quinta-feira, 7 de março de 2019

Os dois lados da moeda...!!


Observo que há um movimento, entre alguns torcedores do Criciúma, para que sejam colocados outdoors em lugares considerados mais visíveis da cidade e região, com o objetivo: #foradalfarra! Há revolta de boa parte da torcida tricolor em razão da inércia e da falta de capacidade de quem comanda a G. A. e, por consequência, o Clube, culminando com os maus resultados obtidos, nas últimas temporadas, em todas as competições que o Criciúma tem participado, durante os últimos anos! Afinal, coisa boa mesmo, só o título do Catarinense de 2.013!! E, isto aconteceu ainda durante a administração de Antenor Angeloni!! De lá pra cá, no fim da “era Angeloni” até os dias atuais, já com Jaime Dal Farra no comando, o Criciúma tem colecionado campanhas pífias nos torneios em que participa! Aliás, o termo é exatamente este! Ou seja, o Criciúma tem sido apenas, integrante, seja de competição regional ou nacional!!

Bem...algumas situações estão bem claras! Como, por exemplo, a de que Jaime Dal Farra não é um empreendedor do futebol!! Ele administra o Criciúma, mantém o Clube em funcionamento com seus respectivos compromissos em dia, mas...no futebol, os resultados práticos beiram o fracasso!! E, a torcida, com razão, fica bastante revoltada!! Até porque, ela mesma foi acostumada a ver seu time do coração “ponteando” tabela de classificação ou, no mínimo, próximo das primeiras posições! Sendo assim, de tanto esperar acontecer e enfileirar decepções, torcedores mais apaixonados se mobilizam pra que haja renúncia ou forma de mudar o comando do futebol no Criciúma.

Contudo, se Jaime for “sacado” do cargo pelo Conselho Deliberativo em razão de pressão externa(embora eu não acredite!), quem se habilitará a pagar determinada quantia pela G. A.?? Um outro investidor? A própria torcida? Grupo de empresários? Quanto ao preço?? Não sei!! É uma empresa privada e, portanto, o proprietário é quem sabe do seu real valor!! Caso contrário, vamos esperar até 2.022, quando se encerrar o contrato entre as duas instituições: Clube e G. A.! Entendo que o torcedor precisa e deve exercer pressão sobre Dal Farra!! A passividade pode fazer com que Jaime entenda  que “assim tá bom”!! E, todos sabemos que não está!! Por ser uma grande marca do futebol sul brasileiro, o Criciúma, obrigatoriamente, necessita fazer bem mais do que vem fazendo!!

O Passarinho Arrepiado me “cutuca” aqui do lado e diz: “Giba...o Jaime não vai dar muita “bola” pra pressão; não vai vender parte da G. A., como chegou a ser cogitado: continuará fazendo parcerias envolvendo jogadores sem muita expressão; irá montar um time “mais ou menos” pro Campeonato Brasileiro; e, vida que segue”!! Fico me perguntando: será??? Nem pra Série B não teremos jogadores com melhores atributos??? Que coisa, hein?? Se for assim, de que adiantará trazer um treinador mais capacitado se os jogadores(peças) não forem de boa qualidade...???

terça-feira, 5 de março de 2019

Demitir o técnico é a mesma coisa que colocar Band-Aid na ferida sem tratá-la!!


Pra mim continua tudo como “dantes no quartel de Abrantes”!! O Criciúma optou por demitir o treinador Doriva e o Gerente de Futebol Nei Pandolfo. Infelizmente, permanece no Clube uma mentalidade retrógrada... absolutamente ultrapassada!! Mais uma vez, o mandatário da G. A. consegue desviar o foco da atenção de torcedores e da maioria da imprensa. Promove mudanças no Depto. de Futebol, cria expectativa da vinda de um outro profissional pra área técnica e, tira dele próprio, a maior responsabilidade pela má campanha no Campeonato Catarinense.

No caso de Pandolfo, tentou trazer alguns jogadores conforme os limites financeiros que eram impostos por Jaime Dal Farra. Dentro do que penso sobre futebol, Doriva fazia o que podia fazer!! A grande maioria dos atletas a ele disponibilizados, todos que acompanham o Criciúma sabem disso, não são de grande qualificação técnica!! Não dava pra fazer milagres!! Importante frisar, contudo, que nem Doriva...nem Nei Pandolfo, são o “máximo” em suas respectivas funções! Mas, como exigir grandes contratações do comando do futebol se a “política” da G. A. é conseguir muito com pouco?? E... como buscar grande campanha no Estadual se o plantel é fraco??

Amigos leitores e blogueiros...o problema maior do Criciúma, COM CERTEZA, não estava no técnico ou no gerente! A maior “ferida” está na gestão do produto futebol!! Já destaquei tal opinião reiteradas vezes! Como proprietário da empresa responsável por gerir o Clube, Dal Farra precisa mudar sua maneira de agir e administrar! Está mais do que claro isso!! Caso continue com as mesmas atitudes, vem outro técnico, fica mais dois meses...três no máximo, demite de novo, e o “barco” vai seguindo!! Traz um novo contratador, não dá poderes a ele, e tudo permanece do jeito que tem sido há anos no Criciúma!! L a m e n t á v e l!!!

domingo, 3 de março de 2019

Por favor...mais equilíbrio e menos teimosia, Sr. Dorival Guidoni Júnior!!


O recado está dado para Doriva, treinador do Criciúma! E, que fique bem claro: é bom profissional e, dentro das suas limitações e, principalmente, do plantel, está fazendo o que pode diante da baixa qualificação do que possui em suas mãos!! Não vou ser repetitivo!! Mas, todos sabem que a culpabilidade MAIOR está sob o comando de quem tem a “caneta na mão”, no caso, Jaime Dal Farra. Caramba... como exigir mais do técnico se as “peças” a ele destinadas são “quebradiças”??!! Então, que venham reforços pra depois colocar Doriva “contra a parede”!! Ou alguém imagina que, com Zé Augusto, Ceará, Pedro Bortoluzzo, Andrew, Julimar e outros mais...todos os problemas do Criciúma estarão resolvidos? Ora bolas...claro que não!!

Sobre o descontrole após o jogo perante o Marcílio Dias, o profissional Doriva precisa e deve ser chamado a atenção, no mínimo!! Sei que, na entrevista coletiva concedida depois da partida, já de cabeça mais fria, o treinador pediu desculpas a quem se sentiu atingido. De qualquer modo, mesmo assim, um técnico com sua vivência e experiência no futebol também como atleta, não pode se deixar levar pela pressão do torcedor!! Este, por sua vez, é passional e, quando vai ao estádio, tem todo o direito de extravasar! Doriva “pisou na bola” literalmente!! Ele precisa entender que a revolta de boa parte da imprensa e da torcida, não recai somente sobre si!! Há uma indignação generalizada em razão da má campanha no Campeonato Estadual, fúria esta que se estende contra a inércia do presidente, passa pela Comissão Técnica e “deságua” nos jogadores em campo!! (Foto:Engeplus)

Aliás, já entrando nas análises do jogo, Doriva permanece sendo TEIMOSO ao insistir com três atacantes!! O Criciúma não possui jogadores para tal estilo de jogo e, muito menos, qualificação técnica para tal ousadia!! É meio que óbvio!! Ou seja, arma o time, taticamente, conforme as características e capacidade de cada um dos atletas!! Além disso, está mais do que claro que Daniel Costa precisa de alguém pra jogar “do seu lado”!! No atual grupo, Marcinho, Eduardo e Caíque são os que reúnem alguma aptidão para a função. Ainda no meio, penso que “deu pra bola” de Zé Augusto!! É comum...gosta de tocar a bola muito “pro lado” e pouco produz coletivamente!! Na zaga, que venha mais um zagueiro em razão da instabilidade e insegurança de Federico Platero!! E, no setor de frente, improvisa, inventa...mas, entendo que Ceará, Pedro Bortoluzzo, Julimar e Andrew não estão mostrando futebol pra serem aproveitados como titulares!! Ah...e Reis precisa jogar mais, além de Daniel Costa, que “sobrevive” das jogadas de bola parada!!

Quanto ao campeonato, em si, o Passarinho Arrepiado e eu entendemos que ainda não ficou impossível a classificação pra fase semifinal do torneio! Mas, o “projeto” de conquistar nove pontos nos três jogos em casa, já foi pro “beleléu”! O próximo confronto será contra a Chapecoense...o que, convenhamos, tende a ser um adversário mais difícil do que já foi o Marcílio Dias. Este empate em 1 a 1 pode ter custado muito caro pro Criciúma!! Terá de ganhar da Chapecoense, no H. Hülse: do Tubarão...lá; do Avaí, em casa: do Metropolitano, em Blumenau; e nas duas últimas rodadas, Joinville em Criciúma; Hercílio Luz, no Aníbal Costa...conseguir alcançar seu objetivo de ir à semfinal!! Do jeito que está, dá pra acreditar?? Huuummmmm...!!!