sexta-feira, 9 de maio de 2014

Maicon Douglas Sisenando, o filho do Manéca e da D. Iza!

Tudo começou em Novo Hamburgo. Isso em 26 de julho de 1.981 quando nasceram os gêmeos filhos do casal Manoel dos Passos e Anízia. Pelo fato de ser fã do ator norte-americano Michael Douglas, Dona Iza(apelido da mãe) resolveu homenagear o ídolo colocando o nome de um dos filhos de Maicon Douglas. O outro é Marlon...também uma referência a alguém famoso, o ator Marlon Brando. Peculiaridades à parte, o pai...na época lateral do Novo Hamburgo, pegou os cordões umbilicais de ambos os filhotes e, na calada da madrugada, foi até o centro do gramado do estádio Santa Rosa e os enterrou, uma conhecida simpatia. Manéca teria ouvido que quem tem o cordão umbilical se dá bem financeiramente na vida e, num campo de futebol, poderia ser craque da bola! Marlon, conhecido mais tarde como “Fôfo”, enveredou por outros caminhos, sem sucesso no futebol profissional. Já, Maicon, logo no início na adolescência tentou a sorte no Grêmio. Me disse um dia que dormia até nos corredores do alojamento no estádio Olímpico e acabou reprovado em testes. Chegou ao Criciúma indicado pelo próprio pai que, na época...isso lá por 1.997,98...era técnico do time juvenil. Maicon chegou a jogar no meio campo. Mas, por sugestão de Manoel, foi pra lateral. Procurou aprimorar muito a chegada a frente, apoiando o ataque, e os cruzamentos. Tudo era diferente naqueles anos. O Criciúma não dispunha das mesmas estruturas e condições financeiras atuais. Além de trabalhar como treinador na base do Criciúma, Manéca precisava de renda extra que era obtida como motorista da Carbonífera Criciúma. Tempos difíceis!! Como ganhava uma ajuda de custo no Criciúma no valor de 50 reais por mês, Maicon também aproveitava alguns fins de semana de folga para atuar pelo time da Vila Zuleima na então Taça Cecrisa e ganhar uma gorjeta. Pelas equipes de base do Criciúma, Maicon fez um bom Catarinense em 97, 98 e 99. Ainda no Tigre jogou torneios em Santiago, no interior do Rio Grande do Sul, duas edições da Copa São Paulo e uma Taça Belo Horizonte. Em todos essas competições havia olheiros do Cruzeiro que observaram o lateral do Criciúma. Eis que não demorou muito para aproximação entre os clubes afim de conversar para negociar. Resultado: Zezé Perrela, presidente do Cruzeiro, e Moacir Fernandes, dirigente maior do Criciúma, chegaram a um acordo e o Tigre enviou para a Toca da Raposa, além do lateral Maicon, o zagueiro Ânderson Bill. Este não soube aproveitar a maior chance de sua vida. Maicon, entretanto, foi em frente e se transformou num atleta reconhecido mundialmente. Do Cruzeiro pro Monaco, depois Inter de Milão, Manchester City e Roma. Vai pra sua 2ª Copa do Mundo com chances de ser titular, numa boa disputa com Daniel Alves.
Mais uma do Maicon Sisenando. Em 1.999, Taça Belo Horizonte de futebol júnior, num jogo contra o Inter de P. Alegre, vencido pelo Tigre: 3 a 0, Maicon não estava acertando os cruzamentos. Calçava chuteira número 44, algumas marcas...45. O técnico Ademir Patrício já estava indignado! Eu mesmo, na oportunidade como então supervisor do Criciúma, reclamei: “Ô Maicon...o que ta acontecendo? Não ta acertando um cruzamento??!! “ . Rapidamente veio a resposta: “Ô Giba...olha a chuteira!!”. Observei e Maicon estava jogando com uma chuteira rasgada e aparecendo o dedão num pé e o calcanhar do outro pé! Os recursos eram escassos no Clube. Maicon também não tinha dinheiro pra comprar. Acabei comprando eu mesmo, autorizado pelo ex-diretor já falecido, Mário Ribeiro.
É parte de uma foto tirada em 1.998 num jogo das categorias de base do Criciúma. Maicon é o 1º agachado, da esq. p/ a direita.
.
Passarinho arrepiado captou o seguinte nos treinamento do Criciúma para jogar contra o Botafogo: Bruno, o goleiro, está perdendo a titularidade. Falhou em dois lances num coletivo e será substituído por Galatto. Paulo Báier está mesmo fora do jogo. Wéllington Bruno está escalado em seu lugar. Silvinho será titular no ataque ao lado de Rodrigo Silva. Insisto que o Tigre não poderá ser covarde no Maracanã!!

quarta-feira, 7 de maio de 2014

A convocação da Seleção Brasileira.

Quem gosta de futebol e espera com ansiedade a Copa do Mundo esteve ligado nesta 4ª(07), as 11:30 da manhã, para acompanhar a convocação do técnico Luiz Felipe Scolari. Foram chamados os 23 jogadores que farão parte da Seleção Brasileira visando o Mundial no Brasil, em junho. Não imaginava surpresas por parte de Felipão. Pintou o Henrique, zagueiro do Nápoli, que já jogou com Scolari no Palmeiras. Dentro de uma coerência já conhecida do treinador, aqueles nomes esperados pela grande maioria dos especialistas em bastidores da C. B. F., foram confirmados. À distância todos nós damos “pitácos”. Para o gol, dois nomes já anteriormente certos: Júlio César(Toronto) e Jeferson(Botafogo). A 3ª opção poderia ser Diego Cavalieri. Deu Vitor. No meu entendimento, o goleiro do Atlético tem sido melhor do que o do Fluminense e mereceu ser chamado. Muito embora, há de se ressaltar que Cavalieri fez parte do grupo vitorioso da Copa das Confederações. Sobre os zagueiros, Dante(Bayern), David Luiz(Chelsea), Thiago Silva(PSG) e Henrique(Nápoli). Laterais...Daniel Alves(Barcelona) e Marcelo(Real Madrid), além de Máicon(Roma) e Maxwell(PSG). Para o setor de meio campo, Hernânes(Inter de Milão), Luiz Gustavo(Wolfsburg), Fernandinho(Manchester City), Paulinho(Tottenham), Oscar, Ramires e Willian(Chelsea). E...para o ataque...quase uma unanimidade: Bernard(Shakhtar Donetsk), Hulk(Zenit), Fred(Fluminense), Jô(Atlético Mineiro) e Neymar(Barcelona). Portanto, é uma questão de opinião, nada de surpresas! Minha seleção predileta dentre esses nomes? Pois então...Júlio César; Máicon, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar; Hulk, Fred e Neymar. Ou seja, a base que ganhou com autoridade e superioridade a Copa das Confederações, em 2.013, à exceção do lateral Máicon que, na época estava machucado, e não foi convocado. O evento para a divulgação da lista foi transmitido para vários países e contou com a presença de mais de 700 jornalistas. Aconteceu na sede da Vivo/Rio de Janeiro, no Aterro do Flamengo.
Luiz Felipe Scolari convocou Seleção Brasileira. Responsabilidade de ganhar em casa!
.
O Dr. José Carlos Ghedin , um dos integrantes do Depto. Médico do Criciúma, tem sérias dúvidas em relação à liberação de Paulo Báier para que ele possa jogar contra o Botafogo no próximo sábado(10), 21 horas, no Maracanã. Aliás, se o jogo fosse nesse meio de semana, o atleta estaria vetado! Por outro lado, o técnico Wagner Lopes pretende dar uma atenção especial ao atacante Lucca. O atleta, visivelmente fora de sua melhor condição técnica, precisa recuperar confiança e o bom futebol. Quem sabe, preservar o atleta e deixá-lo como opção no banco de  reservas fazendo voltar à titularidade gradativamente, seja o início de uma possível solução.
E o passarinho arrepiado quando, recolhe as asas e prefere andar “motorizado”, ficou horrorizado com a condição das nossas rodovias, estradas e ruas centrais da cidade. Estranhei, sim, a reação do “arrepiado”! Ora bolas...há muitos anos temos uma condição precária, por exemplo, da Av. Centenário, principal via do município. Entra prefeito...sai prefeito...e  os problemas continuam! Por falar nisso, as nossas forças políticas vão conseguir fazer com que a tal Via Rápida seja mesmo concluída? E quando?

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Vitória justa sobre o Figueirense!

Mas, no meu entendimento, ficou um gostinho de “quero mais”! Pelo volume de jogo apresentado o Criciúma poderia ter feito mais gols. O Tigre já era superior contra o Figueirense com 11...imaginem depois da expulsão de Nirley, aos 30 minutos ainda do 1º tempo?! O time da Capital me pareceu ainda não ter digerido a demissão de Vinícius Eutrópio, o treinador substituído por Guto Ferreira. Quanto à estréia de Wagner Lopes no Criciúma, ela foi extremamente positiva não só por causa da vitória mas pela dedicação e espírito de luta demonstrados pelos jogadores. O Tigre se comportou de forma mais voluntariosa, principalmente na 1ª etapa. O torcedor, novamente, teve participação bastante ativa e também deu sua parcela de contribuição. Mas também é importante destacar que nem tudo merece elogios! O 2º tempo mostrou certo crescimento do Figueirense...mais notado no meio de campo. O ataque alvinegro em raríssimos momentos chegou a incomodar a defesa do Criciúma. Até porque o volume de jogo do Criciúma foi bem maior que do adversário! Individualmente, só Lucca comprometeu. Bem...o goleiro Bruno não teve muito trabalho mas errou ao sair mal do gol quando permitiu que Éverton Santos complementasse debaixo da trave...pra sorte do Criciúma...pra fora!! Eduardo, a exemplo do que havia jogado contra o Palmeiras, mostrou bom futebol. Parece estar ganhando mais confiança e tende a crescer mais! A zaga, composta pelo seguro Fábio Ferreira e pelo estreante Gualberto, passou confiança a todos. É importante lembrar mais uma vez que o ataque do Figueirense pouco assediou o sistema defensivo do Criciúma. O lateral Cortês jogou muito bem. Eficiente na marcação e expondo o que tem de melhor...a vontade de atacar com qualidade! Rodrigo Souza foi escalado como 2º volante. Parece que ali não é a dele! Começou um pouco confuso, mas depois achou seu espaço e teve mais liberdade para trabalhar quando o Figueirense ficou com um a menos. Serginho manteve a boa média em relação ao que estamos acostumados a ver em atuações anteriores. João Vítor também não diminuiu sua produtividade. Fez outro bom jogo! Em relação a Paulo Báier...gostei muito da sua atuação! Justificou o que já citamos várias vezes em relação ao fato de ser “jogador diferenciado”! Silvinho, além do gol da vitória, voltou a se movimentar bastante e se constituiu no melhor atacante do Criciúma na partida! Já o parceiro Lucca, infelizmente, não esteve bem. A torcida, por sua vez, não está tendo paciência com ele. Lucca, visivelmente, se irrita com tudo isso e o futebol apresentado continua bem abaixo do esperado. Valeu muito pela vitória e um sinal de recuperação no Brasileiro!!
Silvinho comemora gol contra o Figueirense. Na foto aparece também o estreante Rodrigo Souza.
.
Assim como aconteceu no Campeonato Catarinense, no Brasileiro ninguém está jogando o “fino da bola”. Entretanto, pelo visto até agora, Cruzeiro, Internacional, Corínthians e Fluminense... Flamengo também, depois da goleada sobre o Palmeiras, se destacam um pouquinho. Mas aquele futebol de “encher os olhos”, pelo menos até agora, ainda não vimos. Isso é bom? Para o Criciúma e os demais concorrentes que não têm prioridade de busca às primeiras posições, sim! Contra o Botafogo, sábado que vem por exemplo, o Criciúma pode, sim senhor, criar uma estratégia de jogo para poder ganhar no Maracanã. É uma questão de planejar o jogo!!
E o passarinho arrepiado além de ficar contentíssimo e satisfeito com a vitória do Tigre pra cima do Figueirense, deu uma espiada na Série B e observou as vitórias de Joinville e Avaí, na última rodada, respectivamente contra Icasa e Vila Nova. O “azurra” ganhou fora de casa! É 13º na tabela e o Joinville, 3º. Por sua vez, o Vasco ganhou de 3 a 0 do Atlético de Goiás, é 7º na classificação, sendo que os gols foram marcados por Douglas e Márlon(2). Ambos, ex-Criciúma!