sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

O que pedir ao Papai Noel?

O Passarinho Arrepiado, como sempre fiel escudeiro aqui do meu lado, como torcedor fanático do Criciúma me pede pra fazer quase toda essa postagem! Sabe ele, entretanto, que a realidade do que estamos vendo não é o que imaginamos para o Criciúma no ano que vem! Então meu amigo...mãos à obra! Diga lá!
“Ô Giba é que as vezes dá a impressão que o presidente Antenor Angeloni, dono da Gestão de Ativos, não está nem aí pro Tigre!! Infelizmente, o “sêo” Antenor passa essa imagem pra muitos que acompanham o Clube. Essa falta de apreço e dedicação que digo...pelo principal produto do Criciúma que é o futebol!! Todos sabemos e estamos observando os cuidados para com o estádio Heriberto Hülse; a beleza e imponência da bandeira hasteada no pátio em frente a rua Desembargador Pedro Silva; e...a rapidez com que devem ser concluídas as obras no Centro de Treinamentos do bairro Cristo Redentor!

Massss...contundo, no entanto, pois pois...e o futebol? Vamos entrar em 2.015 com cara e jeito de 5ª força no Campeonato Catarinense? Ou alguém acha ou afirma algo contra? Que esperança nos dá jogar o Estadual com um time basicamente formado por atletas promovidos da base? Vamos passar por cima dos outros 4...Joinville, Avaí, Chapecoense e Figueirense que já estão formando suas equipes pra próxima temporada e, inclusive, mantendo boa parte dos jogadores que atuaram este ano?? Eu sei, Gilberto, que tu prioriza a inclusão de garotos nos times que o Criciúma monta. Mas também sei que o que tu imagina é mesclar jogadores experientes com a meninada...não é isso?” Sim é! Continua!

Então... eu, Passarinho Arrepiado”quase que imploro ao Papai Noel para que ele “ilumine” a cabeça dos dirigentes...das pessoas que mandam no Criciúma, para que haja condições da formação de um time que nos dê maior confiança e realmente possa brigar de igual pra igual com os principais rivais do Estado. Caso contrário, vamos ver um Criciúma apenas participando do certame regional, da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro sem aquela ambição de buscar algo mais!! A queda pra Série B e as decepções dos últimos meses, por certo abalaram os comandantes da G. A. e do Criciúma. Entretanto, insisto na idéia de que não foi a primeira vez que o Tigre caiu e, com certeza, não será a última! O futebol é assim! E, enquanto não for atingida certa estabilidade, o torcedor vai sofrer um bocado!! O melhor caminho é a união de forças para que tenhamos, o mais breve possível, o reerguimento técnico do Criciúma! Te liga, presidente!!” Valeu Passarinhoooo!! Tá dado o recado e postagem publicada!!


Mais um “jogo das estrelas”...desses que acontecem a cada fim de ano, de temporada, e que reúne aqui, ali e acolá, jogadores ou ex-atletas que estão em férias e procuram confraternizar. O que me refiro vai acontecer nesta sexta(26), 17 horas, no campo de futebol que fica na entrada principal do Balneário Rincão. O “promoter” é Everaldo, que começou no Criciúma e girou o mundo, chegando até a Seleção Brasileira sub-23. Hoje mora na praia e tem atividades por lá. Está com 43 anos e foi uma das maiores revelações da história do Criciúma E. C. Quando atleta profissional, atrapalhado por pessoas de sua convivência...é verdade! Na época, a cabeça não ajudou muito! Mas o que jogou de bola foi algo que tivemos o prazer de presenciar!! Lembram da dupla Everaldo e Émerson Almeida? Se, quando em campo, o juízo auxiliasse mais...por certo teria feito maior sucesso e ganhado bem mais dinheiro! Pois é esse Everaldo que promove, então, jogo de fim de ano com presença confirmada de Maicon Sisenando, Zé Carlos, Douglas, Toninho e cia. Boa pedida pro fim de tarde da próxima sexta!

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Vilmar Rodrigues dos Santos.

Lembram dele? Como eu, os mais saudosistas dizem que marcou o gol mais importante da história do Criciúma E. C. Nunca é demais relembrar...dia 30 de maio de 1.991, 15 minutos do 1º tempo, de cabeça Vilmar fez o gol do empate em 1 a 1 diante do Grêmio, no estádio Olímpico, em Porto Alegre, que dias depois daria o título da Copa do Brasil ao Tigre, a conquista mais importante da história do futebol catarinense! Sobre esse gol, inclusive, Vilmar conta até hoje que estava voltando pra defesa e considera que chegou “atrasado” na área pra cabecear!! Sim! Ele estava voltando pra recompor o sistema defensivo quando Altair, seu parceiro de zaga, disse: “Ô Vilmar...vai pra área. Eu fico!”. Vilmar, que naquele momento estava na intermediária ofensiva, dá uma olhada e percebe que Jairo Lenzi está ajeitando a bola pra cobrança do tiro esquinado. Corre rapidinho e quando vai chegando, quase sem marcação, acerta um “chute” de cabeça, sem chances para o goleiro Gomes. O resto da história todos vocês que acompanham ou não este blog...já sabem, não é mesmo?!

Pois puxo o assunto e cito o nome de Vilmar pra informar ao torcedor do Criciúma que ele está voltando pra cidade. Depois de 12 anos na Suiça, o ex-campeão vai trabalhar como guia de viagens e pretende fixar residência ali pertinho do Jardim Maristela. Pra quem não sabe, Vilmar, que é casado com uma criciumense, tem um filho de 13 anos e trabalhou 5 anos como lavador de pratos num restaurante em Berna. Durante este período andou se arriscando como cozinheiro. Os outros 7 anos vividos na Europa, Vilmar foi motorista! Durante esta semana o encontrei no Balneário Rincão. Me garantiu que ficar na Suiça não o faria rico de dinheiro. Então...resolveu voltar ao Brasil e morar aqui na “terrinha”!! Confidenciou que o “filhão”, apesar do tamanho de zagueiro e centroavante, não é daqueles que tem intimidade com a bola. Assim, como vááários outros de sua idade, prefere as ocupações eletrônicas.
A foto, em branco e preto, é do lance histórico com o gol de Vilmar. Do Criciúma, só dá pra ver o "10", Grizzo, e a cabeça do zagueiro do Tigre antecipando aos defensores gremistas e a bola indo em direção às redes adversárias! Coisa linda, hein?!
.

Vilmar, hoje com 49 anos, nasceu em Fronteira dos Vales, uma cidadezinha do interior de Minas Gerais, que tem pouco mais de 5 mil habitantes. Quando garoto, se aventurou na capital, Belo Horizonte, e conseguiu passar num teste pra jogar nas categorias de base do Cruzeiro. Atuou no time principal e, com 24 anos, em 1.989, foi trazido para o Criciúma pelo ex-presidente Moacir Fernandes. Nunca demonstrou grande habilidade técnica. Mas sempre se impôs com bom comportamento tático e disciplinado, dentro de campo. Fora, entretanto, como outros do timaço do Criciúma de 91, cometia alguns deslizes...umas cervejinhas a mais, além da conta!! No Brasil, só jogou no Cruzeiro e no Criciúma e, como todos daquela época, deixou MUITAS saudades como atleta!!
.
Em tempo, o Passarinho Arrepiado me liga e registra com pesar o falecimento do ex-presidente do Avaí, João Nílson Zunino. Era natural de São João Batista, tinha 68 anos e lutava contra um câncer no pulmão desde 2.012. Como dirigente, comandou o Avaí de 2.002 a 2.013. Zunino marcou seu nome na história avaiana conquistando o acesso para a Série A em 2.008 e os títulos estaduais de 2.009, 2.010 e 2.012. Sentimentos da coluna!


segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Futebol coletivo ou individual?

O esporte em questão é coletivo! Sim...todos sabemos! Mas, quando me refiro aos termos “mancheteados” quero dizer que o futebol de hoje, infelizmente, é muito mais de participação comunitária...grupal, do que com jogadas individuais, dribles...virtudes encontradas em vários atletas que jogavam até pelo menos início dos anos 90. Na atualidade, quando se fala em individualismo no futebol, logo lembramos de Cristiano Ronaldo, Messi, Neymar, Ibrahimovic e alguns outros que, obviamente, atuam na Europa.

No Brasil, quem é driblador? Vamos ficar pensando, puxando pela memória e não vamos chegar a nenhum que pelo menos se aproxime dos acima citados. Vou lembrar aqui neste espaço a seleção do último Campeonato Brasileiro: Jéfferson; Marcos Rocha, Dedé, Gil e Egídio; Lucas Silva, Souza, Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart; Diego Tardélli e Guerrero. O jogador revelação foi Érik, do Goiás; e, o craque...Éverton Ribeiro, do Cruzeiro. Alguém se compara aos 4 melhores do mundo? NÃO...com letras maiúsculas! Os últimos jogadores de grande habilidade que tivemos, driblavam mesmo...Romário, Bebeto, Ronaldo Nazário, Ronaldinho Gaúcho. Mais atrás, ainda, Zico, Reinaldo, Rivelino, Joãozinho(um ponta do Cruzeiro na década de 70)...Garrincha, Pelé!! Aí é covardia!!!

Mas qual o motivo de termos “perdido” tais qualidades? As opiniões são das mais diversas. Os próprios técnicos e atletas mais experientes...cada um pensa de um jeito. Conforme meus conceitos são muitos os motivos. Primeiro, o charme do futebol se foi pro espaço faz tempo! Dava gosto ligar a televisão num domingo a tarde e apreciar um Fla x Flu, um Palmeiras x Corítnhians, um Gre x Nal...dentre outros grandes clássicos, na verdadeira e real acepção do termo! Com certeza, assistiria Zico, Júnior, Rivelino, Lula, Falcão, Sócrates, Ademir da Guia, Éder. Bem diferente de agora...não?!

Em Criciúma, lembro que em 1.967/68 meu pai me levava no Heriberto Hülse pra ver Valdomiro jogar. Anos mais tarde, pulei o muro pra observar Ademir Patrício, o Pezão, empilhar gols nos adversários. Foi uma época onde ir num estádio de futebol ou ver pela TV era gratificante e certeza de satisfação! Stress? Não, não! Pelo menos como hoje, com certeza, não!! Depois, vimos o Criciúma de Jorge Veras, Edemílson, Grizzo, Jairo Lenzi, Vanderlei...Paulo Baier, Dejair, Mahicon Librelato, Zé Carlos...!! Todos que citei e mais alguns outros que também merecem referência retribuíam o carinho do torcedor com dedicação, identificação com o clube e “bola”...futebol, que é o que mais importa!!

O futebol virou um negócio, altamente rentável por sinal; dirigentes, técnicos e jogadores estão muito mais interessados nas questões contratuais e financeiras e o modo como o time joga, como o jogador se comporta em campo, a maneira pela qual o treinador arma taticamente seu time...tudo isso fica meio que em segundo plano. De outro modo, na grande maioria dos casos é preciso apresentar algo de bom em campo para poder assinar contrato rentável! Se bem que tem um monte de “perna de pau” por aí jogando e ganhando uma boa grana, não é mesmo??

Passarinho Arrepiado confirma que, conforme suas fontes, o meia Ricardinho pode deixar o Criciúma. O atleta, que hoje está entre os 3 mais bem pagos do que sobrou em termos de plantel da última temporada, despertou interesse do Figueirense. Curiosamente, o técnico Argel Fucks teria dito que ninguém do Criciúma, em princípio, interessaria ao alvinegro do Estreito. Masss...como no futebol o que é verdade hoje pode ser mentira amanhã e vice-versa...o Tigre corre risco de perder mais um pra 2.015!!

domingo, 21 de dezembro de 2014

O Criciúma não é o Cláudio Gomes!!

Tenho observado e notado as diversas manifestações de revolta quanto ao profissional Cláudio Gomes, antes comandante do Depto. de Futebol do Criciúma, agora de novo na área de Marketing, onde ele, na realidade, havia começado dentro do Clube. A impressão que dá é que muitas pessoas pensam ou imaginam...ou interpretam no sentido figurativo de que Cláudio Gomes é a imagem do Criciúma. Nãããooo!!! Por favor, nãããoooo!!! Não misturem as coisas, jamais!! O Criciúma Esporte Clube é uma instituição desportiva que representa uma cidade, sua região e milhares de torcedores espalhados pelo Brasil e até fora dele! Não estou dizendo aqui que o Criciúma é o Flamengo, Corínthians ou Barcelona! Não interpretem desta forma! Friso, entretanto, que o Criciúma é, sim senhor, um clube de porte médio no contexto do futebol brasileiro por todas as suas conquistas e glórias, além da reconhecida tradição.

Lembro a quem possa interessar que as pessoas passam e o Clube fica! Assim, como estiveram no Criciúma outros dirigentes com sucesso ou não, títulos ou apenas participações em competições, vitórias e derrotas! Enfim, o que ocorre no Criciúma acontece em qualquer clube de futebol do País! O Criciúma rebaixou e ponto! Vamos à luta pra poder reerguer o moral e, principalmente, fazer com que, o mais depressa possível, assegure seu retorno à Série A do Campeonato Brasileiro. Não vou citar nomes do passado! Nem precisa! O torcedor...quem acompanha o Criciúma sabe o que fizeram outros ex-dirigentes...insisto, com ou sem  resultados positivos alcançados.
O Cláudio Gomes não deu certo no futebol. Entretanto, muita gente reconhece, inclusive eu, que a maioria dos jogadores trazidos e que não corresponderam este ano, foram quase unanimidade entre a opinião pública.  Ou já esqueceram que Galatto, Eduardo, Fábio Ferreira, Cortês, Paulo Baier, Serginho, João Vitor, Zé Carlos e Lucca receberam quase que total aprovação da mídia e da torcida??!! Pois bem, Cláudio Gomes voltou para uma função que ele exercia com muita competência: o setor comercial e de marketing. Cada um pode se manifestar da forma que achar melhor, sempre respeitando as pessoas e as instituições e sem agressividade! Massss...ouvi e li frases do tipo: “Vou cancelar minha carteirinha, deixar de ser sócio por causa do Cláudio Gomes!”. E...o pior: “Enquanto o Cláudio estiver lá dentro eu não vou mais no estádio e cancelo tudo(se referindo ao quadro associativo)!”. Gente, pra mim isso é o fim da picada!! O Criciúma é o Criciúma...o Cláudio é o Cláudio!! Já pararam pra pensar que em outros cubes e, inclusive, nos grandes do futebol brasileiro, muita coisa pior já aconteceu?! Se as torcidas dos mais tradicionais clubes do Brasil agissem assim, fatalmente não teríamos entidades como Grêmio, São Paulo, Palmeiras, Flamengo, Vasco, Corínthians e tantos outros da chamada “nata” do nosso futebol! Muitos esquecem, deixam de lado ou não são inteligentes o suficiente pra entender que as pessoas passam e o mais importante, que é o Clube, precisa seguir sua vida!! Que Cláudio Gomes errou...sem dúvida! Ele mesmo reconhece isso! Só que não foi o único culpado!! Reflitam!!

Passarinho Arrepiado conversou com Carlos Dias, o China, gerente da secretaria do estádio Heriberto Hülse. No começo do Campeonato Brasileiro o Criciúma atingiu um pico de quase 15 mil sócios. Em boa parte da competição, pouco mais de 12 mil estavam adimplentes. Quando a campanha do time na competição começou a “ir por água abaixo”, os números foram baixando gradativamente. Tanto que, na reta final, com o Tigre se encaminhando para o rebaixamento, o quadro associativo estava em 8.200. Hoje, essa quantia caiu para 6.400. Tanto o Passarinho quanto eu temos orgulho e consciência! Pois seguimos normalmente como sócios...do Criciúma E. C., não de pessoa(s)!!!