quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Rescaldo do Carnaval.

Misturando os assuntos...começo pelas ações das polícias, sejam elas da área militar ou civil, que estão de parabéns pelo trabalho desenvolvido durante o feriadão de Carnaval! Houve fiscalização maciça e dá pra dizer que "passaram o rodo"! Diriam lá no interior: teve multa "à miguéli"!! Aliás, importante frisar que tal varredura efetuada na área de segurança pública, foi pertinente e mais do que correta!! As pessoas continuam saindo pras baladas e diversões, ingerindo bebidas de álcool e, depois, se "aventuram" por aí dirigindo e colocando em risco a própria vida e a dos outros também!! Fica a dica pra, em qualquer circunstância, se beber cerveja ou caipirinha em excesso, além de outros "agregados", permanecer no local, dar a direção pra quem só tomou água ou refrigerante, ou...pagar uma condução de aplicativo!! Os tempos estão mudando...!! Pura realidade!!


Gostei do que vi no Carnaval Regional do Balneário Rincão!! Participação intensa do público, boa organização, envolvimento de pessoas dos municípios da região com apresentação de blocos, shows e se caracterizando por ser um evento com intuito de levar as famílias até a avenida! Destaque pro grande número de içarenses no desfile; Criciúma, com seus veranistas e tendo até a turma da Guerrilha Jovem participando; e, a homenagem de Forquilhinha pra Zilda Arns!! Pena que a temperatura não "ajudou" muito nos dois primeiros dias! Já, em Laguna, como sempre grande número de foliões e muita sujeira, lixo mesmo, deixados pelas ruas da Praia do Mar Grosso!!


No futebol, sem Campeonato Catarinense...que só volta no próximo fim de semana, o Passarinho Arrepiado e eu demos uma espiada nos jogos da Champions League!! Times como Bayern, o de Munique; Barcelona, mesmo sem estar numa graaaande fase assim; além de PSG, Real Madrid e Juventus, mais Lyon e Manchester City que se deram melhor nas partidas de ida das oitavas de final. Ainda tem equipes como Liverpool e Tottenham, ingleses, que possuem muita força coletiva! Puxo este assunto pra expressar toda a certeza de que nós, sul-americanos, permanecemos em nível inferior, comparando com a competitividade européia! Lá, há boas individualidades...massss, impera o coletivo das equipes! Os padrões e modelos táticos dos treinadores são obedecidos com muita disciplina e os resultados, mais cedo ou mais tarde, são alcançados!!


E o Criciúma? Ora bolas...está esperando o jogo perante o Brusque, domingo (01), ÀS 18;30, pelo Campeonato Catarinense. Contratou o tal de Vitão, zagueiro, 26 anos, que veio do Pelotas e...segue o "baile"! Andou perdendo jogo-treino pro Tubarão, lá em Vilas Oficinas, por 3 a 2, na sexta-feira de Carnaval e a expectativa, à partir de agora, de que confirme, o mais breve possível, sua classificação pras oitavas de final da competição. Seria mais interessante "brigar" pra ficar entre os quatro primeiros pois mandaria a segunda partida do "mata-mata", na etapa seguinte, em casa. Nunca é demais lembrar que, faltam três rodadas! E, o Criciúma joga duas no H. Hülse, agora, na sequência, e encerra em Joinville sua participação na 1ª fase do torneio.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

A festa dos torneios regionais pelo País!

Ainda estamos em começo de temporada. Muitos dos considerados "grandes" clubes ainda não atingiram seu maior potencial. Mas, já dá pra se ter alguma ideia do que poderá ocorrer nos principais campeonatos estaduais...aqueles que mais chamam a nossa atenção por aqui. Enquanto "lá pra cima" as atenções se voltam pra Copa do Nordeste, de Minas Gerais "pra baixo" estamos de olho nas referidas competições ditas "caseiras"!

Inclusive, no Campeonato Mineiro, o Cruzeiro, rebaixado da 1ª pra 2ª divisão do Campeonato Brasileiro, permanece "mal das pernas"! Lá, são 12 clubes e todos jogam entre si em turno único. Classificam-se os 4 primeiros pra etapa seguinte e, a partir daí, em "mata-mata", até que seja conhecido o campeão da temporada. Com sete rodadas disputadas, o surpreendente Tombense lidera o certame seguido de América, Caldense e Atlético. O Cruzeiro é 5º, fora da zona de classificação, e, os dois últimos que, ao final desta etapa serão rebaixados, são, hoje, Coimbra, de Contagem, na grande BH, e Tupynambás, de Juiz de Fora.

Em São Paulo, são 4 chaves de 4 times, cada, classificando-se os dois primeiros de cada grupo pra fase a seguir. Todos jogam entre si em partidas só de ida, independentemente de grupos. Depois, serão oito classificados que, em jogos eliminatórios, vão disputando vagas até a finalíssima. Tipo...oitavas, quartas, semi e final. Por enquanto, Santos e Água Santa, no Grupo A; Santo André e Palmeiras, no Grupo B; São Paulo e Mirassol, no C; e, Guarani e Corínthians, no Grupo D, seriam os classificados. E o tal de RB Bragantino? Ele que subiu da Série B pra A do Brasileiro e prometeu um grande time 2.020, ainda não mostrou toda essa dita força!!


No Paraná, estado das Araucárias, são 12 clubes que se enfrentam em turno único. Os oito primeiros passam pras oitavas e vão se "matando" até que se tenha o campeão. Por enquanto, União Beltrão e PSTC, este sediado em Cornélio Procópio, se encontram na "degola" do rebaixamento. Pela ordem, Coritiba, FC Cascavel, Atlético, Operário, Londrina, Rio Branco, Paraná e Cianorte estão na zona de classificação.  O FC Cascavel não é aquele Cascavel "das antigas"! Esse foi fundado em 2.008. E tem outro, na mesma cidade, fundado em 2.001. Eita CNPJ pra cá...pra lá...!! De qualquer modo, continuo acreditando mais na força da dupla "Atle-tiba"!!

No Campeonato Carioca está dando a lógica!! Até prova em contrário, o Flamengo continua "dando as cartas" e, por sinal, já faturou a Taça Guanabara, que é o 1º turno da competição. Os demais considerados de maior expressão, Botafogo, Vasco e Fluminense, até agora são meros "coadjuvantes"!! Lá, o ganhador da 1ª fase já está na final. São 12 clubes, duas chaves de 6. No 1º turno, grupo contra grupo; no 2º, denominado Taça Rio, disputa "interna". Os vencedores de cada uma das etapas fazem a finalíssima do Carioca/2.020. Reiterando que o Flamengo é o grande favorito!!


Na terra dos pampas, pois não é que não teremos Gre-nal na final do Campeonato Gaúcho??!!  Isto se deve ao fato de o Caxias ter vencido o 1º turno e já estar garantido na final do torneio. A fórmula de disputa prevê enfrentamentos em dois grupos de seis times cada, numa situação bem idêntica a do Carioca. Na decisão do 1º turno, Diogo Oliveira(na foto, de costas com a "10"), ex-Criciúma, hoje no Caxias, fez o gol da vitória sobre o Grêmio. O atleta, quando passou pelo Tigre, não foi láááá essas coisas!! Mas, no futebol e em tudo na vida, o mundo dá voltas!!


E...no Campeonato Catarinense, o Brusque é a sensação, até aqui! Embalado pela boa campanha na Copa do Brasil, o "Bruscão êô", lidera o nosso Estadual jogando um futebol de bom nível, considerando-se os nossos padrões e nível! Depois desse intervalo de 15 dias, por causa do Carnaval e datas reservadas para a Copa do Brasil, acredito que algumas mudanças poderão se verificar. Por exemplo, um crescimento de Avaí e Chapecoense; e, não creio que o Juventus, por exemplo, vá continuar entre os 8 primeiros!! A logicidade indica isso! Contudo, é apenas um prognóstico deste blogueiro!!