sexta-feira, 5 de agosto de 2011

O "Chapequinho" tá acabando com a defesa do Criciúma!

A frase foi usada numa jornada esportiva da Rádio Eldorado em 12 de fevereiro de 1.992. Coritiba e Criciúma jogavam pelo então Campeonato Nacional - Divisão Internediária, no estádio Couto Pereira. O árbitro era José Roberto Wright, hoje comentarista de arbitragem da TV Globo. No "Coxa", nomes como o goleiro Rafael, os volantes Hélcio e Norberto, o meia Toninho Cajurú, além dos atacantes Fernando Macaé e Pachequinho. Fim de 1º tempo, 0 x 0 e o Criciúma tomando um sufoco do adversário. O narrador Saulo Machado chama o comentarista para sua participação de intervalo. Milioli Netto começa detalhando o que havia visto e dispara: "Se o Criciúma não marcar esse "Chapequinho" vai acabar perdendo o jogo!". Todos ouvem e nada dizem. Comentário segue e antes do começo do segundo tempo, Milioli ressalta: "A principal jogada do Coritiba é com o "Chapequinho" e o Criciúma tem que anular isso!". Eis que o narrador intrigado diz: "Milioli é Pachequinho e não "Chapequinho"!. O "sêo" Chico Netto não aceitando tal observação rebate: "Mas eu não disse "Chapequinho"!!!". Inicia o 2º tempo e, logo no 1º minuto, Milioli alerta: "Marquem o "Chapequinho"!!!". Todos riram e esta é mais uma das histórias que pretendo colocar num livro...se um dia resolver escrever um.
Ah...resultado do jogo? Criciúma 1 à 0, gol do lateral China, contra, p/ o Tigre. Naquele dia, o técnicoLevir Culpi mandou a campo aquele time que todos nós sabemos "na ponta da língua"...

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Quem está melhor no Camp. Brasileiro?

Me refiro aos 7 participantes de Sta. Catarina nos campeonatos brasileiros envolvendo as séries A, B, C, e D. Até o momento, na chamada quarta divisão o Brusque tem decepcionado. Foram 3 jogos e só um ponto ganho. Já o Metropolitano fez duas partidas e ganhou ambas. Quanto à "terceirona", Chapecoense e Joinville ainda não empolgaram seus torcedores embora a campanha do Campeão Estadual seja melhor que a do rival. Na Série B, o Criciúma ainda não conseguiu passar total confiança a seus simpatizantes. O Tigre faz campanha irregular embora tenha 51,1% de aproveitamento. Uma boa resposta em relação à contratação de Mauro fernandes poderá dar o impulso necessário para que o time cresça de produção e consiga projetar um acesso. Aliás, sobre a qualificação para a Série A entendo que os dirigentes do Criciúma devem pensar, sim, em subir e permanecer por lá. Um "sobe/desce", outra vez, não será bem recebido...tenham certeza disso! E, quanto aos dois da Capital que já estão na "A", o Avaí ensaia uma recuperação depois de duas vitórias consecutivas mas ainda causa dúvidas quanto a escapar do rebaixamento. Sobre o Figueirense, tem mostrado mais "altos" do que "baixos" em sua campanha atual. Há estrutura dentro e fora de campo para permanecer na 1ª Divisão. Mas, convenhamos...as quatro competições ainda não chegaram nem na metade e há tempo pra  que todos melhorem!

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Algo próximo dos R$100.000,00...

...é o que gastará por mês o Criciúma para ter os trabalhos da nova comissão técnica, agora formada por Mauro Fernandes, seu irmão como treinador de goleiros e mais dois auxiliares. A função de preparador físico será preenchida pelo ex-auxiliar, Gaetano Lupatini. Sem qualquer dúvida é o mais alto valor já pago para qualquer grupo de profissionais da área técnica na história do Criciúma E. C. Mauro Fernandes tem uma carreira de técnico desde 1.984 com passagens por vários clubes considerados medianos no Brasil, além de um trabalho desenvolvido no Botafogo-RJ em 1.999. Em termos de conquistas, a Série C do Campeonato Brasileiro com o Atlético de Goiás, em 2.008, talvez tenha sido a de maior vulto. Não concordo, entretanto, com a substituição de Évelton Isoppo, o Palha, um dos melhores treinadores de goleiros do País. Mas, no Criciúma de hoje as coisas funcionam assim! As vezes uma derrota ou estilo de jogo que não agrada pode ser suficiente para derrubar técnico. O nível de exigência de Angeloni e cia. está custando caro demais! Masss...se ele paga pode exigir!!!

Ameaça de demissão confirmada!

Quem acompanha o Criciúma e seus bastidores sabe que era uma questão de tempo para que Guto Ferreira fosse demitido. O ocorrido desta 4ª(03) só veio confirmar algo por muitos esperado. Na verdade, as duas vitórias consecutivas contra Icasa e Americana deram uma chamada "sobrevida" ao treinador. A derrota para a Portuguesa proporcionou à direção o motivo necessário para a dispensa do profissional. Pra quem gosta de detalhes, foram 5 vitórias, 3 empates e 3 derrotas do Criciúma nos 11 jogos com Guto no comando. Ele deixa o time na 5ª posição da tabela do Brasileiro. É uma questão de opinião, mas, não sou favorável à trocas constantes na Comissão Técnica. Mesmo assim, entendo o posicionamento dos dirigentes. O próprio presidente Angeloni, na última reunião do Conselho, ao comentar sobre Guto, disse: "Pensei ser uma coisa e é outra!". Com tal frase, deixou transparecer seu descontentamento e decepção. É importante destacar que o próximo treinador será o 4º em pouco mais de 7 meses no ano! E, não há dúvida de que a instabilidade vivida pelo Criciúma durante a temporada tem tudo a ver com falta de planejamento e solidêz do Depto. de Futebol. Alguém tem dúvida???

Derrota previsível.

No Canindé, nesta 3ª(02), nada que não houvesse sido previsto! O Criciúma não chutou uma bola sequer contra a meta adversária e mereceu a derrota de 2 à 0 para a Portuguesa. A proposta de jogo colocada em prática pelo técnico Guto Ferreira foi de se defender e tentar explorar contra-ataques. No 1º tempo a Lusa mostrou pouca objetividade e não exigiu muito do Tigre. No 2º os gols aconteceram naturalmente. Hênik falhou na conclusão de Ananías e a expulsão de Pirão foi decisiva para a sobra de espaços que resultou no gol de Boquita. Sobre o lance da falta e o cartão vermelho para o lateral Pirão, depois do jogo Guto Ferreira deu a entender que "o bolso pode ser mexido" caso situações parecidas continuem ocorrendo. Individualmente, Andrey sem culpa nos gols, por outro lado não pode ficar provocando torcida adversária com risco de receber cartão; Fabinho Capixába mais uma vez não esteve bem; Toninho e Â. Conceição foram superados pela boa qualidade do ataque adversário; Pirão mereceu a expulsão e precisa ser punido; Hênik esteve atrapalhado e falhou no 1º gol; Baráka marcou muito mas também foi superado pela qualidade de Henrique e Marco Antônio, os meias da Portuguesa; Doriva produziu muito pouco; Pedro Carmona correu demais e errado, cansando antes do final; Adeílson foi voluntarioso e o mais próximo do título de "melhor" em campo; e, Schwenke outra vez abaixo do que pode render. Aloísio, Jáckson Souza e Éder entraram mas o destino do resultado já estava traçado. No "frigir dos ovos" não há o que reclamar! Venceu quem procurou o gol e tem mais time!

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Os planos de Antenor Angeloni e o reaparecimento de Moacir Fernandes.

Algumas coisas me chamaram a atenção na reunião do Conselho Deliberativo do Criciúma E. C., noite passada(segunda/01). Entre elas, é claro, os projetos e planos do G. A.,denominação dada à empresa que pretende assumir o Clube por 10 anos, que significa Grupo Angeloni. O presidente do Conselho, Renato Bastos; o advogado Albert Zilli; e, o próprio Antenor Angeloni discursaram sobre o assunto. E, na realidade, não há muito segredo. O G. A. assumiria o Criciúma por 10 anos, garantindo qualidade na preservação do futebol e do patrimônio da instituição, e, em troca poderia explorar ecnomicamente os atletas revelados ou contratados. O assunto será discutido nos próximos 30 dias para posterior aprovação ou não. Tal questão passará pela análise dos conselheiros e talvez pelo sócios. E se a maioria decidir pelo "não" à Angeloni? Pelo que pude entender ele não teria mais interesse em continuar comandando o Clube com o atual modelo de gestão!!! Entenderam???
E o Moacir Fernandes? Pois bem...depois de várias reuniões sem comparecimento, o ex-presidente esteve no Rest. Oásis. Deixou bem claro que apoia o projeto mas entende que tudo deva ser feito com transparência e nítidos esclarecimentos. E também com aprovação de conselheiros e associados. Hum...sei...!!!

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Renato Bastos na Eldorado.

Seguem para análise dos leitores alguns dados que pude captar da entrevista que realizei com o presidente do Conselho Deliberativo do Criciúma E. C., na Rádio Eldorado, sobre a reunião de hoje(01/08) à noite no Rest. Oásis, 20 horas. O principal assunto em pauta, a proposta do presidente executivo, Antenor Angeloni, de comandar o Clube por 10 anos. Bem, segundo Renato Bastos, a idéia é de uma gestão de toda a instituição e não só do Depto. de Futebol. O sr. Clementino Bolan faz parte dos nomes que compõem o grupo projetado por Antenor. O período de 10 anos pode ser renovado ou não por mais 10. Renato Bastos não soube responder, entretanto, se tais mudanças devem ser processadas através de aprovação dos conselheiros ou se, também, passa pelo quadro associativo. É importante ressaltar que, conforme as diretrizes estatutárias, o mandato da atual diretoria vai até 31 de dezembro deste ano. Após o recebimento oficial da tal proposta para administrar o Criciúma, Renato Bastos pretende durante um mês definir todas as questões e colocar em discussão para aprovação ou não. Aguardemos!

domingo, 31 de julho de 2011

Portuguesa e seus 30 pontos.

O próximo adversário do Criciúma no Camp. Brasileiro tende a ser o mais complicado de todos até agora. A chamada Lusa do Canindé tem um aproveitamento de 71,4% e o ataque mais positivo com 33 gols marcados. Além disso, o time que é treinado pelo ex-jogador Jorginho já somou 30 pontos e tem 9 vitórias em 14 jogos. No Canindé, local da partida contra o Criciúma nesta terça(02), foram 7 jogos, sendo um empate, uma derrota e 5 vitórias. O time catarinense, por sua vez é o 5º colocado e, fora de casa já jogou 6 vezes. Ganhou dois jogos, perdeu 2 e também empatou outras duas partidas. O aproveitamento total do Tigre é de 54,8% com 23 pontos. Sendo assim, os números indicam que a Portuguesa é favorita para vencer o jogo. O time base tem jogadores como Ferdinando, Marco Antônio, Henrique e Édno, todos de reconhecida qualidade técnica. Entendo que tal favoritismo, digamos que seja na proporção "60/40". Isso indica, pelo menos diante do que penso, que não é um prognóstico de "favas contadas" como popularmente se diz. E também entendo que o comportamento do Criciúma não deve ser defensivo, se retrancando pra buscar o empate. Mais uma vez o trabalho e a postura de Guto Ferreira estarão em xeque!