sexta-feira, 16 de junho de 2017

Luiz(Alexandre), Lucão(Soares), Silvinho(Jairo Lenzi)...gol!!!

Nos 3 a 2 que o Criciúma impôs perante o Guarani, a jogada do primeiro gol tricolor lembrou algo que caracterizou o saudoso timaço de 1.991, campeão da Copa do Brasil! O goleiro Alexandre lançava para a intermediária adversária, o centroavante Soares dava a “casquinha” e Jairo Lenzi penetrava para concluir a gol!! Pois foi exatamente assim construído o lance do tento marcado pelo atacante Silvinho! Até os números das camisas coincidiram: 1, 9 e 11...pela ordem!! Importante frisar que, num todo, o Criciúma voltou a mostrar bom volume de jogo como já fizera diante do Figueirense, na rodada anterior. Há de se levar em consideração que o Guarani cumpre campanha superior a do Criciúma e tem um time entrosado e muito bem treinado por Vadão. Também não dá pra negar que o Criciúma conseguiu alguma evolução em termos de produção ofensiva, maior consistência no meio-campo e a vitória alcançada nesta sexta-feira(16) foi merecida ...resultado de considerável aplicação tática e elevado espírito de luta!! Claro que muita coisa ainda precisa melhorar! A linha defensiva passou por alguns momentos de dificuldade, de novo houve sufoco do adversário nos minutos finais e, mesmo que a equipe tenha corrido bastante, novamente verificamos problemas físicos, de modo geral. De qualquer modo, valeu muito a conquista dos três pontos!! Para o torcedor, sem dúvida...esperanças renovadas!!

Atuações individuais do Criciúma:
O goleiro LUIZ iniciou a jogada do 1º gol do Criciúma e, nas duas bolas chutadas que entraram, sem nenhuma culpa. Atuação dentro da normalidade! Nota 7.

Desta feita, me rendo ao bom rendimento do lateral DIOGO MATHEUS! Correu, marcou, cruzou...foi participativo e, talvez, uma de suas melhores atuações com a camisa do Criciúma! Será que dá pra continuar assim?? Aguardemos!! Nota 7.

Entre os zagueiros, RAPHAEL SILVA foi um pouco melhor...mais seguro do que seu parceiro de setor, ÉDSON BORGES. Este, inclusive, ainda necessita de mais confiança...parece estar sentindo maior responsabilidade em razão de jogar num clube como o Criciúma. O jogo exigiu muito de ambos!! O Guarani tem uma equipe perigosa que causou bastante trabalho aos dois! Nota 6 pra dupla.

No lado esquerdo, pelo menos por enquanto o “zagueiro-lateral” DIEGO GIARETTA tem dado conta do recado...cfe. suas limitações, afinal tem jogado improvisado!! Nota 6.

BARRETO, mesmo que tenha exagerado na “dose”(falta no adversário) quando foi expulso já quase no fim da partida, acabou sendo um dos melhores do Tigre em campo!! Firme, seguro e preciso nos passes...merece nota 8!

Quanto a RICARDINHO, aqui está uma das poucas vezes em que elogio o jogador! Reconheço que foi raçudo, entregou-se ao jogo marcando com firmeza e conseguindo bons deslocamentos pelos lados do campo! Nota 8.

Mais um “8” pra DOUGLAS MOREIRA!! O “baixinho” voltou a jogar com qualidade e sentido de equipe!! Espero que não seja criada nenhuma dúvida injusta quanto à sua titularidade!!

No ataque, CAIO RANGEL foi incansável! Conseguiu fôlego pra atacar e ainda voltar pra marcar, como pede o treinador. De novo, boas jogadas de velocidade e bons dribles! Nota 7.

O estreante LUCÃO caiu nas graças da torcida em razão de ter feito dois gols e ajudado muito coletivamente! Se movimentou bem e levou vantagem na grande maioria das bolas disputadas pelo alto contra os zagueiros do Guarani. Nota 9.

SILVINHO também teve atuação destacada! Um gol e lances procurando a área adversária...o que, na verdade, tem de fazer alguém que joga na sua posição! Nota 7.

Entraram MARLON, PAULINHO E NINO. Pelo tempo que jogou cada um, avaliação mesmo só do lateral que procurou usar de maior ofensividade pela esquerda. Nota 6.

O técnico LUÍS CARLOS WINCK armou muito bem o Criciúma para poder conquistar uma vitória diante do Bugre e não deixá-la escapar como aconteceu em Florianópolis, contra o Figueirense. De fora, a gente nota que está havendo progresso! Mas, o trabalho é árduo e precisa haver, obrigatoriamente, continuidade de tal processo evolutivo!! Nota 8.

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Rapidinhas do Tigre!

É hora de o torcedor do Criciúma dar um pouquinho mais de si e comparecer no estádio Heriberto Hülse, nesta sexta-feira(16), pra verdadeiramente empurrar seu time do coração afim de que haja vitória diante do Guarani! Todos sabemos que o “cima” ainda não é dos mais propícios para que haja um grande “barulho” na cidade a ponto de realmente empolgar a fanática torcida tricolor! Massss... quem realmente gosta do Criciúma precisa demonstrar este amor ajudando nos momentos mais complicados e difíceis! Caso o Tigre ganhe do Bugre, há forte tendência para que o time deixe a zona do descenso pela primeira vez neste Brasileiro da Série B. Então, mesmo que o Criciúma não seja o que os torcedores sonham e querem, ir ao estádio e incentivar Luís Carlos Winck e comandados é o mínimo que pode ser feito!!

A atuação de Douglas Moreira em Florianópolis quando marcou dois gols no empate diante do Figueirense só prova que o jogador merece voltar à titularidade! Aliás, injustamente, Douglas Moreira foi pra reserva ainda com o comando de Deivid de Souza! Sempre fui defensor ferrenho do aproveitamento na equipe principal da garotada revelada pelas categorias de base! Inclusive, nunca é demais lembrar que escolinhas, time do infantil, juvenil ou júnior são mantidos para que sejam descobertos novos valores e, por consequência, estes joguem “em cima” ou, então, alguma boa negociação ocorra! Entenderam bem??

A questão física é uma das principais preocupações, no momento, de todos no Criciúma. Herança do trabalho de Daniel Félix, o preparador físico anterior? Não posso fazer tal afirmação!! Em primeiro lugar porque não tenho conhecimento técnico pra julgar o que foi feito no passado recente. Segundo, em razão de que alguns atletas chegaram depois da pré-temporada e realizaram em outros clubes a tal fase de preparação. Contudo, o que está bem claro...sem deixar nenhuma margem de dúvida, é que o ritmo de todos os jogadores cai gradativamente a partir da metade do 2º tempo nos jogos. A estrutura atual do Criciúma dispõe de profissionais gabaritados para reparar qualquer erro cometido. Talvez seja uma questão de tempo!!

A foto é de uma das vezes em que Marlon, lateral do Criciúma, esteve servindo a Seleção Brasileira em período de treinamentos, chamado pelo técnico Tite. Teria feito amizade com Neymar? Pois os dirigentes do Criciúma e da “GA” estão “batendo o pé” e não querem negociar Marlon com o Fluminense. Ocorre que o clube carioca não quer botar dinheiro no negócio, prefere que o lateral vá por empréstimo e, em troca, cede um ou mais jogadores para o Criciúma. Dentro do que penso e assimilo sobre futebol, se não “rolar grana” Jaime Dal Farra e parceiros de diretoria estão corretos! Aliás, no meu entendimento, o Criciúma tem que fazer uma transação que seja realmente vantajosa! Ou seja, com quantia financeira e jogadores de “lá pra cá”!! Ora bolas...porque dar “de bandeja” uma prata da casa?? 

Criciúma faz seu melhor jogo na Série B, mas permite empate ao Figueirense!

Uma situação daquelas que podemos chamar de “pecado do futebol”! Até os 36 minutos da 2ª etapa o Criciúma vencia por 2 a 0 com autoridade!! Durante praticamente todo jogo o Tigre foi superior ao adversário, mostrava futebol consistente com boa marcação e saídas rápidas para o contra-ataque! Com um gol em cada período, Douglas Moreira se transformou na melhor peça do Criciúma e era o “dono” do meio-campo! Enquanto o Criciúma acertava passes e não errava no setor defensivo e de cobertura, o Figueirense jogava tão mal que sua torcida já estava vaiando o time desde o 1º tempo. Mas, eis que o atacante Luidy saiu do banco para conseguir dois gols e deixar o placar de igualdade como meio que alívio para o técnico Marcio Goiano e seus comandados. Luís Carlos Winck, por sua vez, armou sua equipe dentro do que pode obter de rendimento e por pouco não saiu do Orlando Scarpelli fora da zona do descenso!! Pelo que vi e observei, o Criciúma sentiu um pouco a parte física no fim da partida...algo que precisa ser reparado com certa urgência pela comissão técnica!! E, que fique bem claro: dentro das suas possibilidades, o Criciúma realizou sua melhor partida na Série B, o que dá esperanças de reerguimento definitivo na competição!!

Análises individuais do Criciúma:
LUIZ levou dois gols sem nenhuma culpa, pois foram bolas indefensáveis! Nos demais lances, razoável segurança em chutes de média distância do Figueirense e uma saída errada do gol causando susto nos companheiros! Nota 6.

MAICON SILVA talvez tenha sido o jogador que mais sentiu a questão física! Voltou de lesão e o jogo foi corrido demais para suas atuais condições. Nota 5.

RAPHAEL SILVA foi o mais seguro da zaga! Tirou quase todas as bolas de maior perigo. Levou azar porque, no 1º gol do Figueirense,  o chute de Luidy desviou no seu corpo para encobrir o goleiro Luiz. Nota 7.

EDSON BORGES jogou um pouco melhor do que na sua estréia. Mesmo assim, entendo que precisa render mais...estar mais confiante para ser o titular da camisa 4! Nota 6.

DIEGO GIARETTA, novamente, fez o trabalho quase que exclusivo de marcação. Raramente foi à frente...o que, por sinal, não é uma característica sua!! Nota 6.

BARRETO realizou, de novo, bom jogo! Controlou bem as poucas investidas do adversário na frente da área! Nota 7.

JOCINEI esteve muito discreto e, por lesão, acabou substituído. Nota 5.

DOUGLAS MOREIRA foi o melhor jogador do Criciúma! Estava sendo injustiçado ao ficar no banco de reservas! Foi escalado de última hora por causa de uma lesão em Alex Maranhão e acabou premiado com grande atuação e dois gols! Além disso, se movimentou bem...aparecendo mais como meia de chegada na área! Nota 8.

FABINHO ALVES também esteve bem. Aliás, ele e SILVINHO “perturbaram” bastante a defesa adversária!! Ambos foram os responsáveis pelas principais jogadas de contra-ataque e de velocidade que fez o Criciúma no jogo! Nota 7 pra cada um!

ZÉ ROBERTO, entretanto, voltou a não corresponder!! Importante frisar que vontade de acertar não lhe falta! Contudo, apesar de se mexer e procurar o jogo, seu rendimento tem sido muito baixo! Nota 5.

Entraram RICARDINHO, este cumprindo importante função de ajuda na marcação e toque de bola no meio-campo, nota 7; e, PITBUL e PAULINHO que deixemos sem nota porque estiveram em campo durante pouco tempo!

Sobre o técnico LUÍS CARLOS WINCK há de se reconhecer que, desde sua chegada, o Criciúma tem mostrado alguma evolução! O cansaço no final das partidas, com certeza, tem atrapalhado os planos do novo treinador! Quanto ao sistema de jogo, os jogadores parecem estar assimilando bem! A impressão que dá é que, aos poucos, as coisas podem melhorar!! Nota 7.