quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Criciúma se reestruturando, Próspera já treinando, Avaí "em greve", Figueirense quase rebaixado.

Criciúma montou nova equipe pra trabalhar no marketing do Clube(foto). Cabeças e ideias novas e a esperança de que a imagem da instituição seja cada vez mais alavancada em nível regional e nacional! Vítor Marcelo, Roberto Lima e Alex Ignácio terão grande responsabilidade! Claro que a referência pro novo trio “chama-se” Claudio Gomes que realizou trabalho estupendo durante o começo da década passada! Na gestão anterior, com Jaime Dal Farra, não podemos menosprezar o engajamento de Júlio Remor! Boa sorte aos novos “marqueteiros” do Tigre!

Sem poder atender as exigências protocolares da Fed. Cat. de Futebol e do Estatuto do Torcedor, o presidente Israel Rocha não encontrou outra saída que não fosse uma parceria com o coirmão para mandar os jogos do Próspera no Estádio Heriberto Hülse. Cá entre nós...todos sabemos que não há rivalidade significativa entre Tigre e Time da Raça! Os dois irão se enfrentar dia 28 de março, um domingo, às 16 horas...na Casa Tricolor! Na última vez que Criciúma e Próspera jogaram entre si, por uma competição oficial, foi pelo Estadual de 2.007. Deu Tigre...4 a 2. Pra quem gosta de recordar, Clodoaldo, Rudnei, Delmer e Fernandinho marcaram pro Criciúma; e Kanu fez os dois gols do Próspera.

Os jogadores do Avaí fizeram uma manifestação nesta quinta-feira (21) e não treinaram por conta de atrasos salariais. Os atletas chegaram a comparecer à Ressacada no período da manhã, mas decidiram protestar pelos vencimentos. Em nota, o clube disse que "espera resolver o mais breve possível as pendências" com os funcionários. Ainda no sonho pelo acesso à elite do Brasileiro, o Leão da Ilha joga neste sábado contra o Guarani, às 18h30, na Ressacada, pela penúltima rodada da Série B.

Por sua vez, o Figueirense não depende apenas de si para se manter na Série B do Brasileirão. As vitórias de Náutico, 4 a 1 no Oeste, e Vitória, que fez 2 a 1 no Guarani, além da goleada sofrida pelo clube por 5 a 1 para o CRB, fizeram as duas equipes abrirem três pontos de vantagem do time do Estreito, faltando duas rodadas para o fim da competição. A probabilidade de rebaixamento do Alvinegro para a Série C está em 81,7%, de acordo com o departamento de matemática da UFMG. O Figueirense será obrigado a vencer as duas partidas que restam e torcer para que Náutico ou Vitória percam pelo menos um dos dois jogos que restam. Outra possibilidade, essa mais difícil, é o Figueirense empatar uma partida e vencer a outra, mas aí obrigatoriamente Vitória ou Náutico teriam que perder um jogo e empatar o outro.

O Passarinho Arrepiado alerta, no entanto, que em caso de derrota do Figueirense para o Juventude nesta sexta-feira e se Náutico e   Vitória empatarem na rodada, o Furacão estará rebaixado à Série C do Brasileiro no ano do centenário do clube.

Classificação:

15º - Náutico - 42 pontos - 10 vitórias

16º - Vitória - 42 pontos - 9 vitórias

17º - Figueirense - 39 pontos - 9 vitórias

18º - Paraná - 36 pontos - 9 vitórias

19º - Botafogo-SP - 34 pontos - 8 vitórias

20º - Oeste - 26 pontos - 6 vitórias

 

Confrontos/37ª Rodada

Sexta - 16h

Juventude (5º) x Figueirense (17º)

Domingo - 16h

Cruzeiro (13º) x Náutico (15º)

Terça - 21h30min

Vitoria (16º) x Botafogo-SP (19º)

 

Confrontos/38ª Rodada

Sábado - dia 30 - 16h30min

Figueirense (17º) x Ponte Preta (8º)

Brasil-RS (12º) x Vitoria (16º)

Náutico (15º) x CSA (4º)

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Clube que deixa de lado garotada da base não sabe fazer futebol!!

Li, recentemente, que o Criciúma VAI APROVEITAR jogadores das categorias de base pra montar o seu elenco que enfrentará a temporada 2.021. Isso, pensando no Campeonato Catarinense, no Brasileiro da Série C e, talvez, a Copa do Brasil. Dentro do que penso sobre o produto futebol, ideia de quem é INTELIGENTE ao tratar do tema! Lembro que o Criciúma já revelou uma “penca” muito grande de jogadores ao longo de sua história! Claro que vou me esquecer de muitos. Mas, passa pela memória atletas como Valdomiro e Paulinho Criciúma...lááááá atrás! E, numa época, digamos contemporânea, Edemilson Mondardo, Wilson, Everaldo, Émerson Almeida, Alexandre Lopes, Roberto, Fabiano, Maicon, Ânderson Bill, Cléber Orleans, Douglas, Mahicon Librelato, Juliano, Roger Guedes, Gustavo, Dôdi, Marlon, Iânson, Nino...e mais tantos mais que seguiram carreira! Uns com maior sucesso, outros nem tanto!!

Vale ressaltar que o Criciúma e seus investidores ganharam, SIM SENHOR, bastante dinheiro com vendas ou negociações que envolveram atletas revelados pelo Clube! E, tal observação, serve apenas como registro! Afinal, quem investe valores na “produção” de jogadores, merece ser ressarcido e, se possível, com LUCROS e DIVIDENDOS! Os três últimos dirigentes do Criciúma, Antenor e Arnaldo Angeloni, mais Jaime Dal Farra, arcaram com ÔNUS e BÔNUS! Portanto, arriscaram a sorte no futebol! Bons e maus negócios? É com eles! Afinal, a tal G. A. foi criada e geriu o Clube por praticamente uma década! Contrato feito, cumprido e, atualmente, “extinto”!!


Passarinho Arrepiado, mesmo de férias, assim como eu, ressalta que o Próspera já voltou a trabalhar pensando no Campeonato Catarinense. O Time da Raça vai estrear no Estádio Heriberto Hülse, emprestado pelo Criciúma, diante do Joinville. Claro que o objetivo dos prosperanos é fazer uma campanha pra se manter na Série A pensando em 2.022. No plantel do Mário Balsini tem um jogador que, eu particularmente, gostaria de ver, novamente, vestindo a camisa do Criciúma. Trata-se do goleiro Roberto. O jogador tem 41 anos e encontra-se em plena forma! O conheço desde garoto quando chegou para o time infantil do Criciúma tornando-se mais uma “cria” do saudoso Fumanchu! Se eu fosse dirigente do Tigre, ahhhh...com certeza, pediria licença aos comandantes do Próspera e traria Roberto de volta pro Heriberto Hülse. Merece encerrar a carreira no clube que o projetou!!