sábado, 30 de junho de 2018

Vitória merecida e construída com ajuda de erros do adversário!

O Criciúma jogou mais do que o São Bento e, de forma justa, obteve vitória importante no Campeonato Brasileiro da Série B. Embora a situação não tenha mudado nada com relação à zona do descenso, o resultado dá esperanças à torcida de que possa continuar havendo evolução na competição. Permaneço com a ideia de que o Criciúma deve encarar o torneio com cada jogo a seu tempo! Não adianta ficar fazendo projeção de número de pontos pra escapar da degola e esquecer do mais importante que é jogar...!!

Nesta partida contra o São Bento, de Sorocaba, o Criciúma fez por merecer o resultado! Mesmo não sendo aquele futebol de maior qualidade...e, com certeza, não teremos isso ao longo da Série B, Mazola e comandados conseguiram se impor perante um oponente que pouquíssimo ou quase nada fez ofensivamente! Ou seja, a não ser em lance confuso na área em que Marlon tirou o gol “deles” quase em cima da linha, a equipe paulista se mostrou inerte e incapaz de alcançar melhor resultado!

Por sua vez, o Criciúma criou três oportunidades claras na 1ª etapa e, na 2ª, continuou rondando a área adversária. O atacante Zé Carlos, claramente não mais o mesmo de antes, desperdiçou algumas chances. Vítor Feijão também se atrapalhou com a bola dentro da área do São Bento e quando o jogo se encaminhava pro  zero a zero, o volante Doriva, do São Bento, tentou chutar uma bola contra o corpo de Élvis pra ganhar tiro de meta ou lateral. Eram 39 minutos do 2º tempo e o referido lance se deu quase no meio-campo. A jogada resultou em escanteio para o Criciúma. Élvis bateu, da direita, houve falha coletiva da defesa sorocabana e Liel, que havia entrado minutos antes, cabeceou no canto pra decretar o tento da vitória tricolor! Quinta-feira, 5/7, tem o Figueirense...de novo em casa, e a luta continua com prévia de “alívio” só láááá no fim do ano!!

Passarinho Arrepiado tem acompanhado os jogos da Copa e, neste sábado (30/06), ficou pasmo com a categoria do francês Mbappé que “liquidou” com a Argentina de Messi e cia. Depois, o “bichinho” também esteve de olhos arregalados ao se deparar com a raça uruguaia que não deixou Cristiano Ronaldo jogar! Cavani foi o “dono do jogo” e a seleção portuguesa acabou eliminada do Mundial da Rússia. Os dois melhores do mundo estão voltando mais cedo pra casa! Esperamos que, o 3º, na hierarquia de craques da atualidade, fique até o final...!! Entenderam bem??

quinta-feira, 28 de junho de 2018

Assuntos? A Copa e o Brasileiro da Série B...em tópicos.


A maior surpresa da Copa, até agora, foi a desclassificação da Alemanha! Duas derrotas e o time que encantou em 2.014 sucumbiu este ano, com reconhecimento interno de que não merecia passar de fase!! Motivo?? Claro que, embora com boa técnica e jogadores qualificados, o nível de competitividade ficou bem longe daquele de quatro anos atrás!!

Pelo que vi na primeira fase do torneio na Rússia, o melhor futebol ficou com a Bélgica. Solidário, coletivo , marcando forte, eficiente no ataque e com agrupamento de equipe bem entrosada! Se vai ser campeão eu não sei, claro! Mas, que Romelu Lukaku(foto) e cia. querem fazer história...não há nenhuma dúvida!

Tenho gostado também da velha e conhecida raça uruguaia! Os vizinhos, comandados por Cavani e Suárez(foto), são valentes e conseguiram 100% de aproveitamento na primeira etapa da Copa. Contudo, em campo precisa haver maior consistência defensiva e melhores assistências que “alimentem” a dupla de ataque.

A Croácia também conseguiu ganhar os 3 jogos da etapa de grupos. Mas, sinceramente, não vi nada de especial no time treinado por Zlatko Dalic(foto)...embora marque razoavelmente bem e tenha nas bolas aéreas sua principal “arma”!

E a França?? Ah...chegou como uma das favoritas e continua demonstrando sua força coletiva, com jogadas rápidas pra contra-ataque. Tem tradição e “bola” que o credenciam a ir passando de fase!

A Argentina “bobeou” tanto na primeira fase que quase ficou de fora das oitavas! Obviamente, Messi(foto) sabe que talvez esta seja sua última chance de ganhar um Mundial! De outro modo, a instabilidade técnica e emocional pode atrapalhar o caminho “deles” pra buscar o título!

Espanha? Também sem o equilíbrio tão necessário pra uma competição como esta! Portugal? Claro que o “diferencial” entre ambos está em Cristiano Ronaldo! O “gajo¨(foto) anda jogando muito!! Vem mantendo sua boa forma ao longo da temporada e também sabe que esta pode ser sua derradeira oportunidade de conquistar uma Copa do Mundo!

E...o Brasil?? Ainda não jogou o melhor futebol que mostrou em amistosos e, principalmente, durante as eliminatórias!! Neymar parece estar se sentindo mais à vontade depois da cirurgia no pé direito...o que contribui para uma natural evolução de produtividade. Nossa seleção deu alguns sustos nos jogos contra Suiça e Costa Rica. Mesmo assim, num todo passou confiança que tem time e grupo pra “ir bem mais longe”!!

Enquanto isso...enquanto a “nata” do futebol mundial está na Rússia, continuamos vivenciando o Campeonato Brasileiro da Série B. As rodadas vão passando e o Criciúma permanece entre os 4 últimos na tabela de classificação. Tem dois jogos em casa na sequência, perante São Bento e Figueirense, onde pode dar uma boa “respirada” caso vença ambos! Mas, o Criciúma tem time pra ganhar de paulistas e “manezinhos”? Não...não tem!! A não ser que haja superação e que Mazola Júnior consiga “tirar mais” de um time absolutamente limitado tecnicamente!!

terça-feira, 26 de junho de 2018

“Criciúma não pode romper contrato com a G. A.!!”

Amigos e blogueiros...conversei com Augusto Teixeira da Silva, o Guto Silva, parceiro de longa data e que, de certa forma, liderou um grupo com 56 conselheiros para pedir explicações ao Conselho Deliberativo do Criciúma E. C. sobre questões envolvendo o contrato que a entidade possui com a G. A., empresa criada pelos irmãos Antenor/Arnaldo Angeloni, hoje tendo como “dono” o empresário Jaime Dal Farra. A preocupação é grande com o atual momento do Criciúma que, infelizmente, corre riscos de rebaixamento pra Serie C do Campeonato Brasileiro! Os principais trechos da referida conversa está transcrita abaixo:

Blog: Guto, me diz algo da reunião de ontem(2ª feira-25/06)!
Guto: “Ô Giba, acho que a reunião foi boa...bem esclarecedora! Eles liberaram o contrato pra todo mundo ver. Foi esclarecido mas vai se levantar muitas questões! Se é bom ou é ruim? Pra mim é ruim...é horrível o contrato! E...não deve ser repetido! Mas, tá lá...tá à disposição!”

Blog: Mas, qdo a G. A. sair quem fica responsável por possíveis dívidas, ações trabalhistas...por exemplo?
Guto: “Não fica nada pro Criciúma! Porque os jogadores entram como garantia! Qualquer prejuízo causado o Jaime terá de vender atletas e, automaticamente, o dinheiro entra pro Clube quitar essas possíveis dividas. Se sobrar algo, a G. A. fica com o restante!”

Blog: Ah...sim, entendi, Guto!
Guto: “No caso de hoje, a G. A. tem uma dívida de 15 milhões de reais. Em caso de venda do Roger Guedes o dinheiro que pode entrar quita a dívida e o que sobra é do Jaime(G. A.). E ele faz o que quiser! Não tem de investir no Clube. Mas, uma coisa é certa! Ele não pode “correr”! O Conselho Fiscal disse que ele é obrigado a ficar até o fim do Brasileiro da Série B!”

Blog: Mas, se por um acaso o Conselho Deliberativo quiser que ele (Jaime) saia?? 
Guto: “Giba, o Conselho só pode pedir pra ele(Jaime) sair se o contrato for descumprido! E, se o Jaime quiser sair antes do término do contrato tem de pagar 10 milhões de reais.”

Blog: E se o Criciúma quiser romper o compromisso também paga o mesmo valor?
Guto: Não! O Criciúma não pode romper! Não pode mandar ele (Jaime) sair! Só se ele descumprir as cláusulas do contrato!!

Blog: Beleza! Obrigado pelas informações! Vou transcrever isso no meu Blog e no Facebook.
Guto: Ok! Abraço!!


............
(Tirem suas conclusões!)

domingo, 24 de junho de 2018

Ainda bem que Deus me livra do “clube do ódio e do azedo”!!

Certa vez alguém no Rádio...até acho que foi um dos meus “professores”, o amigo João Nassif, lascou em um dos tantos programas de debate ou transmissões que fizemos juntos: “Papel e microfone aceitam tudo!”. Na época, ainda não existiam as tais redes sociais e, principalmente, a mais popular delas hoje que é o Facebook. Este, por sinal, trata-se da maior ferramenta para exposição de opiniões de todos os tipos e formas. E, em nome da liberdade de expressão, a não ser pornografia, tudo é postado e teclado do jeito que o usuário quer e se manifesta.
Dependendo do assunto apresentado através de vídeos, fotos ou simplesmente de palavras, acaba virando um debate e, às vezes, uma verdadeira avalanche de xingamentos e agressões. Sempre tenho dito que, “protegido” por uma tela de computador ou celular todo mundo vira “macho”!! E, se o Facebook não tem como filtrar o que presta e o que não, eu passo a ter!!
Confesso aos amigos blogueiros e aqueles que estão como meus amigos nas duas páginas do “Face” que tenho, que minha paciência foi pro saco! É muito azedume nos mais diversos segmentos de opinião! Boa parte de internautas e até integrantes de grupos de WhatsApp são verdadeiros frequentadores ou até fundadores do tal “clube do ódio”!! É muito negativismo imperando entre os mais variados assuntos!! E, se não nos cuidarmos, pode ser contagioso!! Então...simples!! Como as páginas são assinadas por mim, boto e tiro quem quero!! Antipático ou não...sigo a linha(tb sugerida pelo Nassif) de que “meu ouvido não é pinico!”.
Temas referentes à questões políticas, sociais, religiosas...ou coisas banais, norteiam assuntos nas redes. Mais recentemente, a prisão do Lula, o STF, o Môro, as pesquisas sobre as próximas eleições... ganharam maior notoriedade. Quanto ao futebol, claro, sempre teve e terá seu lugar de destaque porque mexe com emoções e trata-se de uma paixão nacional! Ah...não dá pra esquecer que a Rede Globo recebe uma “atenção” permanente e sigo dizendo que, se não gosta, não assiste!! E outra...o que não faz bem precisa e deve ser afastado!! Afinal, é só ler e observar o que está em Salmos 34:14: “Aparta-te do mal, e pratica o bem; busca a paz e empenha-te por conquistá-la”. Que assim seja!!

Do Passarinho Arrepiado: “Informo à turma do azedo que a Copa do Mundo vai muito bem, obrigado! Até agora, acabando a segunda rodada da competição, Cristiano Ronaldo, aquele tal de Lukaku, da Bélgica e que joga no Manchester United, mais o inglês Harry Kane merecem destaque positivo. Claro que a virada da Alemanha sobre a Suécia com um golaço do Toni Kroos não pode deixar de ser citada! E o Messi? Tá devendo e muito! O Neymar? Vem de dois meses parado por causa daquela cirurgia no pé direito e, imagino, vai jogar mais! O “cara” do Brasil? P. Coutinho...pelo menos por enquanto!! Sigamos...prestigiando o Mundial da Rússia, sim senhor!! Que, por sinal, não tem NADA a ver com qualquer problema pelo qual o Brasil esteja passando internamente!”