quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Oito jogos pela frente! De uma vez por todas...o Criciúma “anda ou desanda” no Catarinense??

Embora as rodadas estejam passando...acontecendo, e o Criciúma não se apluma na competição, continuo desacreditando em tal “tragédia” de ser rebaixado! Sei, contudo, que a “corda no pescoço” está cada vez mais apertada! Afinal, fazendo aquelas contas, vamos ao que resta para o Tigre(nem tão tigre assim!) no Campeonato Estadual de 2.018! Dois jogos na sequência fora de casa: Concórdia e Chapecoense. A realidade indica-nos a apostar em...digamos, um ponto nos dois jogos! Qualquer coisa a mais do que isso já considero “lucro”!! Claro que a recente troca no comando técnico e até a chegada de possíveis reforços são fatores que poderão mudar os rumos do Criciúma no Catarinense. Massss...preciso ser sincero com os leitores e o público que me acompanha!! De novo, quem detém o poder no Clube formou um grupo de jogadores limitados e, até agora, incapazes de superar suas próprias fraquezas!!
Lembro que, ano passado, com fórmula de disputa por pontos corridos idêntica a atual, Almirante Barroso e Metropolitano caíram pra Série B com 18 pontos e aproveitamento de 33,3%. Hoje, o Criciúma tem 30,7% dos pontos disputados...9 no total. E, continuando com as projeções em relação aos próximos adversários, após enfrentar Concórdia e Chapecoense no Oeste, serão duas partidas no Heriberto Hülse: Atlético Tubarão e Brusque. Pontos possíveis? Seis!! Mesmo que haja descrédito em relação ao time dentro de campo, considero plenamente viável ganhar do “Peixe” e do “Bruscão eô” jogando em casa! Então...com os 9 que têm, mais 7 dentro desta projeção, já serão 16 pontos alcançados!
A partir daí, Avaí, em Florianópolis; Inter, em Criciúma; Joinville... lá; e, Hercílio Luz, no Heriberto Hülse. Nestas 4 últimas rodadas persisto acreditando que os dois jogos em seu estádio proporcionam maior confiança para que 6 pontos sejam obtidos. Fora? Perante Avaí e Joinville, poucas chances têm o Criciúma!! Sendo assim, no esboço de aproveitamento imaginado na postagem, o Criciúma só irá se livrar mesmo do risco de descenso no Regional deste ano na antepenúltima ou até na rodada final do torneio!! Que drama, hein?? Vale frisar, entretanto, que trata-se de uma previsão em cima do que tenho visto e observado!! Mas, como o futebol é cheio de situações às vezes inesperadas, quem sabe o Criciúma já comece a “decolar” a partir da próxima rodada...!! Vai que o Argel descubra uma “vaca leiteira no meio de tanta pedra”...!!!

domingo, 25 de fevereiro de 2018

Estreia de Argel pra treinar um dos piores times da história do Criciúma!!

Foi cercada de grande expectativa a estreia de Argel Fucks no comando técnico do Criciúma! A torcida fez sua parte e compareceu em bom número tanto no treino apronto, sábado, e...claro, no jogo de domingo(25), contra o Figueirense no estádio Heriberto Hülse, em que o Tigre, de novo, acabou sendo derrotado: 1 a 0.  Dentro do que pude ver e observar, não houve comunicação adequada entre o técnico que saiu, Grizzo, e o que entrou! Afinal, como explicar a escalação de Jean Mangabeira como 1º volante e a ordem para que Barreto “caísse” pelo lado direito fazendo papel parecido com o de meia? Além disso, qual o motivo mais explicável para as substituições de intervalo quando Douglas Moreira e Élvis saíram para as entradas de Lucas Coelho e Alex Maranhão?? Com tais atitudes, entendo que Argel pouco viu o Criciúma jogar este ano!! E, por consequência, não conhece quase nada do atual plantel e da disposição tática que vinha sendo empregada anteriormente!
Claro que a culpa da derrota não é do estreante treinador tricolor!! Caramba...é “control c control v”! Ou seja, já foi dito várias vezes que o grupo montado na atual temporada que veste a camisa do Criciúma é de baixa qualidade! Além disso, pouquíssimas vezes durante os jogos no Campeonato Estadual houve empenho tipo “se atracar num prato de comida” ou...superação, afim de que a vontade tivesse vencido a ausência de maior competência! Ora bolas...!! Se não tem eficácia na bola jogada, tampouco disposição extrema... como alcançar melhores resultados?? Ah...antes que me esqueça: também é preciso reconhecer que o Figueirense tem um time BEM melhor em todos os quesitos que o Criciúma!!
Continuo acreditando que o pior não vá acontecer!! Massss...já vi situações idênticas envolvendo Vasco, Corínthians, Palmeiras, Fluminense...dentre outros no Campeonato Brasileiro e eles caíram! Então, nada de confiança só na história, na tradição e peso da camisa!! A teórica “sorte” do Criciúma é que os adversários diretos na briga contra o rebaixamento serão enfrentados em casa. À exceção de Concórdia, casos de Brusque, Atlético Tubarão, Inter e H. Luz! E talvez seja duro admitir, massss...fato que a luta do Criciúma é perante estes adversários citados!! Não contra Joinville, Avaí, Chapecoense e Figueirense!! A realidade é esta e deve ser encarada de frente por todos os envolvidos!! Insisto que o Criciúma, como clube de futebol e instituição desportiva, é uma das marcas mais fortes do Sul do País!! Contudo, em razão de má gestão e administração, vive um dos piores momentos de sua rica história!!