quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

É coisa de maluco!

Se foi o tempo em que o nacionalismo era pregado nas aulas de Educação Moral e Cívica...isso nos meus tempos de colégio. O tempo passou e, com a queda do regime militar e a tal democracia, as pessoas passaram a ter maior liberdade de expressão. Pena, entretanto, que muitos confundam democracia com bagunça e desrespeito; liberdade com libertinagem! Masss...em nome da modernidade e evolução hoje há, sim, bem maior autonomia de pensamentos e idéias. A analogia aqui exposta, passando para o futebol, justifica o título. Eu, particularmente, acho um absurdo por exemplo, não torcer para o Brasil numa Copa do Mundo. Isso é coisa de maluco!! Sou do tempo em que era uma questão de honra nacional vibrar com os jogos da Seleção Brasileira. Nasci em 1.962 e, portanto, com 51 anos, pude assistir as copas de 70 pra cá. Tive o prazer de ver os maiores craques da história contemporânea do nosso futebol. De Garrincha pra trás, não! Só por vídeos ou leituras. Reconheço que muita coisa mudou daquela época até os dias de hoje. No entanto, continuo cada vez mais nostálgico. Já vi e revi...e revi muitas vezes...jogos entre clubes brasileiros, torneios europeus e copas das antigas. Dá uma saudade!!! Hoje tá tudo diferente!! Alguns têm ídolos de outro país. Antes não! Os meus eram Pelé, Rivelino, Zico e cia. Dava gosto de ver o Santos de Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pépe jogar; o Cruzeiro de Dirceu Lopes e Tostão; o Palmeiras de Ademir D’Aguia; o Inter de Falcão, Valdomiro, Lula...; o Fluminense de Assis e Washington; o Flamengo do “Galinho”, de Júnior;  e outras “feras” e times que fizeram história. Obviamente que havia admiração por craques do exterior como Cruijff, Beckenbauer, Platini e Maradona. No entanto, estes nunca foram meus ídolos! Se alguém me pergunta: Gilberto, pra que time tu torce? Eu digo: Criciúma e Brasil!! E o Méssi? É craque, mas não torço pra argentino!! Sou bairrista...muito!!!

Um comentário:

  1. Tenho 24 anos e admito que não tenho essa admiração toda pela atual seleção brasileira. Mas é que as coisas estão realmente diferentes hoje em dia, vimos que nossos atuais jogadores querem saber de dinheiro, querem saber de carros, de aparecer no facebook, se ganham ta bom, se perdem ta bom também! essa indiferença que os atuais jogadores demonstram com clubes e a seleção passa para a torcida que também fica um pouco indiferente! Quando eu era mais novo eu não aguentava de nervosismo para ver a seleção jogar, dizem que no passado parava tudo para ver os jogos do Brasil, mas os jogadores eram muito diferentes, não falo nem em qualidade que era muito superior mas o comportamento deles é que era o glamour da camisa verde amarela.E outra coisa que pesa e pesa muito para a atual falta de nacionalismo é a vergonha que nosso pais se encontra, as pessoas não acreditam mais em politico nenhum, muitos apostavam que o partido que se encontra no poder hoje iria mudar o Brasil e na verdade nunca teve tanta coisa errada como hoje. tudo isso e muito mais leva o descrédito tanto com nossa nação quanto com nossa seleção.

    ResponderExcluir