sexta-feira, 24 de abril de 2015

Finalmente o Tigre foi um...tigre!!

A vitória de 3 a 0 diante do Bragantino, na noite desta quinta-feira(23), em Bragança Paulista, foi conseguida com inteira justiça pelo Criciúma. Claro que o futebol apresentado pelo Tigre não foi de todo, exuberante, primoroso! Longe disso! Mas, o Criciúma foi extremamente competitivo e, pelo que pude observar, marcou muito! Em nenhuma outra partida do ano os jogadores, até então escalados por Luizinho Vieira, exerceram tão bem a função de marcar... marcar!! O estado anímico também foi outro, em relação ao Catarinense. Todos tiveram maior entrega, espírito de luta e comprometimento e o resultado alcançado espelhou o que fizeram as duas equipes dentro de campo.

Importante destacar, de outro modo, que o Bragantino, claramente, demonstrou suas fragilidades! Diante do Criciúma realizou seu 18º jogo na temporada, entre os quais, perdeu 14!! Aproveitamento...só 18%!! Já, o Criciúma, chegou a 20ª partida, obteve a 6ª vitória...com 35% de aproveitamento. Isso quer dizer que Luizinho Vieira era culpado e, com Moacir Júnior, como que “da água pro vinho”, mudou a forma de jogar e a partir de agora...só alegria?! Não! Futebol não funciona desta forma! Há de se levar em conta a fragilidade do adversário que, por sinal, foi rebaixado no último Campeonato Paulista. Só que o Criciúma não tem nada com isso!! Problema deles!! O que mais importa é que, mesmo sem jogar futebol de encher os olhos, o time teve outro comportamento...basicamente com os mesmos atletas que há uma semana atrás cumpriram campanha deprimente no Campeonato Catarinense.

Fazendo aquela análise individual...Luiz só errou no começo ao rebater uma bola pra frente, o que não deve ser feito por goleiro que se preza! Massss...nos demais lances em que foi exigido esteve muito bem! Nota 6. Maicon Silva foi mais “aceso” na 2ª do que na 1ª etapa. Procurou ir mais a frente para ajudar o ataque. Continua sendo jogador que se caracteriza pelo “feijão com arroz”! Nota 6. Rafael Pereira não comprometeu, na questão individual e participou do lance que originou o 1º gol. Nota 6. Por sua vez, Iago Maidana teve comprometida sua atuação por ser destro e atuar no lado esquerdo da zaga. Encontrou dificuldades para obter melhor rendimento. Vale frisar que Maidana foi colocado fora de sua real posição por ordem do treinador, não porque ele quis!! Como teve rendimento comprometido, nota 5. Rômulo teve participação discreta, na parte ofensiva. Só que, na defesa, cumpriu bom papel. Nota 6. O meio campo do Criciúma, dentro dos seus limites e do que cada um pode fazer, foi extremamente competente naquilo que se propôs. Como não tem muita qualidade para criar, marcou e trocou passes curtos, facilitando o trabalho do setor. Ruan, nota 7; Dôdi, também 7; Barreto, 6; e Vítor Míchels...6. No setor de frente, Bruno Lopes(em destaque, comemorando seu gol na foto abaixo) atuou como atacante “de lado”, pela esquerda! Não pela direita, como nas últimas vezes. Mostrou doação ao jogo e acabou premiado com um gol! Nota 7. A mesma nota também, 7, pro estreante Paulo Sérgio. Ganhou um “presente” de Léo Gago, volante adversário que errou passe no sistema defensivo, aproveitou-se e também fez seu gol! Entraram Róger Guedes, Ezequiel e Jéferson. Só os dois últimos merecem avaliação pelo tempo que estiveram em campo. A pedido do treinador cumpriu mesmo papel que estava sendo exercido por Bruno Lopes: de atacante pela direita e para ajudar na recomposição. Nota 6. E, sobre Jéfferson, entrou no lado esquerdo do ataque para explorar sua velocidade. E, justamente, no lance do 3º gol, o garoto saiu atrás e chegou na frente de seu marcador para “tirar” do goleiro Lauro. Nota 7. Faço menção positiva ao treinador Moacir Júnior que estreou e bem! Fez algumas poucas mudanças táticas e o Criciúma jogou bem! Sempre citando que o adversário foi o fraco Bragantino e que o Tigre foi um verdadeiro “tigre”!!

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Time já poderá ter “cara” diferente contra o Bragantino?

Imagino que não! Até porque, os jogadores à disposição, basicamente, são os mesmos que vem sendo usados no Campeonato Catarinense. E...não vou ficar em cima do muro, não! De modo geral, o otimismo do torcedor do Criciúma e nosso, que acompanhamos diretamente o Clube, não é muito grande pra esse jogo de Bragança Paulista, na noite desta 5ª feira(23), no "Nabizão"(foto abaixo). O histórico recente do Criciúma, todos sabem, é desmotivador! Também faço uma previsão de que o Bragantino deve jogar mais do que o Real Noroeste, adversário eliminado pelo Criciúma na fase anterior da Copa do Brasil.Portanto, as facilidades encontradas no Espírito Santo, com toda certeza, não serão as mesmas!!

Entretanto, há algo que pode ajudar a mudar, pelo menos um pouquinho, o jeito de jogar do Criciúma: a troca no comando técnico! A estréia de Moacir Júnior está cercada de bastante expectativa! Depois da “era Luizinho Vieira”...chega a vez de Moacir mas, ainda, sem que tenha nas suas mãos o grupo por ele desejado e montado! Então...o Criciúma para jogar contra o “Braga” terá, quase que na sua totalidade, os mesmos atletas que até o último fim de semana cumpriram campanha pífia no Campeonato Catarinense! Assim, espera-se que...muito mais na conversa do que nos poucos treinos realizados, o Criciúma demonstre comportamento BEM diferente do que o presenciado ultimamente!! Ou alguém pensa o contrário??

Quanto ao adversário, o Bragantino, fez campanha ruím no último Campeonato Paulista. Acabou, inclusive, rebaixado, com apenas 7 pontos em 15 jogos, frutos de só duas vitórias!! O técnico era Alberto Félix, ocupando o cargo interinamente. Ele havia substituído Vágner Benazzi. Atualmente, o presidente do “Braga” é Marco Chedid, filho de Nabi Abi Chedid, família que “manda e desmanda” em Bragança Paulista. Em razão da queda no Paulistão/2.015, os dirigentes acertaram uma parceria com o Corínthians onde alguns atletas estão sendo repassados por empréstimo e toda a comissão técnica cedida pelo Timão. O treinador, por sinal, é Osmar Loss, natural do Rio Grande do Sul, que com o sub-20 do Corínthians, foi campeão da última Copa São Paulo. O gerente é Júlio Rondinélli, este ex-Criciúma; e o diretor de futebol também enviado pelo Corínthians, é Domingos Neto, o Doni, que não é o mesmo que já foi goleiro do próprio clube.

Cronistas esportivos e a “galera da imprensa” em geral foram convidados para participar, mais uma vez, do Top da Bola. Trata-se de uma promoção do Instituto Mapa, de Florianópolis, que escolhe a cada ano os melhores do Campeonato Catarinense. Na 2ª etapa do torneio, reunindo hexagonal e quadrangular do descenso, os escolhidos foram aqueles que constam no quadro abaixo. Caso o leitor queira, poderá clicar na imagem e ampliar visualização! Antecipo que, respeito a votação mas entendo que Vitinho, atacante do Guarani de Palhoça, por ser o principal goleador da competição, deveria estar na seleção “A”. Além disso, pra mim, Apodi jogou mais do que Suéliton; e, Célio Amorim não pode ser um dos dois melhores na arbitragem, nem aqui e nem na “China”...esxtão compreendendo??? Masss...observem e tirem suas conclusões!

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Criciúma começa a contratar!!

Os nomes citados, cogitados e alguns encaminhando acerto final já foram especulados pela imprensa há alguns dias. São jogadores que se encaixam dentro de uma metodologia que está sendo implantada pelos novos integrantes do Depto. de Futebol, no caso, Marcos Moura Teixeira e também Felipe Ximenes. E o mercado visado, claramente...do interior de São Paulo. Pelo menos até agora, atentem para quem tem sido comentado! Zagueiros: Adalberto, estava no Linense, 28 anos; Leonardo, do Ituano, também 28 anos; e, Wânderson, que jogava no São Bento de Sorocaba, 23 anos. Lateral direito...Arnaldo, do Penapolense, 23 anos. Volantes: Rodrigo Souza, 28 anos, também do Penapolense; e Élton, ultimamente atuando na Ponte Preta, 24 anos. E, o meia-atacante Rodrigo Andrade(à dir.. na foto abaixo), 27 anos, que veio do Botafogo de Ribeirão Preto. Assim, sete especulações que poderão estar em campo o mais breve possível para ajudar em mais um processo de recuperação do Criciúma! Digo, “mais um” porque o Criciúma “monta e se remonta” e os resultados em campo são insatisfatórios!

De qualquer modo, entendo ser a forma mais correta para reformular um plantel que precisa de qualidade técnica e bem mais comprometimento para, aí sim, alcançar objetivos práticos dentro de qualquer competição! Este, especificados acima, são jogadores que querem aparecer para o mercado mais elitizado e, assim, se utilizam da Série B e Copa do Brasil, jogando por uma equipe mediana, para tentar almejar algo mais promissor lá na frente. Entenderam? Ou seja...os caras vêm pra cá com o intuito de mostrar seu trabalho, ser observado e, quem sabe, conseguir, em curto ou médio espaço de tempo, um contrato mais rentável e atuar na Série A ou até mesmo no exterior!

Ou o torcedor...o leitor, alguém pensa que qualquer profissional assina com o Criciúma para buscar o acesso à 1ª Divisão e elevar o nome do Clube em âmbito nacional? Não! Esse não é o objetivo principal de “Rodrigos” ou “Leonardos” que podem vestir a camisa do Criciúma ou de qualquer outro clube considerado emergente no futebol nacional dos dias de hoje! Os “caras” querem, primeiro, se promover...e, se o trabalho der resultado, beleza! Todos ganham! No caso do Campeonato Brasileiro da Série B, o clube atinge sua meta, ser campeão ou subir pra Série A, aumenta seus dividendos com patrocínios mais elevados e o prestígio fica em alta; e...os jogadores acabam sendo MUITO valorizados! Pra quem ainda não assimilou...o futebol é negócio! Paixão mesmo? Só nas arquibancadas, dos torcedores; ou camarotes, com dirigentes que às vezes não agem com a devida razão!!

Passarinho Arrepiado está de olho nos preparativos finais do Criciúma que joga nesta quinta-feira(23) pela Copa do Brasil, contra o Bragantino, lá em Bragança Paulista, onde a torcida já foi bem mais apaixonada e fanática do que atualmente. Na última vez que jogou lá, isto pela Série B de 2.012, deu Tigre! O placar...4 a 3 com os gols do Tigre assinalados por Lucca, Gilmar e Marlon(2). Escalação do então treinador Paulo Comélli: Douglas Leite; Ezequiel, Matheus Ferráz, Nirley e Marlon; Elias(Ozéia), Fransérgio(Diego Felipe) e Kléber; Lucca, Gilmar(Diego Oliveira) e Zé Carlos. Masss...como os tempos são outros, a equipe que treinou para a estréia de Moacir Júnior no comando técnico: Luiz; Maicon Siva, Rafael Pereira, Iago Maidana e Rômulo; Ruan, Barreto, Dôdi e Vítor Míchels; Paulo Sérgio e Bruno Lopes. Confirmado o time? Ainda não!!

terça-feira, 21 de abril de 2015

Segue a vida...segue o barco, mas sem virar!!

Acabou o Campeonato Catarinense, a primeira das três disputas que o Criciúma tem para este ano. Sob o ponto de vista competição, a impressão deixada foi a pior possível! Acabou em sexto e último lugar num hexagonal, atrás de Joinville, Figueirense, Chapecoense, Internacional e Metropolitano. A campanha do Criciúma foi vergonhosa! Sei que há outras questões para serem analisadas, como o lançamento dos garotos e o dito “prestígio” em relação ao pessoal das categorias de base. Mesmo assim, raríssimas vezes o Criciúma fez valer o seu apelido de “Tigre”! Durante todo o torneio, na verdade, foi muito mais um “gatinho”! E daqueles bem “meloso” e frágil!! Massss...importante frisar que passou!! Quem está fora do Criciúma, não é integrante do Clube, pode até deixar de lado o que aconteceu no Estadual. No entanto, aqueles que convivem internamente as coisas do Criciúma precisam ter muito vivo na memória tudo o que se viu nos primeiros três meses da temporada. É uma situação idêntica a de uma criança que apanha do pai e não pode esquecer a surra que levou para não repetir o erro cometido... entenderam?

E agora? Ora bolas...vem aí a continuidade da Copa do Brasil e o início do Campeonato Brasileiro. Dá pra notar que os dirigentes se recolheram um pouco! Desde o presidente Antenor Angeloni, passando por Lédio Daltoé e Cláudio Gomes...poucas palavras! E, convenhamos...o necessário é agir, fazer...e não falar!! O mais importante é o Criciúma, como instituição, demonstrar que está antenado quanto às responsabilidades em relação ao Campeonato Brasileiro. Os recém chegados, Marcos Moura Teixeira e Moacir Júnior, respectivamente, “cara” do futebol e treinador, também têm economizado nas frases. Qualquer pergunta direta sobre jogadores é desviada e os repórteres recebem uma “curva”...desvio comum quando o entrevistado quer evitar falar sobre determinado assunto.

Passarinho Arrepiado e suas observações quanto aos campeonatos estaduais que estão caminhando, cada um, para sua reta final. O Arrepiado se refere aqueles que mais despertam nossa curiosidade. Aqui...”do lado”, nenhuma novidade para mais um Gre-Nal decidindo o Campeonato Gaúcho. No paranaense, não deu Atle-tiba e muito menos o Paraná entrou na briga! Vamos ter Operário de Ponta Grossa, treinado pelo Itamar Schülle, ex- Criciúma, contra o Coritiba. Em São Paulo, o Corínthians, dono da melhor campanha na fase de classificação, acabou eliminado e teremos Santos e Palmeiras decidindo o título. A última vez que isso aconteceu foi há 55 anos!! No Rio de Janeiro, com uma “ajudinha extra”, Vasco e Botafogo, hoje os “queridinhos” da Federação de lá, vão brigar pela taça. Os “rebelados” Flamengo e Fluminense ficaram fora! Me lembra também, o Passarinho que, em Goiás, Sílvio Criciúma com o seu Trindade, chegou a fase semifinal e perdeu a vaga na decisão para o Aparecidense, do técnico Márcio Goiano. Este enfrentará o Goiás, comandado por Hélio dos Anjos. Na Bahia, a decisão terá um Ba-Vi “falso”! Sim...entre Bahia e Vitória...da Conquista! E o Catarinense? Sem Criciúma e Avaí que, literalmente decepcionaram, e com o favoritismo da Chapecoense indo por “água abaixo”...vamos ter Joinville e Figueirense! Masss...apenas algumas curiosidades citadas pelo Arrepiado!!

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Chapecoense 1 x 0 Criciúma...acabou o martírio!!

Foram 19 jogos! O Criciúma ganhou só 5! Perdeu 11 e obteve 3 empates. Gols? A favor foram 14 gols; contra...23!! Aproveitamento de 31,5%!! Muito...muito pouco!! A campanha realizada pelo Criciúma no Estadual 2.015 foi uma das piores de toda a sua história! Há de se levar em conta que a direção apostou num projeto de aproveitamento de garotos e blá blá blá...o que todos já sabem “de cor e salteado”. Mesmo assim, eu esperava que Luizinho Vieira e parceiros de comissão técnica pudessem dar um melhor padrão ao time...tática e tecnicamente! O tempo passou, os jogos foram acontecendo e o Criciúma acumulando resultados negativos! De outro modo, sempre houve esperança de melhoras, mas a realidade continuou a nos mostrar um time que, cada vez mais, caminhava para a derrocada final!
Neste domingo(19), pra encerrar o Campeonato Catarinense, o Tigre até que não fez tão feio assim! Como foi uma partida com características meramente amistosas, não houve marcação incisiva de nenhum das duas equipes, e com o andamento do outro jogo em Florianópolis que só interessava à Chapecoense, no caso o Inter perdendo para o Figueirense, em Chapecó...pouca movimentação e somente alguns lances de emoção. Talvez pra tentar dar uma resposta à sua torcida, a “Chape” aumentou um pouco o ritmo no 2º tempo e fez o placar de um a zero em lance irregular. Quando Apodi recebeu na área estava em completo impedimento. Este cruzou rasteiro para Wílliam Bárbio só tocar, com o gol vazio!

Individualmente...Édson  fez bom jogo e se constituiu no melhor do Criciúma. Com boas defesas realizadas, demonstrou segurança e, assim, aumenta seu nível de auto-confiança! Nota 7. Maicon Silva...lateral que, outra vez, comprovou que é jogador pra ser aproveitado apenas no grupo...não como titular! É comum e, novamente, não aproveitou oportunidade para receber avaliação positiva do novo técnico Moacir Júnior. Nota 4. Sobre Rafael Pereira...tenho opinião idêntica a já expressada em relação a Maicon Silva. Atleta com algum esforço, mas sem qualificação para continuar recebendo chances. Nota 4. Iânson, apesar de exagerar nas faltas, voltou a jogar razoavelmente bem...se comparado com seus colegas. Nota 6. Rômulo não conseguiu apoiar...ir ao ataque, como em outros jogos. Ficou preso na defesa e levou um sufoco do bom Apodi, lateral adversário. Nota 4. Ruan...no estilo “feijão com arroz”, não comprometeu e limitou-se a exercer marcação à distância. Nota 5. Luizinho Mello saiu logo no começo da partida, machucado. Sem nota! Entrou Róger Guedes e, taticamente, houve mudança. Ou seja, Dôdi recuou um pouco e Róger jogou mais liberado. Teve uma chance, de cabeça, após bola parada e só! De novo, baixo rendimento! Nota 4. Quanto a Dôdi, cumpriu papel tático de “povoar” o meio campo. Também, pouca produtividade! Nota 4. Sobre o meia Vítor Míchels...apareceu bem, se formos considerar suas próprias limitações. Arriscou jogadas individuais e chutes a gol, além de ter batido a maioria das jogadas de bola parada. Nota 6. No setor de frente, Edy procurou se movimentar mas, a exemplo do que já vimos com outros atacantes, lhe faltou maior agressividade e chutes a gol. Nota 5. E...Jéfferson ganhou oportunidade pela primeira vez para ser titular e, pelo menos, se doou muito ao jogo. Só que muito tímido, ainda, o garoto! Nota 5. Foram usados, também, Rafael Felipe e Kallil que, prefiro, deixar sem avaliações.

O que acontecerá a partir de agora? Copa do Brasil e Brasileiro!! Segue a vida!! Campeonato Catarinense, para o Criciúma, é “página virada”!! Quinta-feira(23) já tem o Bragantino, lá, e depois aguardemos o Mogi Mirim, dia 08/05...já pela Série B. E, para pegar o Braga, imagino que, de novidade mesmo, só o tal de Paulo Sérgio...atacante que foi contratado há algum tempo e não atuou ainda! Quem sabe o Cléber Santana...recuperado de lesão. No mais...o time, talvez, tenha a grande maioria dos jogadores que vem sendo usados!!Huuummm...ai, ai, ai!!!

domingo, 19 de abril de 2015

Hexagonal com rodada quase toda amistosa!

Ela só não é para Chapecoense e Internacional de Lages. Ocorre que a 3ª posição na classificação final do Campeonato Catarinense dá uma vaga na Copa do Brasil do ano que vem. Sendo assim, a Chapecoense vai fazer de tudo pra ganhar do Criciúma e torcer que o Inter não vença seu jogo contra o Figueirense, em Florianópolis. Lembro que o Inter , hoje, é 3º colocado com 14 pontos; a Chapecoense, 4ª com 12. Por isso o interesse de ambos, “Índio” e “Leão Baio”, na rodada que fecha a fase de classificação do Estadual 2.015. A outra partida, Metropolitano x Joinville, não vale absolutamente nada! Tudo isso porque o JEC já garantiu o direito de fazer o segundo jogo da final em casa. Tem 22 pontos contra 18 do Figueirense, 2º na tabela.

Há uma situação que poderá influenciar o rendimento de alguns clubes nesta reta final do Catarinense. Os jogos que estão marcados para os próximos dias envolvendo a segunda etapa da Copa do Brasil. Três dos envolvidos na atual fase do Estadual, mais o Avaí, estão classificados para a referida 2ª rodada da competição nacional. Claro que, depois de domingo(19), só restará o Figueirense. Ocorre que o adversário alvinegro será o rival Avaí, com a primeira partida sendo na Ressacada! A Chapecoense, por sua vez, pega o Sport, com o 1º jogo em Chapecó. Já, o Criciúma, enfrentará o Bragantino, com a “ida” sendo realizada em Bragança Paulista, na próxima quinta-feira(23), as 21 horas. O Sportv transmite o jogo!

Passando o hexagonal do Campeonato Catarinense, as atenções se voltarão, com certeza, para o Brasileiro e a própria Copa do Brasil...quem for passando de fase. O Figueirense ainda estará disputando as finais do regional contra o Joinville. E...o técnico Argel Fucks, juntamente com seus atletas, terão que se “virar” para dar conta do recado! Como último campeão estadual, o Figueirense quer o bi e, novamente, vai encarar uma rivalidade contra o Joinville que vem aumentando a cada ano! Sobre o Joinville, mesmo que tenha conquistado o acesso para a Série A do Brasileiro, o torcedor não sente o “gostinho” de uma conquista estadual desde 2.001!!

E o Criciúma para o Campeonato Brasileiro? Por enquanto muita especulação e pouca informação concreta, vinda da”boca” dos dirigentes! O meia Rodrigo Andrade foi anunciado e outros atletas estão sendo cogitados. Mas, com certeza, o Criciúma está demonstrando mais cautela em relação aquilo que vimos na temporada passada! Os jogadores que podem vir são atletas que, claramente, querem buscar espaço...vitrine e, quem sabe, se projetar melhor na carreira. Oficialmente, o Clube não se manifesta e, então, ficamos no aguardo de que, pelo menos Marcos Moura Teixeira e cia. montem um time com alto grau de comprometimento e espírito competitivo, qualidades não observadas há teeemmmpo por aqui!! Esxtão compreendendo??

Passarinho Arrepiado garante que o Criciúma terá 8 jogadores da base no jogo contra a Chapecoense...despedida do Campeonato Catarinense. Escalação confirmada, ainda por Luizinho Vieira, que também faz seu último jogo comandando o time da área técnica: Edson(Luiz está machucado); Maicon Silva, Rafael Pereira(Fábio Ferreira também no D. M.), Iânson e Rômulo; Ruan(que volta depois de um período lesionado), Luizinho Mello(Barreto cumprirá suspensão), Dôdi(Cléber Santana continua se recuperando de um problema muscular) e Vítor Míchels(Natan acusou lesão muscular); Edy(Lucca passou por artroscopia recentemente) e Jéfferson(Bruno Lopes está com a Seleção Sub-20). É o que tem, galera!!!