sábado, 11 de junho de 2011

Fica um ponto....

....de interrogação em relação ao que estaria acontecendo com o Rôni, jogador que com todo merecimento foi escolhido o melhor do Camp. Catarinense. Vou mais longe: são vários pontos de questionamento. Afinal, trata-se de uma má fase? As tais sondagens envolvendo um possível negócio estão mexendo c/ a cabeça do jogador? Ou, o nível do Brasileiro é outro e as dificuldades aumentaram consideravelmente? Cito, assim talvez, as 3 justificativas mais prováveis para se entender o futebol de baixa qualidade apresentado ultimamente pelo meia atacante. Quanto à derrota em Goiânia penso que os detalhes verdadeiramente influenciaram no resultado. O gol perdido por Diogo Oliveira aos 5 minutos do primeiro tempo, as duas bobeadas na origem de cada uma das jogadas dos 2 gols do Vila, mais a incompetência na hora das conclusões à gol foram fatores determinantes. Culpa desse ou daquele? Não analiso assim. Ninguém faz futebol pra perder. Erros ocorrem e estes sim precisam ser observados. De qualquer forma, antecipo: pelo que jogaram Thôni e Bréitner no Serra Dourada, ambos têm que ser titulares na terça contra o ASA!

Dois zagueiros....

....que jogaram bem no Criciúma há alguns anos atrás poderiam ter voltado para o H. Hülse. Me refiro a Cláudio Luiz e Wéscley, lembram? Ambos deixaram boa impressão, sem qualquer dúvida. E, como detalhe, os dois manifestaram publicamente vontade de voltar para o Tigre. Num jogo do ano passado, Cláudio Luiz pelo Caxias, fez um gol contra o Criciúma e não comemorou alegando "respeito e consideração a um clube e a uma torcida que o acolheram muito bem". Quanto a Wéscley, ele foi recentemente dispensado pelo Náutico e confidenciou a amigos que gostaria de voltar a jogar por aqui. Mas acabou indo para a Ponte Preta. A direção de futebol no Criciúma não se manifestou favoravelmente a respeito. Preferiu apostar no  desconhecido Ânderson Conceição. Sem falar em outras "apostas" como o meia Aloísio, o volante Diogo Caxuba e o atacante Nícolas. Os critérios para tais contratações? Só os dirigentes sabem!

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Toda unanimidade é......

.....burra! O ditado é bem velhinho e serve para expressar algumas situações que envolvem o Criciúma e, inclusive, antes desse jogo com o Vila Nova. Afinal, em programas que participo na Rádio Eldorado e também conversando com torcedores, existe um sentimento entre alguns de que, caso haja derrota em Goiânia, Édson Gaúcho possa ser demitido. Impressionante como sempre há divergência quando o assunto é técnico do Criciúma. Isso não é de agora! Me lembro que Levir Culpi numa época em que ganhar jogos era rotina para o Tigre, enfrentava resistência junto a alguns torcedores e também parte da imprensa tinha restrições quanto a seu trabalho. Até o Luiz Felipe Scollari, mesmo com o título da Copa do Brasil, é contestado até hoje em relação a sua real competência na época. Entendo que ficar trocando de técnico não é o melhor caminho para se atingr um razoável sucesso. Porisso, o resultado do Serra Dourada não pode ser determinante para qualquer modificação. Mesmo que, sabemos nós, Édson Gaúcho tenha "contrariedades" até internamente no H. Hülse.

Criciúma amanheceu.....

....com a informação de que o preço da passagem para andar de ônibus urbano em Criciúma passou de 2,50 para 2,80(preços na catraca). O aumento causa impacto negativo junto ao povão que já tem seríssimas dificuldades para manter um padrão de vida aceitável. Pego esse "gancho" para falar sobre outras coisas que não são aprofundadas pela chamada grande mídia. Querem um exemplo prático? Pois bem: fala-se até com certa empolgação que hoje vivemos num Brasil sem inflação. Pura mentira que, entendo eu, é camuflada por monopólios da comunicação! Reconheço que nos dias atuais se vive melhor do que, por exemplo, há....30 anos. Mas estamos longe de sermos e termos na realidade o que hora se propaga. E mais: somos muito passivos. Vou repetir: muito mesmo!!! Estamos vivendo uma situação clara de exploração financeira(pra não usar outro termo) em relação à obras de reestruturação para sediar uma Copa do Mundo e todos nós só assistimos. O absurdo da demora na conclusão da duplicação BR 101 Sul, aqui em SC, é outra prova de nossa total passividade. Somos assim....é da nossa cultura e origem. Já imaginaram se algumas coisas que acontecem aqui no Brasil fossem na Argentina, por exemplo??!!

quinta-feira, 9 de junho de 2011

A Rádio Eldorado.....

.....provando mais uma vez seu alto grau de profissionalismo, já está em Goiânia para a cobertura do jogo de sábado, entre Vila Nova x Criciúma. Assim, com Dante Bragatto Netto e depois se juntando Márcio Cardoso, teremos mais um show de informações. Pra quem gosta de curiosidade, o Dante percorreu os (em torno de) 1.500 km de carro e de carro vai voltar. O Criciúma, por sua vez, foi de avião daqui até Porto Alegre, com conexão para Goiânia, afim de ter maior conforto e menos cansaço esperando o jogo.
Fui à Goiânia em quase todas as vezes que o Criciúma lá esteve. Me lembro de uma que o Tigre aplicou 4 à 2 contra o Vila. Foi em 12 de outubro de 2.002. Brasileiro da B. Dejair fez 3 gols e mais um do volante Cléber Orleans. O técnico era o mesmo de hoje. Futebol solto e de muita qualidade. Que saudade!

Profissionalizar o.......

.....Depto. de Futebol. Talvez seja este um dos principais objetivos de quem pretende tratar o futebol com projetos sólidos e consistentes. Recentemente alguns clubes em Sta. Catarina tentam "achar" um profissional de boa qualidade para exercer comando e gerenciamento. O Figueirense conseguiu, com Marco Aurélio Cunha, ter uma boa administração sendo premiado com a permanência por sete anos consecutivos na Série A do Camp. Brasileiro. Claro que temos de levar em conta as contas pagas com muita facilidade pelo então presidente Paulo Sérgio Gallotti Prisco Paraíso (Quantas letrassss p/ a formação deste nome, hein?!). O Criciúma, por sua vez, tentou projetar algo parecido com Homero Santarélli e o respaldo de Clementino Bolan e Antenor Angeloni. Mas as coisas não fluíram da forma que se esperava. Agora é a vez de José Reis "dar o seu recado". Talvez seja apenas um pequeno passo para a tal profissionalização. Algo que, entendo, ainda esteja "engatinhando" no Crciúma. E, quanto a estruturar e dar condições para profissionalizar o futebol, não tenham nenhuma dúvida: é o caminho menos complicado para se chegar a um razoável sucesso!

Falando em Rôni.....

.....mais uma vez surgem informações de que o jogador pode deixar o Criciúma. Quem tem boa memória deve lembrar que outros clubes e "empresários" já se manifestaram anteriormente quanto a um possível negócio: Atlético-PR, Avaí, Atlético-MG, Figueirense e, agora, o Fluminense. No Rio, inclusive, a imprensa dá como certa a ida do jogador p/ as Laranjeiras. Outra informação (tudo extra oficial), indica que o BMG já teria encaminhado algo mais concreto para colocar Rôni no Figueirense. Eu ainda prefiro acreditar no que falou algumas vezes o presidente Angeloni de que Rôni fica no Criciúma até o fim do Brasileiro. Agora, como o "sêo" Antenor reagirá caso "alguém" ofereça os 6 milhões de reais pagando a multa rescisória, sinceramente, não sei!
Ainda sobre negócios, segundo o meu amigo China, é possível que Líncolm, sem grandes chances no Criciúma, vá jogar na Chapecoense que dispensou Rogério e perdeu Aloísio, ficando assim, sem muitas opções ofensivas visando a Série C do Brasileiro.                                            

Apaga tudo....

.....em relação a um tópico anterior onde opinei à respeito da escalação de Schwenke no time titular do Criciúma para jogar em Goiânia. A alegação de que o jogador está com amigdalite, de certa forma, me surpreende. Ora: o atleta treinava normalmente até ontem e, de ontem para cá, agravou-se o problema da garganta e Schwenke nem viajou. Também deve-se levar em consideração que o goleador do Tigre, no começo desta semana, sofreu um outro problema familiar e de ordem emocional que pode ter também influenciado na sua não escalação. Assim, Zé Carlos mantém-se entre os titulares e o Criciúma vai depender muito da qualidade de Pedro Carmona, Diogo Oliveira e Rôni para se dar bem no Serra Dourada.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

História de um.....

.....cara que reclama de tudo. Isso aconteceu lá pelos idos dos anos 90. Passei em Urussanga e peguei o meu amigo Aldo Bonissôni para mais uma das tantas viagens que fizemos juntos em jogos do Campeonato Catarinense. Saímos pela manhã para irmos até Blumenau, no saudoso Aderbal Ramos da Silva. Quem me conhece sabe que não ando em velocidade baixa. Pois, logo que saímos de "Urú" dei uma "pisadinha" no acelerador e logo veio a bronca: "cuidadooooo"!! Nem dei bola e continuei correndo. Não demorou muito e: "ô Gillllberto.....daqui há pouco vamos entrar debaixo de um caminhão!" Pressão feita e aceita. Baixei pra 80....90. Mas, logo veio outra reclamação: "desse jeito vamos chegar lá depois do jogo". Grande Aldo.....coração maior que ele próprio!!!

O técnico Édson Gaúcho.....

....imagino eu, vai escalar um Criciúma "sem medo" pra jogar sábado, em Goiânia, contra o Vila Nova. Oras....pensem comigo: ainda estamos na quarta rodada e vai somar o que ir até lá, ficar retrancado num campo de 108 x 75 e tentar empatar? Jogando com inteligência e proposta ofensiva pré-defnida, imagino que as dificuldades sejam menores. Também entendo que o Breitner deva ser muito útil já que, finalmente, teve sua liberação junto à CBF. E, convenhamos, se ele jogar no Criciúma o que jogou no Figueirense será muito útil. Quanto a possíveis alterações, penso que Hênik já merece uma oportunidade pra começar como titular em lugar de Carlinhos Santos. Lembrando que, em relação ao jogo contra o Náutico, Schwenke deve retornar p/ a saída de Zé Carlos. Mas essa é uma opinião minha! Porque, ao mesmo tempo, imagino que Édson Gaúcho vá manter a base, apenas voltando com Schwenke. De qualquer forma, insisto: é mais importante a idéia e a proposta de jogo do que quem será titular!!!

Finalmente.....

.....começo a escrever neste espaço. Pra falar a verdade é uma vontade de há muito tempo. Sempre gostei de manifestar meus pensamentos(nem todos) e opiniões também escrevendo. Já havia feito isso ainda no "clicrbs".  Assim, à partir de hoje, ofereço aos internautas e afins este blog com informações, opiniões, histórias e curiosidades. Com muito respeito mútuo, acompanhem e opinem também, pois será uma satisfação tê-los diariamente "por aqui"! Sejam todos muito bem vindos!!