sexta-feira, 25 de julho de 2014

Vitória tem que ser recebido com vitória...do Criciúma!

Mas não estava tudo certo? Só dependia do BID...não? Nada disso! Nós, imprensa e torcida, ficamos meio que “de bobos” nesta história toda! Afinal, nos foi passado por quem traz as informações, os setoristas que fazem o dia a dia do Clube, que era só sair o nome do atleta no BID. E, conforme as últimas notícias, Zé Carlos só esperava sua regularização burocrática na CBF, ter o nome inscrito e divulgado no tal Boletim Informativo Diário. Mas, a verdade veio à tona depois do que falou Cláudio Gomes, Diretor de Futebol. Segundo ele, o atleta José Carlos Ferreira Filho, ainda não está “ok” para ser utilizado por Wagner Lopes porque ainda tem pendências lá junto ao Al Sharjah FC, clube dos Emirados Árabes Unidos, que detém os direitos federativos do atleta. O Criciúma não confirma, mas, provavelmente há necessidade de ressarcimento financeiro para que tal liberação ocorra. Dois agentes de Zé Carlos estão tratando do assunto e espera-se que a qualquer momento, finalmente, tudo seja resolvido! Massss...por que causa, razão ou circunstância os próprios dirigentes do Criciúma não admitiram antes o tal problema? Qual o motivo? Por que dizer que depende só da CBF quando, na verdade, a causa de todo o impasse está na origem??!! E olha que outras informações chegaram como questões relacionadas à dificuldade de contato, fuso horário...lembram?? Que coisa!! Fomos todos enganados!!!
Sobre o aspecto financeiro, é importante destacar que o Criciúma não está arcando com salários para Zé Carlos até que seu contrato seja oficialmente registrado na CBF. Pelo menos é o que garante Cláudio Gomes. Zé Carlos está treinando a espera de sua regularização e ainda sonha em estar à disposição para o jogo contra o Vitória. E...cá entre nós...não vamos nos iludir! Claro que há necessidade de pagar alguma quantia financeira ao príncipe ou sheik para que este aceite rescindir o contrato de Zé Carlos. Aliás, só pra lembrar, Zé tinha ou tem compromisso firmado por lá até metade do ano que vem. Pra sair antes disso tem de pagar! Caso contrário não tem qualquer facilitação!! 

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Será que dá pra jogar como em 1.982?

Depois que a CBF confirmou a volta de Dunga ao comando da Seleção Brasileira muito tem se falado e discutido a respeito do tema e em relação à própria história recente do nosso futebol. Os mais saudosistas...aqueles que não esquecem a magia do futebol brasileiro de anos e anos atrás, ainda acreditam que se pode voltar a mostrar um estilo de jogo como, por exemplo, a seleção de 1.982. Esta, inclusive, não ganhou a Copa do Mundo, realizada na Espanha, mas deixou lembranças que ainda estão muito vivas na memória de muitos amantes do futebol arte! Telê Santana era o técnico e o time base tinha: Waldir Peres; Leandro, Oscar, Luizinho e Júnior; Toninho Cerezo, Falcão, Sócrates e Zico; Serginho e Éder. Quanta fera, hein? Isso que no banco ainda ficavam jogadores como o goleiro Carlos, o zagueiro Edinho e o atacante Roberto Dinamite! Sem a menor sombra de dúvida, a última grande seleção com futebol de encher os olhos que o Brasil produziu! Não vai aqui nenhuma tentativa de tirar os méritos de 94 e 2.002 quando conquistamos títulos nos Estados Unidos e Coréia/Japão, respectivamente. Mas é fato! Há alguns anos que o futebol virou única e exclusivamente competição! A arte, a beleza, a maneira bonita de jogar, o toque de classe, a liberdade do drible...tudo isso deu lugar ao condicionamento e porte físicos, à disciplina tática e, obviamente, ao resultado final! Assim, se você ganha...é bom! Se perde...não presta, não serve! Atingir objetivos é prioridade para qualquer técnico, atleta ou dirigente. Se um título for alcançado, todos ganham mais projeção, almejam transferências milionárias e, claro...terão suas contas bancárias mais “gordinhas”!!
Mas, Gilberto Custódio...quer dizer que antes não era assim? Não, exatamente! No mundo contemporâneo e capitalista sempre se jogou pra que algo fosse conquistado em troca! O que me refiro é que nas décadas de 60, 70 e 80 todos queriam ganhar, mas jogando um futebol vistoso e de boa qualidade. E...o Brasil era o espelho para tal! Não posso prever o futuro...não sou vidente! Entretanto, tenho quase certeza de que futebol arte não será mais praticado por nenhum clube ou seleção. O Barcelona e o selecionado da Espanha que cativaram o público em geral nos últimos anos desenvolveram um futebol de objetividade e muito toque de bola. Só que longe de ser genial como a Holanda de 74, por exemplo! Mais recentemente, o Bayern de Munique e a Alemanha foram muito competentes e competitivos. Masss...nada comparado ao Brasil de 70! Futebol bonito vi da academia do Palmeiras de Ademir da Guia, do Santos de Pelé, do Inter de Falcão, do Flamengo de Zico, do Fluminense de Rivelino, do Vasco de Roberto, do Cruzeiro de Dirceu Lopes, do São Paulo de Telê...!! Hoje...no futebol, uma transferência pro exterior é preferência de todos em detrimento do bom, bonito e sedutor!!
Pela ordem, na foto, o timaço de 82: Waldir Peres, Leandro, Oscar, Falcão, Luizinho e Júnior(em pé). Agachados: Nocaute Jack(massagista), Sócrates, T. Cerezo, Serginho, Zico e Éder.
.
Em Santa Catarina também tivemos grandes times e resultados obtidos que fazem parte da nossa história. O pai do “Passarinho Arrepiado” lembra do que fez o Metropol do goleiro Rubão, na década de 60. De lá prá cá, ambos viram o quase imbatível time do Joinville de Nardela e cia. na década de 70, o Criciúma de Grizzo, Roberto Cavalo e companheiros...e sua inesquecível Copa do Brasil de 91. Vale lembrar, também, os outros títulos nacionais conquistados pelo Tigre, como o Brasileiro da B de 2.002 e C de 2.006. Mas, assim como no restante do País, o que impera nos dias atuais é fazer alguns bons jogos, de preferência com pelo menos uns dois...três gols e conseguir bom contrato na Europa, na Ásia ou no mundo árabe! E a beleza do futebol...na sua essência? Ah...se rolar, tudo bem! Se não...nem esquenta!

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Pagar R$ 1.432.000,00??!!

É uma dívida que existe e que, pelo que sabemos, mais cedo ou mais tarde terá de ser paga! Talvez o valor seja um pouco menor. Até acredito que, realmente, no “frigir dos ovos”...a quantia a ser quitada acabe sendo menos. Masss...de qualquer modo, não deixa de ser uma boa grana pra quem está solicitando na Justiça. Algumas situações envolvendo administrações passadas provocaram uma ação “pesada” contra o Criciúma Esporte Clube. Além disso, declaração infeliz do presidente Antenor Angeloni fez com que a mesma pessoa entrasse no Fórum pedindo ressarcimento por danos morais. Não vou aqui dizer quem está certo ou errado. Não tenho formação em Direito e muito menos sou juiz!! Entretanto, quando for dado o veredito final, o Criciúma terá de pagar! Insisto que, os valores poderão ser outros. Mas, por menor que seja, o autor das ações estará com o “burro na sombra”...sem qualquer dúvida!!
Fiquei sabendo que a direção da G. A. se irritou profundamente com tal fato. Pois, pra quem não ta muito por dentro do assunto, informo que boa parte das possíveis quantias devidas foi contraída quando Antenor e Arnaldo nem pensavam em voltar ao Clube! Indignação perfeitamente justificada! E quem permitiu que irregularidades fossem cometidas, gerando conseqüências jurídicas, com efeito no bolso de quem não teve nada a ver com a “batata frita”?! Mas e aí, Gilberto? Quer dizer, então, que os comandantes da época precisam ser chamados para, pelo menos, dar uma explicação perante o Conselho Deliberativo, por exemplo? Entendo que sim! Entretanto, a Gestão de Ativos é quem, esperneando ou não, terá de pagar a conta!! Ela assumiu, como se diz comumente, o ativo e o passivo do Criciúma. Portanto, lucro que ela, G. A. alcançar...é dela! Mas, os prejuízos também são de responsabilidade dos mesmos!! Entenderam bem?

terça-feira, 22 de julho de 2014

Carlos Caetano Bledorn Verri.

Com esse nome...pouquíssimos o conhecem! Trata-se de Dunga, 51 anos, gaúcho de Ijuí, o “novo” técnico da Seleção Brasileira. A CBF surpreende pela segunda vez ao indicá-lo para ocupar o cargo mais importante do futebol no País. Em agosto de 2.006, após o insucesso na Copa da Alemanha, Dunga foi convidado para substituir Carlos Alberto Parreira. Na época, lembro que houve muita estranheza uma vez que Dunga nunca havia exercido a função de treinador e acabou sendo chamado para comandar logo a seleção principal! Permaneceu no cargo de 2.006 até o começo de julho de 2.010 após a eliminação nas quartas da Copa da África do Sul. Lembram? Derrota pra Holanda...2 a 1, de virada! No período em que ficou na Seleção, Dunga ganhou a Copa América de 2.007, disputada na Venezuela, batendo a Argentina, na final, por 3 a 0; conseguiu classificação pra Copa do Mundo nas eliminatórias sul-americanas e venceu a Copa das Confederações de 2.009. Por incrível que possa parecer, nos quase 4 anos à frente da Seleção, Dunga atingiu um percentual recorde de aproveitamento: 76,6%! Entre amistosos e jogos oficiais...42 vitórias, 12 empates e só 6 derrotas. Claro que entre elas...aquela pra Holanda é a mais significativa e que marcou de forma negativa sua passagem pela CBF. Ainda há outras curiosidades sobre a carreira de Dunga, como técnico. Foram só duas passagens exercendo tal função. Além da Seleção, esteve no comando do Internacional de Porto Alegre em 52 jogos durante a temporada de 2.013 onde foi campeão gaúcho. Dunga já terá seu primeiro desafio em dois amistosos no mês de setembro, contra Colômbia e Equador. Ano que vem...o começo das eliminatórias para a Copa de 2.018, na Rússia. Eu não vejo com muito otimismo a volta de Dunga pra Seleção. Nada, em absoluto...nada mesmo contra Gilmar Rinaldi, o coordenador técnico, e muito menos contra o próprio Dunga! É que, quando se falou em mudanças depois do vexame na última copa, esperava-se que tivéssemos alterações não somente em nomes! Imaginávamos outros métodos, planos e projetos. Nada disso! E...só nos resta torcer!!
Dunga foi apresentado e já tem convocação pra fazer em setembro pra dois amistosos.
.
“Zé Carlos vai ser titular, ô da penca?”. Exatamente assim me perguntou o Passarinho Arrepiado! Respondi que num primeiro momento, sim! Ou alguém tem dúvida? Só que o técnico Wagner Lopes terá de, obrigatoriamente, mudar o esquema tático! Se sair Bruno Lopes, a forma de jogar do Criciúma será outra. O garoto da base exerce função tática que, com certeza, não será desempenhada por Zé Carlos. Masss...Zé do Gol foi contratado pra ficar no banco??? Imagino que não! Entretanto, lembro que o melhor jogo do Criciúma no Campeonato Brasileiro, até aqui, foi nos 3 a 2 diante do Fluminense e Zé não estava! E...segundo Wagner Lopes, Zé Carlos precisa ainda perder dois quilos para ficar no peso ideal e poder reunir melhores condições físicas e técnicas afim de ser aproveitado entre os titulares do Tigre. Semana promete ser quente!!

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Dois erros, dois gols e primeira derrota pós-Copa.

Assim, numa frase, dá pra definir o que aconteceu em Curitiba no vazio estádio da Arena quando o Criciúma perdeu para o Atlético por 2 a 0. É normal ser derrotado fora de casa pelo Atlético, sem dúvida! Mas o maior problema é que ocorreram dois erros pontuais no 2º tempo. No lance do 1º gol, distração de Cortêz, cruzamento para Marcelo Cirino complementar de cabeça, sem chances para o goleiro Bruno. Além disso, Maicon Silva marcou errado...cuidando da bola quando o mais correto era prestar atenção no jogador! Na 2ª conquista atleticana, de novo Cortêz deu espaços...novo cruzamento, Ronaldo Alves marcou a bola e, nas suas costas, estava Douglas Coutinho que cabeceou. Bruno defendeu parcialmente e, no rebote, o próprio atacante completou pra fechar o placar. O Criciúma não fez um mau jogo! Mas foi injusto, então, o resultado? Não! Só que nem o Atlético jogou tanto assim pra fazer dois e nem o Criciúma foi tão mal pra levar esses dois gols! Bruno, mesmo sendo vazado em duas oportunidades, fez outras boas defesas. Substituiu sem maiores problemas ao titular Luiz. Nota 7. Maicon Silva estreou em jogos oficiais e não esteve bem. Talvez por determinação do técnico se preocupou mais em marcar e não teve competência adequada para tal. Precisa de melhor rendimento para que tenhamos confiança em relação ao seu futebol. Nota 4. Fábio Ferreira, individualmente, não comprometeu. Teve atuação prejudicada por causa do baixo rendimento do seu companheiro de zaga. Fábio Ferreira, nota 6. Já, Ronaldo Alves, além do mal posicionamento no momento do 2º gol, também demonstrou alguma insegurança em outros lances. Nota 4. Sobre o lateral Cortêz, fez bom 1º tempo e se perdeu quase que completamente no 2º. Também...nota 4. Serginho realizou bom jogo. Controlou bastante o sistema de marcação, uma prioridade do técnico Wagner Lopes. Nota 7. Já Rodrigo Souza esteve perdido no meio campo. Uma pena...pois se trata de bom jogador. Já comprovamos sua competência em jogos anteriores. Só que desta feita, errou passes e alguns “botes errados”...prejudicando bastante sua performance. Nota 4. Paulo Báier pouco produziu, ofensivamente. O “velhinho” não repetiu a atuação diante do Fluminense. Nota 5 pra ele. Bruno Lopes foi mais participativo no ataque. Mas ainda é muito cobrado pela torcida por não fazer gols. Fica repetitivo dizer que “cumpre função tática de recompor para ajudar na marcação”! Nota 6. Silvinho, a seu estilo, correu muito e se irritou facilmente com o que dava errado. Nota 6. Foram usados Maurinho, Rafael Costa e Michael. Este foi mais efetivo e agressivo. O único dos 3 que merece nota: 6. Quanto ao técnico Wagner Lopes...errou ao optar por Rodrigo Souza na escalação inicial, deixando Rafael Costa de fora. Além disso, faltou mais ousadia ofensiva...principalmente depois que o Atlético cresceu no jogo e marcou os dois gols. Nota 5. A próxima partida será em casa contra um adversário direto na briga por mesmos objetivos no Campeonato. Obrigação de vitória diante do Vitória!!
João Vítor lutou muito mas não evitou que o Criciúma perdesse em Curitiba. O "7" da foto acima foi o melhor do Tigre.
.
Entre os resultados que mais chamaram a atenção na rodada de número 11 do Campeonato Brasileiro, sem dúvida, a vitória da Chapecoense fora de casa merece referência especial. O time de Chapecó esteve em São Paulo, em pleno Morumbi, marcou certinho, se defendeu bem mais do que atacou e, numa jogada de puro oportunismo, Ricardo Conceição, de bico de chuteira, marcou o único gol do jogo. A Chapecoense ainda tem um jogo a menos que os demais e está, momentaneamente, fora da zona do rebaixamento...com méritos! Outra partida com placar não muito comum...o Internacional que aplicou 4 a 0 em cima do Flamengo. O rubro-negro está se afundando na lanterna da competição! Em algumas das últimas temporadas o Fla tem se complicado. Se não houver providências imediatas, o descenso poderá se tornar irreversível!!
Procurei o Passarinho Arrepiado durante todo o fim de semana. O encontrei “secando” o Figueirense diante do Grêmio, ainda no sábado(19). Aliás, o Grêmio mostrou bom futebol...poderia ter sido mais...contra um Figueirense sem inspiração. No domingo, ele(Arrepiado) e eu vimos o vôlei masculino do Brasil perder a final da Liga Mundial para os Estados Unidos, 3 sets a 1. A seleção de Bernardinho, pelo que pude constatar, menosprezou os norte-americanos que passam por reformulação e jogaram com muita garra e superação. E o Felipe Massa na Fórmula Um? De novo bateu e abandonou. Desta feita no GP da Alemanha. Que fase, hein?? Quanta saudade de um piloto verdadeiramente competitivo!!