sexta-feira, 3 de abril de 2015

Luizinho será o técnico para o Campeonato Brasileiro??

Imagino que não! Entretanto ninguém no Clube cravou tal decisão...ainda!! As evidências apontam para uma mudança a ser efetuada conforme o andamento do processo de transição que envolve a chegada dos dirigentes para o Depto.de Futebol. Marcos Teixeira já está aí e, pelo que se sabe, falta o outro!! Só estranho o fato de, ainda, o Criciúma não ter definido, especificamente, que cargo ele vai ocupar! De qualquer forma, caso Luizinho Vieira(foto abaixo) não continue, que perfil terá o novo treinador a ser buscado pelo Criciúma? Particularmente, não gosto de técnico burocrático e que queira fazer o time jogar através de muita conversa e se utilizando de palavras difíceis!
Gosto de quem trabalha(na verdadeira acepção do termo), exige nos treinos, e cobra...seja no dia a dia ou nos jogos. Claro que o estilo Argel Fucks, Edson Gaúcho, Felipão, Muricy Ramalho...dentre outros, me agrada! Quem assiste tudo passivamente e, durante as partidas, acaba corroborando com a inércia do time em campo...não tem minha aprovação! Só que cada um tem seu estilo próprio. O Criciúma foi campeão catarinense em 2.013 com Vadão que, de ativo na área técnica, não tinha nada!! Já, em 2.013, depois de uma fase onde o time era moroso e sem muito espírito de luta, Argel...com seu estilo “esparrento”, chegou já quase na reta final do Campeonato Brasileiro e conseguiu ajudar bastante na recuperação do Criciúma naquela oportunidade e evitar a queda pra Série B.

Aliás, Campeonato Brasileiro da “B” requer alguém com experiência de Série B pra comandar o time tecnicamente, entenderam?? O torneio exige um técnico que já tenha vivenciado outros acessos e descensos...o que representa lições aprendidas e, por conseqüência, situações que poderão ser repassadas para atletas e outros profissionais que querem conquistar espaços e crescimento na função. Por sua vez, a torcida do Criciúma é bastante exigente neste aspecto. Com toda certeza, ela não vai admitir uma comissão técnica omissa e jogadores sem alma, garra e coração!! Por sinal, no que ela está absolutamente correta!! Convenhamos...chega de ir ao estádio Heriberto Hülse e ver um time sem comprometimento e jogando...por jogar, sem interesse pela competição que está disputando! A fiscalização tem de continuar!!

O técnico Luizinho Vieira está “perdoando” Fábio Ferreira. O zagueiro, inclusive, já pediu desculpas aos demais integrantes do plantel e está disposto a voltar pro time titular. Pedido feito e aceito...Fábio Ferreira deverá ser usado no jogo contra o Figueirense, próximo domingo de Páscoa(05), no estádio Heriberto Hülse. O jogador se envolveu em atos de indisciplina há alguns dias. Viajou sem autorização da direção e interrompeu período de tratamento para curar uma lesão. Foi deixado de lado por Luizinho Vieira e ainda “premiado” com uma “salgada” multa em seus vencimentos. Como o tempo é o melhor remédio para a cura de alguns males, punição aplicada...semanas passadas e Fábio Ferreira está de volta! Mesmo sem jogar o melhor de seu futebol, como o fez em 2.014, ele ainda é o melhor zagueiro que o Criciúma tem!! Então...o que passou...passou!!

Passarinho Arrepiado se coça todo pra tentar chegar a uma conclusão de quais jogadores o Criciúma irá se desfazer depois do Campeonato Catarinense. Afinal, muitas oportunidades foram dadas e poucos aproveitaram...não é mesmo?? Eu penso que “figuras” como o lateral Danilo Tarracha, os meio campistas Dôdi, Vítor Míchels e Natan, além do atacante Maurinho, são exemplos de atletas que não mostraram “bola” pra que sejam aproveitados também no Campeonato Brasileiro! Há outros “meninos” da base que também precisam jogar mais pra merecer novas chances. Mass...os citados acima...acho que “deu”...chega!!! E...o assunto é abrangente e, certamente, voltaremos a ele!!

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Quem é Marcos Moura Teixeira?

É o novo “homem do futebol” no Criciúma Esporte Clube! Só isso? Sim...por enquanto, sim! A nomenclatura e o cargo que ele vai ocupar ainda não são de conhecimento público! Gerente de futebol? Talvez! Ou...diretor executivo, função desempenhada por Raimundo Queiroz até pouco tempo. O próprio Criciúma ainda não definiu tal questão. Pra mim, isso já deveria estar decidido e sacramentado! Marcos foi contratado e os dirigentes do Criciúma podem trazer outro profissional para uma das duas ocupações citadas anteriormente. Assim, além de Marcos Teixeira(foto abaixo), teríamos mais um integrante no Depto. de Futebol para dirigir o setor. Ambos seriam os responsáveis pela montagem, se for necessária, de uma possível nova comissão técnica e, obviamente, eles efetuariam as contratações que tanto são imprescindíveis para que o Criciúma possa ser forte no Brasileiro e também na Copa do Brasil!!
E...reflitam comigo: o Criciúma já tem um projeto devidamente feito, pra subir? Retornar pra Série A? Ou depende dos encaminhamentos referentes à nova formatação do Depto. de Futebol? Não estou “dentro” do estádio Heriberto Hülse! Mas, pelo que observo, imagino que os comandantes da G. A., leia-se Antenor, Arnaldo, Cláudio e Lédio, têm idéias e opiniões formadas e, à medida que o tempo for passando, as coisas vão acontecendo conforme o pensamento de cada um. Nenhum deles é especialista em futebol! Entretanto, de forma gradativa, as experiências vividas e o conhecimento adquirido aos pouquinhos...certamente vão ajudar para o enriquecimento de propostas e sugestões.

Quanto a conseguir o acesso para a Série A já em 2.015, trata-se de um anseio muito mais do torcedor. Não deve estar sendo nada fácil pra quem gosta do Criciúma, ver o time cumprir campanha deprimente no Campeonato Estadual. Além disso, o rebaixamento ano passado, a manutenção de Figueirense e Chapecoense na “elite”, mais a promoção de Joinville e Avaí... são fatores que revoltam e deixam enciumada uma torcida que é extremamente apaixonada!! De outro modo, a Gestão de Ativos, por mais que seja uma entidade comandada por pessoas que têm identidade com o Clube e a cidade, ela também visa lucros financeiros! Então...o “futebol/paixão” é algo visto somente nas arquibancadas! Não podemos esquecer, entretanto, que paixão e razão não podem “andar” juntas!! Quem é dirigente de um clube de futebol, mesmo que também torcedor, precisa, obrigatoriamente, separar as coisas!!

Por isso, é necessário cada vez mais que o profissionalismo se sobreponha em qualquer planejamento de trabalho! As pessoas precisam ser frias e calculistas!! Claro que no futebol, pra se obter sucesso, é necessário vitórias, bons resultados...e conquistas, títulos!! No caso das circunstâncias que envolvem o futebol brasileiro de hoje, nem precisa ganhar a Série B!! O mais importante é ser um dos quatro primeiros e garantir retorno para a 1ª Divisão! Só que a concorrência é grande! Não esqueçam que, na Série B desta temporada estarão, entre outros, Botafogo...uma das glórias do nosso futebol, além de Vitória, Bahia, América Mineiro e Náutico que, de certa forma, também têm alguma tradição!

E o Passarinho Arrepiado? Ele ta com um olho no peixe...outro no gato!! Sim!! Até porque, acompanha o Criciúma que se prepara para o Campeonato Brasileiro...passando por um momento de transição; e o time que treina visando os quatro jogos que faltam no Catarinense: Figueirense, Internacional, Metropolitano e Chapecoense. O meia Cléber Santana, jogador mais técnico do atual plantel, está fora do Estadual! Sentiu problema muscular e, pra não agravar a lesão, os médicos do Criciúma optaram por vetar o aproveitamento do atleta e recuperá-lo para o Campeonato Brasileiro. E...eles estão corretíssimos!! Em relação ao que falta pra jogar...ficamos na torcida para que, quem for escalado, pelo menos se aplique em campo e não nos proporcione assistir novos vexames!!! Esxtão compreendendo???!!!

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Felipe Ximenes e João Carlos Maringá.

Estes são os dois nomes, em princípio, preferidos da G. A. para que venham trabalhar no Criciúma, comandando o Depto. de Futebol. O primeiro tem 47 anos e, no currículo, constam experiências vividas profissionalmente no Fluminense, Coritiba, Vitória e Flamengo. Já o ex-meia, hoje morando em Chapecó e com 52 anos, carrega o mérito de ter trabalhado na Chapecoense e ajudado, de forma decisiva, para que o time do oeste tivesse conquistado acessos no Campeonato Brasileiro, passando gradativamente pelas séries D, C, B até a A, de 2.009 até 2.013. Sobre Ximenes, prefiro evitar comentários por não conhecer, de perto, seu desempenho. Já, em relação a João Carlos Giovanaz, o Maringá, observamos com atenção e apreço sua performance na Chapecoense. Ao lado de Cadú Gaúcho, gerente de futebol, realizou grande trabalho com muito sucesso! Só que João Carlos Maringá quer vir pro Criciúma e ele mandar e ser o diretor executivo, não gerente. Ocorre que o Criciúma pretende tê-lo aqui mas, juntamente com Felipe Ximenes. Este seria o “chefão” do futebol e João Carlos subordinado a Ximenes. Idéia e proposta desagradaram Maringá e é possível que não haja o acerto!! Continuamos na espera!!

Quanto a Cláudio Gomes, o atual diretor de marketing do Clube, acho que está na hora de o torcedor deixar o cara trabalhar. Sei que existem vários comentários “de bastidores” dando a entender que Cláudio continua mandando no Depto.de Futebol, que toma decisões e blá...blá ...blá...!!! Caramba...já questionei Raimundo Queiroz, Lédio Daltoé e até o presidente Antenor Angeloni sobre as possíveis interferências de Cláudio na área do futebol. Todos me disseram que ele é solicitado para tratar de assuntos relacionados à área financeira. Ou seja, pra acertar salários e formas de pagamento deste ou daquele profissional contratado. Entretanto, não é Cláudio Gomes quem indica ou decide qualquer contratação, seja da comissão técnica ou grupo de jogadores! E...até que me provem o contrário, sigo acreditando que seja assim! Ou...que Cláudio opina, mas não delibera!! Alguém duvida?? Pois...se assim for, até o “sêo” Antenor, com os seus 74 anos e toda idoneidade reconhecida...se submeteria a mentir???

Vai muito bem, “obrigado!”...a Seleção Brasileira de futebol sob o comando do técnico Carlos Caetano Bledorn Verri, o popular Dunga. O gaúcho, natural de Ijuí e com 51 anos, foi chamado pela segunda vez para ser o treinador da ”verde-amarela”. Tudo aconteceu após a derrocada sofrida pelo Brasil na Copa do Mundo de 2.014. A C. B. F. demitiu Felipão e convocou Dunga. De lá pra cá, a Seleção Brasileira realizou 8 jogos amistosos e ganhou todos!! Ah...só partidas sem valer “nada”? Sim! Mas, mesmo que tais jogos não signifiquem muito...em termos competitivos, importante destacar que os adversários não foram Gabão, Zâmbia ou Nicarágua ...com todo o respeito que as seleções destes países merecem! De qualquer modo, os oito jogos vencidos por Dunga e cia., pela ordem: 1 a 0 na Colômbia e depois no Equador; 2 a 0 na Argentina; 4 a 0 no Japão e mais 4 na Turquia; 2 a 1 na Áustria; 3 a 1 na França e 1 a 0 sobre o Chile.

E...observando vários jogadores que não foram aproveitados ano passado, mais alguns que ainda podem render e que jogaram a Copa de 2.014, Dunga, com seu jeito humilde e as vezes ranzinza, vai obtendo bons resultados e, ao mesmo tempo, tentando formar um grupo que vai disputar a Copa América e as Eliminatórias do próximo Mundial, em 2.018, na Rússia. Conforme programação da C. B. F., a Seleção Brasileira tem mais dois jogos amistosos pra fazer antes da Copa América: dias 7 e 10 de junho, contra México e Honduras, respectivamente. Já, na primeira fase da Copa América, que será realizada no Chile, o Brasil enfrentará Perú, Colômbia e Venezuela, dias 14, 17 e 21 de junho. Quanto às Eliminatórias para a próxima Copa do Mundo, a competição inicia ainda em 2.015 com a nossa Seleção jogando 4 partidas este ano, mais 6 em 2.016 e outras 8 em 2.017.

terça-feira, 31 de março de 2015

Os 3 do Criciúma mereceram convocação pra Seleção sub-20??

Sim, com certeza! Até porque, quem acompanha futebol sabe que o trio foi convocado por causa do que fez em 2.013 e no ano passado!! Ou alguém acha que o goleiro David, o zagueiro Iago Maidana e o atacante Bruno Lopes foram chamados pelo técnico Alexandre Gallo em razão do que estão mostrando no atual Campeonato Catarinense? Obviamente que não!! Entretanto, é importante frisar que o treinador da Seleção Brasileira esteve assistindo jogos do Criciúma na Copa do Brasil sub-20 nos dois últimos anos, na Taça Belo Horizonte, Taça São Paulo, Campeonato Brasileiro da categoria e até no próprio Estadual...competição na qual o Criciúma perdeu em casa o título para o Avaí. E...sem dúvida, tais convocações valorizam e bastante o trabalho realizado nas categorias de base do Clube! Lembro que a Seleção Brasileira “Júnior” vai participar de um torneio amistoso na Áustria, entre os dias 6 e 16 de abril. Tal competição é preparatória para a Copa do Mundo que, desta feita, será realizada na Nova Zelândia, entre 30 de maio e 20 de junho.
Entretanto, contudo, pois, pois...é preciso separar o reconhecimento em relação ao que é feito na base, do rendimento técnico apresentado para aproveitamento no time principal!! Caso haja recompensa financeira com uma possível negociação dos jogadores convocados, ou até de qualquer outro, só quem tem “lucro” é a Gestão de Ativos! O Criciúma, como clube e instituição, efetivamente, só “assiste” tudo, assim como seus torcedores! Só que, quando foi assinado o contrato de parceria entre o Criciúma e a G. A., todos sabiam que ia ser assim!! De outro modo, pra que todos ficassem satisfeitos, qualquer prata da casa deveria sair do juvenil ou do júnior, jogar bem, se destacar na equipe “de cima” e este(s) atleta(s) ser(em) negociado(s) por uma boa quantia...com valores sendo reaplicados para aumentar mais e mais a produtividade técnica!! E...melhor ainda ficaria se o Criciúma cumprisse boa campanha nas competições, de preferência com títulos!!

Ah...Gilberto! Pára de sonhar!! Massss...não se trata de nenhuma utopia!! Esta é a maneira mais correta de se realizar um trabalho na base com direcionamento para o rendimento técnico do time profissional!! O “guri” é observado, usado na base, aprimorado e vai “pra cima”! Dependendo da “bola” que jogar...é negociado e todos saem ganhando!! Assim aconteceu com Alexandre Lopes...que foi para o Corínthians; Mahicon Librelatto, vendido para o Internacional de Porto Alegre; Maicon Sisenando, negociado com o Cruzeiro; Éder, para o futebol italiano... dentre outros que estão “girando” no mundo do futebol e que saíram da base do Criciúma. Em relação a Éder, inclusive, vale a pena destacar que o atacante, com dupla cidadania e jogando na Sampdória, foi convocado recentemente pela seleção da Itália para jogos eliminatórios da Eurocopa!

Ainda sobre o que é desenvolvido no Depto. Amador do Criciúma, cabe aqui alguns reparos que faço em razão do que tenho observado...à distância. Os jogadores que “sobem”, obrigatoriamente, precisam demonstrar bem mais identificação com o Clube! Atualmente, boa parte dos garotos...estes que foram promovidos e estão recebendo chances no time principal, não são competitivos e muito menos jogam com raça, determinação e garra...virtudes que, geralmente, são notadas em atletas “criados” em casa!! Questões relacionadas ao porte atlético e condicionamento físico também devem ser cuidadosamente analisadas por quem é de dever! Tenho notado que os times de base do Criciúma têm jogadores “franzinos”...!! Além disso, há ainda desencontros no comando. Não há continuidade de uma linha diretiva. Antenor Angeloni e cia. trocam diretores a toda hora no Depto. Amador. Tais procedimentos precisam ser revistos!!

segunda-feira, 30 de março de 2015

Perdeu! Mas não deu vexame!!

Derrota consumada, mais uma neste hexagonal! Aliás, a 4ª na atual fase do Campeonato Catarinense, a 8ª do ano em 16 jogos disputados! Só 37% de aproveitamento!! Números assustadores? Sem dúvida! O que tem feito o Criciúma em 2.015 é realmente de assombrar!! E parece que o time em campo está se acostumando a perder!! Contra o Joinville, neste sábado (28), o time de Luizinho Vieira voltou a se comportar muito mal e, novamente, foi batido pelo adversário: 1 a 0. O resultado foi justo...muito embora o JEC não tenha jogado bem e enfrentado um Criciúma que priorizou o sistema defensivo, principalmente após perder o lateral Ezequiel, expulso, aos 34 minutos do 2º tempo. Novamente, as deficiências técnicas ficaram evidentes e o “filme” visto foi uma repetição de vários outros jogos dentro da competição!!

Individualmente...Luiz foi mais exigido do que Oliveira, seu colega oponente. Mesmo sem atacar tanto, o Joinville criou algumas poucas situações de perigo contra a meta do Criciúma. Luiz levou o gol de Kempes, este pra mim em posição duvidosa, mas sem qualquer culpa. Fez o que pôde ser feito...dentro das suas possibilidades! Nota 6. Ezequiel errou ao puxar a camisa do adversário e provocar sua própria expulsão! Tecnicamente, acompanhou a mediocridade da grande maioria! Nota 3. Iago Maidana, que tem deixado dúvidas em relação à sua capacidade técnica, desta feita não comprometeu. Longe de uma atuação brilhante...o zagueiro central do Criciúma procurou não se omitir e até se deu bem diante do bom ataque do JEC. Nota 6. Ainda sobre a dupla de zaga, Joílson apareceu muito mais no jogo quando foi a frente e, em lances de cabeça, após bola parada, perdeu gols...livre de marcação! Defensivamente, ao menos, não se complicou! Nota 5. Sobre Danilo Tarracha, acho que “já deu pra ele”! Simples...continua provando que não tem “bola” pra jogar no Criciúma! É limitadíssimo tanto quando marca... pois dá espaços pro adversário e nas pouquíssimas vezes em que vai ao ataque só faz o “arroz com feijão”! Nota 4. No meio campo, Barreto cumpriu bem sua função de marcador e até de lateral, pela direita, em razão de modificações táticas efetuadas pelo treinador. Nota 6. Cléber Santana...mesmo sendo um jogador de boa qualidade técnica, continua sendo prejudicado pelo esquema que insiste em colocá-lo como 2º volante. Tem baixado consideravelmente, sua produtividade! Nota 5. Natan, mais uma vez, teve participação meramente figurativa. Ele até tenta! Massss...jogar mesmo...pouco consegue! Nota 4. Róger Guedes teve atuação idêntica a de Natan. Discretíssimo...sem fazer jogadas ofensivas, tem demonstrado acentuada queda de produtividade. Nota 3. Lucca também não esteve bem! Saiu aos 34 minutos da 2ª etapa por opção tática de Luizinho Vieira, em razão da expulsão de Ezequiel. Não vive boa fase o bom Lucca! Nota 4. E, Bruno Lopes que permanece sendo o mais voluntarioso do time em campo. Corre muito e, sob o ponto de vista tático, continua sendo auxiliar de lateral direito!!! Nota 6. Usados ainda, Kallil, sem nota; Motta...que machucou-se minutos depois de entrar, nem merece avaliação; e foi substituído por Luizinho Mello que mostrou alguma dedicação. Nota 5. Quanto ao técnico Luizinho Vieira, da mesma forma, também precisa mostrar maior competência para seu trabalho ter continuidade no Campeonato Brasileiro. A competição vai passando...passando e não notamos evolução no time em campo! Nota 4 pro técnico do Criciúma!
.
Conversei com o presidente Antenor Angeloni e obtive algumas informações sobre o processo de transição no Depto. de Futebol que se avizinha no referido setor. Sobre o novo executivo do futebol, pelo que pude apurar, Felipe Ximenes, ex-Flamengo é um nome forte! Cícero Souza, hoje no Palmeiras, também é citado! Masss...Homero Santarélli, que saiu daqui depois de algumas confusões internas, tem prestígio junto ao presidente do Criciúma. Descartados, João Carlos Maringá, que tem negócios em Chapecó, onde mora; e Newton Drummond, o Chumbinho, ex- Inter de P. Alegre, que parece não ter agradado o presidente. E, o “sêo” Antenor, admite a possibilidade de manter Luizinho Vieira no cargo para o início do Camp. Brasileiro da Série B!!

Ainda sobre o Criciúma, o goleiro David, o zagueiro Iago Maidana e o atacante Bruno Lopes foram convocados pela Seleção Brasileira Sub-20, através do técnico Alexandre Gallo, para um torneio amistoso no exterior durante o próximo mês de abril. A convocação foi feita em razão do que Gallo viu dos atletas em competições sub-20 do ano passado, não por aquilo que eles estão apresentando em 2.015!! Com certeza!!

Passarinho Arrepiado lembra que o Esporte Clube Próspera completa, neste domingo(29), 69 anos de vida. No momento não joga futebol profissional. Mas, vale a lembrança de que, em outras épocas, foi vice-campeão estadual...isso em 1.971, perdendo o título para o América, de Joinville; e, em 2.005, chegou a conquistar o Catarinense da então 2ª Divisão. Da coluna, aqui vãos os parabéns a dirigentes, atletas que jogam o futebol amador pelo Clube e o pessoal da Escolinha que é comandada pelo ex-atleta Paulo Serrano. O torcedor que compareceu tantas vezes no estádio Mário Balsini tem saudades de tempos passados...!!