sábado, 13 de agosto de 2016

Brasil quer ficar entre os 15 primeiros nas Olimpíadas!

Acho pouco provável! Não sou especialista em jogos olímpicos...masss, pelo histórico recente das equipes do País e diante do que estamos vendo diariamente, imagino que o objetivo traçado pelo Comitê Olímpico Brasileiro não deverá ser alcançado! Antes de começarem as competições ouvi de Carlos Arthur Nuzman, presidente do C. O. B., uma projeção...pra ele otimista, de que os atletas do Brasil fariam de tudo pra melhorar a performance em relação às últimas participações. Lembro que, em Pequim/2.008, o Brasil ficou em 23º e 22º em Londres/2.012. É pouco? Comparando com as principais potências do esporte mundial, claro que é!! Estados Unidos, China, Japão e Rússia têm se destacado ao longo dos anos e demonstrado mais força, melhor preparo e MUITO mais ainda qualificação nas condições proporcionadas a seus atletas e técnicos! Isso em relação ao Brasil e à grande maioria de quem disputa várias modalidades esportivas em nível mundial!

Enquanto “correm” os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, nós que gostamos muito de futebol aguardamos o reinício a Série B do Campeonato Brasileiro e “espiamos” a Série A! Por ora, entre o 1º colocado, Palmeiras, e o 6º, Grêmio, há diferença de só 4 pontos: 36 a 32. Além do “Porco” e do “Mosqueteiro”, estão no “rebolo”... Atlético Mineiro, Corínthians, Flamengo e Santos. Pelo “andar da carruagem”, a briga por vaga no G-4 e até pelo título parece estar se monopolizando entre esses clubes citados. Por outro lado, os times catarinenses continuam lutando pra confirmar a tal campanha de manutenção. Bem mais tranqüilo, a Chapecoense é 11ª colocada enquanto o Figueirense está em 16º...na “porta” da zona de rebaixamento! Lembro, contudo, que a Série A está apenas começando o returno! Portanto...ainda com muita coisa pra acontecer!!

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Caso Élvis está explicado!! E...que tal Brasil x Alemanha, duas vezes??

Em duas postagens nos últimos dias questionei, aqui neste espaço, sobre os motivos que levaram os dirigentes do Criciúma a dispensar os serviços do meia Élvis. O profissional, como se sabe, se acertou com o Figueirense e vai jogar a Série A do Campeonato Brasileiro. Pois bem...o Passarinho Arrepiado com sua percepção investigativa, procurou aqui e ali, foi a fundo pra buscar uma justificativa convincente sobre o chamado “bilhete azul” pro ex-“10” do Tigre. O laudo conclusivo do “bichinho” dá conta de que Élvis estava exagerando no comportamento inadequado pra um atleta profissional de futebol! Élvis “gosta que se enrosca” de uma boa festa e isso, segundo o pessoal que manda no Criciúma, estava passando dos limites a ponto de influenciar no rendimento do jogador nos últimos jogos! Todos nós vimos que Élvis, apesar de boa qualidade técnica para os padrões do Criciúma atualmente, alternava bons e maus momentos e, nas partidas mais recentes havia sofrido visível queda de produtividade. Assim...Jaime Dal Farra, Émerson Almeida e Roberto Cavalo chegaram à conclusão de que o jogador não servia mais!! Os argumentos apresentados, agora, convencem?? Olha...não estou “dentro” do Criciúma!! Acompanho aqui de fora...como cronista esportivo. Portanto, quem sentiu “na pele” foi o Clube!! Então, se antes de mandar Élvis embora o Criciúma tomou todas as providências cabíveis para evitar a rescisão de contrato e nada surtiu efeito ...então, cada um pro seu lado e...a vida segue!!

Vou torcer muito pra que Brasil e Alemanha decidam a modalidade de futebol nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Atentem para o detalhe de que os dois países poderão decidir a medalha de ouro nos dois naipes: masculino e feminino!! Sim... porque nesta sexta(12) jogam Estados Unidos x Suécia; China x Alemanha; Canadá x França; e, Brasil x Austrália. Isso entre as “meninas”. Se brasileiras e alemãs forem passando pelas suas adversárias só se enfrentarão na final!! O mesmo acontece no caso dos “meninos”. Sábado(13)...as partidas das quartas de final são: Portugal contra Alemanha; Nigéria versus Dinamarca; Coréia do Sul e Honduras; Brasil diante da Colômbia. Assim, os critérios de tabela e chaveamento indicam que Brasil e Alemanha poderão brigar pelo ouro olímpico!! No caso do feminino, não! Masss... entre os homens, já imaginaram? Seria uma espécie de revanche dos 7 a 1, muito embora nenhuma das duas seleções estejam nas Olimpíadas com seu time principal! De qualquer modo, seria uma forma bastante interessante de amenizar uma situação que não é nada positiva, momentaneamente, pro futebol brasileiro! Lembro que a equipe de Rogério Micale ainda está “devendo”...mesmo depois dos 4 a 0 pra cima da Dinamarca. E, a eventual conquista da medalha de ouro em cima de uma seleção como a Alemanha, claro...”lavaria a alma” da paixão brasileira!! Embora, os reais problemas do nosso futebol, como um todo, não desapareçam com o ouro olímpico...!! Compreenderam bem??

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Profissionais de alto nível!

Na última segunda-feira(08) tive a satisfação de participar do jantar pra comemorar os 60 anos da Associação dos Cronistas Esportivos de Santa Catarina-ACESC, no Hotel Majestic, em Florianópolis. Com prazer, reencontrei amigos “das antigas” ...além de sempre estar aprendendo com um cara que considero professor na minha área profissional: J. B. Telles! São mais de 50 anos atuando na crônica...pode-se dizer que sabe tudo!! Telles hoje presta serviços à CBF e é responsável, de forma direta ou indireta, pelo credenciamento de quem vai trabalhar em jogos do Campeonato Brasileiro e da própria Seleção Brasileira, inclusive aqueles que cobrem os treinos na Granja Comary, em Teresópolis. Já “fez” rádio, tv e mídia impressa...enfim, bagagem e capacidade não lhe faltam! Da mesma forma, um excelente papo com o irreverente José Mira. Outro veteraníssimo da imprensa que atua em Joinville!! Comentarista dos bons e com o conhecido jargão “não há dúvidas” em cada opinião emitida!!

Outro parceiro que convivi durante alguns anos nos bons tempos da RCE-TV... Polidoro Júnior. Uma vasta folha de serviços prestados...sempre procurando o jornalismo esportivo investigativo!! Avaiano de coração...mas, acima de tudo, um “manezinho” assumido!! Me presenteou com o livro “90 anos do maior clássico”... alusão ao clássico da Capital, Avaí x Figueirense, de sua autoria(foto em destaque). Leitura com fatos pitorescos e históricos do que eles, lá em Floripa, consideram como a maior rivalidade do futebol em Santa Catarina. Sobre isso, inclusive, Criciúma versus Joinville teve sua época de ouro!! Hoje, temos de reconhecer que a maior disputa é mesmo entre o Leão e o Furacão!! Ao mesmo tempo, relembramos muitas histórias e estórias também...de acontecimentos desde a década de 70 até os dias atuais.Outra “prosa que rendeu”...com João Carlos da Silva, o Balduínio, ex-jogador dos dois de Florianópolis, do Joinville, do Grêmio também. Badú, assim carinhosamente chamado por seus amigos, é um baixinho que, na sua época era “tinhoso” e bom de bola!! Sabia muito “pifar” um companheiro...coisa rara nos dias atuais!!

Passarinho Arrepiado também estava junto e conversou muito com Cláudio Gomes(tb na foto), ex-“homem forte” no Criciúma Esporte Clube, hoje diretor-executivo da Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina. Cláudio ta de boa!! Ficou um pouco afastado do mercado, após sua saída do Criciúma e, convidado por Sandro Pallaoro, dirigente maior da entidade e presidente da Chapecoense, assumiu tal função na Associação com idéias inovadoras e buscando auxílio para que os clubes catarinenses possam criar sustentação própria, sem precisar do tradicional “pires na mão”! A tarefa é árdua...talvez com trabalho só a médio/longo prazo!! Cláudio Gomes pensa na criação de uma mesma associação que atenda os interesses em nível nacional!! Excelente iniciativa que, com toda certeza, deverá ganhar respaldo dos clubes de maior porte! A intenção não é “bater de frente” com a CBF ou federações estaduais! Mas, sim, unir mais os clubes que disputam competições nacionais e viabilizar questões comerciais e de marketing pra tentar diminuir a falência financeira deles! O projeto é abrangente e está, ainda, em processo embrionário! Aguardemos...!!

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Rapidinhas do Tigre e os 60 anos da ACESC.

Fiquei sabendo que o Criciúma quer usar o período de folga no Campeonato Brasileiro da Série B pra realizar jogos-treino ou amistosos. Boa a iniciativa uma vez que o Tigre precisa se aprimorar...em todos os quesitos relacionados à parte técnica! Pra refrescar a memória do torcedor tricolor, o Tigre perdeu 7 jogos durante o 1º turno e quem mais sofreu revés teve 11 derrotas. Mesmos números que podem ser aplicados quando o assunto é vitória. Percentual de aproveitamento: 45,6%. Foram 26 gols marcados e 25 sofridos. Campanha ruim?? Depende do ponto de vista de quem analisa em relação às pretensões do Clube em questão!! Se quem “faz” o Criciúma de hoje pensa “só” em se manter pra jogar a mesma competição em 2.017, beleza!! Tudo dentro do dito “planejado”!! Entretanto, se os comandantes projetam ou imaginam, como eu, um acesso pra jogar a Série A, ano que vem, claro que o rendimento do returno obrigatoriamente terá de ser BEM melhor!! Entenderam bem??
É uma questão de opinião...massss, falhar na defesa...muitos jogadores até consagrados também erram! Da mesma forma que, perder gols “feitos”...craques de seleção também desperdiçam tais oportunidades! Levar um gol por falta de cobertura, estar mal colocado...fazer tudo certinho e na hora de finalizar, jogar pra fora, situações que nos deparamos desde que o futebol é futebol!! Entretanto, nas partidas que observamos atualmente, se erra MUITOS passes!! O Criciúma, por exemplo, passa errado 40 vezes por jogo...eventualmente!! É DEMAIS!! Se o técnico Roberto Cavalo conseguir corrigir tal problema, com certeza, seu time vai ser mais produtivo no ataque e irá correr menos riscos na defesa!! Com toda certeza!!

Na área administrativa, noto que o presidente Jaime Dal Farra tem hora que sai do sério quando sofre críticas...seja de parte da imprensa ou até mesmo de alguns torcedores. Pessoalmente, já disse ao mandatário tricolor que a crônica noticia e opina, a torcida é movida à paixão e quer vencer sempre...e ele, como dirigente, dá a resposta com trabalho e, principalmente, com resultados em campo!! Não há outra maneira de rebater o que é dito, escrito ou motivo de vaias!! De outro modo, sei que é difícil contentar todos!! Reitero que outros comandantes do Criciúma em épocas passadas, até quem mais obteve conquistas, receberam observações contundentes!! Então...presidente Jaime, é “simples”: faz o time ganhar e brigar no G-4 que, garanto, tudo muda!!

Passarinho Arrepiado me acompanhou na segunda-feira(08) até o Hotel Majestic, em Florianópolis, para o jantar que comemorou os 60 anos da Associação dos Cronistas Esportivos de Santa Catarina, a ACESC. Fui convidado em 2.011 por J. B. Telles pra fazer parte da diretoria e, com muito orgulho, prontamente aceitei! Por ocupações ligadas à área de credenciamento na CBF, Telles é hoje o presidente de honra e José Mira, colega das “antigas”, de Joinville, o atual presidente executivo. Infelizmente, a classe não é unida e a “corneta” pega quando qualquer profissional não credenciado quer entrar em praças esportivas e descumpre leis previamente estabelecidas por quem compra direitos de transmissão!! Masss...é assim!! Afinal, “sêo” Gilberto...com 54 anos e quase 30 convivendo com algumas “cobras”...era só o que faltava tu não saber o chão onde pisa!! Isso, entretanto, não mancha a belíssima folha de serviços prestados que desenvolve tal entidade de classe...sempre priorizando quem está devidamente regularizado conforme legislação e quer realmente trabalhar!! Então...parabéns à ACESC e a todos que dela fazem parte!!

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Espírito do bem...brasileiro!!


Foi de arrepiar a abertura das Olimpíadas do Rio de Janeiro, no Maracanã! Não sei o que vai acontecer daqui pra frente!! A segurança será eficaz? Não teremos nenhum grave problema? As questões relacionados à organização e infra-estrutura irão comprometer de forma a manchar o evento? Nas competições, em si, o rendimento dos atletas brasileiros será aquele esperado?? Vamos ficar entre os dez melhores ao final dos jogos, como prevêem especialistas?? O vôlei, nos dois naipes, irá conquistar medalhas?? O futebol, o basquete, o handebol, a ginástica, o atletismo, o judô, o tênis de mesa...enfim, nas mais diversas modalidades, os “brazucas” vão obter êxito?? Sinceramente, todas as perguntas, momentaneamente...sem respostas verdadeiras!! Massss...na solenidade que abriu os Jogos Olímpicos, com toda certeza, o Brasil deu um show!! Não tivemos o mesmo glamour de Londres, em 2.012, ou a tecnologia sofisticada que vimos em 2.008, na China. Entretanto, a simpatia, a capacidade artística de todos os figurantes e envolvidos, a contagiante participação do público e a descontração, além do gingado brasileiro...tudo foi nota 10!!
É uma questão de opinião...mas as vezes noto que há uma maldade muito grande de pessoas, as vezes colegas de imprensa ou que emitem opinião, principalmente nas redes sociais!! O que tem de “neguinho” e “branquinho” que seca tudo e todos é impressionante!! Alguns “adoram” destacar o que é nagativo, se deu errado, se este ou aquele foi vaiado, se jogou mal...enfim, buscando sempre não a realidade, mas, sim, o que é negativo!! Já vi gente, preparando as notícias de uma segunda-feira, dizer assim: “Báhhh...não teve nenhum acidade grave na BR-101 durante o fds!! Não tem o que destacar nas manchetes!!”. Qta “urucubaca”, hein?? Alguns preferem que a Seleção Brasileira de futebol perca, que o Tigre tenha crises administrativas ou dentro de campo, que o prefeito “A” seja cassado, que dê quebra-quebra por causa de manifestação...etc, etc!! Meu Deus...livrai-me de quem pensa ou age assim!!
Assim, prefiro dizer que a Anita(cujo gênero musical eu não gosto!), Gilberto Gil e Caetano Veloso foram muito bem em suas interpretações! Que as coreografias estiveram perfeitas! Que o protótipo do “14 Bis” foi um espetáculo a parte! E o desfile de Gisele Bündchen...a apresentação de Zeca Pagodinho, de Elza Soares, Jorge Bem Jor...e a “ponta dos pés” do garotinho de 8 anos que sambou pro mundo ver, juntamente com as escolas de samba!! Que Guga, Hortência e Vanderlei Cordeiro transmitiram muita emoção ao carregar a tocha e acender a pira olímpica!! A mensagem passada pela cerimônia, em si, de alerta para com a destruição do meio-ambiente!! Tudo surpreendeu positivamente!! Tanto que boa parte da imprensa internacional, até então bastante desconfiada, destacou rasgados elogios pra tudo o que foi visto no Maracnã!! Ah...antes que venham os “do contra”, sei que nosso País tem vááááários outras prioridades relacionadas à saúde, economia, política, educação...! No entanto, tenham certeza de que há dinheiro pra melhorar tudo isso, sem que os investimentos na cultura, nas artes e no esporte sejam prejudicados!! Deu pra captar...entender??