sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Contratar com sabedoria!

O Criciúma está no caminho certo! Até o momento já são 12 contratações e, em princípio, não há maiores contestações ou dúvidas. Diante do que estamos observando, os dirigentes do Tigre estão sabendo usar a estrutura financeira oferecida pela G. A. O percentual de aprovação em relação as “mercadorias” obtidas é bastante alto...talvez próximo dos 90%! Isso prova que nem sempre quem tem dinheiro sabe usá-lo. Os que conhecem a história do Criciúma e de outros clubes sabem que dirigentes passados, por aqui e lá fora também, contrataram errado e o desfecho, às vezes, foi desastroso! Por isso há necessidade de competência e conhecimento para determinadas funções. Ninguém cai de paraquedas em delimitada atividade e, do nada, dá certo! No caso do Cláudio Gomes, reitero minha opinião de que audácia e dinamismo, características próprias, poderão ser determinantes para seu sucesso como dirigente na área do futebol. Obviamente que os conhecimentos de Guto Silva e Carlos Killa estão contribuindo muito para o êxito obtido, pelo menos até o momento. Aliás, é importante deixar bem claro que os resultados mais interessantes só poderão ser comprovados com o passar do tempo. Lembro ao leitor que o Campeonato Catarinense começa dia 26 e, pela ordem, na primeira fase, o Criciúma enfrentará Joinville fora de casa; Figueirense e Brusque no Heriberto Hülse; Metropolitano, em Blumenau e Avaí, na Ressacada; Chapecoense e Marcílio Dias, na casa tricolor; Juventus, em Jaraguá do Sul; e, Atlético H. Aichinger, em Criciúma. Será turno único e os quatro primeiros passarão à etapa seguinte. Não tenho a menor dúvida de que o Criciúma vai ser o “trem pagador” do Estadual. Onde for os estádios estarão cheios! Afinal... quem tem Báier, Lucca e cia. só pode ser atração, despertando curiosidade e expectativa!!
Olha a turma do futebol no Criciúma: Guto, Cláudio, Carlos Killa e Lédio Daltoé.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Campeonato Brasileiro ameaçado!

Não a sua realização. Mas, sim, uma competição com censuras e sem a devida moralidade! São várias as ações que correm na Justiça Comum pedindo a inclusão deste ou a exclusão daquele clube. Sou leigo no assunto, não tenho formação jurídica. Mas, por aquilo que observo não vejo solução imediata para o caso envolvendo Portuguesa e Flamengo. A não ser que haja recuo desta ou daquela parte envolvida, o campeonato caminha para ter 24 clubes. Mesmo assim, ainda continuarão tentando recursos ou liminares. Mas, seria uma decisão política com possíveis menos prejuízos! O regulamento talvez seja rasgado...jogado fora...e, uma espécie de Copa União ou Copa João Havelange poderá ser criada. Inisisto no que tenho dito em outras oportunidades: Portuguesa e Flamengo erraram e devem ser punidos! Ora bolas...a Lusa colocou jogador irregular, o Fla também! Então, não há justificativa!! Não interessa se o beneficiado é A, B ou C. Errou tem de pagar pelo equívoco! Aliás, qualquer time amador sabe que jogador suspenso não pode ser escalado. Imagina dois clubes ditos organizados e com tradição do futebol brasileiro! A decisão do S. T. J. D. punindo ambos está corretíssima e deveria ser respeitada. Como não foi, a batalha jurídica fora dos tapetões esportivos corre solta, sem prazo prá terminar e como vai ser seu fim! Pela bola que jogou em 2.013, o Fluminense merecia rebaixamento. Mas, ele Flu não tem culpa da falha cometida pela Portuguesa. Por sua vez, a C.B.F., pra respeitar o estatuto do torcedor, precisa divulgar a tabela 60 dias antes da data programada para começar a competição. Assim, o prazo é início da segunda quinzena de fevereiro. Quanta bronca à vista, hein?!

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Olha o esquema do Drubscky: 4-2-3-1!

O técnico do Criciúma disse que “o mundo todo tá jogando assim”. Fiquei cá comigo pensando sobre Barcelona, Bayern, Real Madrid, Atlético Mineiro, PSG...entre outros que tenho visto recentemente. Não cheguei à mesma conclusão de Ricardo Drubscky. Imagino que o tal sistema tático deva funcionar com quatro defensores, dois volantes, três meias e um atacante de referência. Pois bem, dois fixos na zaga e recebendo a cobertura de pelo menos um dos volantes; dois laterais com características ofensivas; se um volante fica, o outro sai mais pro jogo; dois meias de armação e um de chegada à frente(ou vice-versa); e, o finalizador. Complicado? Pode parecer que sim. Mas com um pouquinho de atenção fica mais fácil entender. Obviamente que os jogadores colocados em campo saberão se adaptar ao tal esquema tático. Como o novo treinador do Criciúma está participando da escolha de jogadores, quem está vindo saberá sua função! Ricardo Drubscky também admite optar pelo 4-4-2...tradicional. Particularmente, eu gosto mais deste estilo de jogo. Entendo que se encaixa melhor nos padrões do futebol de hoje. E, como lembrou bem meu amigo e colega, Alexandre Farias, “esquema tático bom é aquele que dá certo!”. Em 1.970, por exemplo, naquele grande time da Seleção Brasileira, Piazza era volante e foi recuado pra zaga porque tinha qualidade e não podia ficar na reserva. Do meio pra frente, Zagallo foi bastante inteligente e escalou quatro jogadores ofensivos, lembram? Jairzinho, Tostão, Pelé e Rivelino. E ainda tinha Gérson no meio com Clodoaldo! Qualidade não faltava e a disposição de números no esquema tático pouco importou!!
Ricardo Drubscky conta com bons jogadores no plantel que ainda está sendo montado pelo Criciúma.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Investir agora prá ganhar lá na frente!

O cidadão comum, quando consegue, aplica no mercado financeiro para depois ter lucros a médio/longo prazo. Dependendo do investimento e do poderio monetário a recompensa pode vir mais cedo. No futebol vários dirigentes têm em mente empregar recursos nas categorias de base para “colher frutos” o quanto antes! Clubes como Cruzeiro, São Paulo, Internacional e Fluminense, por exemplo, entre outros, “mexem” bastante com garotos desde tenra idade. O caminho é correto e tal exemplo deveria ser seguido por todos que pensam em pelo menos diminuir seus problemas financeiros. Os “olheiros” estão espalhados e há quem tenha até dois ou três times em cada categoria para competições, sejam elas infantil, juvenil ou júnior. As vezes até os “fraldinhas” disputam torneios! No caso do Criciúma, tais pretensões não são diferentes. A G. A., Gestão de Ativos, empresa criada pelos irmãos Antenor e Arnaldo Angeloni para administrar o Clube, também pensa em investimentos sólidos para fortalecer a base e assim, revelar atletas para a equipe principal, além de tentar ganhar altos valores com possíveis negociações. Melhor ainda se for para o exterior! Afinal, quem não quer euros ou dólares?! O Criciúma já revelou bons jogadores e alguns deram retorno de ótimas quantias! Lembro, exemplificando, de Máicon (lateral) e Máhicon Librelato(atacante). Mas é importante frisar que há necessidade de sabedoria para se trabalhar com a garotada. As vezes os clubes gastam muito e a recompensa pode até demorar um pouco. Mas, com o futebol custando cada vez mais caro... não resta outra alternativa as entidades desportivas senão destinar dinheiro e bons profissionais para trabalhar na revelação de atletas que, o mais rápido possível, possam ser chamados de “craques”...!