sábado, 20 de setembro de 2014

A disputa pelo título e as chances de chegar a Libertadores.

A briga para ver quem chega a conquista do Campeonato Brasileiro é menor do que a disputa pelo G-4. Claro que esta rodada do Brasileiro, a deste fim de semana, é a 4ª do returno e para se chegar as 38 do total, ainda ficarão faltando mais 15. Portanto, sob o ponto de vista matemático, há muita “água para passar por debaixo da ponte”. Mas, a cada rodada fica mais evidente que o Cruzeiro, por ora, está sobrando na competição. A “raposa” dispõe de 7 pontos a mais do que o 2º colocado, no caso o São Paulo; 11 na frente do Internacional, 3º; e, 12 do Corínthians, o 4º. Por mais que faltem jogos e mais jogos...fica muito difícil imaginar que alguém terá capacidade de tirar qualquer diferença para “roubar” o título do Cruzeiro. E...não dá pra contestar...realmente o melhor futebol do País, hoje, está sendo jogado pelo time do Marcelo Oliveira!!

A rodada de número 23 do Brasileiro, entretanto, nos mostra alguns jogos bastante interessantes. Clássicos regionais que poderão dar encaminhamento positivo ou não para este ou aquele time. No mais charmoso dérbi do Brasil, um Fla-Flu que mostra uma certa ascensão rubro-negra no campeonato, depois de estar até na zona do rebaixamento, contra uma equipe que faz campanha instável até o momento. O Flamengo é mais juventude e velocidade. Já, o Fluminense, joga e deixa jogar. Em São Paulo, outro confronto de rivalidade: São Paulo x Corínthians. Ganso, Kaká e cia. vêm de derrota para o Coritiba. O resultado, por sinal, brecou momentaneamente, as chances de pelo menos encostar no Cruzeiro. Só que, com Muricy Ramalho, o São Paulo melhorou seu rendimento. Já o Timão sofre do mesmo problema do Flu...ou seja, não consegue ter sequência de bons resultados. Na rodada do meio de semana, inclusive, só empatou com a Chapecoense, em casa. Tem também o Ba-Vi, em Salvador. Os dois lutam muito para escapar da “degola”. O jogo promete! Ambos ganharam na rodada passada e o Bahia melhorou depois da chegada de Gilson Kleina. Por fim, envolvendo os clássicos, o de Minas. Mesmo que o Cruzeiro seja, comprovadamente, o melhor time do campeonato, o rival Atlético tem qualidade e valores individuais que podem decidir a partida.

Sobre o jogo do Criciúma contra o Botafogo, entendo ser uma partida sem prognóstico favorável a este ou aquele! Os cariocas não vão poder contar com sua principal figura, o atacante Émerson Scheik . Já o técnico Gilmar Dal Pozzo pretende abrir mão de Paulo Báier...por simples opção! Ora bolas...a não ser em caso de grandes problemas de ordem física, o “velhinho” poderia e deveria ser usado desde o início. Simples...joga até enquanto suportar e depois é substituído!! Só que o treinador do Criciúma não pensa desta forma e, assim, despreza um pouco a já reduzida qualidade técnica que o time tem! Em princípio, Dal Pozzo poderá começar o jogo com quatro volantes: Serginho, Rodrigo Souza, João Vítor e Cléber Santana. Desnecessário! Se quer deixar Báier no banco então que coloque Lucca no setor de frente, com Zé Carlos e Silvinho, deixando Serginho de fora. Masss...quem manda é o técnico e ele imagina estar fazendo o melhor pra sua equipe...conforme seus pensamentos, claro!
Tricolor catarinense e alvinegro carioca se enfrentam na noite deste sábado(20), no H. Hülse.
.
Passarinho Arrepiado, a fera da informação, promete sobrevoar o Majestoso durante o sábado à noite para poder observar detalhadamente o jogo do Tigre. Mas, garante que vai com um olho em cada aparelho de tv pra poder acompanhar os outros catarinenses, no domingo. No caso, o Figueirense diante do Santos; a Chapecoense contra o Grêmio, ambos fora de casa. O “bichinho” entende que as maiores dificuldades serão enfrentadas pelo Verdão. Particularmente, entendo que a “bronca” pra pontuar é tanto de um quanto de outro. Tarefa complicada jogar na Arena, em Porto Alegre, e não menos difícil encarar o Santos, na Vila Belmiro!!

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Lá vamos nós, de novo, pra fazer contas...!

Qual a pontuação necessária para se garantir fora do rebaixamento na Série A do Campeonato Brasileiro? Essa pergunta ainda não tem resposta com números exatos. Entretanto, aproximados...sim! Talvez oscile entre os 45 e os 47 pontos. Mas, tais quantias, poderão diminuir ou até mesmo aumentar, conforme o desenrolar da competição. Não sou matemático e, por experiências vividas em temporadas passadas imagino que qualquer time, pra não correr riscos de dramaticidade até a última rodada, deve trabalhar com a idéia de atingir os 46 pontos. Observando a tabela de classificação, notamos que há uma diferença de três pontos entre quem está na 14ª posição e o 20º. Ou seja, Chapecoense com 24 pontos...Vitória com 21. São 7 clubes vivenciando o sofrimento do risco de descenso. Hoje...Chapecoense 24, Coritiba e Bahia têm 23 pontos cada e livres da degola. Depois...vem a turma  que está no desespero: Botafogo, Palmeiras e Criciúma, 22 pontos; Vitória, 21. Caso o Criciúma vença o Botafogo no próximo sábado é quase certo que se livra do Z-4.

Mas, Gilberto Custódio...depois o Criciúma visita o Internacional e a Chapecoense!! Sim! É a sequência natural de um campeonato que, à medida que vai passando, se torna cada vez mais difícil e complicado! Só que trata-se da 1ª Divisão do nosso futebol e quem quiser não encontrar problemas que não participe! Aquele ditado de “quem não tem competência que não se estabeleça”!! Então, a melhor maneira de superar os obstáculos é enfrentá-los! Não adianta fugir da raia!! Dentro do que penso, continuam aqueles cálculos pra ganhar os 8 jogos em casa. Simples...8 x 3=24 + os 22 que o Criciúma tem...igual a 46! Se isso acontecer, o Tigre estará livre do abismo! O problema, entretanto, é conseguir vencer todos os jogos em casa. Reflitam as chances do Criciúma diante destes adversários: Botafogo, Atlético Mineiro, Santos, Atlético Paranaense, São Paulo, Grêmio, Bahia e Sport, todos no Heriberto Hülse. Dá ou não??

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Erro de Gilmar Dal Pozzo custou caro ao Criciúma!!

O jogo Figueirense 1 Criciúma 1, realizado na noite desta 4ª feira(17), no estádio Orlando Scarpelli, acabou sendo um resultado razoável pro Furacão e péssimo para o Tigre. De um lado, deixa o Furacão um pouco afastado do perigo e, de outro, mantém o Criciúma cada vez mais perto da lanterna!!. E...cá entre nós...errou e errou feio o técnico Gilmar Dal Pozzo! O Criciúma saiu vencedor do 1º tempo e Silvinho, a única opção de velocidade e o jogador mais efetivo do setor de frente, foi substituído no intervalo. Não havia necessidade de alteração! Mesmo com um pênalte perdido, o Criciúma jogou melhor e mereceu o resultado. Veio o 2º tempo e alterações que determinaram o ritmo da partida. No Figueirense, Argel Fücks tirou o volante França e colocou um atacante...Páblo; e, Gilmar Dal Pozzo, no Criciúma, sacou Silvinho...atacante de velocidade, pra colocar Paulo Báier e, assim, tentar reforçar o meio e bloquear as investidas do adversário. Deu tudo errado para o Criciúma! O Figueirense conseguiu pressionar o Criciúma até conquistar o empate em bola de Thiago Heleno, após escanteio. Num todo, não foi jogo de bom nível técnico. Tanto Figueirense quanto Criciúma ficaram devendo sob o ponto de vista técnico! Além disso, no Campeonato, o Criciúma continua no desespero! Pelo volume de jogo na 1ª etapa e a penalidade muito mal batida por Zé Carlos...o Tigre deixou de conquistar mais dois pontos que ajudariam muito!! Insisto que Dal Pozzo se perdeu, por completo, ao tirar Silvinho, o melhor atacante do Criciúma! Acabou levando um “nó” de Argel Fücks!!

Bruno fez boas defesas, mas errou em algumas saídas de gol. Foi bastante exigido. Nota 6. Eduardo realizou muito bom jogo. Seria a “sombra” de Luiz Felipe? Talvez! Foi à frente com freqüência e soube defender. Uma de suas melhores atuações com a camisa do Criciúma. Nota 7. Fábio Ferreira começou errando lances fáceis... o que não é comum! Depois recuperou-se. Mas tanto ele quanto Gualberto, de forma conjunta, não foram seguros e firmes como em outros jogos. Nota 6 pra ambos. Giovânni não jogou bem. Esteve “preso” pela marcação do Figueirense e quase não foi ao ataque. Nota 6. Serginho não comprometeu, mas ainda continua longe de seu melhor futebol. Nota 6. Rodrigo Souza foi o melhor jogador do meio campo do Criciúma. Marcou com eficiência e errou bem menos que seus companheiros de setor. Nota 7. João Vítor, com a conhecida função de marcar e armar, errou mais passes do que o normal. Teve, entretanto, o mérito de “enfiar” a bola para Eduardo cruzar e Silvinho fazer o gol do Criciúma. Nota 6. Cléber Santana não repetiu suas outras boas atuações anteriores. Também errou passes e ficou um pouco isolado em razão da falta de um companheiro para jogar com ele do meio pra frente. Nota 6. Silvinho jogava bem e não merecia substituição. Dos que estavam em campo, era a melhor opção de ataque. Nota 7. Zé Carlos, por sua vez, não jogou bem. Dos 3 jogos que participou foi sua atuação mais discreta. Bateu mal a penalidade e desperdiçou oportunidade para que o Criciúma encaminhasse a vitória. Nota 5. Entraram Paulo Báier e Souza. As alterações não causaram o efeito desejado. Báier entrou mal...lento, nota 5; e, Souza, todo atrapalhado, teve dificuldades pra domínio de bola e até mesmo passe de pouos metros! Nota 4. O técnico Gilmar Dal Pozzo, desta feita, foi um dos responsáveis pelo resultado de empate. Fiquei com o sentimento de que o atual treinador do Criciúma ficou com medo! Ganhando por 1 a 0, Dal Pozzo fechou o time, ao tirar Silvinho e colocar Báier, e o Criciúma sofreu pressão até levar o gol de empate. Nota 4 e um baixa puxão de orelha!!

Passarinho Arrepiado ficou desesperado com os resultados que acabaram deixando o Criciúma na vice lanterna do Campeonato Brasileiro. O Coritiba ganhou, o Bahia virou no Maracanã pra cima do Botafogo, o Palmeiras empatou com o Flamengo e o Vitória ganhou do Fluminense. Alguns dos que estão na briga pra fugir do abismo ganharam. O Tigre...só empatou e vai ter de ganhar do Botafogo...e pontuar contra Inter e Chapecoense, fora de casa, e ainda assim, não se garantindo fora do Z-4. Que coisa, hein??!!

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Uma “guerra” no Scarpelli!!

Não, na sua essência! Mas, sim, sob o ponto de vista de uma grande disputa em campo envolvendo dois times que precisam muito da vitória! Claro que o duelo Argel x Dal Pozzo é cercado de muita expectativa. Figueirense e Criciúma obtiveram resultados diferentes na rodada passada do Campeonato Brasileiro. O Tigre ganhou do Goiás e o “Furacão” levou três do Bahia. Em contrapartida, só um está na zona do rebaixamento: o Criciúma. Este, por sinal, luta desesperadamente para fugir do Z-4 enquanto o adversário quer distância dele! O jogo, sem dúvida alguma, promete muito! A busca pela vitória será de ambos os lados, até porque o empate não vai resolver muito a vida nem de um...nem de outro. Boa disputa e, por certo, vai sobrar emoção!

Tenho na memória váááários grandes jogos no estádio Orlando Scarpélli envolvendo Figueirense e Criciúma. Aliás, faço questão de dizer que trata-se dos dois maiores clubes do Estado, sem nenhuma dúvida! Eles têm melhor estrutura do que os demais, maior representatividade nacional, além de CT’s e estádios mais confortáveis e seguros em relação aos demais rivais. Masss...sobre boas recordações envolvendo confrontos na casa alvinegra, lembro a decisão do Campeonato Estadual de 1.993. O Tigre foi campeão com um empate lá e uma vitória de 2 a 0 aqui. No jogo de ida, estádio lotado e a torcida do Criciúma, presente em grande número, chegou a estender um tapete amarelo e preto de quase 100 metros para a entrada do time em campo. Recordando, aleatoriamente, em 1.989 uma vitória de 3 a 0 do Criciúma, com gols de Jorge Veras(Qta. saudade!), Vanderlei e Grizzo. Em 94, a final do Catarinense numa partida que não acabou. A torcida do Figueirense invadiu o campo para comemorar aos 35 minutos do 2º tempo. Há 20 anos o clube não conquistava um título. Boas lembranças!

De qualquer modo, são jogos que a galera das “antigas” presenciou. Os mais novos, a geração que nasceu nos anos 90, por exemplo, lembra bem de uma disputa marcante que acabou com vitória tricolor. Foi em 27 de fevereiro de 2.011. O Criciúma estava na Série C do Brasileiro e o Figueirense, cheio de pompa, era integrante da Série A. Os dois jogaram em Florianópolis pelo Campeonato Estadual. Há 22 minutos do 1º tempo, Mika, de falta, marcou o único gol do jogo que deu o título da fase ao Tigre. Lembro que houve uma comemoração muito grande de todos em plena casa “deles”! Pra fazer brilhar na memória...o técnico era Guilherme Macúglia e o time, naquele dia, jogou com Andrey; Fábio Santana, Nirley, Toninho e Pirão; Carlinhos Santos, Mika, Roni e Pedro Carmona, Valdo e Schwenck. Foram usados ainda Wágner Libano, Mineiro e Talles Cunha. Como é bom ter na memória o que é bom, hein?!

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Que tal João Carlos Maringá no Criciúma?

Hoje ele é o homem forte da Chapecoense. Não me refiro ao presidente Sandro Pallaoro. Mas, sim, ao vice-presidente de futebol, João Carlos Giovanaz. Na verdade, no meio “da bola” é conhecido como João Carlos Maringá, hoje com 51 anos, e que, quando atleta jogou em vários clubes, entre eles Joinville e Criciúma, aqui em Santa Catarina. Natural de Pato Branco, interior paranaense, João Carlos Maringá faz um trabalho há muitos anos no depto. de futebol da Chapecoense e com comprovada competência. Maringá também jogou em Chapecó, já no fim da carreira, e acabou fixando residência por lá. Está a 19 anos na cidade...virou empresário, muito bem sucedido! Em 2.010 resolveu aceitar convite de seu amigo de infância, Sandro Pallaoro, para ajudá-lo na montagem da Chapecoense objetivando chegar até a Série B. Isso mesmo! A pretensão inicial da Chapecoense era de chegar a Série B. O prêmio foi maior e veio o acesso à 1ª Divisão! E é importante frisar que, João Carlos Maringá foi um dos principais responsáveis pela organização da Chapecoense afim de que ela conquistasse, de 2.010 pra cá, acessos desde a Série D até a Série A do Campeonato Brasileiro!! Ano passado, conversei muito com Maringá quando da decisão do título estadual, entre Chapecoense e Criciúma, vencido pelo Tigre, no estádio Índio Condá. O dirigente me disse que traça perfil para efetuar contratações. Busca os atletas conforme o que pensa colocar em prática dentro da característica do que ele e o treinador planejam. Pois...gostaria muito de ver João Carlos Maringá trabalhando no Criciúma...a partir de 2.015! Pastana, Cícero, Kila, Guto...dentre outros, tiveram suas chances e mais pessoas estão tendo oportunidade. Entretanto, ainda não se observa um resultado prático bastante positivo. João Carlos Maringá sabe contratar e tem o “feeling” ideal para lhe dar com os jogadores no vestiário. E...cá entre nós...no Criciúma continua faltando alguém de maior conhecimento para tais funções!!! Sim, sem dúvida!!!

O técnico Gilmar Dal Pozzo não esconde a forma de como gosta de armar seus times. Simples: com a bola todos saem pro jogo com liberdade para armar as jogadas e usando, cada um, suas habilidades; sem posse de bola, todos ficam atrás da primeira linha de marcação. E Dal Pozzo é bem sincero quanto às limitações do que pode ser alcançado pelo Criciúma no Campeonato Brasileiro. Ele sabe que a competição se encaminha para o “terceiro quarto” de sua duração e não dá pra imaginar que o Criciúma ainda vá jogar o “fino da bola”. Mas, pelo menos, estamos vislumbrando uma considerável melhora para que o objetivo de permanecer na Série A seja alcançado. Sem tantos riscos...não é mesmo?!

Seis meses! Este é o período previsto para que o goleiro Luiz fique afastado. Ocorre que o atleta se machucou no jogo contra o Goiás e os primeiros exames acusaram ruptura nos ligamentos do joelho esquerdo. Sendo assim, Luiz jogando futebol...só ano que vem! Mas o Criciúma possui outros dois bons goleiros. Tanto Galatto quanto Bruno podem ser usados. Acho, inclusive, que, pelo fato de ter entrado no jogo do último domingo e por ser mais experiente, a preferência do treinador pode recair sobre Galatto. Dal Pozzo, contudo, fez rasgados elogios a Bruno. Conclusão: o Tigre está bem servido, mesmo com a lesão de Luiz!
Luiz, fora por 6 meses! Criciúma deve analisar seriamente a vinda de mais um goleiro.
.
Passarinho Arrepiado me ligou hoje e se diz preocupado com a indicação, por sorteio, de Paulo Henrique Bezerra para apitar Figueirense x Criciúma, na quarta-feira(17). Acabei acalmando o nosso “mascote”! Mesmo que seja de família com ligações alvinegras, entendo que trata-se do melhor árbitro de Santa Catarina! A mim, pelo menos, não causa nenhuma apreensão! De outro modo, na rodada do fim de semana do Brasileiro, observei dois erros gravíssimos da arbitragem. Um deles, no jogo Flamengo e Corínthians...o gol rubro-negro em completo impedimento; e, a penalidade não marcada a favor do Criciúma quando da cabeçada de Zé Carlos que ia em direção ao gol, mas foi desviada pelas mãos do zagueiro Felipe Macedo. Nenhum dos árbitros viu!! Quanta incompetência!! Ou seria...não viu porque não quis ver, mesmo??

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Quase 700 minutos!!

Pra ser mais preciso...699!! Sim, foi esse o tempo que ficou o Criciúma sem fazer sequer um golzinho no Campeonato Brasileiro! Antes...o gol de Rodrigo Souza no empate diante do São Paulo, no Morumbi, pela 13ª rodada...ainda no turno. De lá até o jogo com o Goiás...699 minutos e o gol de Luiz Felipe, que acabou sendo o da vitória. Então, depois de 10 partidas sem ganhar, o Criciúma reencontra o caminho dos 3 pontos. Mesmo assim, o Tigre continua na zona do rebaixamento, na 17ª posição. Mas o resultado de 1 a 0 sobre o Goiás acabou premiando a equipe que procurou mais o gol e conseguiu ritmo de jogo superior ao do adversário. O fato de ter vencido o Goiás não recupera, ainda, o Criciúma na competição! É necessário bem mais para que tenhamos certeza da reabilitação definitiva. Inclusive, imagino um jogo de altíssima intensidade na próxima 4ª feira(17), em Florianópolis, contra o Figueirense.

Luiz foi exigido, de forma mais incisiva, num chute de Érick...lance que acabou provocando uma torção em seu joelho e o tirando do jogo. Mas, o goleiro do Tigre, novamente teve bom rendimento. É um líder em campo. Nota 7. O lateral direito Luiz Felipe, sem dúvida, tomou conta da posição. Vem crescendo jogo a jogo e acabou premiado com um golaço em chute de fora da área...com o pé esquerdo, mesmo ele sendo destro! Nota 8. Fábio Ferreira e Gualberto mostraram segurança e firmeza na marcação. Boa atuação da dupla e nota 7 pra ambos. Giovânni não repetiu outras boas atuações recentes. O Goiás pouco saía para os contra-ataques. Só que, quando conseguia, usava sempre a sua direita...lado esquerdo da defesa do Criciúma. O lateral do Tigre encontrou dificuldades pra marcar, fazer cobertura e ainda tentar se achar e ir a frente! Nota 6. No meio campo, Serginho fez bom 1º tempo. No 2º, entretanto, errou dois passes que quase resultaram em gol do adversário. Nota 6. Rafael Costa realizou trabalho tático de apoio ao sistema de marcação em detrimento de avanços ofensivos. Nota 6. Cléber Santana funcionou como verdadeiro maestro do time. Mesmo sem ainda mostrar aquele futebol dos bons tempos de Avaí...sua qualidade técnica se sobressai visivelmente. Nota 7. Paulo Báier, outra vez, jogou quase ao lado de Zé Carlos. Se movimentou bem e, novamente, deu mostras de sua qualificação e importância para o time. Nota 7. Silvinho voltou a jogar bem. Está claro que tem lá suas limitações. Mas, correu muito, ajudou na recomposição da marcação e foi mais objetivo do que nas últimas partidas. Nota 7. Quanto a Zé Carlos... muita luta e nem uma bola pra finalizar a gol do jeito que ele gosta. Pela voluntariedade e participação...nota 7. Entraram ainda Lucca, Ricardinho e Galatto. Os dois primeiros tiveram mais tempo para jogar e tentar mostrar algo. Muita disposição tanto de um quanto de outro e nota 6 para os dois. Sobre o técnico Gilmar Dal Pozzo, já tem algum mérito em razão da evolução, mesmo que seja discreta, na produtividade do time. Nota 7.
Lateral Luiz Felipe fez um golaço contra o Goiás. Extravasou, tirou a camisa, levou o 3º cartão amarelo e não joga contra o Figueirense.
.
O Figueirense, próximo adversário do Criciúma, vem de goleada sofrida fora de casa para o Bahia: 3 a 0. To imaginando a cabeça do técnico Argel Fucks. Saiu daqui com alguma mágoa...alías, rusgas de lá e de cá! Por certo vai querer “incendiar” o jogo do meio de semana no estádio Orlando Scarpelli. Sofreu derrota depois de uma sequência boa de resultados. Tem quatro pontos a mais do que o Criciúma. É 13º com 25 pontos e vai querer se recuperar em cima do Tigre para não voltar a correr riscos de ficar na parte de baixo da tabela. O confronto promete!!

E o Passarinho Arrepiado notou que Fábio Ferreira e Zé Carlos “bateram boca” no aquecimento do jogo contra o Goiás. Gilmar Dal Pozzo disse que “é fruto do momento e demonstração do espírito de luta!”. Há expectativa de que mais dispensas ocorram no início desta semana. Já foram liberados Danilo Alves, Wéllington Bruno e Ronaldo Mendes. O Arrepiado garante que a lista vai aumentar!!

domingo, 14 de setembro de 2014

Por que o Criciúma treina pouco?

Não sei! Entretanto, gostaria muito de saber! A programação de atividades com bola para pegar o Goiás e que envolve os jogadores que atuaram na partida com o Corínthians indicou treino na terça pela manhã; o jogo diante do Palmeiras, na quarta; e, um último período de preparação no matutino deste sábado. Só isso...apenas? Sim, sim! O referido planejamento conforme determinação da comissão técnica. Resumindo...um treinamento para cada jogo! Pouco? Claro...óbvio! No entanto, faço questão de frisar que não sou formado em Educação Física ou Fisiologia. Mas estranho que esteja havendo pouco treino para um time que tem o pior ataque e a pior defesa do Campeonato Brasileiro e ocupa a penúltima posição na tabela. Ora bolas... posso ser leigo no assunto. Só que não é necessário ser “expert” pra saber que quando não se sabe ou não se está preparado para algo, há necessidade de aprendizado e ensaio!! Pois os jogadores do Criciúma não se utilizam do princípio da capacitação! A defesa vai mal, o ataque idem...e o mais correto deveria aprimorar o sistema defensivo, para que ele deixe de ser o pior do torneio, e da mesma forma tentar aperfeiçoar as conclusões a gol que, convenhamos, tem sido BASTANTE ineficiente!! Sinceramente, fico surpreso com tal critério adotado por quem é de dever promover melhoria coletiva e qualificar os jogadores.

Outra situação que chamo a atenção diz respeito à concentração. Mas não é o simples fato de reunir o grupo de jogadores no estádio e deixá-los trancados lá! Concentrar é um processo psíquico que consiste em centrar, voluntariamente, toda a atenção da mente sobre um objetivo ou atividade que se está fazendo ou pensando em fazer, deixando de lado tudo que possa interferir na sua realização ou atenção. E há necessidade de que TODOS os envolvidos no Depto. de Futebol estejam extremamente compenetrados afim de que o Criciúma vença o jogo de domingo contra o Goiás. Trata-se de uma decisão! Lembro aos mais pessimistas que, durante o turno do campeonato, Figueirense e Chapecoense já estiveram na zona do rebaixamento e se revezaram na lanterna! Hoje, o Figueirense é 11º e a Chapecoense, 16º...ambos fora do Z-4. Eu sei que há uma tendência para que o drama...a tensão pela situação do Criciúma na competição se estenda ainda por um bom tempo. Há quem diga que vai até a última rodada! Sinceramente, espero que não! Vou torcer muito para que a garantia da permanência do Criciúma na Série A para 2.015 se dê bem antes das duas...três últimas rodadas. Entretanto, pra isso acontecer e se confirmar, com toda certeza, o Tigre terá que mudar muito seu comportamento nos 18 jogos que faltam!!

Mas Gilberto Custódio...e se der tudo errado? Ué...o Criciúma joga a Série B e vai fazer time pra retornar novamente pra A! Afinal, é o ciclo normal de qualquer clube de futebol! Sei que o torcedor não gosta nem de tocar neste assunto. Só que não podemos fugir da realidade! Se cair, toma lição de novo, faz time e volta!! Ah...Gilberto, o presidente Antenor anda dizendo pra amigos que se cair ele larga! Acho até que não é bem assim. Mas, se a dupla Antenor/ Arnaldo sair, a vida segue e o Criciúma irá buscar novo(s) parceiro(s) ou caminhar com suas próprias pernas como sempre fez até a chegada da G. A.!! As dificuldades poderão ser maiores? Sem nenhuma dúvida! Só que os desafios e os obstáculos precisam ser superados. Eu, particularmente, não tenho nenhuma dúvida que o Criciúma Esporte Clube, como instituição esportiva e o que significa e representa pra todos nós e pro futebol do Estado e País, é muito maior do que seus comandantes!!