sexta-feira, 11 de julho de 2014

Criciúma vem de derrota!

Não me refiro, especificamente, aquela pro Santos...2 a 0 na rodada de número 9 do Campeonato Brasileiro. Mas, sim, à perda dos três pontos em razão da escalação irregular do atleta Cristiano. O Criciúma tinha 11 pontos, era 13º na tabela e com o revés no STJD, caiu para a 14ª posição e 8 pontos. Aliás, aproveitamento em termos de pontuação, só superior a dos quatro que estão na zona do rebaixamento: Coritiba, Vitória, Flamengo e Figueirense. No recomeço da competição, o Tigre enfrenta o Fluminense que realizou jogo treino lá nas Laranjeiras, durante esta semana, contra o Friburguense. Atentem para o time que usou o técnico Cristóvão Borges: Diego Cavaliéri; Bruno, Gum, Henrique e Carlinhos; Jean, Cícero, Wágner e Conca; Rafael Sobis e Mateus Carvalho. Entre as caras novas do Flu...Henrique, zagueiro de 31 anos revelado pelo Flamengo, que estava jogando no Bordeaux, da França; e, Cícero, que retornou ao clube depois de uma passagem pelo Santos. Diguinho, até então titular do meio campo, machucado pode ser que não venha a Criciúma e o gordinho Walter passou por cirurgia dentária, mas deve participar do confronto contra o Tigre. Quanto a Fred, ainda servindo a Seleção Brasileira, este ficará de fora porque será liberado durante 15 dias, depois da Copa. Refletiram bem? É um time com muito bons valores individuais e que ocupa a 2ª colocação na tabela da Série A. Vem com pinta de favorito e caberá ao Criciúma superar todas as adversidades para pontuar diante do Fluminense. Em tom de alerta, lembro ao amigo leitor e blogueiro, que os cinco próximos jogos do Criciúma no Brasileiro são: Fluminense em casa, Atlético Paranaense em Curitiba, Vitória no Heriberto Hülse, São Paulo...lá, e Cruzeiro em Criciúma. Ah...depois disso, duas partidas longe da torcida: Grêmio, em Porto Alegre; Bahia, em Salvador. Só tem bronca...hein?! Massss...afinal, é a Série A que por muito tempo sonhamos e tantos outros concorrentes e co-irmãos do Criciúma gostariam de estar!!
Para o torcedor entender o que precisará ser feito afim de que Zé Carlos esteja em campo dia 16. Pois bem...primeiro a questão burocrática. Como a tal janela para transferências internacionais só reabre dia 14(segunda-feira), o Criciúma e o Al Sharjah FC precisam estar em sintonia para que a documentação seja enviada dos Emirados Árabes Unidos para a CBF. Mas, Gilberto...por que isso não é feito antes? Porque o período oficial para o envio de documentações só estará reaberto a partir do dia 14. Depois disso, rapidamente, o Criciúma terá de registrar o atleta na CBF e esperar que o nome do Zé saia no BID até as 19 horas do dia 15, véspera do jogo contra o Fluminense. Ainda tem o aspecto físico e técnico, claro! Então, Zé Carlos terá de preencher os requisitos adequados como atleta para poder ter sua escalação confirmada pelo técnico Wagner Lopes! Entenderam bem?
“Não! Oscar...nãããoo!”. Esta foi  a reação do Passarinho Arrepiado ao tomar conhecimento da seleção escolhida pela FIFA até a fase semifinal da Copa do Mundo. Observem: Neuer(goleiro da Alemanha); De Vrij(lateral da Holanda), Thiago Silva e David Luiz(zagueiros brasileiros) e Hummels(lateral da Alemanha); Kroos(meio também alemão), Sneijder(meio campista holandês), J. Rodriguez(meia da Colômbia) e Oscar(do Brasil); Benzema(atacante francês) e Robben(avançado...outro da Holanda). Lembro a quem concorda e a quem discorda(como eu) que os critérios são da FIFA! Não meus!
Toni Kroos, acabou com justiça sendo escolhido pela FIFA, o melhor jogador da Copa de 2.014.

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Muito trabalho pela frente!

Toda a Comissão Técnica da Seleção Brasileira concedeu entrevista coletiva nesta quarta(09). Luiz Felipe Scolari falou bastante masss...entre suas palavras, muito pouco conteúdo convincente! Voltou a admitir que errou e assumiu novamente toda a responsabilidade da desclassificação e da goleada sofrida pra Alemanha. Fez o óbvio! É o mínimo que se espera de alguém que comanda um time de futebol que sofre o revés que vimos no Mineirão! Assumiu, ponderou, reclamou e quase nada conseguiu provar em relação as suas convicções. Convenhamos...a proposta de jogo colocada em prática contra os alemães foi absolutamente equivocada! Sobre o futuro da Seleção Brasileira, lembro que tem, ainda em 2.014, amistosos programados. Vejamos... dia 5 de setembro, contra a Colômbia; e dia 9, diante do Equador, ambos nos Estados Unidos, respectivamente Miami e Nova Jersey. E, a programação da CBF ainda prevê mais duas partidas pra fechar a temporada: 11 de outubro, encarando a Argentina em Pequim, na China; e em Istambul, 12 de novembro, contra a Turquia. E quem será o técnico? Sim...porque Felipão e cia não devem continuar! Alexandre Galo está sendo projetado pra comandar a equipe olímpica que vai disputar os Jogos de 2.016, no Rio de Janeiro. Esta seleção deve ser formada por atletas com até 23 anos e mais 3 acima desta idade. Além disso, há de se ressaltar que também em 2.016 começa a ser jogada a fase de eliminatórias já pra Copa de 2.018! Dentro do que penso e tenho refletido, depois do que vimos em Belo Horizonte no fatídico 08/07/14, se não houver planejamento adequado pouco vai adiantar simplesmente mudar a comissão técnica. Dos treinadores já “manjados” do futebol brasileiro, gostaria de ver Muricy Ramalho...só!! Pra mim é um dos poucos que tem capacidade e ainda não recebeu tal oportunidade. Outra opção seria trazer alguém de fora do País, mas, insisto...com um planejamento previamente traçado e muito bem executado! Essa é a hora para que todos que trabalham com o futebol brasileiro revejam seus pensamentos e conceitos...formas de agir! O Brasil foi trucidado pela Alemanha que também deu um show técnico, tático e físico! Não é possível que diante de tanto “ensinamento” ninguém tenha compreendido pelo menos um pouco da “aula”!!
E os holandeses remaram...remaram e morreram na praia! Robben jogou mais do que Messi, mas não foi o suficiente! A Argentina foi mais competente nas penalidades e fez 4 a 2. O jogo no tempo normal e na prorrogação(0 x 0) alternou-se com momentos de superioridade... hora da Holanda, hora dos argentinos. A final será domingo(13), no Maracanã, entre Alemanha e Argentina, reeditando o que já fizeram ambos as seleções em 1.986, no México, e em 1.990, na Itália. Na primeira, deu os “hermanos”...na segunda a conquista foi germânica. Como consolo, o futebol brasileiro vai disputar o 3º lugar contra a Holanda, sábado(12), em Brasília. Palpites? Alemanha campeã, Argentina vice, Holanda... 3ª e Brasil em 4º. O Brasil, por sinal, vai acabar a Copa sem jogar no seu principal estádio, o Maracanã!
Louis Van Gall não conseguiu levar a Holanda pra disputar o título da Copa. Holandeses continuam com fama de chegar...chegar e nunca ganhar!
.
À distância, o Passarinho Arrepiado só tomou conhecimento que o Criciúma empatou jogo treino diante do São Bento, em Sorocaba, na intertemporada que faz. Paulo Báyer perdeu pênalte, fez o gol do Tigre e o jogo...1 a 1. Pelo que recebemos de informação, o técnico Wágner Lopes estaria projetando esta equipe para enfrentar o Fluminense no recomeço do Campeonato Brasileiro: Luiz; Eduardo, Fábio Ferreira, Escudêro e Cortêz; Serginho, João Vítor, Rafael Costa e Paulo Báyer; Silvinho e Zé Carlos. Vale frisar que Luiz não vem treinando por causa de um problema na panturrilha...está em processo de recuperação; e, Zé Carlos precisa ter sua liberação confirmada dia 14, para poder ser registrado na CBF e ter seu nome divulgado no BID, dia 15! Aguardemos! 

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Que susto hein, Alemanha???

Sim! A seleção alemã tomou um susto danado ao observar tanta facilidade para chegar a fazer cinco gols nos primeiros 28 minutos de jogo! O que aconteceu? Explicação que seja convincente em relação a tal desastre? Todos nós vamos encontrar uma ou mais...várias talvez! Mas, diante do que vi, houve falha coletiva da defesa no 1º gol; Fernandinho errou individualmente em outros dois e, daí por diante, as coisas foram se sucedendo de uma forma que o mais pessimista brasileiro ou o mais otimista alemão não poderia imaginar! A derrota do Brasil por 7 a 1 foi a pior da história dentre todas as participações do nosso futebol em mundiais. O 1º tempo do Brasil chegou a ser lastimável! Um 8 de julho pra esquecer! O que não consigo assimilar...entender é o espaço e a facilidade com que a Alemanha encontrou para fazer os gols!! Inadmissível!! Júlio César ficou marcado pelos gols sofridos. Mas, em absoluto, não teve culpa em nenhum deles! Maicon, acompanhando os demais, esteve bem abaixo do que pode render. Deu “branco” na defesa brasileira e, David Luiz e Dante, foram completamente envolvidos em quase todos os ataques do adversário. Marcelo tentou jogar...foi a frente procurando o ataque, mas também parou na forte e eficiente marcação alemã. Sobre a atuação do meio campo do Brasil, ela foi desastrosa! Luiz Gustavo, Fernandinho e Oscar quase nada construíram. Fernandinho, inclusive, errou em dois dos sete gols tomados e foi lamentável seu desempenho! Oscar, apesar do gol de honra marcado, também foi “engolido” por Schweinsteinger e cia. Fred, novamente, esteve muito mal! Sai da Copa apontado como responsável por ter tido a pior performance individual! E Hulk, mesmo com sua tão elogiada, por Felipão...função tática, demonstrou pouquíssima capacidade ofensiva e demorou pra ser substituído! Ainda entraram Paulinho, Ramires e Wílliam que deram maior movimentação ao time que já estava batido e humilhado!! E o técnico Luiz Felipe Scolari? Pra mim...errou ao optar por Bernard, arriscar ofensivamente, sem o devido resguardo do meio campo, contra um time que marca muito e joga demais!
Joachim Löw, o responsável pelo grande momento do futebol alemão. Forma de jogar "deles" trucidou o Brasil!!
.
Humilhação é um termo que cabe bem para o que aconteceu no Mineirão! Com 52 anos de idade e tendo assistido e trabalhado em não sei quantos jogos na minha vida...nunca presenciei algo tão vergonhoso!  Comecei a lembrar de outras situações parecidas que vivenciei no futebol e não consegui(ainda) comparar os 7 a 1 sofridos pelo Brasil diante da Alemanha. Jogar em casa uma semifinal de Copa e levar tamanha goleada pode ser considerada uma surra histórica! O vexame foi tão grande que, na minha opinião, ultrapassa a decepção de 1.950 quando a Seleção Brasileira perdeu o título no Maracanã, para o Uruguai. Que coisa, hein?! As vezes parece que estou acordando de um daqueles pesadelos bôbos!
Massss...e a Alemanha? Anotem e gravem nome e imagem de cada um desses jogadores: Neuer; Lahm, Jérôme Boateng, Hummels e Höwedes; Khedira, Schweinsteinger, Toni Kroos e Özil; Thomas Müller e Klose. Este foi o time titular contra o Brasil. Mas ainda tem Schürrle e o técnico Joachim Löw! Este, por sinal, de extrema humildade, seriedade e competência! Penso que acabou sendo uma lição para que muitas coisas sejam aprendidas e assimiladas pelo futebol brasileiro. As principais...a organização técnica, a disciplina tática e o rendimento físico. A Alemanha deu um show sob todos os aspectos. Temos de reconhecer!
E o Passarinho Arrepiado? Ainda está tonto...completamente zonzo!! Entretanto, lembro que ainda há a decisão do 3º lugar contra Holanda ou Argentina. Se for contra o país vizinho, claro...haverá ainda alguma motivação. E, independentemente do adversário, penso que seria interessante colocar em campo alguns jogadores que foram pouco lembrados até agora na Copa. Casos dos goleiros Jefferson e Vítor; do zagueiro Henrique; do lateral Mawuell; dos volantes Hernanes e Ramires; e do atacantes Bernard e Jô. 

terça-feira, 8 de julho de 2014

Brasil x Alemanha; Holanda x Argentina...sem favoritismo!

Por mais apaixonado que sejamos nós brasileiros(Eu me refiro aqueles que realmente torcem e querem que o Brasil seja hexa!)...ou até mesmo os fanáticos argentinos, os esperançosos holandeses e o mais “frios” alemães..., dentro de uma certa racionalidade ou imparcialidade, não dá pra apontar qualquer favoritismo a essa ou aquela seleção! As vantagens de cada um? Pois bem...o Brasil joga em casa e a força do time “puxando” a torcida pra junto de si pode formar a sinergia necessária para que nosso futebol chegue a mais uma final de Copa. Sobre a Alemanha, tem uma equipe bastante coesa e extremamente disciplinada taticamente. A Argentina depende muito do estado de espírito de Lionel Messi. Se ele estiver “naqueles dias” pode fazer a diferença pros “hermanos”. E, a Holanda que já chegou a finais de Copa por três vezes, tem na força física e na individualidade de Robben suas principais armas. Os problemas de cada uma das equipes? Olha...não tenho nenhuma dúvida de que Neymar fará muita falta ao Brasil! Durante a Copa das Confederações e nos outros cinco jogos deste Mundial, o esquema de Felipão sempre foi em cima de Neymar. Era meio que automático...ou seja, joga a bola nele que ele resolve! Ofensivamente, até agora, a Seleção Brasileira produziu muito pouco sem contar com Neymar. A ausência de Thiago Silva preocupa, mas bem menos!! Dante será seu substituto e, por jogar no futebol alemão, conhece bastante os jogadores adversários. Quanto aos problemas a serem enfrentados pela Alemanha, os de qualquer outra seleção que joga contra o Brasil na casa do Brasil! Se são obedientes quanto ao estilo de jogo designado por Joachim Löw, as individualidades não são tão apuradas quanto a dos brasileiros. E os argentinos? Bem...eles não têm uma defesa tão confiável assim! Se do meio pra frente, Messi, Di Maria e Agüero são “feras”; dos volantes pra trás...há deficiências que podem ser exploradas! Sobre a Holanda, observei muita ansiedade na partida contra a Costa Rica. Também há problemas no sistema defensivo e de marcação. Em relação a palpites...fico com Brasil e Holanda pra decisão da Copa. Mas é apenas um prognóstico opinativo e vou torcer muito pra isso!
O técnico da Seleção Brasileira treinou com Júlio César; Daniel Alves, David Luiz, Dante e Marcelo; Luiz Gustavo, Fernandinho, Paulinho e Oscar; Hulk e Fred. Esse, cogitam os mais próximos da Granja Comary, poderá ser o time titular para pegar a Alemanha. Não sei se o técnico Luiz Felipe está fazendo “onda”, mas tirar Maicon da equipe titular é algo meio que sem um propósito compreensível...num primeiro momento. Há uma justificativa de que tal opção seria porque Daniel Alves vai mais ao ataque do que Maicon e, como deverão ser confirmados três volantes, os alas ganhariam maior liberdade ofensiva. De qualquer modo, há grande expectativa pelo comportamento do Brasil sem Neymar!!
Impressionante como o Criciúma tomou atitudes antipáticas nos últimos dias! Anunciou programação de jogo treino para as 15 horas, no sábado passado(05), no Heriberto Hülse e começou 20 minutos antes. Depois praticamente impediu que os órgãos de imprensa fossem para Sorocaba afim de acompanhar os treinos que estão fazendo parte dessa inter-temporada. Pára com isso...né Tigre!! Nesta segunda(07), o Criciúma fez seu primeiro jogo-treino em São Paulo e perdeu para o Guarani por 1 a 0. Mais dois estão programados para esta semana. Só que o mais importante é ajustar o time que pega o Fluminense, logo depois da Copa!! Não esqueçam que essa é a prioridade de momento!!
Na foto, dois atletas do Guarani contra Cristiano, atacante do Criciúma. Tigre já perdeu dois jogos-treino!

segunda-feira, 7 de julho de 2014

O lance que tirou Neymar da Copa.

Ele foi de jogo! Não consigo acreditar que Juan Zúñiga, lateral da Colômbia que atua no Napoli, da Itália, tenha sido maldoso a ponto de querer machucar o craque brasileiro. Já vi o lance váááárias vezes! Mas, analisando por vários ângulos e até com recursos tecnológicos, continuo com a mesma opinião do momento da jogada. Ou seja, Zúñiga foi imprudente e fez uma falta pra impedir o contra-ataque da Seleção Brasileira. Atitude, é bom que se frise, passível de cartão amarelo. Entretanto, o árbitro espanhol Carlos Vellasco sequer deu a falta! Quanto a conseqüência da joelhada do atleta colombiano pra cima de Neymar causando a fratura que tirou o jogador da Copa do Mundo, interpreto como uma fatalidade. Insisto que o cara não foi pra provocar tal lesão e tirar o craque do Brasil do Mundial! Há alguns exageros que já li e ouvi de que Zúñiga deveria ter sido “preso”...assassino...!! Exagero, claro! Quanto a uma possível punição ao lateral da Colômbia, imagino ser pouco provável, embora o assunto esteja sendo estudado pela FIFA. Aliás, quem deveria ser penalizado é o tal de Vellasco que fez, pra mim, a pior arbitragem da Copa, permitindo jogadas duras de ambas as equipes sem a devida repreensão! Masss...voltando a Neymar, um gurizão...22 anos, que planejou jogar um Mundial em seu país, ser artilheiro, craque e campeão do referido torneio! Imagino que momentos ele deve estar passando em sua casa, no Guarujá, em São Paulo! Sei que não é um problema que vai impedir Neymar de continuar sua carreira. Entretanto, o fato de estar fora da Copa do Mundo logo no Brasil, deve estar sendo extremamente frustrante! Ainda mais pra alguém que trabalhou e objetivou jogar dia 13 a final no Maracanã!!
Por causa desta entrada do lateral Zúñiga, o Brasil perdeu seu principal jogador para o restante da Copa.
.
E o lance que provocou o cartão amarelo de Thiago Silva? Há quem entenda que foi normal e a arbitragem teria errado ao anular o lance e ainda punir o atleta brasileiro. Também vi e revi a jogada e está claro que Thiago Silva usa o corpo para se projetar contra o goleiro David Ospina, da Colômbia. Se ao invés disso, o zagueiro do Brasil tivesse conseguido usar o pé para tirar a bola, a jogada poderia ter sido validada, sim! Mas o fato de Thiago Silva ter se projetado de corpo inteiro no lance e, visivelmente, atrapalhando e impedindo a reposição de bola de Ospina...então, configura-se a falta.
E quem substitui Thiago Silva? Entendo que deve ser Dante. O zagueiro já chegou a ser titular com Felipão e penso ter melhores condições se comparado com Henrique, outro candidato à vaga. Sobre quem deve jogar em lugar de Neymar? Aí existem bem mais opções: Ramires, Hernânes, Wílliam, Bernard...ou a simples volta de Luiz Gustavo que, aliás, acho será o escolhido do treinador brasileiro. Paulinho foi razoavelmente bem contra a Colômbia e pode ser mantido ao lado de Fernandinho e, então, Luis Gustavo. Oscar completaria o setor e continuariam no ataque, Hulk e Fred.
Nem eu...muito menos o Passarinho Arrepiado...gostamos dos jogos treino do Criciúma contra o Novo Hamburgo, realizados no estádio Heriberto Hülse, na tarde de sábado(05). Curiosamente, os dois clubes combinaram jogar reserva de um contra o titular do outro! O mais coreto, dentro de uma lógica natural, seria A contra A, B versus B! Afinal, exigências e observações seriam mais apuradas por parte dos dois treinadores, no caso, Wagner Lopes e Itamar Schülle. Pois os reservas do Criciúma ganharam dos titulares do Novo Hamburgo, 2 a 0; e os reservas “deles” venceram os titulares do Tigre: 2 a 1. De positivo, vi boa movimentação e participação de Rafael Costa e Hígor, recentemente chegados; e Zé Carlos que está “fino” e afim de jogo!!