sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Um amor de 138 anos...!!

Desde que me entendo por gente nasci, cresci e moro em Criciúma! É o meu chão!! Sei dos seus problemas, das questões políticas, sociais, culturais...enfim, uma cidade como todas as outras!! Só que é o lugar do meu coração!! Caramba...se, com seus 210 mil habitantes já tem dificuldades de mobilidade urbana, por exemplo, prefiro exaltar que a Via Rápida está aí! Obra de “gente grande”! Fica melhor destacar, ainda, que o Hospital São José atende uma região inteira! O “Santa Catarina” também...! O comércio local é variado e está sempre com movimento intenso! Indústrias? Atende a demanda, além de oferecer campo de atividades para as mais diversas áreas de ocupação! Aliás, importante frisar, que instituições de ensino não faltam em Criciúma! Todos os anos são “despejados” vários profissionais no mercado de trabalho!

Também vale salientar que o povo criciumense é extremamente dedicado e trabalhador! Trata-se de uma característica considerando-se a miscigenação de raças que faz parte de sua história! Criciúma nasceu depois de Tubarão, depois de Araranguá e há muitos anos ostenta colocação de ser a maior e mais desenvolvida cidade do Sul Catarinense! Caminhar no Parque das Nações, na Praça do Congresso...na pista do Paço Municipal; dar uma “curtida” pela Nereu Ramos nas manhãs de sábado...algumas das opções de lazer! Visitar os shoppings, frequentar os bons restaurantes e bares que temos espalhados pelos quatro cantos de Criciúma!! Pra galera “descolada”  não faltam opções de casas noturnas e baladas!!

Ah...o futebol é um dos nossos principais “produtos”! Com todo o respeito que merecem os coirmãos do Estado, massss...nenhum deles fez mais pelo futebol de Santa Catarina do que o Criciúma E. C. e o E. C. Metropol!! Não se trata de bairrismo! Sim, de realismo!! Afinal, a história conta e confirma isso!! E não dá pra esquecer que ir ao estádio Heriberto Hülse também faz parte dos hábitos de quem mora em Criciúma! Grandes alegrias o Tigre já nos proporcionou e ainda é o que temos de melhor pra mostrar!!

Quando se faz aniversário deixemos os problemas de lado...o negativo não deve e nem precisa ser lembrado!! Pelo menos em datas tão importantes e significativas, prefiro exaltar o que temos de bom!! Todos sabemos que Criciúma não é um paraíso e precisa evoluir em todos os quesitos!! Mas, pra um bairrista assumido que nem o titular deste blog, a minha cidade...minha terra é o que tenho de bom e suficiente pra viver a vida, como sempre, guiada por Deus!!

terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Futebol pra matar a saudade...!!

Nesta época entre uma temporada e outra nos limitamos a assistir futebol europeu pela TV ou aqueles jogos em que craques da ativa e ex-atletas se reúnem pra partidas beneficentes. Alguns até são interessantes! Contudo, ver a bola rolando de pertinho é bem mais prazeroso! Aproveito pra informar ao leitor e blogueiro que, depois de alguns anos, o público que gosta de acompanhar o Campeonato Catarinense não terá os jogos via Premiere na tv por assinatura. O contrato assinado foi só com a ex-RBS, atual NSC. Assim, jogos exclusivamente pela televisão aberta às quartas e domingos!

Se, por um lado os torcedores ficarão impossibilitados de “fiscalizar 100%” seus respectivos times, por outro... sentirão mais vontade de ir aos estádios! Afinal, na média isso ocorrerá uma vez por semana, considerando-se jogos intercalados em casa e fora! Na verdade, muita gente andava mal acostumada!! Bares, restaurantes, locais fechados “compravam” os pacotes, às vezes via “Sky-gato”, e exibiam os jogos pra quem quisesse ver! Dentro do que penso, torcedor que realmente gosta do seu clube, vai às partidas “in loco”!!

E o Élvis?? Pois não é que ele está de volta?? Dados do http://www.meutimenarede.com.br/jogadores/8236/elvis indicam que o jogador atuou em 40 partidas com a camisa do Criciúma em 2.016. Marcou 13 gols e, pelo que pude observar, alternou momentos razoáveis com outros mais discretos! Naquela temporada gostava de “badalar” em noites! Cometeu alguns atos de indisciplina e não teve seu contrato renovado! Hoje, com 27 anos, dizem que está mais ajuizado e, se demonstrar comprometimento, possui alguma qualidade que poderá ajudar o Criciúma em 2.018! Inclusive, sobre o processo de montagem do “novo” Criciúma, não devemos esquecer que há a promessa da formação de um grupo competitivo pra enfrentar o Catarinense, a Copa do Brasil e a Série B do Campeonato Brasileiro!! Então...vamos conferir!!