sábado, 10 de abril de 2021

Assuntos no Tigre: trezentos mil, 20%, Evandro Guimarães, centroavante pra Série C, Wilsão e “sem Próspera” no H. Hulse em 2.022!!

Passarinho Arrepiado me trouxe algumas informações que as repasso aqui no Blog do Gilberto Custódio. Segundo meu bichinho de estimação, trata-se de notícias “quentinhas” para este início de fim de semana! Vamos lá:

“Giba, o Criciúma pagou uma quantia em torno dos 300 mil reais, para o grupo de jogadores, pela conquista da vaga à 3ª fase da Copa do Brasil. Deduzidos os impostos, SOBRARAM 1 milhão e 500, dos quais 20% REPASSADOS AOS ATLETAS. Ainda sobre “money”, caso o Criciúma conquiste classificação pras oitavas de final do Campeonato Catarinense, um bom valor estará, da mesma forma, liberado! Pra isso, obrigatoriamente, o Tigre terá que ganhar os três jogos que faltam: Metropolitano, Concórdia e Avaí. No entanto, se não classificar e “só” escapar da vergonha do rebaixamento, não tem prêmio extra, não!!

Waldeci Rampinelli, homem forte do futebol no Criciúma, ainda sonha com um “ceo” renomado pra trabalhar no Clube. Mas, a solução poderá estar em um nome bastante conhecido: EVANDRO GUIMARÃES, que já atuou em diversas áreas no próprio Criciúma, além de ter sido atleta e, hoje, é o diretor de futebol no Pouso Alegre, de Minas Gerais. Esse time, lá, é presidido por Paulo da Pinta, outro ex-jogador do Criciúma. Assim que acabar o Campeonato Mineiro a negociação poderá ser concretizada!

E, no Pouso Alegre, o Criciúma estaria “DE OLHO” em PAULO HENRIQUE(foto), atacante de área, de ofício, 27 anos, que, por sinal, é catarinense de Lages! O jogador já andou, entre outros clubes, por Atlético Mineiro, Caxias e São Caetano. Ainda no Pouso Alegre, o Criciúma pode demonstrar interesse em um lateral e num meio-campista avançado. Aguardemos!!

Wilsão poderá ser “CONVIDADO” a permanecer no cargo, com seu auxiliar Lalo Feltrin(ambos na foto). No momento, muitos nomes estão sendo especulados. Mas, pelo que apurei, viu Giba...ninguém foi contactado oficialmente. Boa parte dos dirigentes pensam em MANTER Wilson Vaterkemper, principalmente, se o Criciúma escapar do descenso no Estadual! Quem não tá com seu prestígio elevado é o preparador de goleiros Bira Melo! Ele vem sendo muito cobrado em razão de Gustavo, goleiro titular na maioria dos jogos até agora, não ter demonstrado segurança alguma!!

E, pra fechar, o Próspera NÃO USARÁ o Estádio H. Hülse na temporada do ano que vem! Pelo que fiquei sabendo, o Time da Raça terá que aprontar a sua praça esportiva ou deverá procurar outro campo afim de mandar seus jogos no Campeonato Estadual. Segundo informações, o EMPRÉSTIMO GRATUITO do Majestoso ao Próspera, este ano, já não foi uma unanimidade entre os dirigentes. Masssss...começo de mandato e tal, pra não parecer antipático e, claramente, DAR UMA MÃO ao coirmão, o pedido da direção prosperana foi, GENTILMENTE, atendido! Contudo, pra próxima temporada isso não deverá acontecer!!

É isso, Gibaaaaa!! Abraço!!”

quinta-feira, 8 de abril de 2021

Criciúma faz jogo seguro e conquista vaga pra 3ª fase da Copa do Brasil!

A vitória aconteceu através das cobranças de tiros livres da marca penal: 5 x 4. Isso, após empatar no tempo normal, em 1 a 1. Mais recentemente, não lembro quando a torcida do Criciúma pôde comemorar algo! Talvez tenha sido pela Série C do Brasileiro de 2.020 quando ganhou do Londrina por 2 a 1. Mas, há mais de seis meses!! Nossa!! Quanto drama e sofrimento!! Pois, finalmente, UMA ALEGRIA o Criciúma nos proporciona!! Resolve algo?? Sim! Primeiramente a questão financeira pois vai colocando nos seus cofres a quantia de 1 milhão e 700 mil reais!! E, segundo, maior e melhor exposição em nível nacional!!

No quesito técnico, méritos óbvios pro WILSÃO! Mexeu no time mudando o goleiro e deixou o melhor jogador da equipe no banco! Claramente, dispôs em campo, um esquema tático CAUTELOSO!! O velho e sempre “pau pra toda obra”, Vaterkemper sabe das limitações do atual plantel e mandou o Criciúma marcar muito e lá na frente...no campo do adversário. Deu tudo certo, apesar de alguns sustos e de nova falha coletiva da defesa quando do gol da Ponte Preta. Massss...se haviam quatro jogadores na frente do goleiro Alisson e a bola passou direto, de outro modo, a pelota também “pingou” na área adversária e foi muito bem aproveitada para a meia bicicleta de P. Maia.

Durante as cobranças das penalidades, o Tigre obteve 100% de aproveitamento. A Macaca perdeu uma e também sua classificação! Agora, o que vier é lucro!! Afinal, está entrando uma grana bastante razoável que vai ajudar bastante nos planos da direção do Criciúma para o restante da temporada!! Importante frisar que, na próxima etapa da Copa do Brasil, já estarão os times que jogarão a Taça Libertadores da América e outros da chamada elite do futebol nacional! Os confrontos serão conhecidos através de sorteio e a terceira fase ocorrerá em junho, com a Série C em andamento!! Portanto, que todos esqueçam, momentaneamente, a Copa do Brasil e foquem TODAS AS ATENÇÕES afim de tirar o Criciúma do rebaixamento à Série B do Campeonato Catarinense!! Sendo assim, vem fortes emoções por aí...!!!

terça-feira, 6 de abril de 2021

Passar pela Ponte Preta será uma façanha!!

Claro que a “Macaca” é favorita pra eliminar o Criciúma, nesta quinta-feira(08), pela 2ª etapa da Copa do Brasil! Ora bolas...todos sabemos e já constatamos a qualidade do futebol que o Tigre vem apresentando no Campeonato Catarinense! Gente...o Criciúma É LANTERNA, no Estadual, e há mais de CENTO E OITENTA DIAS que não vence um jogo oficial sequer!! É o MAIOR JEJUM DE VITÓRIAS na história do Clube!! Nem os piores times formados por administrações passadas ficaram tanto tempo sem sentir o gosto de ganhar uma partida!! De qualquer modo, também é sabido por quem acompanha futebol que cada jogo é uma história! Aguardemos! Até porque “o jogo é jogado e o Lambari é pescado”!

Por sua vez, a Ponte Preta disputa o Campeonato Paulista contra algumas das principais forças do futebol nacional. Mesmo assim, já fez 4 jogos, perdeu 2, empatou um e ganhou outro. Campanha discreta, é verdade! Mas, tem, claramente, jogadores de melhor qualificação técnica do que o fraco time do Criciúma! Na fase anterior da Copa do Brasil, a Ponte eliminou o Gama, lá no Distrito Federal. A equipe é treinada por Fábio Moreno e não tem nenhuma “estrela”! Dentre os mais conhecidos, o “interminável” Apodi; o volante Barreto, ex- Criciúma; e, o bom meio-campista Renan Mota. Nada demais?? Sim...nada demais!! Contudo, um time onde só de olhar algumas peças já se sabe que joga mais do que o Criciúma!!

Enquanto isso, do “outro lado da cidade”, o Próspera, do goleiro Roberto(foto), “deita e rola” com a campanha que vem fazendo no Catarinense/2.021. Tem 11 pontos na tabela, é sétimo colocado e, hoje, jogaria a segunda fase do torneio. Claro que, todos sabemos, o Próspera quer, num primeiro momento, se garantir na elite do futebol estadual para a próxima temporada! Aliás, considero o objetivo praticamente alcançado! Nas três últimas rodadas da competição, os comandados de Paulo Baier terão Chapecoense, fora; Figueirense, no H. Hülse; e, Brusque, no Augusto Bauer. Tá certo que a tabela é meio “madrasta” pro Time da Raça. Mas, levando-se em conta o equilíbrio e um time bem compactado disposto em campo nos jogos em que pude assistir, com certeza, o “Prospinha” não vai deixar escapar oportunidade de se manter na Série A pra 2.022!!

domingo, 4 de abril de 2021

Permanece o “calvário”! Massss...“não tá morto quem peleia”!!

O empate contra o Marcílio Dias, neste domingo(04), um a um, em Itajaí, foi “ACALENTADOR”, mas, de maneira alguma esconde a LASTIMÁVEL campanha que está sendo feita pelo Criciúma no atual Campeonato Catarinense! Chegou a ser ridículo o lance do gol sofrido pelo goleiro Gustavo! Primeiro, porque NINGUÉM MARCOU Guilherme Xavier quando ele, DO MEIO DA RUA, acertou chute láááááá de longe!! Depois, em razão do FRANGAÇO “comido” pelo arqueiro tricolor!! De novo, o Criciúma tocou bastante a bola, o lateral Claudinho foi o melhor da equipe em campo...foram criadas algumas oportunidades, só que nada disso foi suficiente para que o Tigre saísse com uma vitória do Estádio H. Luz.

De outro modo, MENOS MAL que, já quase no final do jogo, em jogada de contra-ataque em velocidade, João Carlos bateu cruzado e arrancou um empate que poderá significar o esboço de REAÇÃO do Criciúma, no Estadual. Por incrível que pareça, o Tigre DEPENDE SÓ DE SI pra assegurar, pasmem, sua permanência na chamada ELITE do futebol catarinense!! Os três próximos e últimos jogos do Criciúma? Metropolitano, em casa; Concórdia, fora; e; Avaí, de novo no H. Hülse. Dá pra se livrar do VEXAME HISTÓRICO?? Dá...com certeza!! Mas, precisará jogar bem mais do que vem jogando!! Ah...e, no meio de tudo isso, tem o confronto com a Ponte Preta, pela Copa do Brasil, quinta-feira(7). Se mostrar essa “mesma bola” que anda mostrando, dificilmente escapará da eliminação!! Reitero que, OBRIGATORIAMENTE, o Criciúma necessita de acréscimo técnico!! E, com o que tem no plantel atual, parece ser tarefa MUITO DIFÍCIL PRA QUALQUER COMISSÃO TÉCNICA!!

O Passarinho Arrepiado, preocupado com tudo isso, lembra que, caso se confirme o rebaixamento pra a 2ª Divisão do Campeonato Catarinense e, se o time não conseguir classificação visando a etapa dois da Série C do Campeonato Brasileiro, o Criciúma ficará sem jogar por, praticamente, SETE MESES!! Isto, considerando-se que em novembro, há previsão do encerramento da 1ª etapa da Série C. E, a Série B do Estadual, só deve iniciar lá pra maio!! Mas q barbaridade!! Será que as pessoas que estão comandando o Criciúma JÁ PENSARAM NISSO?? Que coisa, hein??