sexta-feira, 20 de setembro de 2024

As chances de título, vagas na Libertadores e quem pode cair.

Dei uma pesquisada em sites aqui e ali...acabei encontrando uma reportagem sobre o tema no https://jornaldaparaiba.com.br/esportes/brasileirao-2024-titulo-libertadores-rebaixamento. Achei interessante e resolvi reproduzir aqui neste espaço. Leiam e tirem suas conclusões. Vamos lá:

O Brasileirão é certamente um dos campeonatos de pontos corridos mais disputados do mundo. E a edição 2024 não tem sido diferente. Até aqui, já foram 26 rodadas, duelos equilibrados e batalhas acirradas pelo topo da tabela. Ao fim de cada rodada, o Jornal da Paraíba atualiza as chances de título, vagas por competições internacionais e, é claro, a luta contra o rebaixamento. As probabilidades são baseadas em cálculos matemáticos do site estatístico Chance de Gol.


Chance de título? De vaga na Libertadores? E de rebaixamento?

Com 26 rodadas já disputadas, o Brasileirão 2024, o Botafogo está de volta a liderança, com 53 pontos, e chegou a 47,1% de chance de conquistar o título. O Palmeiras, que agora é vice-líder, tem 50 pontos e possui 42,9% chance de ser campeão.

Fortaleza e Flamengo completam a lista dos quatro primeiros, sendo o time cearense aparece com 49 pontos, enquanto os cariocas possuem 45. O Leão(Fortaleza) tem, neste momento, 3,1% de chance de ser campeão, enquanto o Flamengo, com um jogo a menos, possui 6% .

Na zona de rebaixamento, o lanterna é o Atlético-GO, com 18 pontos. O Dragão possui 97.8% de chances de disputar a Série B em 2025.

Já as chances de Libertadores seguem altas para os quatros primeiros colocados da tabela:

Botafogo (99.9%), Palmeiras (99,8%), Fortaleza (90,7%) e Flamengo (94,3%).

Saiba como os cálculos são feitos:

O site Chance de Gol calcula as probabilidades com base nas chances de vitória, empate e derrota para cada uma das partidas que ainda não foram realizadas. A partir de simulações em todos os jogos, são contabilizadas as chances de cada um dos clubes se classificarem ou serem rebaixados. Mas como as probabilidades são calculadas? Cada jogo depende, em suma, da força de cada time. Além disso, outros atributos são considerados, como local de jogo — casa ou fora —, a partida mais recente que cada clube fez etc. Por outro lado, não são contabilizadas informações de cunho histórico, tabus, invencibilidades, desfalques etc.



terça-feira, 17 de setembro de 2024

Sem caça às bruxas!!

Depois de uma derrota, da forma como aconteceu, pro Palmeiras, não faltam comentários e burburinhos pra arranjar ou direcionar culpados. E isso acontece aqui e com qualquer torcida! Afinal, o Criciúma E. C. é o que temos de mais valioso na cidade e região quando se pensa em divulgação do que é nosso pro resto do País e do mundo. Normal! Ainda mais depois que surgiram as redes sociais e todo mundo bota pitaco em tudo quanto é assunto!!

A verdade é que o Criciúma ficou "olhando a banda passar" e quando viu já estava 3 a 0, em 17 minutos ainda da 1ª etapa! E, depois disso, a "maionese só desandou"! Ou seja, ninguém marcou, ninguém jogou, o técnico Claudio Tencati errou na escalação e na estratégia de jogo e o resultado de 5 a 0, pró Palmeiras, acabou sendo desastroso. Aliás, tomar duas vezes de cinco, em uma só edição de Campeonato Brasileiro da Série A, abala qualquer estrutura! 

O que não pode é ficar remoendo o que passou, embora seja tudo muito recente! Duro assimilar ter a segunda pior defesa da competição! Mas, não há o que fazer após o "leite derramado"! A solução é "juntar os cacos" e se remontar porque o Criciúma ainda tem 13 jogos por fazer, sendo 6 em casa e outros 7, fora. Dos confrontos no H. Hülse, destacam-se dois adversários que, no momento, de um jeito ou de outro, estão na mesma luta que o Tigre trava, que é de permanência na Série A. No caso, Atlético(GO) e Vitória. Portanto, mãos à obra e com bem menos erros daqui pra frente!!

domingo, 15 de setembro de 2024

Com sonolência incrível, Criciúma deu vexame no Allianz Parque!!

Tomou 5 a 0 ao natural! O Palmeiras fez o que quis, durante todo o jogo, e impôs uma goleada humilhante perante o Criciúma! Este, por sua vez, "ficou olhando" tudo acontecer desde os 48 segundos da etapa inicial quando o Porco fez seu 1º gol. Os demais foram consequência de uma apresentação, absolutamente, abaixo da crítica por parte de Claudio Tencati e seus comandados! O time todo jogou muito mal! Tobias Figueiredo teve participação decisiva e negativa, pelo menos, nos três primeiros gols do Palmeiras. 

Até o goleiro Gustavo "comeu mosca" no último gol, através de falta cobrada por Raphael Veiga. A bola veio "do meio da rua" e o camisa 1 tricolor ficou estático, parado, vendo a bola entrar, justamente, no canto onde ele deveria estar! De outro modo, é preciso reconhecer que o Criciúma até teve, pelo menos, dois chutes perigosos contra a meta adversária. Só que as conclusões de Matheusinho pararam no goleiro Wéverton, foram pra fora e, uma delas, acertou o travessão.

Só que não podemos culpar SÓ a atuação bastante comprometedora do zagueiro Tobias Figueiredo ou da inércia no setor ofensiva. Todo o Criciúma não jogou NADA! Como se dizia antigamente "do goleiro ao ponta-esquerda", aliás, partindo desde a comissão técnica, ninguém produziu algo pra merecer melhor sorte! A goleada sofrida acabou sendo justíssima e, convenhamos, se o Palmeiras "não tirasse o pé" a tragédia poderia ter sido maior ainda!! Com certeza, é o tipo do resultado que "acende o sinal amarelo" pra todos no Heriberto Hülse! Resta saber, à partir de agora, como será a reação após o que se viu em São Paulo...!!!