sexta-feira, 8 de agosto de 2014

A absolvição do Criciúma.

Ela se deu por razões óbvias que só poderiam ser contrariadas caso não houvesse bom senso por parte dos auditores! A CBF foi omissa ao não comunicar o Criciúma da irregularidade ocorrida com o atleta Cristiano e reconheceu tal omissão! O Criciúma, por sua vez, também buscou informações nos órgãos competentes sobre uma possível suspensão do jogador e não encontrou nada. Assim, por cinco votos contra dois, os auditores entenderam que o clube foi induzido ao erro e optaram por absolver o Tigre. Assim, o Criciúma mantém atuais posição e pontuação na tabela do Campeonato Brasileiro: 13º com 15 pontos. Importante lembrar que, caso haja um revés diante do Cruzeiro, o Criciúma não entra na zona do rebaixamento na próxima rodada! Méritos para os serviços realizados pelo Dr. Osvaldo Sestario, advogado do Clube lá no Rio de Janeiro; e, do Dr. Albert Zilli dos Santos, diretor do Depto. Jurídico do Criciúma. Vale destaque também para o trabalho político efetuado pelo presidente da Federação Catarinense de Futebol, Dr. Delfim Pádua Peixoto Filho. Ele esteve presente na audiência e, segundo Lédio Daltoé, superintendente da G. A., tem ajudado bastante o Criciúma nas questões que envolvem suas atribuições como dirigente maior do futebol no Estado!
Dr. Albert Zilli dos Santos teve papel importantíssimo na estratégia de defesa do Criciúma no caso Cristiano.
.
Sergio Escudero é o nome dele. O zagueiro argentino de 31 anos, experiente...com passagens por clubes do futebol de seu país, além de Corínthians, Coritiba e Criciúma...não quis renovar contrato com o Tigre até o fim do ano, como estava previsto inicialmente. O atleta foi expulso contra o Vitória por reclamar e ofender o árbitro daquele jogo, o carioca Marcelo de Lima Henrique. Expulsão boba...passível de punição! Pois o Criciúma agiu e resolveu multar o atleta. Paralela a essa situação, Escudero tratava da renovação de seu contrato com o Tigre. Num primeiro momento, o jogador aceitou multa e proposta dos dirigentes do Criciúma para ficar no Heriberto Hülse até dezembro. Nas últimas horas, entretanto, tudo mudou. O atleta não aceita punição...nem quer renovar contrato! Pois bem...o Criciúma, através do diretor de futebol, Cláudio Gomes, vai buscar um outro jogador para substituir Escudero. Sobre ele, enquanto aqui esteve, demonstrou ser bom profissional, aplicado, mas apenas razoável tecnicamente! Esperava mais dele! Que siga seu caminho...de preferência, sem as “maluquices” cometidas em alguns jogos!
E as mudanças nas categorias de base do Criciúma? Não concordo com a saída de Geraldo Sprícigo do comando do time sub-17. Geraldo acabara de ganhar, numa parceria de anos com a Fundação Municipal de Esportes, a medalha de ouro nos Joguinhos Abertos disputados em Caçador. Como “prêmio”, ao retornar, recebeu sugestão para ser “olheiro” e preferiu a carta de demissão! Pelo que fiquei sabendo, esta é a única mudança mais radical prevista. Ao contrário do que se comenta nos bastidores do Clube, Luizinho Vieira, Harison “Lalo” Feltrin e Filipe Monteiro continuarão comandando, respectivamente, os times sub-20, sub-15 e sub-13.
Passarinho Arrepiado acompanhou a confraternização promovida pela direção da F. M. E. no Mampituba, nesta 5ª(07), para comemorar a conquista do 2º lugar nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, realizados recentemente em Caçador. O trabalho da turma comandada por Renato Valvassori merece total respaldo da comunidade criciumense! Objetivo agora é ganhar a OLESC, na segunda quinzena do mês de setembro, aqui em Criciúma!

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Wagner Lopes testa Criciúma com esquema ofensivo!

Mas não acredito que tal formato tático seja disposto em campo no jogo contra o Cruzeiro. Sem Serginho, gripado, o time titular que o treinador anda testando, tem: Luiz; Eduardo, Fábio Ferreira, Gualberto e Giovânni; Martinêz, João Vítor e Paulo Báier; Lucca, Gustavo e Silvinho. Pelo que vi...um 4-3-3 com posse de bola; sem a bola...4-2-3-1. Imagino que Wagner Lopes está apenas testando algumas formações, aguardando por Serginho. Assim, dentro de uma certa lógica, Lucca deixaria o time titular. Entretanto, algumas situações chamam atenção. Por exemplo, a predileção por Giovânni, na lateral esquerda. Nada contra o garoto...em absoluto! Mas Giovânni não jogou essa bola toda contra o São Paulo a ponto de barrar Cortêz. Aliás, todos sabemos que o ex-Botafogo precisa melhorar sua produtividade. Mesmo assim, entendo que ainda mereça continuar na titularidade. Sobre os três jogadores do meio, Martinêz, João Vítor e Paulo Báier, convenhamos, ninguém marca de forma incisiva, como vai precisar muito o Criciúma diante do Cruzeiro. Fica claro que foi apenas uma opção circunstancial. Lembro ao leitor que, no plantel, há somente dois volantes marcadores: Serginho e Rodrigo Souza. Também merece comentário o ataque escalado pelo treinador do Tigre. Com Lucca, Gustavo e Silvinho há uma evidente intenção de agressividade. Os questionamentos prosseguem. Ou seja...se Serginho continuar gripado, Martinêz fará a primeira função do meio? Imagino que não! Massss... quem ? Ricardinho? Ou até mesmo o garoto Ruan, da base? E...no ataque? O Tigre vai com três peças ofensivas? Não dá pra garantir absolutamente nada! Aguardemos! Afinal, pra pegar a Raposa, o Tigre só vai parar de treinar na sexta...esxtão compreendendo??
A Chapecoense deixou escapar um grande resultado nesta 4ª(06), em jogo atrasado da 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. No Índio Condá, ganhava do Atlético Mineiro, mas deixou o Galo empatar aos 47 minutos do 2º tempo: 1 a 1. Agora, todas as equipes têm o mesmo número de jogos: 13. Com esse resultado, o time do Oeste passou o Criciúma na tabela de classificação por causa do saldo de gols: menos 4 contra menos 10 do Tigre; e, mesmo número de pontos...15 cada. Assim, a “Chape” é 12ª, o Cri 13º.
O Passarinho Arrepiado me passou o que ficou sabendo sobre a Confederação Brasileira de Futebol que divulgou o calendário para a temporada do ano que vem. Por pressão do Bom Senso F. C., serão 25 dias para pré-temporada, com o início dos estaduais sendo um pouco mais tarde. Abaixo, o que divulgou a CBF:
Estaduais - De 1 de fevereiro a 3 de maio (19 datas);
Copa do Nordeste - De 4 de fevereiro a 29 de abril (12 datas);
Copa Libertadores - De 11 de fevereiro a 27 de maio (12 datas), depois de 15 de julho a 5 de agosto (4 datas);
Copa Verde - De 8 de fevereiro a 6 de maio (8 datas);
Copa do Brasil - De 25 de fevereiro a 27 de maio (11 datas), depois de 15 de julho a 25 de novembro (10 datas);
Brasileirão Série A - De 10 de maio a 6 de dezembro (38 datas);
Brasileirão Série B - De 9 de maio a 28 de novembro (38 datas);
Brasileirão Série C - De 17 de maio a 22 de novembro(24 datas);
Brasileirão Série D - De 12 de julho a 15 de novembro(18 datas);
Copa Sul-Americana - De 19 de agosto a 9 de dezembro (10 datas); e,
Mundial de Clubes - De 9 de dezembro a 19 de dezembro (11 dias).              
Datas para a Seleção Brasileira em 2015:
Copa América - De 11 de junho a 4 de julho (24 dias);
Eliminatórias - 4/9, 8/9, 9/10 e 13/10 (4 datas); e,
Amistosos - 27/3, 31/3, 10/6, 13/11 e 17/11 (5 datas).

                                                                                                        

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Por que a dificuldade de fazer gol fora de casa?

O Criciúma quebrou o jejum e, depois de seis jogos, finalmente marcou pelo menos um gol fora de casa, no empate em um a um diante do São Paulo! Se serve como consolo, o Flamengo ainda não fez nenhum como visitante no atual Campeonato Brasileiro!! Massss...qual o motivo...a razão ou circunstância para que sejam encontrados tantos obstáculos? Dentro do que penso sobre futebol, o “retranquismo” (Palavra que não existe no dicionário, mas que serve prá identificar o problema!) proposto pela maioria dos treinadores é a causa principal. O medo de perder um ou mais jogos e deixar o time lá na parte de baixo da tabela, o que pode culminar com demissão de cargo, sem dúvida alguma faz com que as comissões técnicas estudem bastante uma forma de se “fechar” fora de casa. É a maneira mais correta? Nem sempre. Entretanto, pode ser usada, sim, quando o time que se tem na mão não é dos mais qualificados e confiáveis. E...no atual contexto da Série A quem pode se “assanhar” em casa ou longe dela? Pois afirmo que Cruzeiro, Fluminense e Internacional têm jeito de jogar, cada um a seu estilo, que se repete em qualquer estádio ou ocasião. Obviamente que, Marcelo Oliveira, Cristóvão Borges e Abel Braga têm, em seus respectivos grupos, atletas qualificados e em bom número! Isso não representa dizer, no entanto, que um desses três times será o campeão da temporada. Esta é uma situação de momento. Aliás, quase tudo no futebol hoje é instantâneo ou circunstancial! Assim, hoje o melhor futebol do Campeonato Brasileiro está com Cruzeiro, Fluminense e Inter. Mas vai continuar desta forma? Pouco provável. Afinal, serão 38 rodadas e apenas um terço deste número foi disputado!
E, diante do que temos visto e projetando o que vem pela frente...quem possui condições para mudar tal quadro? Entendo que Corínthians, Santos, Grêmio e Atlético Mineiro podem complicar a turma que hoje ocupa as primeiras posições. Se observarmos a tabela, notaremos que o Sport é 5º, São Paulo 7º, Goiás 8º e Atlético Paranaense 9º. Só que não vejo tanta capacidade nestas equipes para realmente brigar pelo título. Vale frisar que, dos considerados “grandes”, Palmeiras, Botafogo e Flamengo estão mais abaixo na classificação.
Quanto aos demais participantes, fico um pouco perplexo com relação às projeções de Coritiba, Figueirense e Bahia. Em 2.013, o “Coxa” já quase caiu! E, este ano, volta a dar sinais de continuar a correr sério risco! Sobram Vitória, Chapecoense e Criciúma. Claramente, os baianos e o Tigre buscam mesmo objetivo, ou seja, de consolidar permanência na Série A para a próxima temporada. Lembro ao leitor que, tanto Criciúma como Vitória, já desceram e subiram algumas vezes. Inclusive, freqüentaram até a Série C, lembram? Com relação à Chapecoense, estamos percebendo uma campanha acima do esperado. Até agora, a turma do Oeste tem convencido. Contudo, tenho dúvidas se vai ter forças para continuar surpreendendo!

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Criciúma tem 3 “jogos” nesta semana!

Claro que não se trata de competição em campo envolvendo o Tigre! Mas, na quarta-feira(06), o torcedor do Criciúma estará de olho em Chapecoense x Atlético Mineiro. Esta partida é atrasada da 10ª rodada e não foi realizada ainda porque o Galo estava envolvido com as disputas da Recopa...lembram? Ocorre que, na tabela, a Chapecoense tem 14 pontos e, se pontuar nesse confronto, troca de posição com o Tigre, que tem 15. O time do Oeste empatando, iguala na pontuação, mas supera o Criciúma no saldo de gols. A partir de então, a Chapecoense iria a 15 pontos...os mesmos já conquistados pelo Criciúma, entenderam? Então, para o torcedor tricolor o negócio é “secar” o Índio...!! Na quinta(07) é a vez do caso envolvendo o atleta Cristiano e sua utilização pelo Criciúma no jogo contra o Goiás, ainda pela 2ª rodada do Brasileiro. Por causa daquele efeito suspensivo acatado pelo Tribunal, o Criciúma teve os 3 pontos devolvidos à tabela. Eles haviam sido perdidos no primeiro julgamento. Agora será a vez da ação estar na pauta do Tribunal Pleno. Se mantiver os 3 pontos...nada muda. Caso contrário, o Tigre passa a ter 12 pontos e ficaria em 16º lugar, apenas uma posição acima da zona do rebaixamento!! E...por fim, no sábado(09), aí sim com o time em campo para um jogo de extrema dificuldade contra o Cruzeiro, líder absoluto da competição até o momento. Impossível ganhar do Cruzeiro? Não, não! Difícil sim, mas nada de tarefa improvável! Sugiro que se faça uma preparação idêntica a que foi feita para enfrentar o Fluminense. O que deu certo pode ser repetido!!
A conquista de Criciúma nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, realizados recentemente em Caçador, deve ser encarada como um grande feito para o esporte de competição da Fundação Municipal de Esportes da cidade. Joinville confirmou seu favoritismo e ficou com o título; Blumenau em terceiro. Joinville, 145 pontos; Criciúma, 118; Blumenau, 103. A campanha criciumense valoriza muito o trabalho realizado pela equipe comandada pelo presidente Renato Valvassori. As mais diversas modalidades... ciclismo, tênis de mesa e de campo, futebol, futsal, atletismo, handebol, ginástica, natação...dentre outras; combinando com a equipe de trabalho, através dos professores Márcio da Silva, Sandro Araújo, Roberto Bortolotto, Maura, Luiz Carlos, Gustavo Freitas, Geraldo Sprícigo, Alexandre Guizi, Rodrigo...entre outros, além dos atletas, novamente alcançaram êxito bastante considerável se formos analisar investimentos e gastos aqui realizados. Tudo ganha mais valorização, ainda, se compararmos com municípios onde a verba destinada ao esporte considerado amador é bem mais “gorda”! A próxima competição da Fesporte, a Olesc, será aqui em Criciúma, de 20 a 27 de setembro. Renato Valvassori garante que Criciúma é favorita! Confirmando tal vitória, Criciúma poderá fechar o ano com consciência de dever cumprido...não esquecendo que, em novembro, ainda haverá os Jogos Abertos que serão disputados em Itajaí.
Renato Valvassori, presidente da FME/Criciúma, comanda um grande "time" no esporte amador da cidade.
.
“Ô Gilberto...chega a dar pena de ver o Flamengo jogar!”. Esta foi a manifestação do Passarinho Arrepiado ao assistir a derrota rubro-negra para a Chapecoense. O técnico Vanderlei Luxemburgo tem usado de todo seu conhecimento para tentar arrancar mais da pouca qualidade do grupo de jogadores. Não tem resolvido! O Flamengo, pelo menos até o momento, faz uma das piores campanhas de sua história em competições nacionais! O Fla ganhou só dois jogos e tem 25,6% de aproveitamento. Chance de recuperação...contra o Sport, no Maracanã, na próxima rodada. Será 2.014 o ano do rebaixamento do Flamengo? Muito cedo para qualquer previsão mais precisa, pois tem apenas 1/3 do campeonato jogado!

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Criciúma surpreendeu no Morumbi!

O resultado de 1 a 1 obtido pelo Criciúma diante do São Paulo foi marcante e significa muito para a campanha do Tigre no Campeonato Brasileiro. Em razão das atuais circunstâncias, do momento na competição e de toda a pressão exercida pelo São Paulo no jogo, o empate “caiu do céu”! Mesmo com um volume de jogo bastante expressivo, o time de Muricy Ramalho não apresentou um grande futebol. Por sua vez, o Criciúma conseguiu superar suas limitações, passou por cima dos desfalques e, mesmo longe de ser brilhante, conquistou um resultado que dá até um certo ar de vitória! O Criciúma vinha de duas derrotas e, sem algumas de suas principais peças, as perspectivas não eram das mais otimistas. Tudo “dominado” e o Tigre finalmente foi tigre!! O goleiro Luiz foi o melhor em campo! Com defesas seguras e precisas o “camisa 1”, claramente, impediu a derrota no Morumbi. Nota 8. Eduardo voltou a mostrar suas deficiências defensivas. Se, vez por outra, aparece bem na frente...por outro lado, a todo momento o São Paulo criou jogadas nas suas costas, principalmente com o lateral uruguaio Álvaro Pereira. Nota 5. Entre os dois zagueiros, Fábio Ferreira foi melhor, mais seguro e tranqüilo do que Ronaldo Alves. Este, por sinal, apesar da voluntariedade, novamente deu mostras da falta de mais qualificação técnica. Dou nota 7 pro ex-Botafogo e 5 para o ex-Inter. Fechando a defesa...Giovânni substituiu bem ao titular Cortêz, embora tenha se preocupado bem mais com a parte defensiva. Nota 6. No meio campo, Rodrigo Souza realizou dois tempos distintos. No primeiro, meio atrapalhado na marcação comprometeu sua atuação. No segundo, entretanto, corrigiu o problema. Melhorou o sentido de cobertura, o passe e acabou sendo premiado com o gol de empate. Nota 6. Martinêz jogou razoavelmente bem. Sei que pode render mais e talvez lhe falte maior continuidade. Também nota 6. Rafael Costa cumpriu bem sua função tática pra tentar dificultar o trabalho do meio adversário. Mas lhe faltou maior mobilidade ofensiva. Nota 6. Wéllington Bruno também merece 6. Jogava bem até se machucar e ter que ser substituído. Em relação a Bruno Lopes...outra vez o treinador lhe impôs o trabalho aquele, já sabido...de cor e salteado...de tentar atacar, usando sua boa velocidade e voltar pra ajudar a recompor a marcação. Nota 6. Missão idêntica dada também a Silvinho...da mesma forma, nota 6. Foram usados ainda Gualberto, Higor e Lucca. O zagueiro, pelo menos, não se atrapalhou tanto como Ronaldo Alves. Nota 6. Higor, imagino que saiba produzir mais. As vezes, some do jogo. Nota 5. E Lucca, teve o mérito de bater a falta que acabou originando o gol de empate do Criciúma. Nota 6. Vale frisar a proposta tática de jogo empregada pelo técnico Wagner Lopes. Dentro das limitações dos jogadores levados ao Morumbi...ele foi muito bem! Nota 8.
Rodrigo Souza, ao centro, comemora o gol que fez contra o São Paulo. Na foto aparecem, ainda, Higor e Bruno Lopes.
.
Fica a dúvida sobre o lance que deu origem ao gol do São Paulo no aspecto “fair play”. Lado direito no ataque do Criciúma. Lá estava Rodrigo Souza dividindo uma bola com Álvaro Pereira. Levou a melhor o lateral são-paulino que conduziu a bola, dando início a jogada em velocidade que culminou com a feliz conclusão de Alan Kardec. O volante do Criciúma ficou caído e alguns jogadores do Tigre ficaram pedindo pra que a bola fosse jogada pra fora, respeitando o jogo limpo. O São Paulo preferiu dar sequência e marcou seu gol. Fica a pergunta que nunca será respondida de forma convincente: Se o lance fosse a favor do Criciúma, e não do São Paulo, o próprio árbitro não iria parar o jogo para atendimento a Rodrigo Souza??
Passarinho Arrepiado ficou todo empolgado com a atuação do Criciúma. O comportamento do Tigre em São Paulo pode renovar as esperanças em relação ao que se pensa para os 3 próximos jogos: Cruzeiro em casa; Grêmio e Bahia, fora. A título de informação...Escudêro, mesmo que renove seu contrato, ainda não poderá ser usado por causa da suspensão que tem de cumprir. Rodrigo Souza também está impedido de jogar na próxima partida. Pra quem não sabe, o volante é do Cruzeiro, está emprestado aqui, mas o time mineiro não permite que ele jogue contra si. Está em contrato!