sexta-feira, 12 de julho de 2019

O VAR pode significar evolução! Mas, tirou a graça do futebol!!

Video Assistant Referee...ou, traduzindo pro português: Árbitro Assistente de Vídeo. Sinceramente, não gostei de boa parte do que tenho visto! Os caras estão em CINCO numa cabine fechada, só pra analisar lances polêmicos, e ainda erram!! Sei que são seres humanos e passíveis de equívocos!! Mas, a partir do momento em que imagens ficam à disposição da tal equipe, pra ver, rever e avaliar irregularidades ocorridas ou não, é praticamente inadmissível falhar!! Vale frisar que, além dos cinco escalados pro VAR, ainda tem o trio em campo e o árbitro reserva!! Total: NOVE!! E, mesmo assim, mesmo com todo esse aparato tecnológico, ainda conseguem se equivocar e causar tanta polêmica!!! De outro modo, é preciso reconhecer que também há acertos!! Nas competições em que a nova tecnologia vem sendo empregada, lances que seriam validados pela “mão humana”, foram reparados justamente por causa do VAR!

Contudo, tirou muito a graça...o “glamour” da comemoração de um gol, seja por parte do seu autor ou da torcida! Vários lances já vi em que o jogador faz o gol, desconfia de algo, e, antes de sair festejando, dá uma olhada pro bandeirinha ou pro árbitro, pra ver se há confirmação do lance! E outra situação observada que, segundo especialistas, o protocolo determinado pela FIFA indica para, em caso de alguma irregularidade verificada, a arbitragem tem de deixar seguir o lance e, em se confirmando o gol, por exemplo, este deverá ser anulado!! Ora bolas...se tal anormalidade já foi notada, pra que permitir que a jogada termine se está ilegal?? Sinceramente, gostava mais quando tínhamos os dois árbitros...aqueles ao lado das traves, medida já adotada em temporadas passadas. Equívocos vão continuar acontecendo, com ou sem VAR!!

Passarinho Arrepiado está todo motivado porque a Rádio Onda Jovem 107.5 fará total cobertura no jogo final do Campeonato Municipal de Forquilhinha, futebol de campo, Taça Dílson Kammer. O referido evento ocorre neste domingo(14), a partir das 15 horas, entre Operário Santa Líbera e Santa Terezinha. Na realidade, dois bairros da cidade que se enfrentam nesta decisão com o detalhe de que o Operário nunca ganhou o torneio e o adversário já foi oito vezes campeão em 28 competições, do tipo, realizadas. O referido jogo acontece no Estádio Pinheirão, Bairro Ouro Negro. Com prazer, vou fazer comentários e reportagens, tendo como narrador Jotha Del Fabro, além de participações especiais de Vanderlei Ricken, Maciel Da Soler e Dani Warmeling.

quarta-feira, 10 de julho de 2019

Como nos bons tempos...!!

Assim dá pra sintetizar o que aconteceu na noite fria, desta terça-feira(09), no Estádio Heriberto Hülse, quando o Criciúma conquistou grande vitória no Campeonato Brasileiro!! De virada, o Tigre fez 2 a 1 pra cima do Coritiba que, todos sabem, é time com pinta de candidato a acesso. O gol sofrido logo no começo do 2º tempo foi uma “ducha de água fria” no bom futebol que o Criciúma havia jogado durante toda a 1ª etapa. Aliás, a superioridade dos comandados de Gilson Kleina se caracterizou mais na fase inicial quando, embora sem criar grandes oportunidades de gol, ficou mais com a bola e rondou, a todo momento, a área adversária!
O Coritiba, por sua vez, se limitou a marcar e tentar explorar contra-ataques, principalmente utilizando bastante o bom Rafinha e, também, o centroavante Rodrigão, este com bom porte físico e oportunista!. Aliás, vale frisar que o time paranaense exerce forte poder de marcação, do tipo “não tem bola perdida”!! E, quando pode, joga em alta velocidade pra conseguir chegar ao gol. Inclusive, o chute de Thiago Lopes foi numa dessas escapadas pela direita, desviando no zagueiro Derlan, “matando” o goleiro Luiz!
A partir do gol, o Coritiba que já tinha uma clara proposta defensiva, se encolheu ainda mais e o Criciúma fez quase situação de “meia linha” pra encurralar o adversário. De tanto insistir, em jogada de Reis e passe de Julimar, Léo Gamalho bateu da entrada da área pra empatar a partida...isso há 33 minutos do 2º tempo!! Em seguida, o Coritiba esboçou reação e só não marcou porque a trave salvou o Tigre, além de bolas desviadas na defesa!
Eis que, aos 49 minutos, bola parada na lateral intermediária do Criciúma, pela direita, Marlon levantou pra área e o desvio fatal de Liel!! Outra vez de cabeça, pra decretar o gol da virada e da importante vitória do Criciúma sobre o Coritiba!! Resultado que leva o time pra 10ª posição na tabela de classificação, considerando-se que falta o complemento da rodada com jogos durante o final de semana.
De qualquer modo, o resultado de vitória, 2 a 1, com virada perante um concorrente ao acesso pra Série A, com certeza, precisa e deve ser muito valorizada!! Os jogadores do Criciúma foram valentes e o time demonstrou consistência e aplicação tática pra conquistar tal êxito!! Dentro do que vi, nessa ordem, Wesley e Reis foram os melhores do jogo!! Todos de parabéns!! Vem aí, na sequência, dois jogos fora de casa: Vitória, em Salvador; e, CRB, nas Alagoas!! Mas, não há dúvida: foi como nos bons tempos...!!

domingo, 7 de julho de 2019

Bom jogo, bonita festa e título merecido da Seleção Brasileira!!

A partir do momento em que Uruguai, Chile e Argentina foram eliminados, ficou claramente evidenciado o favoritismo do Brasil pra conquistar a Copa América!! O futebol brasileiro conseguiu seu nono título do torneio!! Se formos relembrar o passado, o que se jogava há anos atrás e como o futebol era, nosso selecionado não fez mais do que sua obrigação!! Jogando em casa, num estádio que é considerado “palco sagrado” do futebol mundial, torcida “no pé”... mesmo que, de certa forma, pressionados, os jogadores comandados por Tite tiveram atuações dentro da expectativa!! O Peru, por sua vez, conseguiu algum domínio e pressão sobre o adversário quando Gabriel Jesus foi expulso. Fora isso, A Seleção Brasileira foi mais time e, confirmando a dita preferência na “bolsa de apostas” e, com autoridade, ganhou de 3 a 1!!

Alguns pontos e questões que preciso colocar. Observem que, com 36 anos de idade e correndo bem mais que muito “guri” por aí, Daniel Alves(foto) foi o “cara” da Seleção e da Copa América!! Vai ter fôlego pra ir a mais um Mundial?? Acredito que não, pois, já terá completado 39 anos de idade quando acontecer, em novembro de 2.022, a competição no Qatar!! Pra intensidade de uma Copa do Mundo permanecer até 2.022 jogando em alto nível será tarefa quase impossível!! Ainda sobre os titulares, hoje, o bom Thiago Silva terá 37 anos!! Outro que precisará estar jogando muito pra continuar sendo aproveitado!! De outro modo, analisando pelo que vimos na Copa América, jogadores como o goleiro Alisson, o meia Arthur, além dos atacantes Gabriel Jesus e Everton Cebolinha, continuarão a ser de suma importância! Assim como Neymar...este pela sua história e esperança que se tem em recuperar sequência de jogos e boas apresentações!! Noutras posições?? Ah...vamos à “caça” de um lateral esquerdo, de mais volantes e meias que possam, realmente, ser qualificados e competitivos afim de que a Seleção Brasileira vá, com convicção, na busca do hexa!!

Enquanto estávamos em clima de Copa América, o Passarinho Arrepiado ficou prestando atenção e muito no Criciúma!! Afinal, nesta terça-feira(09), já tem Tigre em campo contra o Coritiba, voltando à nossa realidade que é o Campeonato Brasileiro. A direção da G. A. havia, de certa forma, prometido que teríamos contratações durante o período da Copa América e só chegou o volante Foguinho, que já tinha sido anunciado antes!! Lembrando que o Criciúma é 14º na tabela de classificação, com 9 pontos; e, o “Coxa”, 9º com 12!! Mesmo que esteja frio e o horário, 21:30, situações que não “ajudam” muito...é preciso que o torcedor esteja presente e incentive!! Retornemos à “rotina”!!