sábado, 20 de agosto de 2011

Medo em Barueri?!

O técnico do Criciúma, Mauro Fernandes, me surpreendeu ao escalar 3 volantes no jogo contra o Barueri, sábado(20), na Grande São Paulo. Mesmo que o time tenha apresentado um futebol de razoável para boa qualidade, principalmente no 1º tempo, não havia a necessidade de tal esquema tático utilizado. Além disso, o time paulista ofereceu pouco perigo durante toda a partida e o treinador poderia ter modificado seus planos. Medo ou precaução exagerada? Em algumas situações as duas alternativas servem como justificativa. Se concordo? Não! Digo e afirmo que o Criciúma deixou de ganhar 2 pontos e entrar no G-4 faltando, agora, uma rodada pra fechar o turno! Andrey foi pouco exigido; os dois laterais Fábio Santana e Pirão deixaram à desejar, mais ainda o esquerdo que outra vez foi expulso; Rogélio e Toninho estiveram seguros, algo raro na defesa do Tigre; Jáckson provou mais uma vez que é limitado; Hênik não repetiu a atuação contra o Vitória; Baráka foi o melhor dos volantes; Aloísio sem brilhantismo e cansou de novo; Zé Carlos e Adeílson lutaram bastante mas faltou maior pontaria pra ambos chegarem ao gol. Entraram Schwenck, Massári e Bryan que pouco acrescentaram.
Ainda quero destacar mais dois assuntos pra fechar esta postagem. Os 3 impedimentos erradamente marcados em ataques do Criciúma; e, a saída inevitável de Pedro Carmona para o Palmeiras. Há uma cláusula contratual que facilita a saída do jogador em caso de proposta oficial.  

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Ronaldinho Gaúcho de volta à Seleção.

Foi a principal novidade na convocação do técnico Mano Menezes para o jogo amistoso do dia 05/09 entre as seleções brasileira e de Gana. Na chamada grande imprensa ou aquela que acompanha mais diretamente os grandes clubes do Rio de Janeiro e de São Paulo o assunto está causando bastante polêmica. Tudo porque, dois dias depois da partida amistosa que será realizada em Londres, Corínthians e Flamengo jogarão pela 22ª rodada. E, segundo o segmento rubro negro da imprensa carioca, o Flamengo será prejudicado em razão da viagem de retorno ao Brasil e tempo curto para recuperar-se afim de enfrentar o Corínthians. Oras bolas...a volta de Ronaldinho para a Seleção Brasileira tem sido um clamor de quase todos que estão acompanhando o Campeonato Brasileiro. O jogador tem feito gols e mostrado uma sequência bastante interessante de participações na competição. Depois que retornou ao Brasil, Ronaldinho Gaúcho está vivendo seu melhor momento.Pois bem, justiça feita! Seleção é composta dos melhores e, portanto, os mais competentes na visão do treinador, estão sendo chamados!

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Luiz Henrique; Chiquinho (Colonetti), Sílvio Laguna...

...Solis e Sarandi; Jairo, Carlos Alberto e Rached; Vanderlei (Paulo Borges), Edemílson e Jorge Veras. Esse foi o time usado pelo então técnico Zé Carlos para jogar a última partida do Campeonato Catarinense de 1.986, há exatos 25 anos, quando o Criciúma confirmou a conquista do título estadual daquele ano, o primeiro de sua rica história. Aliás, na mesma competição, o Tigre conquistou todas as 4 etapas disputadas. A última que aniversaria neste 17/08 homenageou o ex-presidente da Federação Cat. de Futebol, Pedro Lopes. Pra quem gosta de lembranças, Dalmo Bozzano apitou o jogo vencido pelo Criciúma por 2 à 0 diante do Joinville, com ambos os gols de Jorge Veras. O segundo foi de pênalte. Mas a falta foi fora da área. Bem a seu estilo de conduzir um jogo, Dalmo correu para a entrada da área dando a entender que marcaria falta. Alguns jogadores do Jec correram junto com ele pra reclamar. Dalmo só olhou e apontou a marca penal. Tudo foi motivo de muita festa. Até porque, a conquista do referido título já havia ocorrido duas rodadas antes, numa vitória sobre o Próspera por 2 à 1. Em 86 o Estadual foi decidido num hexagonal de pontos corridos. O Criciúma chegou na frente com todos os méritos! Lembranças que não se apagam...

Fábio Santana: "o cara"!

Ele chegou no Heriberto Hülse em 13 de maio do ano passado vindo da paraibana Campinense onde, inclusive, havia sido campeão estadual. Pois este baiano da cidade de Castro Alves, com 32 anos, está prestes a completar 50 jogos com a camisa do Criciúma. Além de Mauro Fernandes, outros 4 treinadores já trabalharam com ele no Tigre: Guto Ferreira, Édson Gaúcho, G. Macúglia e Argel Fücks que, por sinal, indicou sua contratação. Fábio Santana da Fonseca marcou 2 gols em pouco mais de um ano no Criciúma e foi protagonista de um fato curioso. Em 13/03/10, contra o Avaí, foi expulso sem ter feito nenhuma falta ou ter reclamado da arbitragem durante o jogo. Por razões óbvias me recuso a citar o nome do cidadão que esteve apitando tal partida! (O leitor sabe de quem me refiro.)
Alguns dados aqui colocados são do arquivo estatístico de Celso Bazzi, torcedor fanático do Criciúma que sempre colabora com informações e dados. Pois, justamente sobre o Fábio Santana digo que, no jogo diante do Vitória, ele foi extremamente útil. Objetivo e competente mostrou futebol de qualidade, algo raro em atuações anteriores. Além disso, teve uma eficiência até então desconhecida em cobranças de escanteio. Se tudo isso vai continuar, claro, não se sabe. Mas, no momento, o aplicado Fábio Santana merece tais referências positivas.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

No sufoco!!!

Assim o Criciúma venceu o Vitória por 2 à 1 na noite desta terça(16), no estádio Heriberto Hülse. Começando o jogo com 3 atacantes, surpreendeu o técnico Mauro Fernandes. E, convenhamos, foi o melhor futebol apresentado pelo Criciúma neste Brasileiro, me referindo especificamente ao 1º tempo. No 2º, o Vitória cresceu e exerceu uma pressão muito forte sobre o Tigre. Penso que a falha de Â. Conceição, no gol dos baianos, e a saída de Schwenck foram fatores decisivos para os problemas enfrentados pelo Criciúma na 2ª etapa. Andrey mais uma vez deu conta do recado; Fábio Santana fez um bom jogo e mostrou qualidade nas bolas de escanteio que bateu; Rogélio foi "cherifão" na zaga; Â. Conceição indeciso no lance do gol adversário; Pirão, sem brilhantismo, mostrou alguma eficiência; Baráka foi voluntarioso, sem muita qualidade técnica; Hênik, o melhor em campo, sabendo defender e também participar na armação de jogadas; Pedro Carmona, enquanto teve fôlego, foi importante no esquema montado; Adeílson outra vez usou muito sua velocidade mas sem ser objetivo; Zé Carlos, além dos gols e do oportunismo, cansou e acusou outra lesão muscular; e, Schwenck não deveria ter sido substituído pois mostrou boa participação nas jogadas ofensivas. Dos que entraram, Massári, Éder e Rôni, este foi o que mais produziu. Valeu pelas pazes com a vitória. Entretanto, depois do jogo Mauro Fernandes não demonstrou empolgação e voltou a destacar que "há necessidade de muitas melhorias no time para pensar em acesso". Certíssimo o treinador!!!

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Trinta pontos...

...é o que quer atingir o técnico do Criciúma, Mauro Fernandes, até o fim do 1º turno do Campeonato Brasileiro. No meu entendimento uma pontuação perfeitamente possível de ser alcançada. O Criciúma tem 23 pontos e mais 9 a disputar na atual fase, sendo 6 em casa e 3 fora do H. Hülse. Dentro de uma projeção óbvia seria vencer as partidas aqui, contra Vitória e São Caetano, e empatar contra o Barueri em São Paulo. Simples, não é mesmo? Na teoria sim, mas na prática não! Quem nos acompanha seja aqui neste espaço ou em participações na Rádio Eldorado é testemunha que sempre alertamos para a falta de confiança passada à imprensa e à torcida pelos jogadores dentro de campo. Desde o returno do Campeonato Catarinense pouquíssima coisa mudou. Os jogos foram acontecendo, o Criciúma perdeu mais um título regional, veio o Brasileiro e o quadro é praticamente o mesmo. São quatro treinadores e uma "penca" de jogadores utilizados. Entretanto, resultados que proporcionem credibilidade...ainda não se viu!!!