sábado, 10 de agosto de 2024

Duas defesas que determinaram a vitória do Fortaleza.

Elas aconteceram logo no início do jogo, quando Bolasie cabeceou "cara a cara", exigindo grandes defesas do goleiro João Ricardo. Isso, respectivamente aos 8 e 9 minutos do 1º tempo. Além destes lances, teve um outro em que Higor Meritão, aos 25 minutos, pegou sobra de bola na entrada da pequena área e mandou por cima da meta adversária. Caso o Criciúma tivesse aproveitado, pelo menos uma destas chances, a história da partida poderia ter sido diferente. 

Na verdade, o Tigre fez uma etapa inicial de razoável para boa. Só que, no 2ª tempo, o Fortaleza voltou mais "aceso" e conseguiu seu gol em jogada rápida, pelo lado esquerdo. Yago Pikachu usou do que tem de melhor, sua velocidade. Ele entrou pela área e cruzou rasteiro para a finalização de Moisés. Depois disso, o Criciúma se abriu, partiu pra cima em busca do empate, mas, "esbarrou" na boa marcação do muito bem treinado e montado time do Fortaleza!

No "frigir dos ovos", um resultado negativo, contudo, "normal" diante do que há, no momento, dentro do contexto da Série A do Campeonato Brasileiro. Insisto: caso o Criciúma tivesse feito um gol, ao menos, naquelas oportunidades no começo do jogo, taaalllvez  tudo poderia ter sido diferente. E, não podemos esquecer que o Fortaleza está no G-4, faz uma belíssima campanha até aqui e, por lá, falam até em briga pelo título! Portanto, não dá pra considerar a derrota no Castelão algo "grave"! Perdeu e segue o "baile" pra buscar recuperação contra Vasco e Grêmio, os dois próximos confrontos do Criciúma que serão no Heriberto Hülse.


quinta-feira, 8 de agosto de 2024

Criciúma: que novos contratados cheguem nos próximos dias...o quanto antes!!

Ufa!! Ainda bem que falta menos de um mês para que termine o prazo visando novas contratações dos clubes que disputam o Campeonato Brasileiro! Sim! Até porque não consigo imaginar que a direção do Criciúma deixe passar tal período "em branco"!! Com a palavra, o presidente Vilmar Guedes, seus pares de diretoria e a nova estrutura do futebol montada no Tigre. A tal janela, de negociações, foi aberta em 11 de julho e vai até 2 de setembro. Portanto, temos "poucos dias" para que os clubes possam se reforçar visando a segunda metade e, por consequência, o término da temporada 2.024. 

Não sou integrante da comissão técnica e, muito menos, faço parte da diretoria. Mas, de fora, analisando friamente, entendo que algumas peças de reposição, pro elenco tricolor, já deveriam ter sido acrescentadas! É sabido e. claramente visível pra todos que acompanham o Criciúma, que o técnico Claudio Tencati tem feito "milagres" com o que possui na mão! Lesões e, às vezes, suspensões atrapalham o trabalho de qualquer treinador. Contudo, com muita sabedoria, Tencati tem sabido "driblar" tudo isso e o Criciúma vem cumprindo boa campanha na elite do futebol nacional.

Alex Brasil foi demitido, talvez por estar já desgastado e porque teria demorado pra negociar a vinda de jogadores. Além, é claro, dos erros em ter trazido o colombiano Yerson Candelo e o uruguaio Baltasar Barcia. Pois bem, ocorreram as recentes modificações no Depto. de Futebol, chegou Juliano Camargo e, "cá com meus botões", fico imaginando que, já na semana que vem, mais ambientado após retornar pro Criciúma, o novo Executivo de Futebol, possa anunciar as tão desejadas contratações!! E...que assim seja!!

terça-feira, 6 de agosto de 2024

As novidades no futebol do Criciúma.

O Criciúma apresentou, oficialmente, o executivo de futebol, Juliano Camargo. Além dele, o presidente Vilmar Guedes confirmou que o ex-atacante Eder assumirá a coordenação técnica do Clube. Ao lado dos profissionais está Wilson Vaterkemper, o Wilsão, que passou a ser o novo gerente de futebol e trabalhará em conjunto nos processos diários. Guedes destacou que "Juliano Camargo fez um grande trabalho em 2021 e 2022, e temos certeza que continuará contribuindo. Já o novo cargo do Eder era um desejo antigo nosso. Fico feliz por ele ter aceitado, porque o seu trabalho em conjunto com a comissão técnica, diretoria e staff, será muito importante nos processos." 


No Criciúma, Juliano Camargo teve o desafio de montar a equipe que conquistou o acesso para a Série B do Campeonato Brasileiro, em 2021, e que na temporada seguinte disputou o Estadual e o Brasileiro da Série B simultaneamente, conquistando o acesso para a elite do Catarinense. "Estou muito feliz em retornar ao Criciúma, clube que é a minha casa e tenho um carinho enorme por todos e pela torcida. Fiquei imensamente honrado quando acertamos esse retorno. Vamos trabalhar muito e com  processos bem definidos para obtermos os nossos objetivos", afirmou o executivo de futebol do Tigre.

Após encerrar oficialmente a carreira como jogador profissional, Eder assume o papel de coordenador técnico do Criciúma. O ex-atacante, que possui uma história de identificação com o Tigre e trajetória de sucesso nos clubes que passou pelo mundo, aceitou o convite feito pelo presidente Vilmar Guedes e será uma importante peça em toda a engrenagem do futebol. "Desde a primeira conversa com o presidente falamos sobre esse momento. Fico feliz por seguir trabalhando aqui e espero continuar ajudando, agora fora das quatro linhas. Viro a página como atleta e enfrento mais um desafio na minha carreira", disse. 

O novo cargo de Wilson Vaterkemper na gerência do futebol seguirá com as mesmas responsabilidades. O ex-atleta, que é o maior vencedor da história do Criciúma, seguirá na elaboração das estratégias do futebol profissional e de base, além do acompanhamento diário das atividades juntamente com o executivo e o coordenador técnico de futebol. "É um prazer seguir trabalhando no Clube e com total dedicação no futebol profissional e de base. Estamos alinhados para encerrarmos a temporada 2024 da mesma forma como foi 2.023, conquistando todos os objetivos traçados", comentou.