sexta-feira, 11 de março de 2016

Copa da Primeira Liga caracteriza torneio amistoso!!

A forma como os clubes estão se comportando em relação à Taça Sul/Minas/Rio deixa bem claro que trata-se de uma segunda opção em termos de disputa! Todos estão direcionando atenções para os torneios em seus respectivos estados. Na verdade, a tal Primeira Liga só trouxe vantagens comerciais e financeiras a seus participantes! As questões técnicas servem para avaliações dos treinadores...até porque, não há vantagem nenhuma pra quem ganhar a competição! A não ser, como citei antes...uma premiação em dinheiro. Que fique bem claro, para a próxima temporada é necessário que o certame receba total aprovação e apoio da CBF! Não adianta “dar murro em ponta de faca”!! Os dirigentes da Liga necessitam fazer um trabalho político para que, em 2.017, o campeonato ganhe mais importância e destaque no calendário do futebol brasileiro!! Com os jogos que encerraram a primeira etapa...Flamengo x Atlético Paranaense; Fluminense x Internacional...as partidas da fase semifinal da Copa Sul/Minas/Rio.
Quanto ao jogo que fez o Criciúma em Juíz de Fora-MG, Roberto Cavalo relacionou 20 jogadores para enfrentar o Fluminense...dos quais 16 formados nas categorias de base do Clube. O fato de se tratar de um amistoso, afinal o Tigre foi pra Minas sem chances de classificação, fez com que o técnico tricolor usasse a partida pra observar alguns ditos reservas e outros que nem reservas são!! Valeu?? Entendo que sim!! Assim, como o Fluminense está priorizando os jogos que terá pela frente no Campeonato Carioca, o Criciúma também está dando maior atenção para o Catarinense e o enfrentamento contra o Brusque, no próximo domingo(13), pela segunda rodada do returno. Então...apesar do resultado negativo, considerei válida a idéia de dar chances aos “meninos” pra avaliar, cada um, seu potencial!!
A derrota de 2 a 0 ocorreu porque o sistema defensivo do Criciúma falhou nas duas oportunidades. No primeiro gol do Flu, Renato Chaves, zagueiro tricolor carioca, nem precisou subir pra desviar de cabeça dando uma “assistência” pra finalização de Gérson(na foto acima comemorando o gol). Dois erros no mesmo lance! Renato estava na entrada da pequena área e jamais poderia ter tal espaço e liberdade pra cabecear! E também o fato de o atacante do Fluminense que fez o gol estar completamente livre no “segundo pau”!! No gol que definiu o placar, a jogada começou com um “balão” de Diego Cavalieri. Na entrada da grande área do Criciúma, o zagueiro Iânson e o goleiro David não se entenderam...um esperou pelo outro e o outro pelo um, quando Gérson se aproveitou e, no meio dos dois jogadores do Tigre, deu um “biquinho” por cobertura.

Vale frisar que o Criciúma melhorou consideravelmente no 2º tempo! No 1º, tomou gol cedo e, de novo, quis só se defender!! Depois do intervalo, no entanto, o Fluminense deu uma acomodada e o Criciúma procurou chegar mais no setor de frente. Natan, Márlon, Wéllington Saci e Róger Guedes foram os melhores do Criciúma em Juíz de Fora! Guedes, inclusive, foi o responsável pelas jogadas de maior perigo contra a meta adversária! Não gostei, de novo, do baixo rendimento de AlexSantana. Pra quem foi contratado como meia-atacante ofensivo... ainda não mostrou a que veio!! De qualquer modo, importante a experiência vivida pela garotada...nesse jogo com o Fluminense; e, para o Criciúma...no torneio, uma exposição pro ”mundo” inteiro do que tem em seu plantel!! 

quarta-feira, 9 de março de 2016

Os brasileiros na Libertadores.

Três estarão em campo nesta quarta-feira(09) e outros dois na quinta(10). É ainda a tal fase de grupos e não dá pra apontar que este ou aquele anda “comendo” a bola!! Até porque vamos só para a terceira rodada. Claro que o Corínthians tem demonstrado certa vantagem em relação aos oponentes. Masss...a saída de alguns bons jogadores que fizeram parte do plantel de 2.015 influencia para que o futebol não seja o mesmo do ano passado. O Corínthians joga no estádio Defensores Del Chaco, que, quando lota, vira um caldeirão de pressão contra o adversário. O opositor...Cerro Portenho, ocupa a segunda colocação no grupo 8, com 4 pontos...chave liderada pelo Corínthians que tem 6 pontos em dois jogos. Os outros dois integrantes deste grupo são o chileno Cobresal e o colombiano Santa Fé.

Boa partida também envolvendo um brasileiro em campo...o Grêmio que enfrenta o San Lorenzo, de Almagro...nome dado a um bairro de Buenos Aires, o time do Papa Francisco que, inclusive, é o lanterna do grupo 6. San Lorenzo que surpreendeu em 2.014 ao conquistar a Libertadores! O Grêmio tem 3 pontos em duas partidas e corre para alcançar o líder Toluca, do México, que soma 4. O outro clube desta chave é a LDU, do Equador, que tem a mesma pontuação da equipe brasileira. Por sua vez quem precisa melhorar bastante sua performance na competição é o São Paulo. O time de Paulo Henrique Ganso e cia. joga diante do River Plate, no Monumental de Nuñes, ainda pela rodada “2”...querendo somar seu(s) primeiro(s) ponto(s) no grupo 1! Por enquanto, quem está na frente é o The Strongest, da Bolívia, com dois jogos e 100% de aproveitamento. A exemplo do São Paulo, Trujillanos, da Venezuela, também está com zero ponto até agora.

E o Palmeiras? Vai bem, obrigado, o time de Marcelo Oliveira! Cumpre campanha convincente no grupo 2 e pega o Nacional, do Uruguai. Palmeiras líder, 4 pontos...Nacional, 3º com 2. Destacando que outro River Plate, este do Uruguai, está em segundo...também com dois pontos; e o Rosário Central, é “lanterna” com apenas um ponto conquistado. Outro brasileiro que desfruta de boa campanha neste início de Libertadores da América é o Atlético Mineiro. O novo clube de Robinho(foto logo abaixo) já fez dois jogos...com duas vitórias e pega o Colo-Colo, no Chile. O Galo é 1º e o adversário, vice-líder. Os outros dois que completam o grupo 5...Independiente Del Valle, do Equador, que tem 4 pontos; e, o Melgar, representante do futebol peruano, que ainda não somou nenhum ponto.

terça-feira, 8 de março de 2016

Há 24 anos...!!

A cidade inteira acordou com uma expectativa imensa!! Na noite de 6 de março de 1.992 o Criciúma estreava na Taça Libertadores da América!! Um sonho que, talvez, o mais fanático torcedor nem imaginava se transformar em realidade quando em 21 de fevereiro de 91 o Tigre fazia sua primeira partida na Copa do Brasil, no Mato Grosso, empatando em 1 a 1 com o Ubiratan. Naquela data começava a campanha vitoriosa da Copa do Brasil que premiou o Criciúma, juntamente com o São Paulo, a representar o País na competição inter-clubes mais importante do continente! Lembram do que viria pela frente?? Quanta saudade, hein?? O Criciúma foi inserido no grupo 2 e tendo como adversários, além do São Paulo, o Bolívar e o San José, ambos bolivianos. A campanha do Criciúma foi vitoriosa na primeira fase deixando todos os catarinenses maravilhados com o que assistiam!! A torcida do Tigre, então...viveu dias em estado de graça!!Em seis jogos, o Tigre, de Levir Culpi, ganhou quatro, empatou um e perdeu outro. Terminou a primeira fase como líder!! Veio a segunda etapa do torneio e um “mata-mata” contra o Sporting Cristal, do Perú. De novo, o Criciúma “deu as cartas” lá e aqui: 2 a 1 e 3 a 2...pelas oitavas de final. Depois...novamente o São Paulo, de Telê Santana...e a desclassificação mais aplaudida que o estádio Heriberto Hülse já viu. Isso, depois de derrota no Morumbi, 1 a 0; e, empate aqui...1 a 1!
Quanto ao jogo de estréia na Libertadores/92...lembro bem que o Criciúma foi simplesmente perfeito!! Tudo ordenado e preparado num curto espaço de tempo! A casa tricolor necessitava de reparos...reformas pra receber uma competição em âmbito internacional...a Copa Libertadores, certame que jamais outro clube catarinense teve o gostinho de disputar!! Na época, o presidente Moacir Fernandes e seus pares de diretoria...dentre eles, Algemiro Manique Barreto e Afonso Back, “correram” muito para deixar o estádio Heriberto Hülse em condições de abrigar partidas tão importantes como as que já estavam na tabela divulgada pela Conmebom. Arrumações no gramado, nas arquibancadas...uma ajeitada aqui outra ali nos vestiários e instalações para a imprensa e...pronto!! Enfim...o grande dia!!
O público oficial divulgado, conforme o borderô da partida...21.345 torcedores. Arrecadação... em cruzeiros: 73.855.000,00!! Delírio total no estádio Heriberto Hülse quando o alto-falante do estádio anunciou que haveria uma chamada do jogo, isso na TV Globo, dentro do Jornal Nacional!! E...o melhor ainda estava por vir!! O Tigre não “tomaria conhecimento” do São Paulo e surpreenderia o Brasil com uma goleada de 3 a 0. Jairo Lenzi fez o 1º, a 41 minutos da 1ª etapa; Gélson, a 5 do 2º tempo, marcaria o segundo gol(de pênalte); e, Adílson Gomes, aos 44 minutos...”fechando a conta”...3 a 0! Atentem para os árbitros que eram de “primeira linha”: Renato Marsíglia, o juiz, com Cláudio Vinícius Cerdeira e Paulo Jorge Alves.

Times?? Claro....relembro com imenso prazer!!Criciúma: Alexandre; Sarandi, Vilmar, Wílson e Itá; Roberto Cavalo, Gélson e Grizzo; Vanderlei, Zé Roberto e Jairo Lenzi. Durante a partida, Levir Culpi tirou Vanderlei e colocou Soares; e, Zé Roberto Saiu para a entrada de Adílson Gomes. O São Paulo teve: Zétti; Pintado, Antônio Carlos, Ronaldão e Ivan; Mona, Suélio e Eraldo; Catê, Gilmar e Cláudio Moura. Entraram, ainda, no time de Telê...Cafú e Raí. Quanta saudade, hein gente??!! E...como é bom relembrar o que foi bom!!

segunda-feira, 7 de março de 2016

Com esquema “fechadinho”, Tigre ganha do Leão em Florianópolis!!

A rivalidade que existe entre Capital e cidades do interior e vice-versa é muito gostosa!! Assim é no futebol há muitos anos e bastante acirrada mais ainda entre Criciúma e a dupla Avaí/Figueirense. Quando há enfrentamento seja em Floripa ou no estádio Heriberto Hülse... quase sempre há promessa de bons jogos. E não foi diferente na noite deste sábado(05), na Ressacada. A proposta de jogo disposta em campo pelo técnico Roberto Cavalo foi muito clara! O esquema adotado...fechado, marcando bastante e esperando oportunidade para contra atacar! O placar de dois a zero foi construído, justamente, com jogadas rápidas e ambas pelo lado esquerdo de seu ataque. Na primeira, a 23 minutos...Wéllington Saci avançou em velocidade pela área e esperou a chegada do meia Élvis. Cruzamento rasteiro...e o “10” do Criciúma bateu de bico, um pouquinho à frente da marca penal pra fazer o 1º gol. Importante frisar que até este lance...o Avaí pressionava o Criciúma só que não conseguia finalizar com perigo contra a meta de Luiz. Depois do gol marcado, o Avaí sentiu um pouco...fragilizou seu rendimento ofensivo e o Tigre soube aproveitar-se disso. Aos 43 minutos...já no finalzinho da 1ª etapa, de novo com participação de Élvis e Wéllington Saci, Róger Guedes entrou pela área também pela esquerda e bateu cruzado, vencendo o goleiro Renan. Durante praticamente todo o jogo, o Avaí teve mais posse de bola e, no 2º tempo, criou algumas oportunidades que foram “abafadas” pelo goleiro tricolor. Houve mais um gol...pra cada lado, ambos em impedimento com acerto da arbitragem! Assim, o Criciúma jogando bem recuado, marcando quase que de forma perfeita...criou duas chances e soube aproveitá-las pra construir a primeira vitória do returno!

Luiz foi mais exigido na 2ª etapa de partida em razão do placar que estava adverso para o Avaí. O Leão pressionou mais...só que o goleiro do Tigre voltou a mostrar segurança e com boa atuação merece nota 7. Ezequiel não teve tantas oportunidades para atacar até em função da idéia tática colocada em prática pelo Criciúma. Mas, soube cumprir bem sua função de marcar mais do que ser ofensivo. Nota 7. Raphael Silva anulou o bom Wílliam “Batoré”, centroavante avaiano. Entendo que fez seu melhor jogo com a camisa do Criciúma! Nota 9. Diego Giaretta também marcou bem...dentro do que se propôs o Criciúma em “esperar” o Avaí e anular suas principais jogadas. Nota 7. Márlon é outro que merece um “8”. Todo o lado esquerdo do Criciúma atuou muito bem...e, por aquele setor, o time conseguiu suas melhores jogadas! No meio, bom rendimento dos 3 atletas que tiveram maior incumbência de “vigiar” os meias do adversário. Barreto, Douglas Moreira e Ricardinho são merecedores de nota 7 pelo grau de comprometimento e eficácia na marcação! Élvis, desta feita, teve grandes momentos na partida. Jogou mais ofensivamente e acabou premiado com o 1º gol da vitória tricolor! Nota 8. Outro “8” pra Wéllington Saci que teve participação ativa nos dois gols do Criciúma. Foi uma espécie de “curinga”, com maior efetividade pelo lado esquerdo...tanto ofensiva como defensivamente! E...Róger Guedes que fez um golaço!! Bateu de “chapa”...lance que as vezes observamos Neymar finalizar com facilidade. Além disso, o garoto esteve presente nos principais lance de ataque do Criciúma! Nota 8. Quanto ao técnico Roberto Cavalo, montou seu time com cuidados defensivos e conquistou grande vitória! Sem contestação!! E...dentro do que se propôs...deu certo!! Então...nota 9!!