quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Menos mal que não tem rebaixamento na Copa SC!!

Uma verdadeira VERGONHA, mais uma por sinal, o que se viu de Criciúma 0 Hercílio Luz 2, no Estádio Heriberto Hülse, com os dois times estreando na Copa Santa Catarina. Vale frisar que o Leão do Sul jogou fazendo jus ao “apelido” e não teve nada a ver com o novo VEXAME apresentado pelo Tigre...que, inclusive, foi mais um “gatinho” do que qualquer felino feroz!! De novo, um jogo DECEPCIONANTE dos comandados da dupla Paulo Baier/Luciano Almeida. Por sua vez, o Hercílio foi valente, marcou o FRACO ADVERSÁRIO o tempo todo e soube se aproveitar das oportunidades criadas!! Muito bom o futebol mostrado pelos jogadores “pupilos” de Raul Cabral. Destacaram-se o lateral Oliveira, o volante Ramires e o meia Garraty, este, autor de dois golaços, vale frisar!!

Massss...voltando ao Criciúma, um time SEM VONTADE, todo DESORGANIZADO em campo e que, mesmo assim, nos primeiros minutos da partida, ficou mais com a bola e passou falsa impressão de que até poderia chegar a um melhor resultado! Só que, com o passar do tempo, as DEFICIÊNCIAS do Criciúma foram se escancarando e o Hercílio conduziu, com muita sabedoria, uma vitória marcante em pleno Heriberto Hülse! No Criciúma, pelo menos na minha opinião, se “salvaram” o meio-campista Eduardo e o lateral Pedro Rosa. Só!! Absolutamente MAIS NINGUÉM!! Destaques negativos? Quase todo o restante do time!! Principalmente, os atacantes Gabriel Henrique e Minho. Ambos, sem a mínima condição de jogar no Criciúma!!!


Após o jogo, o Passarinho Arrepiado e mais os 470 torcedores que estiveram na "Casa Tricolor", estavam bastante preocupados com o futuro do Criciúma!! Até porque, no sábado(18), tem o Mirassol, em jogo decisivo no Campeonato Brasileiro da Série C! Tomara que ninguém, entre integrantes da Comissão Técnica e mais, ainda, os jogadores dentro de campo, não se deixe abalar pelo que aconteceu diante do Hercílio Luz! O “desarranjo” de todos os envolvidos na vergonheira desta quarta-feira(15) não pode e nem deve servir como parâmetro pro enfrentamento contra o Mirassol!!

terça-feira, 14 de setembro de 2021

Começa a luta pra chegar à Copa do Brasil de 2.022.

Depois do ABSURDO que foi o rebaixamento pra SEGUNDA DIVISÃO do Campeonato Catarinense, resta ao Criciúma lutar, bravamente, pra ganhar a Copa SC e conquistar uma vaga afim de jogar a Copa do Brasil do ano que vem! É o que resta depois do MAIOR VEXAME da história do Clube!! O problema é que o Tigre terá concorrentes que também necessitam das vantagens financeiras que envolvem participar da Copa do Brasil!! Além disso, todos sabemos que o elenco entregue à Comissão Técnica é de qualificação técnica limitada e ainda tem, paralelamente, as disputas da Série C do Campeonato Brasileiro!! De qualquer modo, “mãos à obra”!!

Primeira rodada da Copa SC/2.021:

Criciúma x Hercílio Luz

Figueirense x Juventus

Avaí x Marcílio Dias

Caçador x Joinville

.          

DA FORMA DE DISPUTA

Art. 3º A competição será disputada em 3 (três) Fases:

I – 1ª Fase – Inicial;

II – 2ª Fase – Semifinais;

III – 3ª Fase – Finais.

Parágrafo único. Nas 3 (três) Fases da competição (Inicial, Semifinais e Finais) todos

os clubes iniciarão sempre a disputa com 0 (zero) ponto ganho.

1ª Fase – Inicial

Art. 4º Na 1ª Fase (Inicial), os 8 (oito) clubes jogarão todos entre si, em sistema de

TURNO ÚNICO, somente jogos de IDA, em 7 (sete) rodadas, conforme tabela previamente

designada pela Diretoria de Competições Principais da FCF, com contagem corrida de pontos

ganhos, classificando-se para a 2ª Fase – SEMIFINAIS, os 4 (quatro) primeiros colocados.

.

2ª Fase – Semifinais

Art. 5º A 2ª Fase (Semifinais), será disputada pelos clubes que obtiverem as 4 (quatro)

primeiras colocações na 1ª Fase (Inicial), que serão agrupados conforme abaixo e que jogarão

entre si, dois jogos, sendo um de IDA e outro de VOLTA, sendo mandantes dos jogos de volta

(segunda partida), os clubes que obtiverem a 1ª (primeira) e a 2a (segunda) colocações na 1ª

Fase(Inicial), classificando-se para a 3ª Fase (FINAIS), o vencedor de cada grupo:

Grupo “A”: 1º colocado da 1ª Fase X 4º colocado da 1ª Fase;

Grupo “B”: 2º colocado da 1ª Fase X 3º colocado da 1ª Fase

§ 1º Será considerado vencedor do grupo o clube que obtiver o maior número de pontos

ganhos somente nesta Fase.

§ 2º Caso os clubes terminarem a disputa do grupo empatados, em número de pontos

ganhos, será considerado classificado o clube que obtiver o maior saldo de gols somente nesta

Fase.

§ 3º Se, após o jogo de volta (segunda partida), os clubes terminarem a disputa desta

Fase empatados, também, no saldo de gols, será considerado vencedor do grupo o clube

mandante do jogo de volta (segunda partida).

.

3ª Fase – Finais

Art. 6º A 3ª Fase (Finais), será disputada pelos clubes que foram os vencedores dos

grupos “A” e “B” da 2ª Fase (Semifinais), que comporão o grupo “C” e que jogarão entre si 2

(dois) JOGOS, sendo um de IDA e outro de VOLTA, cujo mandante do jogo de volta (segunda

partida) será o clube que obtiver o maior número de pontos ganhos somente na 1ª Fase (Inicial), 

obedecendo-se, quanto à disputa, os mesmos critérios estabelecidos nos §§ do artigo anterior.

Grupo “C”: Vencedor do Grupo “A” da 2ª Fase X Vencedor do Grupo “B” da 2ª Fase;

Art. 7º O clube que for o vencedor do grupo “C” da 3ª Fase (Finais) será considerado o

CAMPEÃO DA COPA SC 2021 e fará jus a ser um dos representantes do Estado na Copa do 

Brasil de 2.022.

domingo, 12 de setembro de 2021

Se continuar jogando desse jeito vai ser difícil subir pra Série B!!

Nos últimos três jogos o Criciúma conquistou APENAS UM PONTO, dentro do Campeonato Brasileiro da Série C! Só pra refrescar a memória do leitor e blogueiro: derrotas pra Novorizontino e Paraná; e, o empate perante o Botafogo, 0 a 0, no Estádio Heriberto Hülse. Resultado que, inclusive, quebrou o aproveitamento de 100% nos jogos realizados em casa. Mesmo assim, o time de Paulo Baier ainda desfruta de situação relativamente, digamos que, “confortável” na tabela. Até porque, pra não depender de outros resultados, será necessário ganhar do Mirassol, que se encontra na parte de baixo da tabela, em partida a ser realizada no próximo sábado(18), outra vez em seus domínios.

O que preocupa, contudo, é o fraco desempenho do Criciúma no returno desta primeira etapa da competição! Claramente, depois da frustração com a desclassificação na Copa do Brasil, o rendimento da equipe caiu bastante e a bastante provável passagem de fase se dará em razão do que foi conseguido no turno inicial do campeonato. Motivos de tal queda? Entendo não haver uma explicação única e específica que sirva como justificativa! Contudo, está bem evidente que o elenco possui poucos jogadores de quem se espera “mais”...só que não há resposta muito positiva dos mesmos!! Caramba...o Criciúma já experimentou TRÊS CENTROAVANTES de área, neste Campeonato Brasileiro, e “os caras” não conseguem meter a bola pra dentro!!

Além disso, há visíveis deficiências no setor de criação do time! Nem Felipe Mateus, nem Dudu Figueiredo, conseguem ter sequência de boas apresentações! Silvinho, que chegou e mostrou bom futebol, tem decaído de produtividade nos últimos jogos. De bom, mesmo, faça-se justiça à certa solidez do sistema defensivo, juntando-se ao dinamismo e a energia dos volantes Dudu Vieira e Arílson! Ainda é preciso considerar que o treinador Paulo Baier, nas partidas longe de casa, permanece sendo “teimoso” ao insistir com um esquema tático de time “bem exposto”, levando-se em conta à baixa qualificação do plantel! E...convenhamos: até agora, não se viu futebol em Minho, nem em Gabriel Henrique, pra jogarem num time onde há ideias de acesso pra Série B do ano que vem!! Será?? Huuummmm...!!!