quinta-feira, 27 de junho de 2024

O Criciúma não "achou" Lucas Moura!

O experiente atleta do tricolor paulista "deitou e rolou" no lado esquerdo da defesa do Criciúma! Claro que há de se respeitar e reconhecer a qualidade do jogador que atuou na Seleção Brasileira e disputou Copa do Mundo. Só que, a marcação do Criciúma no principal jogador são-paulino, foi fraca...espaçada demais! Lucas Moura teve participação extremamente ativa e decisiva nos dois gols do São Paulo! Na jogada que originou o primeiro, ele passou "como quis" por Marcelo Hermes e Wálisson Maia. Já, no segundo, deu toque sutil para a batida fatal de Luciano. 

Mas, não foi só a qualidade técnica de Lucas Moura o principal motivo que fez o Criciúma perder o jogo no Morumbi's. Afinal, o São Paulo tem outros jogadores também habilidosos como Luciano, Calleri e Ferreirinha, além de segurança no meio, com o veterano Luiz Gustavo, outro que também já vestiu a "amarelinha" e esteve em Copa. Num todo, pra sintetizar, o São Paulo possui elenco de superior qualificação em comparação ao do Criciúma. E, tal supremacia, foi confirmada em campo, mais no 1º do que no 2º tempo. Após as mexidas efetuadas por Claudio Tencati, o Tigre melhorou. Apareceu uma chance escancarada de gol, com Claudinho e Barreto; e, o gol, já nos acréscimos, marcado por Arthur Caike, depois de erro do goleiro Jandrei.

No "frigir dos ovos", resultado normal! Até porque, perder pro São Paulo, na casa deles, por 2 a 1, não tem nada de incomum! Aliás, a campanha do Criciúma permanece dentro do esperado e, principalmente, conforme suas posses. O que saiu "do eixo", foi a derrota pro Cuiabá, por 5 a 2. De resto, estar com 12 pontos, em 13º lugar na tabela, com dois jogos atrasados, perfazendo 40% de aproveitamento, é o que a atual estrutura de futebol do Clube pode "entregar"! Lembro, contudo, que os próximos dois jogos serão em casa, Internacional e Cruzeiro, quando o Criciúma, espero assim, poderá somar, pelo menos, 4 pontos.


segunda-feira, 24 de junho de 2024

Por que?

Não sei! Mas, boa parte da arbitragem que vem apitando neste primeiro quarto do Campeonato Brasileiro, tem sido uma lástima! Mal preparados? Ruins, mesmo? Ou algo que vai além do nosso conhecimento ou imaginário, aqui de fora?? Repito: não sei! O que não creio é em predisposição pra favorecer ou prejudicar este ou aquele clube. Prefiro pensar assim em razão de que, se houver algo "fora da curva", é melhor abandonar essa paixão toda que há entre nós e o futebol! Reflexões daqui e dali...chegou à conclusão de que os caras erram, como todo ser humano em qualquer atividade. Afinal, não há perfeição...aqui na Terra! 

De qualquer modo, no caso do Criciúma, que é o que time que mais acompanhamos, as duas imagens acima deixam vários pontos de incertezas! Caramba, se foi muito bem marcado o puxão do Barreto, no defensor botafoguense, em lance que originou o gol anulado de Matheuzinho; por que o mesmo critério não foi aplicado no caso do puxão na camisa do Alano, dentro da área, quando a penalidade deveria ter sido assinalada?? E nesse lance, o árbitro Luiz Flávio de Oliveira, dá pra ver pela foto, estava DE FRENTE pra jogada!! E o PIOR  de tudo isso: TEM O VAR...que sequer chamou o árbitro de campo pra revisar o lance!

Ainda sobre jogos do Criciúma, neste Campeonato Brasileiro, tivemos outras situações "estranhas" quando do confronto contra o Palmeiras. Nem vou e nem devo tirar os méritos da vitória paulista! Mas, foi nítido, límpido, claro e cristalino que TODA A ARBITRAGEM foi mais branda e calma com o Porco do que com o Tigre. Lá, naquele triunfo de 4 a 0 sobre o Vasco, todos viram o pênalti inexistente que foi marcado contra o Criciúma, em lance de F. Mateus. Aqui, diante do Bahia, chamou atenção, a "rapidez e agilidade" da arbitragem na expulsão do goleiro Gustavo! Por fim, mesmo com a vitória perante o Botafogo, a jogada das linhas tortas, traçadas quando da marcação de impedimento, no gol anulado de Alano, e, a penalidade não marcada sobre o mesmo jogador, como frisamos antes. Tem sido assim! E...segue o "baile"!!