sexta-feira, 23 de agosto de 2024

O fim de semana.

Promete! Afinal, vão se encontrar Criciúma e Grêmio, num duelo direto por fuga de perto da zona do descenso! Na tabela, o Tigre está uma posição e um ponto à frente do adversário: é 14º, com 25 pontos; o Grêmio, 15º, com 24. O Criciúma teve uma semana menos intensa. Jogou domingo, descansou mais e está só esperando o confronto. Já, o Grêmio passou por aquele jogo de bastante desgaste contra o Fluminense pela Libertadores. Aliás, os gaúchos vêm, recentemente, de duas eliminações por pênaltis: Copa do Brasil e Taça Libertadores. Claudio Tencati e comandados podem tirar proveito desse possível "cansaço", físico e psicológico, de Renato Gaúcho e seus pupilos.

O Blog lamenta, profundamente, o falecimento do médico Silvio Damiani Búrigo. Ele foi conselheiro vitalício e ex-presidente do Criciúma E. C.! Mandatário no ano de 1983, ele nos deixou nesta sexta-feira (23/08), aos 81 anos. Dr. Silvio também foi dirigente do E. C. Próspera e era um apaixonado por futebol! Como forma de homenagem, o Criciúma solicitará um minuto de silêncio a ser respeitado na partida contra o Grêmio. Condolências a amigos e familiares.

Seleção Brasileira está convocada pelo técnico Dorival Júnior. O Brasil enfrentará o Equador no dia 6 de setembro, no Couto Pereira, em Curitiba. Em seguida, no dia 10, a Seleção jogará contra o Paraguai, em Assunção. Os jogos são válidos, respectivamente, pela sétima e oitava rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo. A Seleção vem de três derrotas nas eliminatórias, ocupa a sexta posição e busca se recuperar na tabela de classificação. 

Os convocados: Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Al-Nassr), Ederson (Manchester City)

Laterais: Danilo (Juventus), Yan Couto (Borussia), Guilherme Arana (Atlético-MG), Wendel (Porto)

Zagueiros: Beraldo (PSG), Militão (Real Madrid), Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (PSG)

Meio-campistas: André (Fluminense), Bruno Guimarães (Newcastle), Gerson (Flamengo), João Gomes (Wolverhampton), Paquetá (West Ham)

Atacantes: Rodrygo (Real Madrid), Endrick (Real Madrid), Estêvão (Palmeiras), Luiz Henrique (Botafogo), Pedro (Flamengo), Savinho (Manchester City), Vinícius Junior (Real Madrid)




quinta-feira, 22 de agosto de 2024

Projeções que todo mundo faz.

O Campeonato Brasileiro ainda não acabou, mas, quem acompanha futebol e o torcedor de modo geral, sempre projeta ou imagina o que vai acontecer na rodada seguinte ou, até, ao fim da competição. Ahhh...esse será o campeão! Ou, aqueles vão pra "Liberta"..."Sula", e, os rebaixados serão "v, x, y, z"! No site do globo.com há um dispositivo/link em que se pode "chutar" os resultados dos jogos que faltam e, portanto, "maquinar" o que, cada um pensa a respeito do futuro do Campeonato Brasileiro. Passei por lá e deixei meus palpites resultando na classificação final que segue:

Importante frisar, contudo, que, no momento, a maioria dos times têm 23 jogos. Só que, o Internacional, por exemplo, tem quatro a menos; Criciúma, Grêmio, Atlético Mineiro, Athlético Paranaense, Bragantino e Cuiabá, dois; além de Cruzeiro, Flamengo, Vasco, Juventude, Fluminense e Fortaleza, com uma rodada em atraso. E, tais situações, talvez causem falsa impressão do que realmente pode acontecer na sequência do torneio. Da mesma forma, entendo que, ter jogos atrasados, não significa percentual positivo de aproveitamento. Até porque, de que adianta jogar depois e perder os confrontos?? 

Importante frisar que não trata-se de "bola de cristal"! É, apenas uma opinião MINHA observando o atual contexto do Campeonato Brasileiro. Não imagino que um "grande" caia e que a briga pelo título, HOJE, está entre Botafogo, Fortaleza e Palmeiras. Assim, como também entendo que, após a tal janela de transferências e os clubes se reforçando, o panorama poderá ser modificado. Mas, repito: é apenas prognóstico e que, naturalmente, aguça a curiosidade! 

terça-feira, 20 de agosto de 2024

Criciúma é bicampeão do Estadual Sub-20!

O Criciúma garantiu seu bicampeonato no Campeonato Catarinense Sub-20. O Tigre assegurou o título Estadual contra o Barra na noite desta segunda-feira(19/08), no Estádio da Augusto Bauer. Após a derrota por 1 a 0 no jogo de ida, realizado no H. Hülse, o Criciúma foi até Brusque(mando de campo do adversário) e venceu o Barra por 2 a 0 na partida de volta, com gols marcados por Cássio e Lira.

"Esta vitória de hoje é o coroamento de tudo que vem sendo feito e do investimento que o clube tem dedicado às nossas categorias de base. Estamos também ansiosos para as finais do Sub-15 e Sub-17. Esses jovens merecem todo o prestígio e a atenção que estão recebendo." Exaltou o presidente Vilmar Guedes.

“Eu fico muito feliz porque merecemos dentro do campo esse título. Esses atletas, pelo que trabalham, merecem. A cidade merece, o nosso clube merece, e estamos felizes por conquistar esse título mais uma vez." Comentou o técnico da equipe, Gabriel Carvalho.

No último sábado o Criciúma também garantiu a presença de suas equipes Sub-15 e Sub-17 na final do Campeonato Catarinense pelo segundo ano consecutivo. O Sub-15 superou uma derrota de 2 a 0 para o Figueirense no jogo de ida ao vencer por 4 a 0 no jogo de volta, com três gols de Gustavo Paim e um de Caique, e enfrentará o Avaí na final. O Sub-17 empatou ambos os jogos da semifinal por 1 a 1, mas avançou após vencer nos pênaltis, enfrentando a Chapecoense na final. As finais das duas categorias estão marcadas para os dias 24 e 31 de agosto.

.

(Fonte de informações e fotos: site oficial do Criciúma E. C. e internet)




domingo, 18 de agosto de 2024

Criciúma 2 Vasco 2: Tigre quase "entregou" o jogo!

Até os 25/30 minutos do 1º tempo o Criciúma manteve o controle da partida. Criou chances que poderiam ter feito diferença no placar e, talvez, "matado" o jogo! Bolasie e Marquinhos Gabriel tiveram oportunidades claras de ampliar a vantagem tricolor e não aproveitaram. O Vasco, por sua vez, comandado pelo muito bom Dimitri Payet, foi percebendo que poderia agredir mais o adversário. De outro modo, o Criciúma passou a cometer erros bobos! As falhas ficaram evidentes...tipo, deu um "apagão" no time e os quase 18.500 torcedores, presentes no Heriberto Hülse, ficaram boquiabertos quando, aos 35 minutos David acertou chutaço de fora da área; e, aos 49, após erro coletivo da defesa, Rayan virou pros cariocas!

Ressaltando, novamente que, pelo menos durante metade da etapa inicial, o Criciúma fez seu gol, também com "cochilo" da defesa vascaína. Bolasie cruzou pra área, Allano dominou, encontrou espaço pra ir à linha de fundo, cruzar pro próprio Bolasie que, na frente do zagueiro Léo, complementou pro gol. E isso tudo aconteceu, a 5 minutos, com o sistema defensivo do Vasco "só olhando" ou marcando mal...muito à distância. O cenário estava perfeito pro Criciúma! Atuando em casa, abrindo o placar logo de começo e dominando o jogo. 

Só que o tal "apagão" da segunda metade do 1º tempo custou caro pra Claudio Tencati e comandados! A volta do intervalo, contudo, fez com que o Criciúma se doasse bastante pra alcançar, pelo menos, o empate. E, depois de muito se arriscar e insistir, conseguiu a igualdade aos 48 minutos em cabeçada letal de Bolasie. Os 2 a 2 do resultado final acabaram premiando, com justiça, o que fizeram as duas equipes. Domingo que vem, 25, tem o Grêmio, de novo em casa. É o tal jogo de seis pontos!!