sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Criciúma surpreendendo na Copa São Paulo!

A campanha que cumpriu o time sub-20 no Campeonato Brasileiro da categoria, disputado recentemente no Rio Grande do Sul, não nos fez acreditar que os “Tigrinhos” iriam desempenhar bom papel na 47ª edição da Taça São Paulo de Futebol Júnior. Aliás, o torneio jogado na Grande Porto Alegre, foi denominado Copa Ypiranga/sub-20. O Criciúma participou e obteve rendimento pífio! Afinal, o time, na época treinado por Wílson Waterkemper, conquistou só um ponto e acabou a fase de classificação em último lugar no grupo B disputado com Grêmio, São Paulo, Flamengo e Chapecoense. Há de se ressaltar, entretanto, que Wilsão havia voltado ao comando técnico poucos dias antes da competição e não teve grande parcela de responsabilidade pelo mau futebol apresentado!!

Pois, houve troca na comissão técnica...saiu Waterkemper e o auxiliar Grizzo assumiu o comando da equipe. Viagem pra cidade de Leme, interior de São Paulo e com alguns ajustes aqui e ali, “Vitalino” fez algumas poucas modificações, até em razão do limite de idade ser de 19 anos, e o Criciúma acaba de fechar 3 jogos com 3 vitórias!! Portanto...100% de aproveitamento com 5 gols marcados e apenas um sofrido!! Também importante frisar que o nível dos adversários enfrentados no torneio “gaúcho” foi bem acima do que aqueles que o Criciúma ganhou na 1ª etapa da Copa São Paulo. Jogar contra Atlético de Goiás, Lemense e Rio Claro é bem menos complicado do que São Paulo, Grêmio ou Flamengo.

De qualquer modo, o “teste” mais forte está por vir! Nesta sexta-feira(08), 21 horas, com transmissão do Sportv, no Estádio Municipal Professor Luís Augusto de Oliveira(foto abaixo), o Criciúma enfrentará o Internacional que, na fase anterior, apesar de ter perdido um jogo, aplicou duas goleadas de 6 a 0, contra Botafogo, de São Paulo, e Serrano, da Bahia. Inclusive, a derrota para o São Carlos deixou “ares de suspeita”!! Entendem alguns que o Inter quis se livrar de, na etapa seguinte, ter de jogar contra um clube paulista, no caso o Rio Claro, e, por ser “mata-mata”, encarar ainda uma possível “mãozinha” da arbitragem em favor do clube paulista. Não acho que seja assim! Masss...respeito opiniões!!

Quanto ao jogo, em si, contra o Internacional...vejo o Criciúma com boas chances. Favoritismo deste ou daquele? Pra mim, não há!! O Inter ganhou dois jogos e perdeu um; o Criciúma ganhou as três partidas. Claro que os gaúchos sempre vão pra uma competição como a Copa São Paulo com elevado nível de preparação! O Internacional é um dos clubes no País que mais sabe trabalhar as categorias de base. É referência nacional, sem dúvida alguma! Quanto ao Criciúma, o momento é muito bom! Jogadores como o zagueiro Nino, o meia Andrew e os atacantes Kalil(foto abaixo) e Jéfferson vivem boa fase! Então...por que não acreditar que o Tigre possa mostrar suas garras e conseguir classificação?! Contudo, é bom acentuar que a campanha do Criciúma na etapa classificatória, 3 jogos...3 vitórias...já é acima do esperado!! Boa sorte a Grizzo e cia.!!

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Criciúma, 136 anos...comemorar o que??

Olha...pelo que observo, mesmo sendo extremamente bairrista e um declarado apaixonado pela terra onde nasci...reconheço que não temos muito o que festejar neste seis de janeiro. Talvez, se formos olhar prá nossos antepassados, as pessoas que fizeram e fazem a história da cidade, a garra e o orgulho que temos...quem sabe...algo que mereça reverência. Afinal, Criciúma chegou onde está graças ao seu povo que sempre lutou e trabalhou muito!! Algumas famílias foram responsáveis pelo rápido crescimento da cidade...principalmente nas décadas de 60, 70, 80 e 90. O carvão, a cerâmica e a indústria do vestuário alavancaram bastante o progresso econômico de Criciúma e região. O dinheiro circulava com maior facilidade e, por conseqüência, se evidenciou o poderio econômico do Sul do Estado.

O tempo passou e nossa classe política foi perdendo força e representatividade. A partir de então os efeitos negativos foram aparecendo. Se antes havia uma certa “união política” em torno dos interesses da coletividade, hoje tudo é bem diferente! Faz tempo que perdemos o título de Capital do Carvão ou do Azulejo!! Em muito pouco foi facilitado por aqui a instalação de novas indústrias, pólos produtivos!! Os municípios vizinhos também querem crescer e, sem grandes picuinhas políticas...cada um, ao redor de Criciúma, vai se moldando à realidade e procurando o bem estar de seus habitantes. Masss...ei...ninguém está afirmando aqui que viver em Nova Veneza, Içara ou Morro da Fumaça, citando apenas exemplos, significa que trata-se do “paraíso”!!
Só que Criciúma está castigada, mal-tratada, esquecida, esculachada!! Perdemos nosso domínio...nossa força!! Masss...Gilberto: tudo por causa da fragilidade política de Criciúma e do Sul...como um todo?? Respondo que...também!! É só refrescar a memória com os constantes desentendimentos entre prefeito que saiu e prefeito que entrou...e depois o que entrou, saiu e o que saiu, entrou! Antes disso, entretanto, Criciúma já dava sinais de fragilidade...perda de potência, mesmo!! De vice governador estamos “por aqui”!!! O Dr. Eduardo Moreira até tem caneta...mas é sem tinta!! Sendo assim, observamos Chapecó, Lages, Jaraguá do Sul, Brusque...dentre outros municípios e regiões que já nos “passaram” há teeeemmpo!!


Contudo, esperança sempre há!! E...resposta boa deve ser dada quando das próximas eleições!! Só que não podemos esquecer de todos os problemas e, na hora “H”, por causa de uma cesta básica ou 30 litros de gasolina, votar em gente que deixa a desejar!! Não esqueçam das vezes em que você procurou um pronto atendimento, na área da saúde, e não foi atendido prontamente bulhufas nenhuma!! Da mesma forma, lembrem, também, de um amigo ou parente seu que foi assaltado ou teve sua residência roubada!! Fique bem antenado pra não esquecer do nosso precaríssimo sistema educacional e do seu carro que quebrou o amortecedor ou rasgou o pneu por causa dos MUITOS buracos espalhados pelas nossas vias públicas!! Apesar dos infortúnios, somos daqui e amamos a “terrinha” que é boa...sem dúvida alguma!! O problema está com quem mandou e manda na cidade e região...e deixaram Criciúma ficar assim!! Ah...mas um dia a coisa melhora!! Deus há de querer!!

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Em qualquer circunstância...um time competitivo!!

Quem é apaixonado por futebol ou pelo menos aprecia o esporte mais popular do País gosta de ver bons jogos, disputados...mas, as vezes, sem grande nível sob o ponto de vista técnico. Particularmente, faço parte dessa dita maioria pelos “amantes da bola”! Claro que é melhor ainda assistir um time de alto nível técnico jogar como o Barcelona, dos dias de hoje; a Seleção Brasileira...de 1.970 ou de 82; o Ajax, da Holanda, em 73 e 74...! Enfim...ficaríamos aqui puxando pela memória aquelas equipes que encheram nossos olhos em épocas...muito mais passadas do que o que se observa na atualidade!! Times como o Santos, de Pelé; o Cruzeiro, de Tostão e Dirceu Lopes; o Palmeiras, de Ademir da Guia; o Flamengo, de Zico; o Vasco, de Roberto Dinamite; o Fluminense, de Rivelino; o Botafogo, de Garrincha e Zagalo; o Internacional, de Falcão...Valdomiro e cia..., dentre outros que também merecem destaque na história do futebol brasileiro.

Aqui em Santa Catarina dava gosto de ver o Figueirense, de Sérgio Lopes...na época treinado por Lauro Búrigo. E o Joinville, de Fontan, Nardela e outros marcaram seus nomes na memória do futebol barriga-verde. Entretanto, com todo o respeito que merecem esses clubes...mais o Avaí que jogava o “fino da bola” com Balduíno e Renato Sá, NINGUÉM mais elevou tanto o nome do futebol catarinense lá fora do que o Criciúma Esporte Clube...de Alexandre(foto acima), Grizzo, Jairo Lenzi...e os demais “feras”!! Aliás, expondo todo meu bairrismo, sem deixar a razão de lado, vou mais longe!! Pois...entendo que, lááááá atrás, década de 60, num tempo em que o futebol do Estado “nem aparecia no mapa”, o Metropol já mostrou que nós, criciumenses, soubemos fazer futebol!! Um time que tinha Rubão(foto abaixo), Flazão e Madureira...por exemplo, ganhar duas vezes o Campeonato Sul Brasileiro, em 1.964 e 68, naqueles anos, não era pra qualquer um...em se tratando de clube do interior de Santa Catarina, passando por rivais, principalmente do Paraná e do Rio Grande do Sul! Quanto ao Criciúma...”chover no molhado” falar ou digitar algo sobre o que fez!! A conquista da Copa do Brasil, de 91; o honroso quinto lugar na Taça Libertadores, em 92; e o título brasileiro da Série B, em 2.002...dizem tudo!!

Todos estes times que cito na postagem vi jogar. Alguns mais vezes...outros nem tanto, massss... busquei em vídeos e publicações as informações adequadas pra tais conclusões. E...em nenhum deles notei alguém com falta de comprometimento ou espírito de luta. Vale destacar, de outro modo, a qualidade técnica que tinham...obviamente!! Contudo, todos sempre demonstraram elevado espírito de luta e determinação! Ninguém jogava “por jogar” ...simplesmente!! Os caras entravam em campo esbanjando vontade e dedicação!! E...é isso que espero do Criciúma pra 2.016!! Sei que não teremos um time de grande qualificação. Aliás, no atual contexto do futebol nacional, é pouco provável formar um grupo de alta qualidade técnica e que seja “guerreiro”! Mas, ainda é possível aliar um pouco de cada uma das virtudes e dispôr em campo equipes que possam trazer resultados práticos no quesito técnico! Assim...no Criciúma que já estamos com saudades de ver em campo, a responsabilidade é do novo comando: Jaime Dalfarra, Émerson Almeida e, principalmente, Roberto Cavalo!!!

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

O Criciúma de 2.016 será mais forte do que o do ano passado??

Ora bolas...obrigatoriamente, sim!! Não dá nem pra imaginar que o trabalho já efetuado em termos de planejamento...mais todos os cuidados que estão sendo tomados, a gente acabe observando um Criciúma mais frágil do que o da última temporada!! Mesmo não tendo tanta experiência assim, o presidente Jaime Dalfarra e o diretor Émerson Almeida estão demonstrando rápida adaptação ao meio! O auxílio e o conhecimento de Roberto Cavalo, claro ...tem sido fundamental neste processo de transição que o Clube passa depois da saída de Antenor Angeloni. Fiquei sabendo, por exemplo, que o atacante Keirrison, 27 anos, que foi revelado no Coritiba e já andou por outros clubes brasileiros e do exterior, foi sondado. Entretanto, no seu histórico recente foram constatadas algumas lesões. E...depois de adiantar os encaminhamentos para um acerto, houve recuo do pessoal do Criciúma e o jogador não vem mais!! De certa forma, isso evidencia que Dalfarra, Almeida e Cavalo estão fazendo as coisas com muita atenção!! Tudo com o intuito de não errar!! Ou...se equívocos forem cometidos, o mínimo possível!!

De qualquer modo, o que podemos esperar do trabalho do trio que, hoje, comanda o futebol no Tigre?? Quem assina, no fim de tudo, acaba levando a culpa de tudo ou os “louros” da vitória!! Assim, o presidente paga e, portanto, ele manda!! Só que as idéias sobre este ou aquele jogador a ser contratado, na sua grande maioria, partem do técnico Roberto Cavalo. Até porque, ele é o mais “vivido”!! Vale ressaltar, ainda, que tanto o presidente, como o diretor de futebol e o treinador sabem muito bem como foi conduzido o produto “futebol” no Criciúma durante a última temporada. Como torcedores do Criciúma que também são...Jaime Dalfarra, Émerson Almeida e Roberto Cavalo não querem repetir os atos insensatos de Felipe Ximenes e Marcos Moura Teixeira...esxtão compreendendo??

Presidente Jaime Dalfarra quer time competitivo em 2.016! (foto na apresentação do atletas)

Gente...o Criciúma terá quatro torneios a disputar na atual temporada. Claro que, em termos competitivos, as atenções maiores serão dadas ao Catarinense e ao Brasileiro da Série B. Até porque, todos sabemos que há maiores chances de...quem sabe, ganhar o certame regional e conquistar uma das quatro vagas de acesso pra Série A do Campeonato Brasileiro de 2.017. Ao ler tal postagem, talvez alguém possa questionar sobre a Taça Sul/Minas/Rio e a Copa do Brasil. Sim...com razão!! Contudo, lembro ao mais eufórico torcedor que as dificuldades tendem a ser BEM maiores na Sul/Minas/Rio e na Copa do Brasil, onde há mais clubes “grandes” brigando pelo título...!!