sábado, 14 de agosto de 2021

Ypiranga 0 x 1 Criciúma. Tigre ganhou na sua força defensiva!

Quem acompanhou minha última postagem vai lembrar que coloquei o título “Fecha a casinha, Baier!!”. Desde há muito vinha observando que a maneira de o Criciúma jogar fora de casa não era a mais adequada! Todos sabemos, e a própria Comissão Técnica do Criciúma, também tem consciência de que o plantel entregue a Paulo Baier não possui grande qualificação! As limitações ficaram ainda mais evidentes quando do comportamento da equipe nos jogos contra Fluminense, pela Copa do Brasil, e perante Ituano, este referente ao Campeonato Brasileiro. Foram duas derrotas de 3 a 0 que “doeram” muito em todos os envolvidos!

Pois...eis que, diante do Ypiranga, em Erechim, Paulo Baier, seu auxiliar Luciano Almeida e os jogadores em campo, resolveram mudar de atitude. O treinador tricolor optou por uma equipe MAIS CAUTELOSA, com formatação tática não utilizada até então. O volante Jessé acabou sendo escalado pra jogar como uma espécie de LÍBERO, o que fortaleceu muito a consistência defensiva do time! Assim, os laterais Claudinho e Hélder estiveram mais liberados. As ideias de Baier deram tão certo que, aos 4 minutos do 2º tempo, Claudinho cruzou para o cabeceio certeiro de Hélder. Foi o único gol do jogo que decretou a vitória do Tigre, no Colosso da Lagoa! Desta forma, foi quebrado um jejum de 623 dias sem ganhar. FORA DE CASA, em campeonatos nacionais!

De outro modo, também vale reforçar que NINGUÉM JOGOU MAL no Criciúma! Uma frase muito usada, atualmente, no futebol, traduz bem o que ocorre, internamente: os jogadores “compraram” a ideia do técnico! Obedientes, todos cumprem o que Paulo Baier determina, inclusive, pra mudar o jeito de jogar como ocorreu contra o Ypiranga. Até Maranhão, meio que apagado em outras partidas, desta feita conseguiu realizar seu melhor jogo pelo Criciúma! Mais uma vez, Silvinho foi destaque; Marcão “incomodou” bastante a defesa adversária; os volantes Dudu Vieira e Arílson cumpriram com eficiência o papel de cada um; Rodrigo e Marcel Scalese se sentiram mais seguros com Jessé atuando ao lado deles; e, o goleiro Gustavo retornou fazendo boas defesas! Enfim, um Criciúma sem “glamour”, mas, MUITO EFICAZ, com 3 pontos “na bagagem”, e seguindo firme e forte na busca pela classificação à próxima fase! Todos de parabéns!!

quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Fecha a casinha, Baier!!

Fico sempre com “um pé atrás” quando surge oportunidade pra falar algo sobre questões táticas envolvendo o Criciúma, que é o time que a gente acompanha de perto. Até porque, o TÉCNICO é quem TRABALHA COM O GRUPO NO DIA A DIA! Ora bolas...ele sabe o que tem na mão e não vai colocar em campo um time com forma de jogar que não seja considerada a melhor vista durante os referidos treinos!! Massssss...os jogos, todos vimos e notamos algumas situações que, aí sim, podemos pontuar! Por exemplo, o técnico Paulo Baier dispõe o time MUITO ABERTO quando atua fora de casa! Foi assim contra o Fluminense, pela Copa do Brasil, e o time “pagou” por isso, levando 3 a 0 no Maracanã! No jogo seguinte, contra o discreto Ituano, mais “exposição ofensiva” e outra derrota de 3 a 0!!

Caramba...se não tem time pra encarar o adversário, FORA DE CASA, como o faz no Heriberto Hülse, então...o negócio é “FECHAR A CASINHA”! Fica a dica pro Paulo Baier e seus comandados! Não é feio, não! Pelo contrário! Em um campeonato como o da Série C, onde há disputas bastante acirradas e de MUITA MARCAÇÃO, sem grande qualidade técnica, o melhor caminho é jogar com maiores cuidados defensivos, preservando não tomar gol e “beliscar” contra-ataques pra tentar surpreender a equipe oponente! E, não esqueçam que, nesta sexta-feira(13), o Criciúma enfrentará o Ypiranga, em Erechim, uma time que, no seu estádio, propõe jogo e parte pra cima do adversário. Então...como diz o velho ditado aquele: CUIDADOS E CALDO DE GALINHA NÃO FAZEM MAL A NINGUÉM!!

O Passarinho Arrepiado me sugere a seguinte reportagem, com colaboração do site TN SUL. E, resumindo, diz o seguinte: O retorno do futebol amador da região está cada vez mais próximo. O Campeonato Regional da Liga Atlética da Região Mineira (Larm) deste ano – Taça Carvão Mineral – já tem formato, grupos e data de início definidos. Após a realização do Conselho Técnico, ficou decidido o modelo de disputa para a atual temporada. Serão três grupos de três times, que jogarão em turno e returno – totalizando seis rodadas. Os primeiros colocados de cada chave e o segundo melhor colocado geral estarão nas semifinais. Após jogos de ida e volta, os dois melhores times fazem a final – também em dois confrontos. Quem tiver a melhor campanha, faz o segundo jogo em casa. Na chave A estão Mãe Luzia/Ajax, Rui Barbosa e Sersan Meleiro. Jogarão pelo grupo B, o Cocal do Sul, Metropolitano e Ouro Negro. Na chave C fazem parte o Araranguá, Meleiro e Turvo. Nesta edição não haverá rebaixamento para a segunda divisão de 2022.


terça-feira, 10 de agosto de 2021

Criciúma 2 São José 1: o mais importante foi vencer!

Vitória merecida do Criciúma contra o São José. Aliás, o time treinado pelo Pingo valorizou muito o triunfo tricolor! Tem um camisa 10, chamado Gabriel Lima, que foi o melhor da equipe adversária! Mas, sem a menor sombra de dúvida, o nome do jogo foi Silvinho! Sua qualidade é diferenciada em comparação com os demais companheiros de time! Além dos dois gols que marcou, Silvinho acabou sendo o principal articulador...ou, como queiram, o cara que organizou o setor de armação do Criciúma, de Paulo Baier!

Importante frisar que dois, dos três gols do jogo, saíram em razão de falhas cometidas. No primeiro, a zaga do São José se atrapalhou e Silvinho foi oportunista pra dar um “toquinho” e marcar para o Criciúma. No segundo, chute de longe, após cobrança de falta pro “Zequinha”, Roberto “bateu roupa” e, no rebote, o zagueiro Jadson aproveitou pra empatar. Intervalo e, na volta, o time gaúcho conseguiu ficar mais com a bola, “alugou” o meio-campo...criando oportunidades claras de gol que foram impedidas pelo goleiro do Tigre!

Como “se atirou” mais à frente, o São José permitiu espaços para contra-ataques do Criciúma. E, num deles, a 39 minutos da etapa final, em um dos raros bons momentos de Maranhão durante toda a partida, este cruzou e Silvinho apareceu pra finalizar com precisão e decretar o resultado positivo que recoloca o Criciúma no G-4 do grupo B da Série C do Campeonato Brasileiro. Na verdade, jogo de altos e baixos do Criciúma e um confronto MUITO DISPUTADO! O São José teve, pelo menos, três chances claras de gol. Não aproveitou e o Criciúma foi mais eficiente nas conclusões contra a meta oponente.

Quanto às atuações do Criciúma, vale destacar a dupla de zaga (Rodrigo e Marcel Scalese), o volante Dudu Vieira e, claro, o meia-atacante Silvinho. Este, inclusive já frisado aqui, como DIFERENCIADO!! Digamos, também, que a estreia do lateral-esquerdo Pedro Rosa foi razoável. Mais uma vez, Alemão deixou a desejar; Arilson está com seu rendimento visivelmente prejudicado por questões físicas; Dudu Figueiredo toca muito bem na bola, mas peca na falta de objetividade e ofensividade; e, Marcão, ficou “preso” e dominado pela defesa adversária. Hygor se machucou cedo, entrando Maranhão em seu lugar pra jogar um pouco melhor da metade do segundo tempo em diante. Três pontos importantíssimos! E, na sexta-feira(13), tem o Ypiranga, líder, lá em Erechim!!