sexta-feira, 20 de junho de 2014

Um jatinho para trazer Zé Carlos!

Assim o Criciúma encaminhou a volta de Zé do Gol para o estádio Heriberto Hülse. A informação oficial da conta de que o diretor de futebol Cláudio Gomes foi de jatinho buscar Zé Carlos em Alagoas. A referida aeronave teria sido emprestada por um amigo do atleta. Desta forma, Zé poderá antecipar o início de seu recondicionamento para entrar em forma o mais breve possível e, então, voltar a vestir a camisa do Criciúma. Se o Depto. de Futebol entendeu que havia necessidade de buscar o jogador de jatinho...que seja assim e o objetivo principal alcançado! Massss....entretanto, contudo, no entanto, pois pois...não sei como isso repercutirá junto aos demais atletas! Não creio, por exemplo, que Paulo Báier, o principal jogador do time e de maior qualificação técnica, fique chateado ou enciumado! Outros poderiam não gostar do privilégio ou da mordomia concedida a Zé Carlos? Não sei! Fico a pensar, porém, como o “vestiário” em si vai reagir quando tomar conhecimento da forma como tudo foi conduzido para que o goleador de 2.012 retornasse ao Tigre. O próprio presidente Antenor Angeloni, há algum tempo atrás, já havia se manifestado favorável ao retorno de Zé Carlos. Cláudio Gomes, então, nem se fala! Semana passada foi pessoalmente a Maceió conversar com Zé Carlos para agilizar tudo com relação a sua liberação do Al Sharjah, dos Emirados Árabes Unidos, e também do novo contrato com o Criciúma Esporte Clube. Sobre essa história de jatinho, avião indo buscar...no meu entendimento é algo que poderia ser evitado para não causar nenhuma “dor de cotovelo” nesse ou naquele! E outra ainda...espero que o Clube tenha capacidade para impedir qualquer tipo de “estrelismo” de Zé Carlos no vestiário. O Criciúma de hoje é diferente de 2.012. No plantel atual há jogadores experientes e com certa rodagem em clubes de maior porte. Zé Carlos não pode ser o “dono” do time e do vestiário! Ele é mais um...tão importante quanto os outros! E, se souber usar de sua bagagem e conhecimento, poderá ser bastante útil no processo de arrumação da casa...entenderam?? 
Ainda sobre a volta de Zé Carlos, claro que ele é bem vindo! Muito, por sinal! O Criciúma já trouxe uma “penca” de atacantes de área nas duas últimas temporadas e nenhum deles sequer chegou perto de Zé do Gol. Os últimos, inclusive, como Rodrigo Silva e Fernando Karanga, apresentaram futebol abaixo da mediocridade! Portanto, o “coletivo” do Criciúma está precisando muito de um atleta com as características de Zé Carlos. Só que Zé Carlos não pode ser considerado o “salvador da pátria”! Única e exclusivamente ele não vai resolver o problema do Criciúma! Reitero minha opinião sobre a necessidade de que outros reforços(na verdadeira acepção do termo) sejam trazidos! Paulo Báier precisa de alguém para jogar com ele no meio campo, pois o setor de criação é muito carente. Há informações de que os dirigentes pretendem anunciar, até quarta-feira(25), mais quatro atletas, sendo dois que estavam atuando em times da Série A, outro na B e mais um que viria do exterior! Oremos!
Zé Carlos foi "o cara" em 2.012. Tal desempenho será repetido no Campeonato Brasileiro??

quinta-feira, 19 de junho de 2014

A primeira zebra da Copa!

Esta aconteceu na eliminação da Espanha, de forma prematura. Ninguém…por mais cético que fosse ou até mesmo a “turma do azedo”…apostaria que a Espanha, dona do melhor futebol praticado no planeta durante os últimos quatro anos, seria excluída logo na fase de grupos. Iniesta, Xabi Alonso, Piquet e cia. não viram a cor da bola nas derrotas pra Holanda e Chile. O técnico Vicente Del Bosque não conseguiu fazer o time jogar e os melhores do mundo literalmente sucumbiram no Mundial do Brasil. Como explicar que o país cuja organização no futebol é exemplar, que trabalha as categorias de base de forma padrão, que inovou na forma de jogar…seja eliminado logo na primeira fase de uma competição em que ele sempre foi apontado como fortíssimo candidato ao título?? Amigos blogueiros…dá pra dizer que a Espanha “não veio” ao Brasil! O time simplesmente não jogou um futebol sequer próximo daquele que vimos até pouco tempo atrás!! Soberba? Talvez tenha havido um pouquinho. Mas ela não foi determinante para o insucesso espanhol. O futebol, como esporte praticado, está cada vez menos desigual e quem não se preparar com afinco, renovação e espírito competitivo…não chega!!
O grupo B da Copa, além de Chile 2 Espanha 0, mostrou nesta 4ª(18) a vitória da Holanda diante da Austrália por 3 a 2. Os “cangurus” por pouco não complicaram tudo para os holandeses. Chegaram a estar na frente no placar. No final, apareceu a maior qualificação técnica de Van Persie, Robben e Sneijder…e a Holanda confirmou seu favoritismo. Mas, na história de sua participação em copas, claro que a Austrália fez a melhor partida! Depois de algumas observações em relação aos primeiros quatro jogos do grupo B, os dois primeiros do Brasil e a conquista da Copa das Confederações em 2.013, ficam algumas questões. Por exemplo…será que a derrota da Espanha, ano passado, 3 a 0 para o Brasil, já não era um sinal de queda? Por conseqüência, o futebol que a nossa Seleção jogou contra Croácia e México não é realmente de qualidade duvidosa? A Holanda está jogando tudo aquilo que se viu contra a Espanha? Ou os comandados de Louis Van Gaal não são tudo aquilo?? Por certo o andamento da Copa poderá nos ajudar a chegar a alguma conclusão mais satisfatória.

quarta-feira, 18 de junho de 2014

O Brasil foi modorrento demais!

Assim observo a Seleção Brasileira no jogo contra o México e só um empate em 0 a 0, em Fortaleza, pela 2ª rodada da Copa do Mundo, grupo A. Em alguns momentos a Seleção Brasileira foi irritante...pra quem gosta de futebol competitivo e não viu absolutamente nada disso! O México, por sua vez, anulou todas as tentativas mais ousadas do time de Felipão. Marcou bem e não deixou o Brasil jogar. E o Brasil também não se ajudou! A produção ofensiva do time, causando perigo à meta adversária, se resumiu a uma bola de Neymar, no 1º tempo, de cabeça; e, da mesma forma, em finalização de Thiago Silva, na 2ª etapa. A FIFA elegeu o goleiro Ochoa, do México, como o melhor jogador da partida. Sim, ele realmente foi! Mas, convenhamos que, para quem joga em casa um jogo de Copa do Mundo, deveria ter mostrado mais...bem mais! Principalmente em se tratando de Copa... por favor!!! O goleiro Júlio César fez boas defesas...estas em maior número no 2º tempo quando os mexicanos se assanharam mais. Talvez uma atuação para que ele próprio readquira maior confiança. Os dois laterais do Brasil, novamente não fizeram bom jogo. Aliás, fica a observação de nenhuma jogada de linha de fundo criada nem por Daniel Alves ou Marcelo para abastecer os homens de frente na área adversária. A dupla de zaga, Thiago Silva e David Luiz, não comprometeu. Os jogadores do México chegaram pouco na área do Brasil. As jogadas que provocaram maior preocupação nos brasileiros foram em chutes de média distância dos meias e atacantes mexicanos. Entre os volantes escalados, Luiz Gustavo foi o mais efetivo. Paulinho jogou muito mal. Merece, inclusive, ter sua titularidade repensada por Luiz Felipe Scolari. Ramires substituiu Hulk, machucado, e não correspondeu. Levou cartão amarelo e acabou substituído no intervalo por Bernard que deu um pouquinho mais de mobilidade ao ataque. Diferentemente do jogo anterior, contra a Croácia, Oscar foi outro que não esteve bem. Saiu para entrar Wílliam que também mostrou pouco. Neymar, mesmo abaixo do que pode render, ainda foi o que mais criou no pobre ataque brasileiro. Fred e Jô foram os atacantes utilizados por Felipão. Ambos estiveram bastante apagados, principalmente o tricolor que foi titular e ficou em campo mais tempo.

Situação preocupante a do Brasil? Não! Mesmo com problemas entendo que a Seleção Brasileira vai confirmar classificação no jogo contra Camarões. Na classificação, o Brasil tem 4 pontos, saldo 2; México 4 pontos, saldo 1; Camarões zero ponto, saldo 1 negativo; e, Croácia também sem pontuar e saldo -2. É importante destacar que camaroneses e croatas têm um jogo a menos. A rodada final do grupo A será na 2ª feira, dia 23, as 17 horas. Quanto ao técnico do Brasil, na entrevista coletiva, deu pra sentir que ele estava irritado com os questionamentos dos repórteres e as vezes chegou a ser grosseiro nas respostas. Fez questão de dizer que “a Seleção jogou bem”; “houve evolução em relação ao jogo anterior”; e...”os laterais fizeram boa partida”. Minha conclusão é de que...ou Felipão fez isso  pra blindar os atletas...ou ele “tirou” com a galera na sala de imprensa do Castelão!
Goleiro Ochoa salvou o México de uma derrota para o Brasil. O profissional está sem clube depois que deixou o futebol francês.
.

E o Passarinho Arrepiado assistiu indignado o paupérrimo futebol apresentado pela Seleção Brasileira no empate contra o México. Ficou imaginando...se jogar assim pegando Alemanha ou Holanda...ai, ai, ai...!!! Ao mesmo tempo tentou compreender os motivos que levaram o gerente de futebol, Guto Silva, a pedir demissão do cargo que exercia no Criciúma Esporte Clube. Procurei o irmão do Rochinha e ouvi o seguinte: “Não consegui concordar com o que vinha sendo feito no Depto. de Futebol.” “ Cláudio Gomes não pode ser o culpado de tudo...mas precisa adquirir maior experiência para ocupar um cargo tão importante no Clube.” “ Tem jogadores que chegaram e nem estrearam ainda.” “ As vezes chega um para uma posição que já tem dois!” “ Não tenho nada contra o Júlio Rondinelli.” “O Criciúma fez 11 pontos no Campeonato Brasileiro e comigo na gerência!” “Recebi duas propostas para continuar trabalhando com o futebol...uma de SC, outra do RS e estou estudando.” “ Minha saída se deve a contrariedades de conceitos e pensamentos...nada contra esse ou aquele.” Então ta! Minha opinião é de que Guto Silva tem capacidade e poderia ser melhor aproveitado!! Massss...cada um sabe de si!!

segunda-feira, 16 de junho de 2014

A estréia “deles”!

“Los hermanos” provocaram lotação do Maracanã e jogaram o suficiente pra conquistar uma vitória na primeira partida de Messi e cia. na Copa do Mundo. Não foi um apresentação de encher os olhos de sua fanática torcida. Mesmo assim, digamos que “deu pro gasto”: Argentina 2 x 1 Bósnia-Herzegovina. O maior craque argentino da atualidade esteve abaixo do esperado. Entretanto, bastou um lance individual pra que Leonel Messi desse o “ar da graça”. Fez um bonito gol que tranqüilizou um pouco o andamento da atuação de seu time. A Bósnia, por sua vez, entendo que respeitou muito o adversário e fez dois gols: um contra e outro numa cochilada da defesa argentina. Claro que o recado está dado! Os argentinos vieram pro Brasil com uma vontade muito grande de ganhar a Copa, justamente na casa do maior rival! Além de Messi, eles têm Higuaín e Aguêro, outros dois jogadores de muito boa qualificação técnica. Há de se considerar, no entanto, que o grupo da Argentina é um dos mais fracos tecnicamente. A Argentina é a seleção diferenciada na chave F que tem, além da Bósnia...Irã e Nigéria.
Leonel Messi fez grande jogada no 2º gol argentino. Mas "los hermanos" poderiam ter jogado mais!
.
Durante o fim de semana, observei tudo o que se refere à Copa do Mundo. Nos 4 jogos de sábado, a maior decepção ficou por conta da seleção uruguaia. Fez 1 a 0 e achou que as coisas aconteceriam naturalmente a seu favor. Foi surpreendida por uma virada inesperada da Costa Rica: 3 a 1!  O Uruguai jogou um futebol pobre e acabou frustrando uma expectativa que era bastante positiva em relação a sua estréia. O grupo D ainda apresentou a vitória da Itália diante da Inglaterra: 2 a 1. Merecida a conquista italiana que, comandada por Pirlo, não deixou Rooney e companheiros esboçarem reação. Na próxima rodada um jogo de “vida ou morte” entre Uruguai e Inglaterra, os dois perdedores. E...o empate pode eliminar os dois; e, quem perder, obviamente, estará fora! No grupo C, a Colômbia fez “o serviço” pra cima da Grécia e aplicou 3 a 0 ao natural. Já, o Japão perdeu da Costa do Marfim por 2 a 1. Particularmente, esperava mais de gregos e japoneses!
Pirlo(camisa 21) ofuscou a atuação do bom Gerrard, adversário inglês. A Itália foi melhor do que os "súditos da rainha"!
.
No grupo E, jogos de domingo, me decepcionei com o fraco rendimento do Equador contra a Suiça. Os europeus ganharam o jogo de menor índice técnico que vi até agora neste Mundial. Sobre a vitória da França, 3 a 0 diante de Honduras...dentro de uma absoluta normalidade! O técnico de Honduras, Luis Suárez, reconhecendo suas limitações e mostrando rara modéstia, disse que viria à Copa para “tentar pelo menos um gol!”.
E a Seleção Brasileira? Passarinho Arrepiado informa que ela já está em Fortaleza para jogar contra o México, nesta terça(17). Hulk, devido a problemas musculares, é dúvida. Bernard pode ser seu substituto. Eu gostaria de ver Wílliam ao lado de Oscar, com Fred e Neymar no setor de frente. Os mexicanos tendem a exigir mais do Brasil em relação ao que se viu diante da Croácia.

domingo, 15 de junho de 2014

Ei Espanhaaa...o que foi aquilo?!

Literalmente, a Holanda atropelou a Espanha no principal jogo desta 6ª feira(13), na Fonte Nova em Salvador, pela 1ª rodada da Copa do Mundo. Uma disputa em que os espanhóis abriram o placar depois de pênalte “safadinho” cavado por Diego Costa e muito bem batido por Xabi Alonso. De novo, os espanhóis tiveram maior tempo de posse de bola, mais no 1º tempo do que no 2º, entretanto o placar foi de 1,2,3,4, 5 a 1 para os holandeses! Nas últimas copas, aquelas mais recentes, nenhuma delas apresentou uma surpresa tão grande! Time por time há certa equivalência embora eu achasse que, até pelos resultados obtidos na Copa de 2.010 e também na fase de preparação, a Espanha tivesse melhores chances de vitória. Mas, o andamento do jogo após a penalidade mostrou uma Holanda determinada e usando de muita habilidade e velocidade, aplicou goleada histórica. Os gols da virada foram marcados por Van Persie(2), Robben mais 2, e De Vrij. O placar foi justíssimo se formos considerar o volume de jogo apresentado pela chamada “Laranja Mecânica”, que aliás atuou com uniforme azul. Robben, o carrasco do Brasil no Mundial passado, jogou demais! Entendo ter sido o melhor da partida! A Holanda mostrou um belíssimo “cartão de visitas”! Já tem gente fazendo projeções de que o Brasil ficará em 1º no seu grupo e enfrentaria o Chile, provável 2º da chave B. Tais previsões excluem a Espanha que, assim, não conseguiria classificação para a próxima fase. Hummm...será???
Vi o jogo do México contra a seleção de Camarões. Prélio de alguma movimentação, mas sem grande qualificação técnica. Os mexicanos mereceram a vitória por 1 a 0. O futebol que eles apresentaram foi mais competitivo e eficiente do que o mostrado pelos africanos. Aliás, sobre o México, ele tende a ser um adversário mais complicado para o Brasil do que foi a Croácia. Os europeus marcaram muito o Brasil. O México, por sua vez, não é tão duro e incisivo no sistema de marcação como os croatas. Só que são melhores tecnicamente e com estilo de jogo mais apurado...mais consistente! Assim, a Seleção Brasileira pode ter mais dificuldades do que aquelas encontradas na 1ª partida. Há de se levar em consideração que a tensão da estréia já terá passado e, por conseqüência, o peso é menor mas a responsabilidade...a mesma!
Ainda repercute muito o pênalte sofrido por Fred na vitória do Brasil sobre a Croácia. Mas, se não fosse tal lance e conseqüente equívoco da arbitragem, o Brasil não venceria o jogo? Imagino que sim! Malandragem brasileira? Sim! Foi “esperto” também Diego Costa ao cair na área e enganar o árbitro italiano Nicola Rizzoli, de Espanha e Holanda? Claro...foi! Chegou, inclusive, a gritar no lance, como fez Fred...tudo pra ajudar na encenação. As 36 câmeras colocadas de vários ângulos para não deixar escapar nada nos jogos da Copa flagram tudo e, cada vez mais, nos mostram detalhes que antes não víamos! A arbitragem tem sofrido bastante com tal evolução tecnológica. As exigências estão ficando cada vez maiores e quem trabalha diretamente num jogo precisa se aprimorar pra não errar e ser surpreendido!
A Copa do Mundo, pelo menos até agora, tem mostrado uma situação bem diferente daquela que estamos acostumados a observar nos jogos em campeonatos aqui no País. Me refiro ao público que se mistura...entenderam? Ou seja, torcedores de Brasil e Croácia juntos, no mesmo local do estádio; e...na partida entre Espanha e Holanda da mesma forma. É algo quase utópico para acontecer aqui no Brasil! Já imaginaram? Ou alguém admitiria estar no Heriberto Hülse com a camisa do Criciúma e um cara torcendo com a camisa do Figueirense, do lado?? Assim também é entre torcedores de Corínthians e Palmeiras, Flamengo e Vasco, Grêmio e Inter e em qualquer outro jogo!! É uma questão de educação e cultura!!