sábado, 24 de agosto de 2019

Criciúma jogou bem em Curitiba! Massss...ainda está na zona do descenso!!

Dentro das suas limitações e pelo plantel que possui, o Criciúma fez uma partida bastante razoável na Vila Capanema e conseguiu empatar com o Paraná, 0 a 0, na penúltima rodada do turno do Campeonato Brasileiro da Série B. Nada de excepcional! Só que, com futebol de toque de bola e perante um adversário que já esteve na parte de cima, dentro da tabela de classificação! No jogo em si, ambos os times buscaram o gol, pois não havia interesse pelo empate! Aliás, mesmo assim, o resultado de igualdade acabou sendo justo!! Contudo, entendo que poderia ser com gols!! Há de se levar em consideração, contudo, que a arbitragem deixou de marcar duas penalidades claras, uma pra cada lado, que poderiam ter modificado o panorama do jogo!!
No Criciúma, gostei do comportamento de, praticamente, toda a equipe. Inclusive, o lateral Caíque, bastante contestado, jogava bem até ser expulso em razão do 2º cartão amarelo. O técnico Wilson Vaterkemper, em quatro jogos orientando o time após a saída de Gilson Kleina, parece ter encontrado uma adequada formatação tática! É um 4-4-2, com Eduardo mais incumbido de exercer marcação no meio; liberdade pra Wesley e, principalmente, Daniel Costa, “trabalharem” as jogadas pelo meio; e, Foguinho, jogando com maior movimentação “caindo” pela direita. Reinaldo ou Julimar atuam abertos pelos lados; e, claro, Léo Gamalho, centralizado!
Vale ressaltar que o lateral Maicon fez um de seus melhores jogos!! Conseguiu dosar a questão física e foi bastante ofensivo. No setor de zaga, está bem definido que Sandro, momentaneamente, tem de ficar na reserva. Thales e Derlan é o que o plantel possui de melhor! Luiz, o de sempre...goleiro seguro, mas não imune à uma eventual falha, como todo jogador da posição! E, ainda sobre a lateral-esquerda, “vamos indo” de Marlon! A não ser que dêem uma chance pro garoto Bruno, da base, ou contratem alguém mais qualificado!! E, sigamos!! Nesta terça-feira(27) tem o Oeste, no Heriberto Hülse, pra ganhar e deixar a zona do rebaixamento!! Vai resolver o problema?? Claro que não!! Afinal, estamos findando a primeira metade do torneio e, o mais importante, será acabá-lo, lá em novembro, com posição “tranquila” na tabela ou, quiçá, brigando por acesso!!

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Bruscão eôôô...Figueirense e...Waguinho.

Valeu muito pro futebol de Santa Catarina o título conquistado pelo Brusque, no Campeonato Brasileiro da Série D!! De parabéns todos os envolvidos e, particularmente, gostei muito que o goleiro Zé Carlos, menino(agora nem tão menino assim) criado ali no Bairro Próspera, descoberto pelo insubstituível e inesquecível Fumanchu!! Zé Carlos(destaque na foto) atingiu algumas metas que nenhum outro jogador da sua posição conseguiu! Só ele foi campeão brasileiro em duas divisões diferentes, marcou gol nos dois jogos finais e é goleiro!! Caramba...isso é inédito!! Pra quem não lembra, o atual goleiro do Brusque já havia sido campeão, só que da Série C, em 2.006, jogando também como titular e, assinalando um dos gols na conquista do Criciúma em partida final perante o Vitória, batendo uma falta que “vazou” o então goleiro Danrlei! Seis a zero, o placar daquele jogo. Depois de muito tempo, Santa Catarina terá um representante na Série C, em 2.020. E, esperamos que seja só o Brusque!! Huummmm...!!

Que lastimável essa situação envolvendo o Figueirense!! Olha... acompanho futebol desde que me entendo por gente e, por motivos de salários em atraso, eu nunca tinha visto um WO!! Com certeza, atitude que vai ficar marcada negativamente por muito tempo na rica história do quase centenário clube do Estreito!! Os jogadores “mataram no peito”, “bateram o pé” e cumpriram o prometido: não entraram em campo contra o Cuiabá!! Quem torce pro futebol catarinense só pode estar lamentando bastante tudo o que está ocorrendo lá no Orlando Scarpelli, em Florianópolis.  Meio que à distância, fico cá me perguntando como os “notáveis” da instituição Figueirense permitiram que tudo chegasse a tal situação!! Mas, de outro modo, também fico imaginando: já imaginaram se a moda pega?? Que coisa, hein??!!


Pintou ontem a informação de que o técnico Waguinho(com a taça da "D" nos braços) estaria em conversações com o Criciúma. Ele pediu demissão do Brusque e está livre para uma negociação. Mas, contudo, no entanto, pois...pois, o executivo de futebol do Tigre, João Carlos Maringá, já tratou de desmentir qualquer possibilidade, momentânea, na direção de uma contratação de Waguinho. Segundo ele, o Criciúma fechará o 1º turno, do Brasileiro da Série B, com Wilsão no comando. Volto a insistir que, o maior problema do Criciúma, não está na questão treinador!! O time, como um todo, é lento, tem jogadores com características de mais cadência e sem aquela qualificação técnica necessária! Desta forma, o mais viável seria, de novo, buscar no mercado atletas de maior qualidade. Massss...será que a G. A. estaria disposta a isto?? Acredito que não!!

segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Quando a qualidade faz (muita) diferença!!

A bola que o Bragantino anda jogando e, também, pelo que mostrou no Heriberto Hülse, com certeza, é superior a alguns clubes que estão na Série A do Campeonato Brasileiro!! Uma intensidade de jogo maior do que qualquer outro time na Série B!! Frisando que, além do excelente condicionamento físico, com jogadores inteligentes, ágeis e uma equipe muito bem treinada pelo Antônio Carlos Zago! O Criciúma, de outro modo, se viu acuado dentro de sua própria casa! Wílson Vaterkemper fez o que tinha de fazer. Manteve a base do time que já usara nas duas partidas anteriores, à exceção do lateral Maicon, por problemas físicos; e, do zagueiro Derlan, suspenso.

Quando se tem um time compacto, preenchendo os espaços e marcando forte no campo adversário, fica bem menos complicado! E, nitidamente, é o que está acontecendo com o Bragantino! Na vitória sobre o Criciúma, por 2 a 0, a equipe paulista desfilou toda sua superioridade! Todos, eu friso, TODOS os jogadores foram melhores numa disputa direta contra os do Criciúma! Aquela situação que, se fosse pra eleger uma seleção da partida, daria só Bragantino!! Sistema defensivo absolutamente seguro; dois laterais que marcam e jogam; meio de campo com autoridade...“ditando” o ritmo; e, um ataque com jogadores de velocidade pelos lados, além de uma referência mais centralizada na área.

Não há o que contestar!! Ganhou o melhor e ponto!! Isso, inclusive, foi reconhecido por todos no Criciúma...até pelo próprio técnico Wilsão e pelo executivo João Carlos Maringá! Aliás, o treinador tricolor reclamou da sequência de jogos, o que impede um maior tempo pra recuperação dos atletas. Mas, é bom lembrar que os outros times participantes também enfrentam situação idêntica! Quanto ao fato de permanecer na zona do rebaixamento, com toda certeza, não é por causa dos últimos três jogos! E, sim, em razão de algumas apresentações, lá no início do torneio, quando houve até desleixo...falta de melhor empenho de alguns jogadores! Enfim, cada um colhe o que planta! Sendo assim, tende a ser árduo o caminho para a tão sonhada recuperação do Criciúma na temporada...!!