sábado, 27 de julho de 2024

Juventude 1 Criciúma 2: triunfo merecido em noite de Bolasie!

Pelo que jogou, principalmente no 2ª tempo, o Criciúma saiu merecedor do resultado de vitória, em Caxias do Sul! Bolasie, com dois gols marcados, foi o destaque tricolor contra um Juventude que pouco produziu. Convenhamos que, na etapa inicial, nenhum dos dois times foi competente e competitivo pra merecer gol! Contudo, na segunda metade da partida, os dois treinadores promoveram alterações que deram maior mobilidade em ambas as equipes. 

No primeiro gol do Criciúma, méritos para Claudinho que, após bobeada na saída de bola do Juventude, encontrou passe preciso pra Bolasie chutar no canto esquerdo da meta adversária, sem chances pro goleiro Gabriel. Eram 11 minutos de jogo e o Tigre parecia passar confiança em relação a seu rendimento, até então. Só que, três minutos depois, Luís Oyama, volante do Juventude, chutou à média distância. A bola desviou em H. Meritão "matando" o goleiro Gustavo. 

Tanto Criciúma como Juventude continuaram lutando bastante. Só que o Tigre parecia mais "ligado" ofensivamente. E, depois de algumas chances desperdiçadas com F. Mateus e Claudinho, eis que Ronald cruza pro "peixinho" de Bolasie! Eram 37 minutos e, após o gol da vitória, o Criciúma se fechou e garantiu resultado importantíssimo para as suas pretensões no Campeonato Brasileiro! Agora, as atenções se voltam pro jogo contra o Atlético Mineiro, em casa, na próxima rodada; e, pro anúncio dos novos dirigentes contratados que passarão a comandar o futebol do Criciúma, segundo o presidente Vilmar Guedes, à partir de 05/08.


sexta-feira, 26 de julho de 2024

A demissão de Alex Brasil.

Ouvia do Alex Brasil, através de entrevistas, que o Criciúma tinha ou tem dificuldades pra contratar em razão das limitações financeiras. Por sua vez, os dirigentes do Tigre sempre disseram que há, sim, desde que "com os pés no chão", recursos pra trazer os tão desejados reforços. Afinal, é visível pra qualquer um que manja um pouquinho do assunto, que o técnico Claudio Tencati tem feito "milagres" com o que possui na mão! De qualquer modo, a verdade é que o tempo da "janela" para novas contratações está passando e o Criciúma "não se mexe"! 

Depois do jogo contra o Fortaleza, os mais de 13 mil torcedores que estiveram no Estádio Heriberto Hülse, protestaram contra a inércia do Executivo de Futebol do Criciúma. Um dia após, o presidente Vilmar Guedes tomou a decisão de demitir Alex Brasil e convocar, interinamente, o Coordenador de Futebol do Clube, Wilson Vaterkemper, pra exercer a função de "comando" do futebol no Criciúma. Segundo Guedes, "o ciclo de Alex Brasil passou e, agora, o Clube vai em busca de um novo profissional pra função". 

Minha opinião: segue o jogo! O futebol é assim! Que seja encontrado alguém mais ágil e que corresponda às expectativas dos dirigentes e torcedores! Alex Brasil e Criciúma foi bom enquanto durou! E outra: há necessidade URGENTE, sim senhor, para que o plantel do Criciúma ganhe melhor qualificação em opções de banco! É claro e evidente que a Comissão Técnica tem passado muitas dificuldades quando precisa mexer no time ou pra escalar e manter razoável nível de aproveitamento. Então...que haja acerto em quem vem pra contratar e, também, quanto aos possíveis jogadores contratados!!

segunda-feira, 22 de julho de 2024

E se fosse o contrário??

Alguns falam que, quando há esse tipo de manifestação, trata-se de teoria da conspiração. Pois, eu observo que, na verdade, é, sim, TEORIA DA CONSTATAÇÃO! Ora bolas...com 62 anos de vida e acompanhando futebol desde que me entendo por gente, não tenho lembranças de ter ouvido dirigentes do Flamengo "botando a boca" contra a arbitragem, do mesmo modo que já vi comandantes de outros times se manifestarem nesta direção! O caso mais recente é o do "dono" do Botafogo, o norte-americano John Textor. Além dele, tenho lembranças de revolta, contra "personagens do apito", de presidentes e/ou diretores do Athlético Paranaense, do Internacional, São Paulo, Cruzeiro e, claro, do técnico do Palmeiras, o português Abel Ferreira, que "berra" contra árbitros até com certa frequência! Diversos outros também já fizeram o mesmo!

O caso da polêmica penalidade marcada contra o Criciúma, no jogo diante do Flamengo, há quem diga que o cidadão escalado pra soprar o apito, agiu "corretamente". As TV'S que estão transmitindo o Campeonato Brasileiro, até pra salvaguardar o produto que vai ao ar, logo procuraram colher opiniões de seus comentaristas de arbitragem que "votaram" pela assertividade nas decisões tomadas em campo. Eu, particularmente, prefiro ficar com o que disse Arnaldo Cesar Coelho, velho conhecido das antigas, na arbitragem: Que foi pênalti ninguém discute. Agora, interpretar que uma segunda bola dentro da área não iria interferir, é infantil”! A jogada estava ainda na intermediária, daria tempo do árbitro interromper o jogo. Inexperiência dele, com a do zagueiro em chutar a bola uma contra a outra”!!

O Passarinho Arrepiado e eu conversamos muito sobre o lance e nos perguntamos o seguinte: se fosse o contrário?? Como velhos conhecedores dos meandros do futebol, chegamos à dúvida/conclusão de que, se o lance tivesse ocorrido na área do Flamengo, à favor do Criciúma, o "peso" da camisa poderia influenciar no rápido raciocínio do árbitro?! Pois é...fica a dúvida que, provavelmente, nunca saberemos!!