sábado, 24 de outubro de 2015

Criciúma será punido no caso Iago Maidana??

Não acredito que haverá punição de maior rigor! Aliás, nem Criciúma, nem São Paulo...nenhum dos dois, penso eu, correrá risco de rebaixamento!! O Criciúma está incurso em 4 artigos no julgamento que ocorrerá na próxima segunda-feira(26), no STJD, no Rio de Janeiro. Além dos clubes catarinense e paulista, também o Monte Cristo, que é da 3ª divisão do futebol goiano, e o próprio atleta, estarão no banco dos réus. O São Paulo, por sinal, vive momento político interno terrível em razão desse e de outros problemas que afetam sua atual gestão administrativa. Juridicamente, é importante frisar, há sim, perigo de descenso e castigo mais severo pra todos os envolvidos! Masss...de qualquer modo, creio que os clubes, caso haja sanção, serão, no máximo, multados!! Mesmo assim, o Depto. Jurídico da G. A. e do próprio Criciúma já estão mobilizados e municiados de documentos e provas para que o Tigre não tenha maiores prejuízos!!

Iago Maidana, que tem 19 anos, chegou ao Criciúma em 2.012 pra jogar nas categorias de base. É gaúcho, natural de Cruz Alta, e antes de aportar no Heriberto Hülse estava no Cerâmica, de Gravataí-RS. Jogador de razoáveis recursos técnicos, boa estatura e bom porte físico, acabou premiado com uma convocação pra Seleção Brasileira Sub-20, este ano. Foi titular num torneio na Aústria e reserva no Mundial da categoria disputado na Nova Zelândia. Depois disso, voltou a treinar no Criciúma sem ser usado no Campeonato Brasileiro. Lembro ao leitor que nos acompanha que a Gestão de Ativos, administradora do Criciúma Esporte Clube, e não o Criciúma como instituição desportiva, negociou os direitos econômicos do atleta com um grupo de investidores. Iago foi parar por dois dias no Monte Cristo, de Goiás, e logo em seguida uma transação o fez ir para o São Paulo. Não tive acesso a documentos. Mas, pelas informações que “giram”, Iago Maidana saiu daqui para as mãos dos empresários por R$400.000,00. Só que o São Paulo teria pago R$2.000.000,00 ao tal Monte Cristo. Como um atleta é negociado por uma quantia “X” e dois dias depois tem valorização de 5 vezes mais??!! A informação vazou nos meios de comunicação e despertou suspeitas de irregularidades e negócios ilícitos!! Por causa dessas situações, então, o caso será analisado pelo STJD na próxima segunda. Com expectativa... aguardemos!!

Passarinho Arrepiado e suas análises para a rodada do fim de semana no Campeonato Brasileiro da Série A, sempre “de olho” nos catarinenses! Estando “longe” 5 pontos da zona do rebaixamento, a Chapecoense continua tendo a situação mais tranqüila ou menos preocupante entre os representantes do futebol barriga-verde. Joga contra o Avaí, em casa e, cá entre nós, com boas chances de confirmar uma vitória. Até porque, o Avaí, por sua vez, não vive bom momento e está “à beira do abismo”...pertinho da “degola”! O Joinville...estará em Porto Alegre para enfrentar o Internacional. Parada dusíssima!! De qualquer modo se obtiver uma façanha... ganhando dos gaúchos no Beira-Rio poderá criar mais forças e esperanças de sair da zona do descenso! E...o Figueirense, em Florianópolis, pega o Santos que está de olho também na Copa do Brasil. Os “manezinhos do Esxtreito” precisam pontuar pra diminuir os riscos de queda na tabela!!

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Recordação histórica!!

A data? Pois bem...24 de novembro de 1.996. Local...estádio Joaquim Américo, que depois virou a Arena da Baixada, em Curitiba. Jogo? Nossa! Quanta lembrança boa!! Atlético Paranaense x Criciúma. Resultado? O Tigre ganhou por 2 a 1! Seria uma partida normal da última rodada do Campeonato Brasileiro da Série A daquele ano se não fosse, justamente, jogo pra definir o rebaixamento ou não do Tigre. Na tabela o Atlético estava tranqüilo. O regulamento indicava que, depois de jogarem entre si em turno único, os 8 melhores teriam classificação assegurada para a etapa seguinte. Da mesma forma, os dois últimos, entre 24 participantes, seriam rebaixados!! O Criciúma foi a Curitiba jogar contra o Atlético que, então, estava de “sangue doce”! Só que o Tigre precisava, obrigatoriamente, da vitória pra não depender de qualquer outro resultado!
Bola rolando...estádio cheio e Paulo Rinck fez um a zero, logo no 1º minuto! Que ducha fria! O resultado estava rebaixando o Criciúma! Eis que, aos 5 minutos, Marcão...um volante que também jogava de lateral, veio do Juventude pra cá, empatou o jogo. Esperanças renovadas e uma partida com movimentação lá e cá! O Atlético não queria deixar transparecer que poderia “entregar” para o Criciúma. Pelo contrário! Várias chances foram criadas, de parte a parte, com maior pressão do time da casa. O drama perdurava...até que aos 21 minutos da 2ª etapa, Carlos Henrique, o “Flecha Negra”, avançou pela direita e bateu cruzado, vencendo o goleiro adversário. Gol do Criciúma e da permanência na 1ª Divisão!! No mesmo horário, o Fluminense que também corria risco de descenso, fazia sua parte fora de casa e ganhava do Vitória por 3 a 1. Só que precisava de uma derrota do Criciúma em Curitiba. Fim de jogo...fim de rodada e o Tigre, heroicamente, conquistou resultado necessário e fez festa por se manter na Série A pra 97...!!

Quanto ao Fluminense e o desenrolar dos acontecimentos...pois bem, em campo o tricolor carioca mais o Bragantino acabaram sendo rebaixados. Subiram da Série B, em 96, União São João e América, de Natal. Só que houve “virada de mesa”! A CBF alegou suspeita de que alguns resultados teriam sido manipulados e antes que houvesse uma interferência maior na questão jurídica, tomou uma decisão política. Assim, o Campeonato Brasileiro do ano seguinte teria 26 clubes! Não caiu ninguém...permaneceriam os 24 mais os dois que subiram da “B”! Eitaaa...!!!


Passarinho Arrepiado e suas lembranças daquela data...24/11/96. O Atlético Paranaense era treinado por Evaristo de Macedo e jogou com Ivan; Marcelo Silva, Reginaldo, Jorge Luiz e Branco; Dedé, Clebertong(Andrei), Pierkaski(Jorginho) e Luiz Carlos; Oséas e Paulo Rink. O Criciúma, cujo técnico era Sérgio Cosme, teve Roni; Gílson, Wílson, Niélsen e Paulo Henrique; Marcão, Marco Aurélio, Ivair e Leandro Augusto(Everaldo); Toni e Índio Mineiro(Carlos Henrique)(Clésio). Como é bom rememorar coisas boas, não é mesmo??!!

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Intensidade de jogo.

O termo ou frase, como queiram, virou algo comum no vocabulário de quem fala sobre futebol. Masss...no futebol de hoje!! Há cerca de 10...15 anos atrás não era assim! Aliás, os mais jovens que não viram os times das décadas de 90...80 ou até mesmo 70...acham até chato e monótono os vídeos e filmes de jogos daquela época. O que prefiro? Claro que assistir o Brasil de 70, a Holanda de 74, o Flamengo de 81, a nossa Seleção...de 82, o Inter...tri-campeão brasileiro, o Fluminense de Rivelino e cia, o São Paulo de Raí, o Criciúma de 91 e 92...dentre outras grandes equipes que nos proporcionavam prazer e satisfação, na verdadeira acepção dos termos, em acompanhar o futebol na sua essência!

Há de se ressaltar que, nos dias atuais, podemos ver Barcelona, Real Madrid e Bayern...por exemplo, ou...a seleção da Alemanha. Entretanto, a habilidade técnica de outros tempos era muito mais apurada!! Principalmente nos quesitos e recursos individuais!! De uns 10 anos pra cá, treinadores e preparadores priorizam o futebol coletivo, a correria, a marcação...disciplina tática, todos voltam pra recompor. Assim, o drible...a individualidade, a categoria e o bom domínio de bola ficam quase como uma “segunda opção”! Então, a partir de tais constatações é que aparece a tal intensidade de jogo. Corre, marca, pega, volta...recompõe e, futebol bonito...raramente se vê!!

E o Criciúma? Bem...restante de semana sem jogo e os preparativos para enfrentar o Santa Cruz na terça-feira da semana que vem, dia 27. Nunca é demais lembrar da necessidade que o Tigre tem em pontuar em Recife. Posso estar sendo insistente. Só que prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém!! São 39 pontos, 14º colocado...pra que “dar mole pro azar”?? Restam 6 jogos... depois do Santa Cruz, em Recife; Botafogo e Boa Esporte, no Heriberto Hülse; Oeste, em Itápolis, e Payssandú, em Belém; e, CRB, em casa. Seis partidas pra 6 pontos...ou até 5 e não deixar o rebaixamento “bater às portas”!! Estamos de olho!!!

Passarinho Arrepiado e os jogos desta quarta(21) pela Sul-Americana e Copa do Brasil. Nas quartas de final da competição internacional, o Atlético fez o simples, em Curitiba: ganhou do Sportivo Luqueño...um a zero. Joga pelo empate na semana que vem no Paraguai, na partida de volta. A Chapecoense levou um bom número de torcedores ao Monumental de Nuñes, em Buenos Aires e perdeu de 3 a 1. Precisa fazer 2 a 0 em Chapecó, quando for visitado pelos “hermanos”. Na Copa do Brasil...dois grandes jogos com muita movimentação!! O Santos surpreendeu o São Paulo, no Morumbi e aplicou 3 a 1. Jogou mais e mereceu a vitória! O mesmo pode se dizer do Fluminense que, no Maracanã, se aproveitou de melhores momentos no 1º tempo e ganhou por 2 a 1 do Palmeiras. Na próxima semana, na Vila Belmiro o Santos pode até perder de um a zero que se classifica à final e o Flu joga pelo empate, em São Paulo, pra também se classificar. Prognóstico difícil pra se fazer em relação aos finalistas!!

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Tigre não resistiu à pressão em Salvador!

A proposta de jogo empregada pelo Criciúma estava clara desde o começo! Até os 43 minutos do 2º tempo tudo estava dando certo. O técnico Roberto Cavalo, nitidamente, orientou seu time prá tentar segurar o Bahia, marcar forte e priorizar o sistema defensivo. Assim, procurando atacar somente em raras oportunidades. Mas, o resultado acabou sendo justo... precisamos reconhecer! Só o Bahia conseguiu ser ofensivo e teve muito mais posse de bola do que o Criciúma! Insisto que o Criciúma foi a Salvador prá empatar e, conforme o andamento do jogo, arriscar um ou outro contra-ataque. A estratégia adotada pelo treinador do Criciúma não surtiu o efeito desejado...por detalhe! Cruzamento da esquerda, Wânderson olhou pra bola e acabou sendo surpreendido pela antecipação de Kieza que, de cabeça, marcou o gol dos baianos. Também há de se levar em conta que o Bahia possui jogadores mais qualificados e ocupa posição na tabela com objetivos de acesso. Sem contestação!! Ganhou o melhor!!

Luiz, novamente, foi um dos melhores do Criciúma em campo. Por causa dele, de novo, o Bahia não construiu um placar mais elástico! O gol que tomou...absolutamente, sem nenhuma culpa! Nota 7. Maicon Silva, com poucas investidas a frente, limitou-se a defender e, mesmo assim, acabou envolvido pela agilidade dos jogadores de ataque do adversário. Nota 5. Wânderson...um verdadeiro “rebatedor” de bolas! Como “ela” vinha...voltava!! Pelo que pude acompanhar “dormiu” no ponto quando da bola cruzada pra Kieza fazer o gol da vitória do Bahia. Nota 4. Joílson não comprometeu. O Bahia pressionou o tempo todo e o zagueiro deu conta do recado! Saiu no intervalo por causa de cartão amarelo. Nota 6. Cristiano, comparando com suas próprias atuações...até mostrou discreta evolução, principalmente como marcador! Nota 6. No meio de campo, Barreto não jogou bem. Costumeiramente, se diz que foi uma atuação meio que “fora do ponto”! Confuso...errando passes, teve rendimento comprometido! Nota 4. Douglas Moreira, o “Dôdi”, se movimentou bastante e, mais uma vez, mostrou ser aplicado taticamente e comprometido com sua função. Aos poucos, vai conseguindo seu espaço entre os titulares! Nota 7. Dudú Figueiredo também cresceu em relação a si próprio! Jogador que trabalha bem com a perna esquerda e, gradativamente, vem crescendo de produção. Entretanto, no jogo com o Bahia, seu rendimento acabou sendo prejudicado por causa da proposta defensiva do Criciúma. Nota 6. No setor de ataque, Bruno Lopes voltou a ser jogador de auxiliar a marcar mais do que atacar. Outro que foi substituído ainda no intervalo por causa de cartão. Nota 5. Thiago Ádamm ficou isolado no ataque. Poucas vezes teve chances de ingressar na área ou aproveitar uma bola cruzada. Afinal, reitero que o Criciúma deu preferência ao setor de defesa, abdicando de priorizar a ofensividade! Nota 5 pro centroavante do Tigre. E...Hugo que jogou pouco. Foram raras as vezes que o ex-Avaí partiu em direção ao campo adversário com bola dominada...uma característica sua. Nota 5. Foram usados, ainda, Iânson e Wéllington...com melhor desempenho do zagueiro, merecendo nota 6. O volante...5. Já, outro que também entrou no jogo, o meia Natân, teve pouco tempo para mostrar algo...deixemos sem avaliação.

A vitória do Ceará no Rio de Janeiro, sobre o Botafogo, 1 a 0, foi um resultado que acabou não “ajudando” o Criciúma. Assim, antes das partidas a serem realizadas no fim da semana, o Tigre ocupa a 14ª posição na tabela, ainda com 10 pontos a mais do que o primeiro que rebaixa, o próprio Ceará. O Criciúma volta a campo na noite da próxima terça-feira(27), em Recife, para enfrentar o Santa Cruz. A questão rebaixamento, de certa forma, continuam causando alguma preocupação! As contas ainda são de 45 pontos pra não depender de nada e escapar do descenso. Então...restam 6 jogos e 6 pontos pra acabar o sufoco...!!!

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Será uma nova fase???

É o que o torcedor do Criciúma espera pra esse restante de Campeonato Brasileiro! Claro que os apaixonados...os mais aficionados podem pensar desta forma. Aliás, otimismo mesmo não deve faltar...independentemente do segmento! Massss...não podemos “tirar os pés do chão”! Foi “só” um jogo...onde o Criciúma demonstrou alta intensidade no volume do futebol apresentado! É preciso distinguir energia e disposição, que indicam a tal intensidade, da condição técnica!! De qualquer modo, caso o Criciúma consiga fazer em Salvador nesta terça-feira(20) o que fez sábado passado no estádio Heriberto Hülse, talvez atinja seu objetivo que é de pontuar na casa dos baianos. Claro que a situação é bem diferente! A “corda” andava meio apertada no pescoço do Tigre! E...a vitória alcançada diante do Ceará “afrouxou o nó”!!
Sobre o jogo contra o Bahia, aliás partida que abre a rodada de número 32 da Série B, a 13ª do returno, as dificuldades tendem a ser BEM maiores do que aquelas que o Criciúma encontrou perante o Ceará. Agora...o jogo é fora de casa, o Bahia está na ponta de cima da tabela, briga por vaga na Série A e, além disso, tem uma equipe mais qualificada que deverá impôr ritmo forte pra “matar” o Tigre na Arena Salvador! Cabe a Roberto Cavalo e comandados as devidas providências para que o Bahia não se sinta “dono do pedaço”!! O comportamento anímico, novamente, poderá ter influência decisiva no resultado final do confronto. Em termos de time, Roberto Cavalo provavelmente manterá a base que ganhou do Ceará, à exceção de Adalberto que sente problemas de ordem muscular. Time? Pois bem...Luiz; Maicon Silva, Wânderson, Joílson e Cristiano; Barreto, Douglas Moreira e Dudú Figueiredo; Bruno Lopes, Thiago Ádamm e Hugo. É o ideal? Pois...é o que tem!! E não há o que inventar!!

Direção do Criciúma aumentou pra 9 o número de dispensados. Semana passada, ganharam o “bilhete azul”...expressão das antigas, os laterais Jonas e Guilherme Santos, os volantes Marcão e Walfrido, o meia Rodrigo Andrade, e os atacantes Paulo Sérgio e Neto Baiano. Desta feita, quem está deixando o Clube...mais dois volantes: Marcos Assunção e Paulinho. O primeiro, todos sabemos, veio pra cá numa situação meio que inesperada. Estava há um ano parado, jogou duas partidas e meia e marcou um gol...de falta! Teve uma lesão muscular e não foi mais aproveitado. O segundo alternou bons e maus momentos. Foi mais utilizado e, pelas últimas informações, já não estava tão focado em suas atribuições como atleta profissional de futebol. Segue o barco!!

Passarinho Arrepiado ainda está estupefato com o que viu da Chapecoense no jogo contra o Grêmio, no último domingo(18), pela Série A do Campeonato Brasileiro. Os gaúchos chegaram a abrir 2 a 0 e “conseguiram” perder por 3 a 2. O lateral Apodi, veterano já...mais Cléber Santana, outro que “não cozinha na primeira fervura”...comandaram a virada histórica dos catarinenses. A “Chape” continua sendo o catarinense “mais tranqüilo” na competição que envolve a elite do futebol nacional. Está em 14º, 38 pontos, 5 a mais do primeiro que rebaixa, no caso o Coritiba...este com 33. Os demais, Figueirense, Avaí e, principalmente, o Joinville, continuam com maior perigo de descenso!!

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Três a zero...com justiça!!

Não há o que contestar na vitória do Criciúma sobre o Ceará pelo placar de 3 gols a 0. Finalmente, o Tigre foi um tigre em campo!! Claro que os cearenses têm lá suas limitações e problemas. Situações que, aliás, ficaram evidenciadas pra quem viu o jogo na tarde deste sábado(17), no estádio Heriberto Hülse. Quando me refiro ao “tigre” que vi foi no comportamento anímico. A questão motivacional teve influência decisiva no elástico placar registrado ao final da partida. O Criciúma realmente lutou e “brigou” muito pra chegar à vitória que, de certa forma, dá uma tranqüilizada bastante considerável no que diz respeito a seus objetivos de fuga da zona de perigo na tabela de classificação. Longe de ter sido brilhante, o Criciúma conquistou o resultado com absoluto merecimento!

E...”prá variar”...o goleiro Luiz foi o melhor em campo! Voltou a fazer defesas importantes em momentos que o Ceará tentou se “assanhar” pra cima do Criciúma. É jogador pra ser mantido visando a temporada de 2.016...algo que já deve estar sendo providenciado pela nova direção. Achei, ainda, a atuação de Maicon Silva acima do que ele mesmo vinha mostrando em jogos recentes. Se superou!! Também gostei do Dudú Figueiredo. Autor do primeiro gol, penso que pode crescer mais...mesmo faltando “só” sete rodadas!! O estreante Roberto Cavalo havia realizado dois treinos do tipo coletivo e o time foi mais competitivo...”agrediu” mais o adversário! Tecnicamente, não houve evolução! Nem poderia!! Já sabemos dos limites de cada um dos atletas. Masss...com Roberto Cavalo, a intensidade de jogo foi maior e o resultado dentro de campo apareceu!! Vale destacar a participação da torcida que, “pegou junto” e também deu sua parcela de contribuição para que o Criciúma alcançasse o resultado que ainda poderá dar uma outra “cara” na campanha visando o restante da competição!! Não podemos esquecer que os dois próximos compromissos serão fora de casa: Santa Cruz e Bahia. Convenhamos...duas “paradas” duríssimas para o Criciúma! De qualquer modo, no “frigir dos ovos”...valeu muito a vitória, o placar, a atuação do time, além do comportamento e a participação da torcida!!

Discordo do presidente Jaime Dalfarra!! Ele se manifestou antes da partida de forma desgostosa em relação ao que tem sido veiculado pela imprensa sobre o caso Iago Maidana. Ora bolas...presidente!! É uma notícia que está ganhando cada vez mais repercussão nacional!! O São Paulo corre risco de rebaixamento da Série A pra B, por possíveis ilegalidades cometidas na transação que envolveu a saída do atleta do Criciúma, passando por um time desconhecido do estado de Goiás, o Monte Cristo, até chegar ao São Paulo. Tudo isso em menos de 3 dias!! Por fazer parte da negociação, o Criciúma deverá ser indiciado no processo e irá a julgamento. Normal!! Não vejo nenhum problema nisso!! Se há ou houve irregularidades, tudo precisa e deve ser investigado e os culpados...punidos!! Só que não acredito que o Criciúma, como instituição, possa ser também responsabilizado por prováveis atos ilícitos!! E os acontecimentos viram notícias, presidente Jaime Dalfarra!! A imprensa só as veicula...o que, por sinal, é seu dever!!