quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Futebol/negócio e os negócios do futebol.

Tudo gira em torno de questões financeiras! Não há mais nenhum interesse que determine os objetivos de quem trabalha, nos dias de hoje, com o futebol. Lamento ter que admitir...mas se o torcedor soubesse de tudo o que acontece nos bastidores dos clubes perderia boa parte do glamour...da sua paixão pelo esporte mais popular do Brasil. Se foi o tempo em que um time entrava em campo pensando em representar sua agremiação, cidade ou país. Claro que não podemos imaginar que tudo tem que ser feito com “amor à pátria”! Os caras precisam ganhar dinheiro para desenvolver seu trabalho como em qualquer outra profissão! E...como em outras atividades há quem seja bem pago e os que ganham pouco. O que me refiro, entretanto, é que o percentual de quem trata o futebol como esporte e diversão para o público é muito pequeno! Alguns pais, inclusive, chegam a projetar filhos para que sejam jogadores de futebol afim de que eles se transformem numa solução financeira prá toda a família! Tem clubes que tentam fazer jogadores desde os 7, 8...9...10 anos de idade! Qual o objetivo? Claro...óbvio...no futuro colher frutos com uma boa negociação e arrecadar quantias bastante consideráveis!! E a essência do futebol? Pára, Gilberto! Isso, praticamente, não existe mais! É uma verdadeira indústria que às vezes deforma e não forma atletas de futebol! E vale a pena frisar que não estamos falando só de Brasil. Em vários outros países também é assim! Uns mais ou menos organizados. E tem muita gente trabalhando com esse ramo de negócio. A figura do “olheiro”, aquele que, ao observar o rendimento em campo...na prática, de algum pretendente a craque, está quase sendo ultrapassada! Hoje funcionam as filmagens, os vídeos, os analistas de desempenho e promessas! Muitas e das mais variadas, por sinal! Entretanto, o sonho de ver seu filho brilhar num grande clube ou até fora do País às vezes vira pesadelo!  Assim como tem gente de boa índole, há, por outro lado, os que só querem botar uma grana no bolso, seja dos pais ou dos próprios clubes! Quanto ao menino e seus objetivos...alguns ditos empresários ou procuradores se fazem de esquecidos ou até mesmo viram as costas! Pura realidade!!

Foram quase quatro horas de julgamento! O Grêmio pagou caro por causa de sua torcedora Patrícia Moreira. Ela chamou de “macaco” o goleiro Aranha, do Santos, em recente confronto entre os dois times na Arena Grêmio, em Porto Alegre, pela Copa do Brasil. O caso ganhou até repercussão internacional e o clube foi a julgamento no STJD. Todos os cinco auditores do Tribunal optaram pela exclusão do Grêmio da competição e ainda multaram o tricolor gaúcho em 50 mil reais. A decisão, entretanto, é passível de recurso que pode ser julgado novamente em 15 dias. Eu não imaginava que a pena fosse tão dura assim. De qualquer modo, a punição foi aplicada e, espero, sirva de lição pra um monte de malucos que tem em vários cantos, estádios e eventos! Eles não escolhem local nem ocasião para expor ódio, discriminação e racismo! É só você, leitor, puxar pela memória que vai lembrar de algum caso parecido!!

Concordo plenamente com o Passarinho Arrepiado. Ele garante que o São Paulo é favorito para a disputa contra o Criciúma, nesta 5ª(04), pela partida de volta da Copa Sul Americana. Lembro, entretanto, que na semana passada já havia esse favoritismo pró-tricolor do Morumbi e o Tigre ganhou de 2 a 1. De qualquer modo, o São Paulo deve usar força máxima incluindo Kaká, Paulo Henrique Ganso, Osvaldo e Alan Kardéc. Já o Criciúma, pelo jeito, vai de “mistão”...de novo! Novo desafio para Wilson Vaterkemper e cia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário