há dois anos atrás, só se for lá dentro do campo “deles” e com o mesmo placar, também numa Copa!! Massss...vamos esperar e torcer porque, com certeza, será um grande jogo!!


quarta-feira, 17 de agosto de 2016

João Havelange fez MUITO pelo futebol!!

Sei que há várias acusações contra ele por seu envolvimento em atos de corrupção!! Mas, quem acompanha e é um amante declarado, assumido do futebol...não pode deixar de reconhecer as benfeitorias que o brasileiro João Havelange promoveu no esporte mais popular do Planeta!! O legado que deixou talvez ninguém consiga repetir, como dirigente de uma entidade como a FIFA!! Ficou na presidência da entidade de 1.974 até 1.998! Antes...havia comandado a então CBD, hoje CBF, de 1.956 a 74. Havelange promoveu algumas alterações no futebol enquanto presidiu a FIFA. Dentre elas, destacam-se o aumento de países participantes numa Copa do Mundo(16 pra 32); a criação da Copa das Confederações, dos Mundiais Sub-20 e Sub-17, além da Copa do Mundo de Futebol Feminino. Viveu 100 anos e, quando presidente da FIFA, foi responsável por difundir o futebol pelo mundo, principalmente nos países mais pobres! Ah Gilberto...fez, mas foi corrupto!! Com certeza, alguém já falou isso!! Sim, sei disso!! Insisto, contudo, que como “cartola” da FIFA...ninguém fez mais que ele!!

Virando a página e mudando de assunto...passamos a ”entendidos” de todos os esportes!! Claro...em tom de descontração que cito isso!! Masss...acompanhando as Olimpíadas do Rio de Janeiro, nos achamos no direito de comentar ou emitir opinião sobre as mais diversas modalidades que estamos assistindo diariamente! Sendo assim, somos “especialistas” em jogos olímpicos...hehe!! Nunca esquecendo que “a praia” da grande maioria é o futebol...sem dúvida! Aliás, as meninas com Marta e cia., treinadas por Vadão, não conseguiram chegar à final olímpica “caindo” numa semifinal contra a Suécia. Coisas...do futebol!! Até porque, as “galegas” já haviam eliminado o maior favorito ao ouro, o selecionado norte-americano nas penalidades e repetiram a dose diante do Brasil. Jogaram o tempo todo na defesa e se classificaram pra decisão contra a Alemanha. Assim, brasileiras e canadenses vão disputar a medalha de bronze. E o handebol feminino? O time é treinado pelo dinamarquês Morten Soubak e já havia conquistado o título mundial em 2.013. Entretanto, em jogo da 2ª fase nas Olimpíadas perdeu pra atual vice-campeã do mundo, a Holanda. Está fora da briga por medalha. Sobre o futebol e o handebol, ambos no naipe feminino, é preciso que haja mais incentivo financeiro e educacional pra que essas duas modalidades esportivas não sejam lembradas somente em tempos de Olimpíadas!! Há apelo popular, sim!! Portanto, se houver maior capacidade de dirigentes para incremento comercial e interesse do Governo Federal, futebol e handebol, assim como o basquete feminino, poderão crescer e ganhar auto-sustentação!!
O espaço da coluna de hoje está sendo fechado com o Brasil conquistando 11 medalhas, por enquanto. São 3 de ouro, 4 de prata e 4 de bronze. As mais recentes... aquelas que causaram até certa surpresa...o tal de Thiago Braz da Silva, que treina e mora na Itália e seu técnico é um ucraniano chamado Vitaly Petrov. Levou a medalha de ouro no salto com vara/atletismo! O outro “feito” brasileiro, do boxe...categoria peso-ligeiro(até 60 kg), com o baiano Robson Conceição. De outro modo, teve uma situação da canoagem que me chamou a atenção! Quando vi Isaquias Queiroz ganhando com folga a prova na etapa classificatória, logo pensei: “É ouro na certa!”. Pois não é que um alemão tirou o gostinho da vitória e o brasileiro ficou com a prata?! Outra: a badalada Fabiana Murer acabou eliminada na 1ª fase das provas, pois não conseguiu saltar 4m55cm! Surpreendeu negativamente porque era candidata à medalha! Sua melhor marca havia sido no Mundial de Pequim quando saltou 4m85cm!! 

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Que projetos tem o Criciúma pro 2º turno??

Por enquanto, ocupando uma posição no meio da tabela, o Criciúma não demonstra nem causa preocupações em relação à riscos de descenso. De outro modo, também não ameaça os reais postulantes ao G-4! Popularmente...não “ata nem desata”!! Ou seja, faz campanha de manutenção...como já destacamos em postagens anteriores. Particularmente, acho pouco! Aliás, muito pouco para um clube que já provou sua capacidade em fazer futebol de 1ª Divisão! Obviamente que, não dá pra exigir uma permanência constante na elite do nosso futebol! Masss...mesmo na Série B, NUNCA deixar de lutar, brigar...se entregar de corpo alma para pelo menos tentar retornar ao convívio dos grandes! Observo que todos no Criciúma querem, obviamente, estar sempre jogando a Série A do Campeonato Brasileiro! Entretanto, a estrutura montada para tal objetivo ser alcançado ainda não é a suficiente ou adequada!
O presidente Jaime Dal Farra sabe disso. Émerson Almeida e Roberto Cavalo também! Como mudar tal situação? Com investimento e muito trabalho!! Não há outra saída!! Todos nós que acompanhamos e vivenciamos o Criciúma Esporte Clube como time de futebol e instituição esportiva sabemos que o plantel montado, até o momento, não tem cara, jeito e muito menos “bola” pra pleitear o acesso!! E não se trata de crítica!! Mas, sim, de uma constatação!! Lembro, mais uma vez, que o Criciúma não tem mais os mesmos recursos financeiros que dispunha antes...com os irmãos Angeloni. Aliás, importante frisar que, mesmo “esbanjando” dinheiro, os dirigentes tiveram dificuldades pra montar grupos competitivos! Tanto que, mesmo com “grana”, o Criciúma perdeu e ganhou em disputa de títulos estaduais; e, subiu e caiu no Campeonato Brasileiro. Então...como é sabido por todos, um bom caixa é importante! Contudo, o fundamental é saber fazer futebol...administrando a questão financeira pra que não se gaste à toa, e tendo inteligência com conhecimento!! Entenderam bem??

Passarinho Arrepiado chega à exaustão de tanto sobrevoar o C. T. do bairro Cristo Redentor e não perder nada do Criciúma; além de sempre estar “ligado” no que acontece no Campeonato Brasileiro e nas Olimpíadas. Na Série A, infelizmente o Figueirense entrou pra zona do descenso com a derrota sofrida pra Ponte Preta!! Continuo com meu pensamento já exposto desde o começo da competição. Ou seja, imagino ser difícil o futebol catarinense se manter mais um ano com dois representantes!! Nos Jogos Olímpicos, o esporte brasileiro segue com sua campanha meramente participativa, em termos técnicos. Se a organização e as competições, em si, estão relativamente dentro do previsto...o aproveitamento de nossos atletas, num todo, é bem inferior se comparado com grandes forças como Estados Unidos, China, Grã-Bretanha e Rússia. De qualquer forma, ainda aguardamos um desfecho mais significativo do Brasil!!