quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Os catarinenses na Copa do Brasil.

Não conseguiram passar de fase na competição, da 1ª pra 2ª, Joinville, Brusque e Tubarão. O JEC anda numa “maré” terrível!! Depois de sucessivos rebaixamentos no Campeonato Brasileiro, participação discreta no Estadual deste ano...uma desclassificação prematura em jogo perante o Uniclinic, do Ceará, derrota por 2 a 0, semana passada. Nesta, os demais estrearam e o Brusque ficou no 1 a 1 contra o Atlético-GO...avançou a equipe goiana; e, o Tubarão, não conseguiu fazer sequer um gol e o 0 a 0 fez com que o Brasil, de Pelotas, arrancasse a classificação no Domingos Gonzales.
Quem se deu bem?? A Chapecoense que, fora de casa, empatou sem gols diante do São José-RS; o Figueirense...ganhou no Rio de Janeiro, do Boa Vista, 2 a 1; o Avaí, que meteu 4 a 1 no Real Ariquemes, em Rondônia; e, o Criciúma, este sem maiores dificuldades...absolutamente ao natural, fez 2 a 0 em Santarém-PA, sobre o São Raimundo.
Todos nós que torcemos pro futebol de Santa Catarina em competições fora do Estado sabemos e temos consciência de que o propósito de cada um dos participantes é...digamos, ir passando de fase!! Aliás, a questão financeira é um dos principais atrativos pra quem participa da Copa do Brasil. No caso do Criciúma, por exemplo, já colocou “no bolso” 525 mil reais pela classificação obtida neste meio de semana. Com isso, garantiu mais 625 mil que entrarão na conta do Clube por, “simplesmente” jogar a próxima etapa do torneio!
Mas, retornemos ao nosso “chão” e voltemos às atenções pro certame regional. No próximo domingo, o Criciúma enfrenta o Joinville, fora de casa, e, logo a seguir, terá o Hercílio Luz, no Heriberto Hülse. Após, se encerrará a primeira metade da competição e a tabela de classificação já poderá indicar algumas situações. Hoje, está bem explícito que, Figueirense e Chapecoense, com 17 pontos cada um, estão bem encaminhados. Não é uma certeza de classificação de ambos pra semifinal! Contudo, pela pontuação e, principalmente, pela bola que ambos vem jogando, estão devidamente credenciados!! O Avaí, que tem 13 pontos e um bom time, também merece estar entre os quatro!! A derradeira vaga, pelo “andar da carruagem”, deverá ser disputada entre Marcílio Dias, Criciúma e Brusque! Ou será que dá pra acreditar numa recuperação de Joinville e Tubarão, por exemplo...?? Aguardemos!!

terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Passando pela sua “timeline”...


Seguinte...se alguém ouviu, viu ou soube de qualquer manifestação de algum grupo dos chamados “direitos humanos” em relação à recente tragédia no CT do Flamengo, por favor, me dê um toque por aqui!! Digo isso porque, como defensor de humano direito, imagino que algo precisa ser feito, investigado ou, pelo menos, registrado protesto em razão de tamanha fatalidade! Inclusive, é bom lembrar que, se o ocorrido tivesse se verificado em outro local ou circunstâncias, talvez já tivessem demonstrado toda revolta!! Humm ...sei!! Pro bom entendedor meia “pa...ba”!!

Aproveito o assunto pra citar que vários outros clubes do País, principalmente os de médio e pequeno porte, com certeza, apresentam situações precárias em seus alojamentos e concentrações pra garotada das categorias de base!! Em alguns casos, corredores enormes na parte inferior de arquibancadas, uma só saída/entrada...janelas com basculante em ambientes, obviamente, que colocam em risco à integridade física de quem mora ou circula no local!

Mudando a prosa...lá se foi Gordon Banks. Tinha 81 anos e, nos últimos meses, lutava contra um tumor nos rins. Quem era Gordon Banks?? A galera mais jovem não o viu jogar!! Mas, eu tive o prazer de vê-lo na Copa do Mundo de 1.970...aquela vencida pela Seleção Brasileira, no tri do México!! Aliás, lembro bem do lance que o marcou no referido torneio. Através deste linck https://www.youtube.com/watch?v=Hzfg0QCYoS0 nosso leitor e blogueiro poderá acompanhar a referida jogada, em destaque na foto acima com os protagonistas. Além disso, há uma declaração emblemática do próprio Banks sobre a defesa que ele fez!! Então goleiro da seleção inglesa, Gordon Banks viu Jairzinho correr até a linda de fundo, cruzar para o cabeceio de Pelé, que poderia ter resultado em gol. Toda a jogada foi corada com a chamada “defesa do século” proporcionada pelo “goalkeeper” da Inglaterra!! Quem não lembra ou não viu, ainda, acessa o endereço acima! Vale a pena!!

Criciúma joga nesta quarta(13), no Colosso do Tapajós(foto), em Santarém, interior do Pará, contra o São Raimundo, pela 1ª fase da Copa do Brasil. Passarinho Arrepiado deu uma pesquisada e constatou que o adversário do Tigre já realizou 4 jogos no Campeonato Paraense, perdeu 3 e empatou um. Portanto, sem nenhuma vitória...ainda!! Fez 2 gols, levou 7...saldo negativo de 5! Convenhamos, todos sabemos que o certame lá do Pará tem nível técnico inferior ao Catarinense!! Mas, isso é indicativo de que o Criciúma vai ganhar o jogo?? Claro que não!! Mas, que é favorito...ah, isso com toda certeza!! E...o time do Doriva ainda tem a vantagem do empate pra passar de fase!! Já embolsou 500 mil reais pela participação na 1ª etapa do torneio e, classificando, entram mais 600 mil nos cofres da G. A.!!! Era só o que faltava não passar...!!