sexta-feira, 11 de outubro de 2024

Isenção: ter ou só demonstrar??

Uma das coisas que mais irritam meu colega de Debate, Vanderlei Ricken, aqui na Rádio Onda Jovem, onde estou há sete anos, é a tal da hipocrisia! Fecho com ele! É meio que teatral quando acontece no nosso meio: do rádio e do jornalismo. No futebol, então, isso fica bastante escancarado. Comecei, profissionalmente, em 1.986 e sou de uma geração em que fui "ensinado" a ser isento. Ou seja, não demonstrar no microfone, por exemplo, que queria o Criciúma E. C. ganhando jogos...sendo vencedor.

Afinal, em nome da tal isonomia, todos deveriam ter o mesmo tratamento. Só que, com o passar do tempo, tal comportamento foi se modificando. Hoje, AQUI e em todo o restante do "rádio nacional", locutores, repórteres e comentaristas, deixam transparecer suas preferências clubísticas. O que, aliás, considero normal...nada condenável! Até porque, é melhor que os clubes da cidade e/ou região, se dêem bem nas competições em razão de questões comerciais e econômicas! Repito: é HIPÓCRITA quem pensa o contrário!!

Faço este preâmbulo pra chegar nas questões políticas. As últimas eleições municipais, em Criciúma, foram bastante disputadas. Houve polarização entre duas candidaturas e uma delas saiu como vencedora. Quem acompanhou os diversos debates promovidos em período de campanha e tem um pouquinho de sensibilidade cognitiva, percebeu quem estava ao lado deste ou daquele candidato! Não foi uma regra! Mas, com raras exceções, as perguntas feitas foram, claramente, direcionadas com o intuito de pressionar candidato "x" e favorecer "y" e...vice-versa! Assim, ter ou demonstrar "um lado", não é nada recriminatório! Mas, por favor: SEM HIPOCRISIA E VITIMISMO!!


quarta-feira, 9 de outubro de 2024

A longevidade de Claudio Tencati no Criciúma.

No momento, o comandante tricolor é o 3º mais longevo na Série A do Campeonato Brasileiro. Na frente dele, só Abel Ferreira, no Palmeiras, desde outubro de 2.020; e, Juan Pablo Vojvoda, que chegou no Fortaleza em maio de 2021. Tencati, o único brasileiro deste "Top 3", está no Criciúma desde outubro/21. Um recorde no Criciúma!  De lá pra cá, marcou ainda mais seu nome na história! Foi com Claudio Tencati que o Tigre ganhou a Série B do Catarinense; é bicampeão da A; conquistou a Recopa e obteve DOIS acessos em nível nacional: da Série C pra B e da B pra A!!

Rememorando um pouco, desde 5 de outubro de 2.021, auxiliado por seu grande amigo e fiel escudeiro, Aléssio Antunes, Tencati chegou com a missão de comandar o Criciúma na reta final da Série C. O que era um trabalho com tempo determinado, passou a ser um feito histórico em Santa Catarina! Os dois possuem 165 jogos no comando tricolor - sendo o terceiro técnico com mais jogos no Criciúma, atrás apenas de Gonzaga Milioli (232) e Lori Sandri (171). 

Na primeira vez que treina um time na Série A do Campeonato Brasileiro, Tencati tem, até o momento, nove vitórias, oito empates e doze derrotas. O Tigre ocupa a 12ª colocação e está fora da zona de rebaixamento. Impossível não reconhecer os méritos do "Míster"! Afinal, contra números não há qualquer contestação! Lembro, com isso, que o Criciúma possui o menor investimento dentre todos os 20 participantes da elite do futebol nacional! O próximo compromisso é contra o Botafogo, no dia 18 de outubro, no Maracanã, às 20 horas.


domingo, 6 de outubro de 2024

A festa da Democracia!!

Foi bonito! Em Criciúma, e sua recente história, talvez nunca, antes, tivemos uma eleição municipal tão concorrida! Apesar de seis candidaturas, desde o início já se percebia uma polarização entre Vagner Espindola, o Vaguinho, candidato da "situação"; e, Ricardo Guidi, se destacando entre aqueles que entendiam ser de "oposição". Com todo o respeito que cada um mereceu, durante a disputa, e, claro, continua merecendo...mas, a meu ver, nenhum deles representou "perigo" afim de barrar a preferência por Vaguinho e Guidi.

Apesar de lutarem bastante, Arilindo Rocha, Paulo Ferrarezi, Julio Kaminski e Jorge Godinho, com o passar da campanha, foram se "firmando", apenas, coadjuvantes de todo o processo eleitoral. E, o resultado final apontou Vaguinho, vencedor! Aliás, vou um pouco mais longe e digo que Clesio Salvaro, o prefeito afastado, também saiu ganhando! Foi preso...e a justiça vai dizer, ali na frente, se ele tem culpa ou não. So que, sua prisão, contribuiu, sim, para que Vaguinho disparasse nas pesquisas! Assim, Clesio, com todos os percalços de seu momento político, conseguiu o que queria: eleger o sucessor!

Independentemente da verdadeira batalha que mostrou a campanha política em Criciúma, entendo que a cidade fica em boas mãos! Não há como contestar a competência de Clesio Salvaro ao longo de todos esses anos comandando a cidade! Simples: a maioria do eleitorado criciumense entendeu que Criciúma cresceu, em vários aspectos, e melhorou a qualidade de vida do seu povo, depois que Salvaro passou a comandar a Prefeitura! Com certeza, Vaguinho, que é extremamente "técnico", dará sequência a esse bom trabalho! E, o mais importante, é a cidade, as pessoas e o bem-estar delas! Que assim seja!!