sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Como deve se portar o Criciúma no Allianz Parque?

Ora bolas...é 11 contra 11! Durante a semana, encontrando torcedores, pela rua, e vendo manifestações de outros nas redes sociais, dá pra sentir que paira um ar de temeridade quanto ao jogo de domingo(15), contra o Palmeiras, em São Paulo. A gente ouve e lê que é preciso fechar e muito "a casinha" pra não sofrer um vexame! Sugestões afim de evitar uma goleada não faltam: usar três zagueiros, quatro volantes, só um atacante...!!

Na minha maneira de ver futebol, é óbvio que o Palmeiras é superior e favorito perante o Criciúma! Não dá pra se "meter a bobo" e jogar "aberto" contra uma equipe que briga na parte de cima da tabela, lutando pelo título! Mas, entendo que Claudio Tencati sabe como agir diante das dificuldades inerentes a um confronto como este. O Criciúma já enfrentou outros "grandes" e pretendentes ao título, fora de casa, e não foi massacrado em nenhum deles. Lembro os jogos contra Atlético(MG), Vasco, São Paulo e Flamengo, só como alguns exemplos. 

Então, penso que o Criciúma deve se armar, sim, com cuidados defensivos! Mas, jamais abdicar de agredir o adversário! Não vou meter o bedelho na escalação nominal! Sempre entendi que o treinador, que trabalha com os jogadores "todos os dias, o dia inteiro", sabe quem está melhor pra jogar! Só insisto que, jogar o jogo e marcar com sabedoria um adversário que é, claramente, melhor qualificado tecnicamente, pode ser caminho pra alcançar bom resultado na grama sintética do Allianz Parque. 

quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Assistir jogos da Seleção Brasileira, nos tempos atuais, é só pra se estressar!!

Depois da saída de Tite, no fim de 2.022, a Seleção Brasileira passou pelas mãos de Ramon Menezes e Fernando Diniz. Agora, o trabalho segue comandado por Dorival Junior. Este, pelo que vi até agora, pouco acrescentou, positivamente, nos quesitos táticos e de organização de jogo. Caramba...Vinícius Júnior, Lucas Paquetá e Danilo, que vem sendo usados como titulares, com frequência, podem jogar muito mais! Só que não dá pra culpar apenas esses três! Pelo que tenho visto, se "salvam" só o goleiro Alisson, o zagueiro Marquinhos e o volante André. O restante tem deixado muito a desejar!

Claramente, falta maior comprometimento, mais vontade e, principalmente, padrão de jogo! Não há um setor que funcione! Do meio pra frente, então, o rendimento tem sido pífio!! Como frisei, antes, Dorival Júnior pouco acrescentou! Há de se levar em conta, contudo, que a "safra" de jogadores não é lá das melhores!! Aliás, muito longe dos tempos dos "Ronaldo's", Rivaldo, Roberto Carlos, Cafú, dentre outros que, mesmo não ganhando todas as copas que jogaram, tiveram bem melhor performance do que o visto atualmente! 

O que fazer a curto/médio prazo? Não tem muito! A tentativa de solução passa por manter o trabalho. Permaneço pensando que, trazer técnico de fora do País, não é a melhor solução. Talvez, a convocação de mais jogadores que atuam no Brasil, possa ajudar na questão de identificação e comprometimento com a Seleção. Até porque, o futebol brasileiro cedeu 43 atletas nessa data FIFA. E, os mesmos têm complicado a vida da nossa seleção quando são enfrentados. Que coisa, hein??

domingo, 8 de setembro de 2024

Que seja feita justiça! Não, politicagem!!

É uma questão de meritocracia! Penso que, quem joga mesmo, trabalha, faz tudo por seu time e pelos seus companheiros, deve, sim, obter o caminho do sucesso! Desse modo, não é necessário "jogar sujo" pra alcançar êxito! Mais cedo ou mais tarde a verdade aparece e o "golpe baixo" vira contra si!! Lembro que a justiça "lá de cima" pode tardar, mas não falha!!! Talvez, por isso,  Botafogo, Fortaleza, Palmeiras e Flamengo estejam no G-4 e, com toda certeza, por pura capacidade de cada um deles! Claro que é uma situação de momento, não indicando que um  desses quatro,  obrigatoriamente, será campeão!

Aproveito essa pausa no Campeonato Brasileiro da Série A pra fazer algumas reflexões. Pode haver erro de arbitragens, falha da defesa aqui ou ali, uma ou outra chance de gol "imperdível" sendo desperdiçada. Mas, no "frigir dos ovos", a recompensa vem pra quem faz tudo com amor, carinho e dedicação! Mesmo de fora, a gente vê! Não há necessidade de fazer coisas se utilizando da obscuridade! É aquela história de "jogar limpo" e esperar que a vitória, mais cedo ou mais tarde, será conquistada!

No Criciúma, a receita do sucesso está com o presidente Vilmar Guedes, seus pares de diretoria, a comissão técnica e, claro, o grupo de atletas. É, praticamente, o "mesmo time" desde 2.022. Um acréscimo aqui e ali e o Tigre tem colecionado sucessos ao longo desses dois anos! Assim, o Criciúma tem sido exemplo pra admiradores e até adversários! Dá inveja em alguém? Ahhh...normal!! Mas, que seja "inveja boa"! Até porque, além de ser bom pra cidade e região, nos enche de orgulho!!