sexta-feira, 30 de março de 2012

O que mais importa a essa altura do Campeonato é...

...a classificação ao quadrangular semifinal do Estadual. Por isso entendo que efetivar ou não Sílvio Criciúma no cargo de treinador e tirá-lo da interinidade é uma questão que fica para depois... Não esqueçam que a campanha do Tigre no turno beirou a ridicularidade com uma 7ª posição. Tudo começou a mudar quando Sílvio assumiu o comando do time ainda na 8ª rodada da 1ª fase. Desde então são 7 vitórias e mais um empate que levaram o Criciúma à liderança faltando 3 rodadas para acabar o returno. Embora não seja algo oficializado pelos dirigentes, Sílvio Criciúma é o técnico até que os resultados alcançados o mantenham no cargo! Ou seja, tratamento dispensado a qualquer outro treinador. Vou além e afirmo que em caso de classificação para o quadrangular toda a atual Comissão Técnica deve ser mantida! Todos estão mostrando competência e identificação com o Clube, algo meio que raro no mundo do futebol de hoje.
Abaixo, a dupla Sílvio Criciúma/Wílson Waterkemper que comanda a recuperação do Tigre no Catarinense.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Ser campeão do returno ou classificar pelo índice técnico?

Claro que ganhar o returno é melhor! Esta possível conquista dá o direito de fazer o segundo jogo da fase semifinal em casa. Já se for pelo índice técnico a partida de volta será no campo do adversário. O que pesa à favor do Tigre? Pois bem, se o torcedor observar bem as últimas rodadas vai se deparar com um Criciúma em franca fase de crescimento. O Figueirense é o único "tranquilo" nesta história toda porque já tem vaga assegurada na próxima etapa. O Joinville não consegue estabilidade e no meio de semana levou 4 em Chapecó. Avaí, Metropolitano e Chapecoense não conseguem manter regularidade. Diante desse quadro e com as cinco últimas vitórias de forma consecutiva, o Criciúma se credencia a chegar com mais força nessa reta final de etapa classificatória. Além do mais, Sílvio Criciúma e comandados só dependem de si para alcançar classificação. Já imaginaram uma vitória em Joinville e uma derrota ou até mesmo um empate do Figueirense no clássico da Capital?! O Criciúma iria a 18 pontos e distanciaria 5 pontos do 2º colocado. Bom demais! Aliás, convenhamos que pra quem no 1º turno esteve perto das últimas posições, estar hoje brigando por classificação e até falando em título...é uma clara evolução!

Grande jogo + grande vitória = liderança!

Os 2 à 0 que o Criciúma impôs ao Figueirense na noite desta 4ª(28) refletem o momento que ainda é de crescimento do time no Campeonato Estadual e também na própria temporada. Vitória justíssima e que credencia, definitivamente, o Criciúma como candidato ao quadrangular semifinal. Ainda entendo que citar título ou conquista da competição pode ser prematuro. De qualquer modo, com Sílvio Criciúma no comando técnico lá se vão 9 jogos com 7 vitórias, um empate e uma derrota. Isso significa aproveitamento de 81%! De momento...vai muito bem, obrigado o Criciúma!!!
Andrey esteve seguro. Fabinho Capixába fez grande jogo e penso ter sido o melhor em campo. A dupla de zaga está consolidada com Nirley e Conceição. João Paulo continua crescendo de produção e adquirindo confiança. Jáckson, seguro e aplicado. Rodrigo com boa atuação até cansar, novamente. Itaquí com um bom 1º tempo e mais uma vez mostrando sua utilidade pela esquerda. André Gava, além do gol marcado, fez seu melhor jogo como titular. Lucca sofreu forte marcação e mesmo assim conseguiu boa movimentação. E, Zé Carlos apesar de ter levado o 3º cartão amarelo por reclamação, merece elogios por ser guerreiro e autor do 2º gol. Entraram e cumpriram bom papel, Diego Oliveira, Cristiano e principalmente Diego Felipe.
Na sequência vem o JEC de Argel e com gana de recuperação porque perdeu em Chapecó. Ou seja...mais uma batalha!!
André Gava comemorando o 1º gol na vitória de 2 à 0 sobre o Figueirense.

terça-feira, 27 de março de 2012

Um ganhou a Copa do Brasil, o outro foi vice...

um ganhou o Brasileiro da Série B, o outro quase chegou lá... Há ainda o título da Série C que um também levou e o outro nem chegou perto! E...a participação na Taça Libertadores da América que um fez grande campanha em 1.992 e o outro quaaase conseguiu em 2.011! Isso representa vantagem para o Criciúma no jogo desta 4ª(28) contra o Figueirense? Claro que não! É bom ressaltar, inclusive, que no atual contexto do futebol catarinense o time da Capital tem melhor estrutura, melhor plantel e individualmente é mais time do que o Tigre. Mas é desnecessário lembrar que tais qualidades nem sempre decidem uma partida e o torcedor sabe disso. Aliás, os próprios jogadores, de lá e de cá, sabem disso! Assim, claro, não há favorito. As chances de ambos, penso eu, absolutamente iguais!
.
De outro modo, a galera da Capital está indignadíssima com o árbitro José Acácio da Rocha por causa de sua atuação no jogo Figueirense 3 Chapecoense 0, domingo(25). Há também queixas contra o Souza, zagueiro do time de Chapecó, que entrou forte contra Héber, do Figueirense, causando-lhe dupla fratura na perna esquerda. Quem me acompanha aqui ou na Rádio Eldorado sabe das restrições quanto ao trabalho de Acácio. E, sobre a jogada violenta do atleta chapecoense lembro que em 2.009, Marquinhos, ex-Avaí e hoje no Grêmio, quebrou a perna de Wélington, do Criciúma, num jogo na Ressacada. Por outros erros cometidos pelo referido árbitro e no lance de Marquinhos não lembro de nenhum "berro" dos manés!!! A vida é assim...e...nada como um dia após o outro, "táix compreendendo"???!!!
No línck abaixo o leitor pode acompanhar e relembrar o lance de Marquinhos sobre Wélington:
http://www.youtube.com/watch?v=1NBlxBpTZKs&feature=related

segunda-feira, 26 de março de 2012

Zagueiro Ozéia é a última contratação do Criciúma para o Estadual/2.012.

O último jogador contratado pelo Criciúma para disputar o Campeonato Catarinense foi apresentado nesta segunda-feira(26). O zagueiro Ozéia, de 30 anos, reforça o Tigre também para jogar a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro da Série B. A apresentação do atleta aconteceu na sala de imprensa do estádio Heriberto Hülse. Ozéia passou por diversos clubes durante a carreira. Natural de Nonoai (RS), ele iniciou no Corinthians do Paraná. Recentemente teve passagens por Avaí, Grêmio, Vaslui, da Romênia. O último clube do jogador foi o Paços de Ferreira, de Portugal(foto abaixo).
Entre as principais conquistas de Ozéia estão o título do Brasileiro da Série B com o Coritiba, em 2007, o acesso para a Série A com o Avaí em 2008 e o título do Campeonato Gaúcho com o Grêmio em 2010.
Ficha Ozéia
Nome: Ozéia de Paula Maciel.
Nascido: 02/01/1982.
Naturalidade: Nonoai-RS.
Idade: 30 anos.
Altura: 1,90.
Peso: 87 quilos.
Clubes: Corinthians-PR (1999), Santa Cruz-RS (2000 a 2002), Deportivo Recoleta-PAR (2003), Rio Branco-SP (2004 a 2006), Santo André-SP (2006), Coritiba (2007), Gama (2008), Avaí (2008), Paços de Ferreira-POR (2008 a 2009 e 2011 e 2012), Grêmio (2010), Vaslui - Romênia (2011).
Conquistas: Campeão Série B do Brasileiro 2007 (Coritiba), Acesso Série A 2008 (Avaí), Vice campeão da Taça de Portugal 2009/2010 (Paços de Ferreira), Vice campeão da Super Taça da Liga 2009), Campeão Gaúcho 2010 (Grêmio) e Vice campeão da Taça da Liga de Portugal (Paços de Ferreira).