sábado, 8 de julho de 2023

De vento em popa!!

Assim dá pra definir este atual momento do Criciúma no Campeonato Brasileiro!! De forma INCONTESTÁVEL, a não ser pra turma da corneta que sempre arruma algo pra reclamar, o Tigre segue a passos largos afim de confirmar uma boa campanha na competição! A última derrota aconteceu na 11ª rodada quando perdeu pro Juventude. De lá pra cá: 1 a 0, no Vitória; 1 a 1, em Chapecó; 2 a 1, diante do CRB; 2 x 0, no Sampaio Correa; e, 1 a 0, contra o ABC. Há de se levar em conta que, destes resultados citados, somente um foi em casa! Os demais, longe do Estádio Heriberto Hülse, o que valoriza ainda mais o trabalho da Comissão Técnica e grupo de jogadores.

No jogo de Natal, é preciso ressaltar que o zagueiro Rodrigo foi o maior culpado pela expulsão de Wálisson Maia. Ora...ora!! É primário, no futebol, que não se atravessa bola na frente da área! O capitão tricolor cometeu falha "quase imperdoável", seu parceiro de setor foi expulso e, desde os 19 minutos da 1ª etapa, o Criciúma jogou com um a menos. Isso custou caro ao Tigre! A equipe foi pressionada, praticamente o tempo todo! E, só não tomou gol, graças a mais uma boa atuação do goleiro Gustavo; do bom sistema defensivo armado, taticamente, principalmente após ficar com 10 em campo; e à baixa qualidade técnica do ABC que, merecidamente, é lanterna na tabela Série B.

No lance que originou o gol do Criciúma, o zagueiro adversário tocou, pra mim sem necessidade, no tornozelo de Fabinho. O atacante do Tigre estava de costas pro gol e não havia perigo iminente, naquele instante. Melhor pro Criciúma! Assim, Genílson, derrubou Fabinho e o lance penal foi confirmado pela arbitragem. Fellipe Mateus, que completou CEM JOGOS com a camisa do Criciúma, bateu no canto esquerdo da meta potiguar e decretou a única conquista do jogo. No mais, observamos um confronto de ataque contra defesa. Ou seja, o ABC exercendo pressão, até pela sua condição na tabela e precisando da vitória, contra um Criciúma que, de novo, foi resistente, eficiente e competente pra buscar mais três pontos! 

sexta-feira, 7 de julho de 2023

Vai entender...!!

Fiquei sabendo, através de notícias divulgadas, que o Executivo de Futebol do Criciúma, Alex Brasil, teria viajado na busca de reforços. Afinal, estamos no período da janela de transferências... aquela fase liberada para que os clubes possam efetuar negociações e/ou contratações. Até porque, vem aí um segundo semestre que promete muito, em termos de briga...luta por alcance de objetivos de cada um dos 124 clubes que disputam as séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro. Lembro que a tal "janela" teve início em 02/07 e vai até o dia 03/08. 

Só que, pelas últimas informações colhidas, Alex Brasil está, sim, no Centro de Treinamentos Antenor Angeloni, fazendo seu trabalho, normalmente! Portanto, ele NÃO VIAJOU, NÃO, pelo menos ainda, como chegou a ser especulado, pra efetuar contratações. Vale frisar que Alex Brasil está suspenso pelo STJD, pelo prazo de 60 dias. A punição acabou sendo dada em decisão da 5ª Comissão Disciplinar. O profissional foi julgado no caso em que teria partido para cima do delegado da partida entre Vila Nova e Criciúma, pela sexta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Em razão disso, juntamente com o presidente Vilmar Guedes, pra Natal(RN), foi o Wílson Vaterkemper, que compõe ativamente o Depto. de Futebol

E outra: o atacante Lucca, que está no futebol tailandês, teria recebido sondagens de Criciúma, Sport e Vitória, pra retornar ao Brasil. Lucca, que já jogou no Tigre e está no Lamphun Warrior, parece não ter deslanchado por lá. Inclusive, seu time corre risco de rebaixamento no torneio local. O atleta, de 33 anos, passou pelo Criciúma em meados da década passada, marcando 42 gols em 150 jogos.

quinta-feira, 6 de julho de 2023

Uma diretoria coesa...em sintonia!!

Essa é a definição que tenho em relação ao atual comando do Criciúma E. C. Os senhores Vilmar Guedes, presidente executivo; Alexandre Reis de Farias, vice-presidente administrativo; Valter José Minotto, vice-presidente financeiro; e, Antônio Deoclésio Pavei, vice-presidente de patrimônio, se mostram unidos, com os pés no chão e em completa consonância com o Depto. de Futebol e Comissão Técnica. Importante frisar que, um pouco mais atrás, no tempo, o então presidente Anselmo Freitas teve papel preponderante na formação da atual direção tricolor, depois de um período muito infeliz com Jaime Dal Farra! Que assim continue! E, que, principalmente, o Criciúma possa atingir os objetivos traçados!

Lembro que, o "desastre" da queda pra Segunda Divisão em Santa Catarina já foi deixado de lado na memória de todos e até serviu como lição! O Criciúma fez o que tinha de fazer, jogou a Série B/Estadual, conquistou o título e, no mesmo ano, cumpriu a meta de permanência na Série B do Campeonato Brasileiro. Pra 2.023, lembro que antes de a temporada começar, ouvi do Alexandre Farias: "Giba...temos que vencer e vamos ganhar o Campeonato Catarinense"! Eis que veio o torneio e o Tigre atingiu o que desejava, culminando com uma linda festa proporcionada por sua torcida, lá em Brusque...se estendendo até o amanhecer do dia seguinte, já aqui em Criciúma!

Sem esquecer da boa grana adquirida com as fases da Copa do Brasil, o Criciúma entrou no Campeonato Brasileiro com o claro propósito de, primeiramente, manter-se na mesma divisão e, se as coisas "fluírem" positivamente, quem sabe...por que não, pensar em acesso pra Série A do ano que vem??!! E é justamente isso o que está acontecendo! Afinal, a campanha do Criciúma, até o momento, credencia Claudio Tencati e comandados a sonhar, sim, com uma vaga entre os quatro primeiros colocados, ao término da competição! Insisto que, pelo menos até agora, o Criciúma, como um todo, tem se mostrado coeso, firme e forte!! Então...quiçá permaneça!!

terça-feira, 4 de julho de 2023

Tiago Marques é o novo "cara" do Criciúma??

Pois então...!! Não é que ele tem feito gols importantes nos últimos dois jogos do Criciúma?? Sim!! Tiago Marques marcou um, no empate com a Chapecoense; e, outro gol, na vitória perante o Sampaio Corrêa. De reserva, meio que esquecido, à opção "de luxo" para o técnico Claudio Tencati. Esta é a atual situação do experiente atacante do Tigre. Tiago Marques tem 35 anos e, lá no futebol paulista, onde jogou antes de vir pro Criciúma, fez gol pra caramba e tem bom prestígio!!

Abaixo, segue boa parte da reportagem do colega Tiago Monte, do site TN SUL, sobre Tiago Marques..."goleador" do Criciúma:

A janela de transferências, no futebol brasileiro, abriu no começo desta semana. Agora, os clubes podem contratar reforços até o dia 2 de agosto. Porém, o primeiro "reforço" do Tigre já estava no clube. Com dois gols marcados, nos últimos dois jogos, Tiago Marques se credencia como opção para o técnico Cláudio Tencati no ataque carvoeiro. “É como eu falei: sempre que precisar de mim, eu vou procurar fazer o meu melhor. É para isso que eu fui contratado e para isso que estou aqui. Não sei qual o pensamento do clube, mas, independente de qualquer coisa, eu quero sempre corresponder. Não só eu, mas todos os centroavantes que estão aqui. Eu tenho certeza que todos pensam como eu, afinal, quem tem a ganhar é o Criciúma”, afirma o centroavante.

A concorrência com Éder e Felipe Vizeu será cada vez maior. Dos últimos nove gols marcados pelo Tigre, oito saíram dos pés de atacantes, desta forma, a concorrência será cada vez mais acirrada. “Isso é para ver o quanto o nosso time está bem servido no ataque. Isso é bom, principalmente, para o Tencati, que é o nosso treinador. Ver que tem bastante opção para o ataque. Eu sempre falo: independente de quem ele colocar ali, todos vão querer ajudar e corresponder”, relata Tiago.

O centroavante faz questão de agradecer aos zagueiros, que “seguram o piano” na defesa. “É dar sequência e continuar com essa pegada. A gente não pode ficar se exaltando muito. Temos que manter a nossa humildade e a postura. Sempre que nós, atacantes, formos acionados, temos que corresponder à altura”, pontua.