sábado, 21 de novembro de 2015

Briga direta com a Chapecoense.

É o que ocorre no momento em relação ao Criciúma nesta reta final de temporada. Como já se livrou do risco de queda pra Série C, Roberto Cavalo e cia. vão agora ter uma luta meio que desigual com a Chapecoense por uma vaga na Copa Sul/Minas/Rio. E tal disparidade se justifica pelo fato de um estar na Série A e outro na B! Ao término de cada uma das competições, o ranking da CBF será atualizado e a equipe do Oeste vai passar o Tigre em termos de posicionamento. Sendo assim, mesmo que ocorram derrotas da Chapecoense nas três rodadas que faltam e vitórias do Criciúma nos dois jogos restantes, a vaga na Sul/Minas/Rio será “deles”! Acontece que a pontuação, pra efeito de ranking, é o dobro pra quem joga a “A” em relação a Série B!! Entenderam bem?? Assim sendo, que o Criciúma trate de retornar logo pra elite afim de poder usufruir vantagens!!!

Neste sábado(21), o Tigre estará em Belém do Pará para enfrentar o Payssandu. Com 56 pontos e ocupando a oitava colocação, distante 5 pontos do 4º colocado, no caso o primeiro que sobe, matematicamente os paraenses ainda alimentam chances de acesso. Masss...cá entre nós, e entre eles também...dificilmente isso ocorrerá pois faltam só duas rodadas! Para o Criciúma, o mais importante é pontuar, impôr sua maneira de jogar que servirá já de preparação pra quem permanecer visando a temporada de 2.016. Dentro do que penso, o técnico do Criciúma comete um equívoco na escalação projetada. Na zaga, ele saca Iânson e faz voltar Adalberto, depois de um período afastado por lesão. O garoto da base não jogou menos que nenhum dos aproveitados este ano no setor e merecia continuar na titularidade! Equipe que Cavalo deverá colocar em campo? Pois bem...Luiz; Maicon Silva, Wânderson, Adalberto e Márlon; Ruan, Barreto, Douglas Moreira e Dudú Figueiredo; Róger Guedes e Maurinho. Vale frisar que Bruno Lopes não joga em razão de suspensão; e, Thiago Ádamm, está em recuperação no DM

E o Lucca?? Bi-campeão brasileiro: em 2.013 pelo Cruzeiro e este ano, pelo Corínthians!! Merece o garoto que sempre classifiquei nos espaços que ocupo dentro da mídia como o melhor atacante que o Criciúma tinha, mesmo reconhecendo que ele não estava jogando aqueeeela bola na sua última passagem pelo Heriberto Hülse. De qualquer forma, era indiscutível seu potencial! Aliás, é!! O jogador fez gols importantes nesta reta final de campanha do Corínthians e como, prêmio, ganha pela segunda vez um título em nível nacional! Quanto à conquista em si, do Corínthians, não há o que contestar! Mesmo que alguns “erros” de arbitragem tenham favorecido Tite e seus comandados, não dá pra tirar o mérito de quem lidera o Brasileiro desde a 18ª rodada!! Só nos resta reconhecer os exemplos de um futebol competitivo e eficaz que apresenta o Timão atualmente!

Passarinho Arrepiado e suas observações sobre nossos representantes que jogam a Série A do Campeonato Brasileiro. A coisa complicou de vez pro Joinville! O “bichinho” e eu achamos que não tem mais volta! Assim, o Coelho vai fazer cia. ao Tigre em 2.016 na Série B. Outro que pode se juntar à dupla é o Leão da Ilha. O Avaí é o último na tabela que, hoje, não cai! Já, o Figueirense, ainda “respira” com certa dificuldade...massss, se mantém, meio que aos “trancos e barrancos”!! E...como estamos falando há algum tempo, a Chapecoense com 46 pontos está praticamente livre da “degola”!! Rodada do fim de semana...cfe. prognósticos do Passarinho: Fluminense x Avaí, dá Flu; empate entre Figueirense e Chapecoense; e, outra igualdade na partida Joinville e Vasco.

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Contratar bem e gastar pouco!!

Talvez este seja um dos principais desafios de quem vai comandar o Depto. de Futebol do Criciúma em 2.016. Até porque, pelo que temos visto nos últimos anos, a incompetência tem imperado na cabeça do(s) responsável(is) quando o assunto em pauta era trazer os chamados “reforços”! Não vou citar nomes...nem preciso! Masss...o leitor que nos acompanha sabe a quem me refiro!! Por sua vez, o ex-presidente Antenor Angeloni soltou dinheiro “a reviria”!! E isso aconteceu nas últimas três temporadas. De tantos e diversos que aportaram no estádio Heriberto Hülse, pouca coisa boa se aproveitou!! A grande maioria foi de baixa qualidade técnica!! Alguns...ainda menos qualificados se compararmos com a linha de mediocridade!! O resultado disso foi uma campanha “se arrastando” em 2.013, no Brasileiro ainda da Série A e um 2.014 terrível!! Refresco a memória do torcedor lembrando que o Criciúma não obteve bom rendimento sequer nos dois últimos estaduais!! No Brasileiro, então...todos sabem de cor e salteado!! Ano passado...péssimo desempenho que culminou com o rebaixamento e, em 2.015, uma Série B que, durante algum tempo, andou “arranhando” o rebaixamento!!

Por isso destaco a importância que terá o “cara do futebol” com a incumbência de formar o plantel para as próximas disputas. Reiteradas vezes tenho dito que não abro mão de que seja alguém que tenha identidade com o Criciúma e com a Criciúma...entenderam bem?? Empresário de futebol precisa e deve ser consultado, mas não pode haver “conchavo” com ele!! Essa história de contratar este ou aquele sem ver o cara jogar ou ter amplo conhecimento sobre o referido atleta...acreditando em indicação seja lá de quem for, não pode acontecer de novo!! Os riscos de errar são bem maiores do que um improvável acerto!! Empresário ou procurador de futebol quer é botar seu produto no mercado. E, para tal, eles preparam DVDs e, geralmente, têm uma lábia que, se os dirigentes dos clubes não forem capacitados...acabam caindo numa falsa conversa!!

Uma “rapidinha” que serve como exemplo aconteceu com o Criciúma em 2.004, ano que acabou amargando rebaixamento!! Depois de três temporadas no futebol português, o Criciúma trouxe o atacante Ceará...lembram dele? Teve uma passagem bastante razoável pelo Internacional de Lages, jogou em vários times e, hoje, está no Treze, da Paraíba. Pois...em 2.004, um astuto homem de negócios no futebol conseguiu colocar Ceará no Criciúma pra jogar a Série A do Campeonato Brasileiro. Tive acesso ao DVD com lances do atleta. Tinha até gol de bicicleta!! De cabeça...então...vários!! Chutes de fora da área, finalizações perfeitas, dribles...! Enfim, uma série de jogadas que acabaram impressionando e convencendo os dirigentes do Tigre. O cara veio e gol que é bom...nada!!

Sempre fui favorável à montagem de times com jogadores que querem buscar espaço e comprometidos com o respectivo clube que o contrata. A história do Criciúma mostra que as maiores e principais conquistas ocorreram com atletas que tinham este perfil. Boa parte de quem por aqui passou e foi determinado conseguiu dar sequência na carreira alcançando sucesso e bons contratos. Aliás, é uma questão de tentar e buscar crescer na vida!! Quando foram trazidos pra cá jogadores muito “rodados” e mais “malandros” da bola...o Tigre não se deu bem! Querem alguns exemplos de quem passou pelo Criciúma, jogou...na verdadeira acepção do termo e cresceu depois? Pois vem...Itá, Jairo Lenzi, Gélson, Jairo(volante já falecido), Roberto Cavalo, Vanderlei, Máhicon Librelato(também já nos deixou), Roberto, Paulo Báier, Uêndel, Lins...e tantos outros...!!
Mahicon Librelato, uma das maiores revelações na história do Criciúma. O destino nos pregou uma peça!!

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Tem gente que torce contra!!

Sempre há alguém que vai na contra-mão ou tem maneiras diferentes de protestar!! Me refiro a várias pessoas que, simplesmente, não gostam da Seleção Brasileira, ou do Criciúma, ou das equipes do nosso Estado...enfim, são “do contra”!! No caso do futebol brasileiro, representado hoje pelo time de Dunga nas Eliminatórias da América do Sul visando a Copa de 2.018, na Rússia, tem gente que “seca” abertamente!! Caramba!! Cada um tem seu jeito de pensar e é por isso que há livre liberdade de expressão...sei disso. Entretanto, sou do tempo em que “o Brasil é meu país”! Nada a ver com o que era imposto pelo regime militar ou coisa parecida!! Masss...não consigo desgostar, muito menos odiar, o que é nosso!! Também estou longe de ser ufanista...e “passar a mão por cima” de tudo o que acontece de errado nas entidades que dirigem futebol!!
Entendo que as “maracutaias” que estão vindo à tona sobre CBF e FIFA precisam e devem ser investigadas!! E...os culpados,punidos!! Mas, nem por isso vou torcer contra um grupo que veste uniforme representando o meu país em competições! A importância que dou pra tudo o que pertence à terra onde nasci e sua riquíssima história estão bem acima do que foi ou está sendo feito de forma ilegal!! Ora bolas...tem gente que consegue torcer pra Argentina, um dos nossos maiores rivais!! Outros não gostam do Neymar e depreciam nosso maior craque na atualidade!! Ouvi de um amigo e colega de trabalho outro dia:”Ah Gilberto...finalmente vou torcer pro Brasil porque o goleiro é do meu time!”. Se referindo a Alisson, atleta que hoje é titular no gol da Seleção Brasileira. Já ouvi até o absurdo de...: “A Seleção tem se fff...só pra aquele Galvão Bueno deixar de ser bobalhão!!”.

Sabe...as vezes penso que meu ouvido é “pinico” ou uma privada qualquer onde alguns, simplesmente, chegam e colocam um monte de “m”!! Da mesma forma, sobre o Criciúma... ele também não é unanimidade como muita gente pensa!! Há quem nasceu, cresceu e viveu aqui na “terrinha” e detesta o Tigre! Motivos? Dos mais diversos! Conheço quem passou pelas categorias de base, não teve chances e resolveu, então, “secar”!! Tem aqueles que fizeram parte de outras diretorias e olham de “rabo de olho” pra quem assume!! E, isso não é de hoje, ocorre há muito tempo!! Há também aquelas frases: “Enquanto esse cara estiver na direção eu torço contra!”. Ou...”se não tirar o Bruno Lopes vou torcer pra cair!”. Dentre outras pérolas que somos meio que “obrigados” a escutar e até mesmo...ler!

O Passarinho Arrepiado e eu somos diferentes. Brasil é Brasil em qualquer circunstância!! O Criciúma...da mesma forma!! Tem muita coisa errada no País, na cidade, no futebol, na política, na economia, nas questões sociais...enfim, na forma como se administra mais de 200 milhões de habitantes. Entretanto, eu NUNCA vou torcer contra o que é meu...contra algo da terra em que nasci!! Em qualquer circunstância sou Criciúma, Santa Catarina e Brasil!! Precisamos muito arrumar a casa...sob todos os aspectos! A CBF precisa de uma “limpa”... Dunga não é o melhor treinador que temos! Nossa (in)segurança, quem está no poder... corrupção, uma “roubalheira” monstruosa que parece não ter mais fim!! MUITA coisa precisa mudar!! E, dentro do que penso, nada disso é motivo pra ser tão “azedo” e “jogar sempre pra baixo”!! Faz mal...pro corpo e pra alma!! De qualquer modo, cada um pensa e age como sua cabeça determina!!

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Outra...pra matar saudade...!!

Na foto acima, Ademir Patrício e Zé Carlos. A “clicada” é de 5 de julho de 2.012. Naquela data o Criciúma se preparava pra jogar mais uma partida do Campeonato Brasileiro onde, na mesma temporada, conseguiria o acesso pra Série A. Tanto um como outro foram artilheiros. Aliás, Zé Carlos continua deixando sua marca na atual disputa do Brasileirão da “B” com a camisa do CRB. Masss...como o objetivo da postagem é relembrar e discorrer sobre coisas boas que marcaram época...vou destacar primeiramente o “Pezão”! Sim...este ainda é o apelido de Ademir Patrício que marcou mais de 70 gols em três temporadas jogando pelo Comerciário, em 1.977; e, as outras duas com a camisa, ainda azul, do Criciúma E. C.

Ah...por que “Pezão”? Os mais chegados ainda o chamam assim. Antes de arriscar a vida no futebol profissional, Ademir jogava no time do bairro São Marcos, em Criciúma. Certo dia, certo jogo...turma no vestiário e não encontraram uma chuteira que servisse no pé de Ademir. Alguém gritou: “Pô...que pezão, hein?!”. Gargalhada geral e “colou”: Ademir Pezão! Jogou em 28 times e, segundo suas próprias “contas”...não sabe quantos gols marcou na carreira que durou de 1.973 a 1.995! Tenho na retina um jogo, em especial. Este aconteceu em 15 de junho de 1.977, uma quarta-feira à tarde, pela 2ª fase do Campeonato Estadual. Estádio Heriberto Hülse ainda sem iluminação...o Comerciário aplicou uma das maiores goleadas da história do futebol catarinense: 9 a 0 pra cima do Operário de Mafra com um gol de Dirceu, dois de Laerte...ambos falecidos; e, SEIS de Ademir!! A camisa usada pelo Comerciário naquela temporada está na foto abaixo que eu tive o prazer de entregar ao amigo Otílio Paulo, da Casa Guido, para um leilão beneficente.
Pra quem gosta de lembranças e detalhes...o time base do Comerciário naquele jogo teve Cabral, goleiro que veio do Santos e depois jogou no Vasco e na Seleção Brasileira com o nome de Roberto Costa. A linha de defesa tinha Lúcio, mora até hoje na Próspera; Otávio, gaúcho que veio pra cá e depois que encerrou a carreira foi trabalhar em uma mina de carvão; Cláudio, zagueiro também do RS; e, Valdeci...muito bom lateral que era carioca e também jogou no Próspera...já falecido. No meio, atuavam Serrano, hoje morando em Meleiro...problemas no joelho o impediram de maior sucesso na carreira; Taquito, um mineiro que era ventríloquo; e, Doriva, meia de boa técnica que até pouco tempo trabalhava em um posto de combustível. No ataque, além de Ademir que era centroavante nato e está morando em Criciúma; tinha Serginho, ponta hábil e rápido; além de Dirceu, que virou delegado depois que parou de jogar e também já nos deixou!! O técnico era Joel Castro Flores.

E Zé Carlos? Ah...o Zé do Gol foi outro que deixou saudades! Atuou em 80 jogos com a camisa do Criciúma, em 2.012 e 2.014, e fez 57 gols. Artilheiro do mesmo estilo e com características parecidas em relação a Ademir Patrício. A precisão nas finalizações ainda é sua principal virtude. Numa outra época, situações diferentes...Zé Carlos também escreveu com letras maiúsculas seu nome na história do Clube. Ambos sempre tiveram muita raça e elevado espírito de luta!! Por sinal, qualidades raras observadas hoje em dia na grande maioria dos atletas profissionais de futebol. Ademir e Zé Carlos...quantas e tantas boas recordações, hein?!

terça-feira, 17 de novembro de 2015

850.000 a 1 milhão e 100 mil reais.

Estes são os valores por mês que, digamos, estão sendo projetados pelo presidente do Criciúma, Jaime Dalfarra, pensando nos gastos que terá com o futebol em 2.016. Massss...só com o Depto. de Futebol Profissional? Não! Desses valores, consideremos uns 300 mil com as categorias de base. Pelo menos aqui neste espaço, vou “trabalhar” com a hipótese de que 650 a 850 mil sejam destinados à montagem e manutenção do time que jogará as três ou quatro competições, em princípio, programadas: Campeonato Catarinense, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro da Série B e, talvez, a Copa Sul/Minas/Rio. Digo “talvez” porque o fim da temporada irá determinar o novo ranking da CBF e saberemos se o Criciúma continuará ou não na frente da Chapecoense. Conforme o que foi pré-combinado entre os organizadores do torneio, os representantes de Santa Catarina serão apontados da seguinte forma: Figueirense, Avaí e o mais bem colocado no ranking da CBF. Hoje, o Criciúma está na frente do rival do Oeste: são 6.739 pontos contra 5.630. Claro que há de se considerar que, no Brasileiro da B faltam duas rodadas e, no da A, ainda quatro! Então, aguardemos o término de ambas as competições para termos a certeza ou não de que o Criciúma vai jogar a Copa Sul/Minas/Rio.
E jogar o referido certame poderá influenciar no orçamento do Criciúma? Penso que sim! Afinal, se participar da Sul/Minas/Rio virá mais verba da TV e os cofres do estádio Heriberto Hülse poderão se “abrir” mais um pouquinho!! De qualquer modo, no meu entendimento, com os números divulgados pelo dirigente Dalfarra(foto acima), convenhamos, dá...sim senhor...pra reunir boa equipe de trabalho e montar uma equipe competitiva. Quem me acompanha nos espaços que disponho na mídia sabe que não abro mão de que o Criciúma sempre lute pra ser campeão catarinense. Afinal, que outro campeonato o Tigre teria mais chances de disputar??? Ora bolas...sem hipocrisia!! Entre Estadual, Nacional, Copa do Brasil e até a Sul/MInas/Rio...as maiores e melhores oportunidades recaem sobre um possível triunfo em âmbito regional!! E não adianta pensar que o Criciúma já ganhou Copa do Brasil em 1.991 e blá, blá, blá...!!! Aquilo foi uma grande conquista, sem dúvida! A maior na história do futebol catarinense!! Mas, vamos nos ater à realidade!! E o “hoje” mostra que tudo está bastante diferente!! O rumo que o Criciúma deve tomar é fazer de tudo pra voltar a ser campeão em Santa Catarina; participar e ir o mais longe possível na Copa do Brasil e Sul/Minas/Rio; e, lutar com “unhas e dentes” pra subir da Série B pra A no Campeonato Brasileiro. Ah...e depois do acesso, conseguir estrutura que permita ficar, pelo menos, 3...4 anos na elite do futebol nacional!!

E a “espinha dorsal” pra fazer uma bom time? Todos sabem que está em muita qualidade no goleiro, num zagueiro, no “volantão”, no meia e no atacante de área. Isso não quer dizer, entretanto, que o restante possa ser “perna de pau”!! Entretanto, quem quer ter planos objetivos de sucesso ao preparar um grupo de verdadeiros atletas de futebol, precisa... obrigatoriamente, de qualificação técnica!! Não há como chegar “na frente” com uma equipe de “brucutus”!! Por isso, entendo que Jaime Dalfarra terá de gastar um pouco mais pra dar jogadores de habilidade e atributos ao técnico Roberto Cavalo!! É questão de ambição... “querer o algo mais”!!!

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Dava pra ganhar em Osasco!!

O Criciúma jogou melhor na 2ª etapa e até merecia ter vencido a partida desta sexta-feira(13), em Osasco, pela antepenúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Depois de um 1º tempo onde os dois times pouco produziram, o Tigre rendeu melhor na fase final mas ficou só no empate: 1 a 1. No gol do Oeste, logo a 5 minutos, bola erguida pra área e o zagueiro Lígger cabeceou no canto da meta de Luiz. Antes, porém, ele fez falta em Iânson que a arbitragem deixou passar, prejudicando o Criciúma! À exceção desse lance...o goleiro Luiz foi quase que um mero expectador do jogo!! Como um todo, a partida não empolgou em nenhum momento! O gol de empate do Criciúma foi marcado a 7 minutos da 2ª etapa e meio que “sem querer”!! Róger Guedes ameaçou chutar a gol e lançou Maurinho na meia esquerda...já dentro da área. O zagueiro Júnior Lopes chegou primeiro no lance e, na tentativa de afastar o perigo, chutou contra a perna direita de Maurinho(foto abaixo). Curiosamente, a bola foi pro canto esquerdo da trave adversária. A partir de então, o Criciúma teve mais posse de bola e com boas jogadas, principalmente de Róger Guedes, até poderia ter chegado à vitória. De qualquer modo, ficou de bom tamanho o resultado e a confirmação da permanência do Criciúma na Série B do Brasileiro pra 2.016...mesmo que, láááá no começo da temporada, a falácia era de acesso!! Lembram???

Luiz pouco “trabalhou”. Masss...é sempre um líder em campo! Nota 7. Maicon Silva...muita vontade de apoiar e poucos acertos. Nota 6. Wânderson deu conta do recado...considerando-se suas limitações! Nota 7. Iânson, desta feita, não esteve bem. Me pareceu estar intranqüilo. Ainda no 1º tempo teve que ser substituído por causa de cartão. Nota 5. O lateral Márlon não repetiu as duas atuações anteriores. Contra o Oeste...foi mais discreto, pouco apareceu! Nota 5. Wéllington...o de sempre, as vezes atrapalhado e rebatedor pra evitar problemas na defesa. Nota 5. Douglas Moreira fez bom jogo...se movimentando mais no 1º tempo.Nota 7. Infelizmente, Dudú Figueiredo não conseguiu produzir como nos últimos jogos. Em alguns momentos “sumiu” do jogo!! Nota 5. Róger Guedes fez grande 2º tempo e foi o maior responsável pelas principais jogadas ofensivas do Criciúma. Nota 7. Bruno Lopes tem crescido, se compararmos com suas próprias atuações anteriores. Nota 6. Quanto a Maurinho, fez o gol “sem querer” e correu bastante! Nota 6. Entraram Adalberto, Ruan e Edy. Avaliação apenas sobre o zagueiro que teve mais tempo para mostrar serviço. Este não comprometeu...fazendo o chamado “feijão com arroz”! Nota 6.

Enquanto isso, o Passarinho Arrepiado acompanha também a Seleção Brasileira que jogava em Buenos Aires. Conforme o “bichinho”, a 1ª etapa foi de baixo nível! Os dois times pouco produziram. Muita marcação no meio e pouco futebol do craque Neymar! No 2º tempo, o jogo esquentou e tivemos alguns lances mais ríspidos culminando com a expulsão do zagueiro brasileiro David Luiz. Masss...os lances mais duros, violentos, foram de parte a parte. O placar de um a um, acabou sendo justo com  Lavézzi fazendo o gol dos “hermanos” e Lucas Lima empatando para o Brasil. Próximo jogo...em Salvador, Arena Fonte Nova, terça-feira(17), 22 horas, contra o Perú!!