sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Recordações do que passou pra descontrair um pouco!!

Mais uma história relembrando o passado. Ano: 1.979. Dia 14 de dezembro...fim de ano e o colunista tinha ido muito mal no colégio. Afinal, só queria saber de praticar esportes e estudar, na verdadeira essência do verbo...muito pouco! Veio o castigo e ele não tinha dinheiro...o pai não quis dar...para poder assistir a um amistoso que o Criciúma faria naquela data diante do Santos, no Heriberto Hülse. Mas, então adolescente e metido a malandro, não se abalou. Deu um jeitinho! O jogo seria 21 horas e ele foi bem mais cedo pro estádio, se escondeu num dos banheiros e ficou até que os portões fossem abertos...isso lá pelas 19:30. Já imaginaram a situação? Das 4 da tarde até as 7 e meia da noite em cima de um vaso sanitário, sem fazer qualquer barulho para não ser descoberto pelo pessoal da administração!! Assim, que ouviu falas e conversas o “torcedor” saiu e se misturou com os demais que subiam as escadas da arquibancada pra assistir ao jogo. Tenho isso ainda muito vivo na memória! Era a primeira vez que o Santos visitava o estádio do Criciúma que ainda usava camisa azul. O placar foi favorável aos santistas: 2 a 1. Durante a tarde havia chovido e o gramado estava escorregadio. Num dos gols do adversário, Nílton Batata chutou lá de fora e o goleiro Aírton aceitou um peru daqueles! Além de Batata, Toninho Vieira fez o outro gol do Santos. O do Criciúma foi de Laerte.

O técnico do Criciúma era Ivan Navarro que usou: Airton(revelado, à época, nos juvenis e que depois virou muito bom preparador de goleiros); Marco Antônio(lateral que veio do futebol gaúcho...um crioulo altão que não tinha muita técnica), Pradera(zagueiro já rodado...veio da Portuguesa), Nivaldo(o “Churrasco” que hoje trabalha como vendedor...figura conhecidíssima em Criciúma), Xixa(outro da base que jogava um futebol apenas razoável), Serrano(volante de rara qualidade...um dos melhores que já vestiu a camisa do Criciúma e que seguidas lesões no joelho impediram um sucesso maior no Atlético Mineiro...para onde ele foi, posteriormente), Müller(meia que veio do interior do RS e, depois, teve boa participação no Inter de P. Alegre), Paulinho Criciúma(bom meia de qualidade técnica apurada...hoje comentarista), Laerte(o baixinho de Santana/Urussanga...jogava com muita raça, infelizmente já não está mais entre nós) e Damásio(ponta de ofício, revelado na base, que mais tarde virou dono de sorveteria). Além destes, titulares, entraram ainda Isidoro(outro que veio da Portuguesa, junto com Pradera), Sabiá(lateral e volante que hoje trabalha com o futebol amador no bairro Metropol) e Ademir Patrício(que sabia fazer gols como poucos e hoje é comerciante de automóveis).

O Santos, por sua vez, jogou com Ademir Maria; Nelson depois Aílton Lira, Joãozinho, Fernando e Washington; Gilberto Costa, Cláudio Gaúcho depois Rached(ele mesmo!) e Toninho Vieira depois Clodoaldo(já em fim de carreira); Nílton Batata, Carlos Silva e João Paulo. O técnico que veio aqui foi Formiga, ex-atleta dos tempos do Santos de Pelé! Apitou aquele amistoso José Carlos Bezerra, um dos bons árbitros naqueles anos, com Valdir Lodetti(este mais tarde viraria presidente de honra da LARM) e Dante de Oliveira(por muito tempo foi funcionário da rede Angeloni e hoje, aposentado e sossegado, morando no Balneário Rincão). Quanta recordação...hein??

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Garfaram o Tigre...de novo!!

Foram dois jogos contra o Palmeiras neste Brasileiro e em ambas oportunidades o Criciúma foi prejudicado pela arbitragem. No jogo do turno, aquele lance de penalidade não marcada pelo goiano André Luiz de Freitas Castro. Agora, no returno, o tal de Émerson de Almeida Ferreira, um dos árbitros assistente, não sinalizou a falta em cima de Fábio Ferreira, Cristaldo se aproveitou e fez o gol palmeirense. Vi e revi o lance váááárias vezes! A imagem mostra claramente que o atacante do Porco usa braço e ombro esquerdos pra deslocar o zagueiro tricolor! Ficou claro que houve falta não marcada pela arbitragem comandada por Clêisson Veloso Pereira. Aliás, a turma do apito...toda de Minas Gerais. Não vou afirmar que houve má intenção dos árbitros em prejudicar o Criciúma e também não digo que os caras são totalmente inocentes. Não sei o que se passa na cabeça deles! Entretanto, fica o registro que, contra o Palmeiras este ano, o Tigre foi “garfado”(propositadamente ou não) duas vezes!!

Claro que a situação do Criciúma no Campeonato Brasileiro se agrava depois da derrota para o Palmeiras. O Tigre jogou razoavelmente bem e aumentou sua produtividade ofensiva no 2º tempo. Estava mais perto de fazer o gol do que sofrer um! Em termos de posse de bola, o Criciúma teve mais que o adversário: 54%. Só que nada disso determina o resultado de um jogo! O que importa é a bola na rede, seja com erro ou não da arbitragem! De qualquer modo, entendo que nada ainda está perdido. Ano passado a coisa estava bem pior faltando poucas rodadas e o Criciúma ainda conseguiu se recuperar. Sei que é extremamente desanimador olhar pra tabela e ver o Tigre despencando ladeira abaixo. Mas, matematicamente, há plenas condições de recuperação e ela passa, obrigatoriamente, por uma vitória contra o Goiás!!

Luiz, o goleiro do Tigre, foi pouco exigido. Não teve culpa do gol que levou. Nota 6. Luiz Felipe realizou bom jogo. Manteve boa média de aproveitamento, tanto ofensivo como de cobertura. Nota 7. Fábio Ferreira também não decepcionou. Tinha uma atuação tranqüila e de controle sobre os atacantes do Palmeiras até sofrer a falta, não marcada, que originou o gol da derrota. Nota 6. Ronaldo Alves se lesionou a 6 minutos de jogo e não merece nota. Foi bem substituído por Gualberto que surpreendeu positivamente. Antecipou bolas e mostrou firmeza. Nota 7. Giovânni talvez tenha feito um dos melhores jogos pelo Criciúma depois de sua efetivação como titular. Apareceu bastante no campo de frente. Nota 7. Rodrigo Souza foi um dos mais aplicados do meio campo. Hoje, é titular da posição...sem dúvida! Nota 7. João Vítor também voltou a jogar bem. Sua doação é extrema. Tem exagerado nas faltas por estar sempre na cobertura. Nota 7. Cléber Santana continua dando mostras de sua utilidade...justamente pela qualidade técnica e conseqüente bom toque de bola. Só precisa chutar mais a gol! Nota 6. Paulo Báier é outro que faz a diferença também em razão de sua qualificação. Atuou como atacante e mostrou competência no auxílio a Lucca e Silvinho. Nota 7. Lucca se movimentou de forma razoável. Precisa jogar mais! Nota 6. Silvinho destaca-se por ser bastante participativo. Mas seu aproveitamento ofensivo é pífio! Nota 5. Ainda foram utilizados Ricardinho e Maurinho. Tiveram pouco tempo e não merecem nota. Quanto ao técnico Gilmar Dal Pozzo parece estar dando uma “nova cara” ao Criciúma. No jogo, uma proposta definida e bastante consistente na parte defensiva. Só poderia demonstrar um pouco mais de ousadia. Nota 6.

Passarinho Arrepiado constata que o Criciúma está há 637 minutos sem fazer gols e há 10 sem vencer no Campeonato Brasileiro. Ficou indignado com mais uma derrota do Tigre...a décima em 20 jogos na competição!! O “bichinho” já começa a ter dúvidas em relação ao futuro do Criciúma na Série A! Huummm...!!

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Palmeiras e Criciúma...campanhas idênticas!

É só olhar pra tabela de classificação e constatar que os dois que abrem o returno do Campeonato Brasileiro, nesta quarta-feira(10), no Pacaembú, têm campanhas bastante parecidas. Mesmo número de pontos: 18; igual quantia de gols tomados: 25; e, ambos têm 31,6% de aproveitamento. O Palmeiras leva vantagem nos gols marcados: 15 a 9; e o Criciúma empatou mais: 6 a 3. Mas o quesito que deixa, momentaneamente, o “Porco” livre da zona do rebaixamento é o número de vitórias: 5 contra 4. Contudo, caso o Criciúma ganhe do Palmeiras, os dois poderão trocar de posição na tabela!
Estádio Paulo Machado de Carvalho, onde fica o Museu do Futebol, palco de Palmeiras x Criciúma.
.
Enquanto um técnico esconde a escalação...outro divulga sua equipe sem o menor problema. Neste caso, o técnico Dorival Júnior garante que vai manter a mesma formação que atuou a maior parte do jogo contra o Atlético Paranaense, empate em 1 a 1, na rodada anterior: Fábio; Weldinho, Tobio, Victorino e Victor Luís; Renato e Marcelo Oliveira; Leandro, Diogo e Juninho; Henrique. Esquema 4-2-3-1. O “1” trata-se de Henrique que jogou na Chapecoense com Gilmar Dal Pozzo, ainda pela Série C do Campeonato Brasileiro! Por sua vez, o Criciúma prefere não divulgar de forma oficial o time que entra em campo. Entretanto, por aquilo que conseguimos captar...a base do time que jogou contra o Corínthians será mantida. A única exceção é a ausência de Zé Carlos, por problemas de ordem física. Então...Luiz; Luiz Felipe, Fábio Ferreira, Ronaldo Alves e Giovânni; Rodrigo Souza, João Vítor e Cléber Santana; Silvinho, Paulo Báier e Lucca. Ao que parece, Báier vai atuar como centroavante e o sistema de marcação será reforçado com a recomposição de Lucca e Silvinho. Até porque, por característica, nem Cléber Santana...nem Paulo Báier são marcadores de ofício!

Entendo que um empate contra o Palmeiras poderá ser considerado resultado bastante razoável, diante das atuais circunstâncias do Campeonato Brasileiro. Dentro do que penso, empate fora de casa em Série A sempre é, de certa forma, uma conquista. Obviamente que a situação do Criciúma na tabela exige uma vitória. Entretanto, todos sabemos que ganhar do Palmeiras em São Paulo nunca foi tarefa muito fácil pra qualquer um. Além disso, na sequência, o Criciúma joga em casa, domingo(14), diante do Goiás. E...cá entre nós...aí sim! Se o Tigre quer realmente continuar com boas chances na competição, não pode perder pontos para um concorrente como o Goiás, jogando no estádio Heriberto Hülse!

Passarinho Arrepiado ainda está atônito por causa do que tem visto em relação aos catarinenses na Série B do Campeonato Brasileiro. Joinville líder, 39 pontos; Avaí, segundo colocado com 38! Impressionante a arrancada de ambos nas últimas rodadas! Nos 5 jogos mais recentes, o JEC conquistou 4 vitórias e um empate. Já, os avaianos, das 5 últimas partidas...3 vitórias e 2 empates. Em relação à Série A, a B está uma rodada a frente.  E, por aquilo que estamos observando, pelo menos um dos catarinenses tem grandes chances de conquistar o acesso. Hoje, o Joinville parece estar mais encorpado. Mas a velha raça azurra poderá fazer diferença na reta final. É bom não esquecer, entretanto, que Ceará, Vasco, Ponte Preta e América Mineiro também têm mostrado condições para conquistar vaga no G-4 ao fim do campeonato. Hémerson Maria e Geninho têm dado provas de competência no comando técnico dos dois representantes de Santa Catarina. O Passarinho me falou outro dia que ainda quer ver um dos dois treinando o Tigre...quem sabe em 2.015 ou mais adiante...!

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Possível ausência de Zé Carlos contra o Palmeiras é frustrante!

Segundo o “filósofo contemporâneo” Google...a creatinoquinase(CK) é uma enzima que desempenha papel importante na geração de energia para o metabolismo muscular. Da mesma forma, há a informação de que os exercícios físicos prolongados ou mais puxados provocam o aumento do tal CK que, por conseqüência, eleva o risco de lesão muscular num atleta de futebol, por exemplo. Não sou profissional da área de fisiologia para ficar aqui explicando isso ou aquilo. O que sei é que com o CK alto o jogador pode estar mais suscetível a ter lesões musculares. E o CK do Zé Carlos está acima do normal o que poderá fazer com que o jogador não seja relacionado para a partida contra o Palmeiras, a próxima do Criciúma, na abertura do returno do Campeonato Brasileiro. Imagino que o leitor e torcedor do Tigre fique bastante frustrado ao saber de tal informação. E nem poderia ser diferente! Afinal, com Zé no time o Criciúma teve uma outra “cara”diante do Corínthians...um outro comportamento ofensivo e as esperanças estão renovadas visando a segunda metade da competição.

Independentemente dessa situação envolvendo Zé Carlos, tenho opinião de que Paulo Báier deva ser titular no Criciúma. Sei que o “velhinho” tem 39 anos(fará 40 em outubro) e já não consegue mais jogar em alto nível durante 90 ou 95 minutos de uma partida em ritmo acelerado. Mas sua qualidade técnica, para os atuais padrões do Criciúma, é incomparável! Juntamente com Cléber Santana, Báier é o que o Criciúma tem de melhor nos quesitos envolvendo a qualidade técnica de um jogador de futebol. Contra o Corínthians, depois que Báier entrou houve evolução na parte ofensiva. Não dá pra desprezar assim...do nada...um jogador como Paulo Báier. Gente...o Criciúma é MUITO pobre tecnicamente! Assim, alguém que saiba um pouco mais do que os outros precisa ser aproveitado!! Paulo Báier entra e joga o quanto seu condicionamento suportar e depois é substituído! Eu prefiro assim!!

Lamentável o que aconteceu com o lateral Maicon Sisenando nos Estados Unidos. Convocado nesta nova fase da Seleção Brasileira, agora com o comando de Dunga, o filho do Manecão ganhou folga de sexta pra sábado último, depois da vitória no amistoso com a Colômbia, em Miami. Liberado, Maicon saiu e deveria retornar para o hotel da concentração as 20 horas de sábado. Chegou as 7 da manhã do dia seguinte! A falha foi considerada imperdoável pelo comando da delegação e Maicon acabou afastado. Uma pena!! Sei que Maicon muito dificilmente estará na Copa de 2.018, na Rússia. Afinal, nascido em 1.981, estará com 37 anos e já sem condições ideais para jogar em alto nível. O caso, infelizmente, deve fazer com que o jogador não seja mais convocado. Sob o ponto de vista disciplinar, sai com essa “manchinha”. Entretanto, tecnicamente, se despede com bom retrospecto, principalmente por ter participado de duas copas do mundo defendendo o Brasil!

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Criciúma jogou bem!!

Há muito tempo não fazíamos tal afirmação! Talvez o último jogo que constatamos uma apresentação convincente do Criciúma...contra o Fluminense...isso lááá atrás, dia 16 de julho na volta pós-Copa. De lá pra cá o futebol jogado pelo Tigre sempre foi de qualidade inferior ao que vimos diante do Corinthians. Claro que não foi uma apresentação brilhante...de encher os olhos! Mas a postura, o jeito de jogar, a disposição em termos de comprometimento e entrega, além de certa evolução tática, foram fatores determinantes para que víssemos uma mudança acentuada, num todo, no rendimento do time dentro de campo. Assim, diante do que observamos, as perspectivas para os 19 jogos restantes, no returno, são mais otimistas! E...na quarta-feira(10) já tem o Palmeiras, no Pacaembú.
Jogo no Heriberto Hülse, entre Tigre x Timão, acabou 0 a 0, mas mostrou boa movimentação!
.
O goleiro Luiz foi o melhor jogador do Criciúma! Fez 4 defesas com alto grau de dificuldade, embora tenha cometido falha, ainda no 1º tempo, lance que quase o adversário aproveitou. Nota 7. Luiz Felipe deu nova vida à lateral-direita. Nada empolgante! Mas, com comportamento bem superior ao de Eduardo que, antes, vinha jogando. Mostrou bom aproveitamento...tanto na defesa quando nas idas a frente. Nota 7. Alcides saiu aos 21 minutos, ainda na 1ª etapa. Sentiu lesão muscular. Ficou pouco tempo em campo e não comprometeu. Nota 6. Fábio Ferreira, por sua vez, esteve seguro e passou um trabalho danado para tentar controlar o bom Romêro, atacante corinthiano. Nota 7. Giovânni cresceu em relação a si próprio e também acompanhou a evolução do restante do time. Nota 6. Rodrigo Souza deu uma arrumada muito boa no sistema de marcação do meio. Merece ficar na titularidade! Nota 7. João Vítor, entendo assim...jogou um pouco mais recuado do que vinha jogando. O Criciúma antes atuava com 4 no meio. Contra o Corínthians foram 3! Embora com alguns poucos erros de passe...gostei do seu rendimento. Nota 6. Cléber Santana me pareceu estar mais solto e à vontade. Novamente deu mostras de seu bom nível técnico e utilidade. Nota 7. Lucca também fez bom jogo. Boa movimentação e participação coletiva! Nota 6. Zé Carlos que, finalmente, reestreou com a camisa do Tigre, voltou em alto estilo. Lutou muito... brigou com a defesa adversária e teve atuação que lembrou o Zé de 2.012. Só lhe faltou o gol! Nota 7. Silvinho teve a bola do jogo! Em lance do 2º tempo, depois do rebote do goleiro em chute de Báier, ele tentou dominar na pequena área quando poderia ter concluído a gol. Preferiu o domínio, permitindo a chegada do zagueiro para afastar o perigo. Mesmo assim, novamente foi útil com sua voluntariedade e disposição anímica. Nota 6. Foram usados, ainda, Ronaldo Alves que fez o “feijão com arroz”...sem comprometer. Nota 6. Também Paulo Báier que, como de costume, acrescenta bastante na qualidade técnica. Jogou só um tempo. Nota 6. E...Maurinho que pouco acrescentou ofensivamente, entrando já quase no fim da partida. Nota 5.

E a estréia do Gilmar Dalpozzo? Bastante positiva! Pra ser melhor ficou faltando uma vitória para premiar o bom jogo que fez o Criciúma. Lembro, entretanto, que o novo técnico chegou sexta(05) a tardinha, foi apresentado ao grupo no sábado pela manhã, comandou um treinamento e dirigiu a equipe contra o Corínthians. Então...pouco de suas idéias foi colocado em prática, justamente pela falta de tempo para trabalhar. Tenho quase certeza de que Wílson Vaterkemper, o auxiliar, foi consultado e passou muitas orientações e sugestões a Dal Pozzo. Mas ele vai precisar trabalhar muito para atingir o objetivo de livrar o Criciúma do Z-4!

Como sempre, o Passarinho Arrepiado anotou os números de Criciúma 0 x 0 Corínthians. Faltas... o Criciúma cometeu 30, quase o dobro do que fez o adversário: 16. A gol, o Tigre chutou 4 vezes, contra 7 do Corínthians. Pra fora, foram 7 finalizações do Criciúma, 3 do adversário. Escanteios...6 a 3 pro-Corínthians. Impedimentos...4 no ataque criciumense, nenhum do Corínthians.

domingo, 7 de setembro de 2014

A manifestação de Antenor Angeloni e a apresentação do novo técnico.

Estive acompanhando com a turma da imprensa, no escritório central das empresas do presidente do Criciúma , a fala de Antenor Angeloni, a chegada de Gilmar Dal Pozzo e o desabafo do diretor de futebol, Cláudio Gomes. Depois de quase uma hora de frases cheguei a algumas conclusões. Sobre o comandante maior do Tigre, ele tentou vários outros nomes para treinar o Criciúma e não conseguiu trazer nenhum técnico de maior prestígio e experiência para o Heriberto Hülse. Segundo “sêo” Antenor...um técnico foi tentado e o presidente do clube onde ele está pediu até a interferência de um dirigente da CBF afim de que não viesse para o Criciúma! Outra do presidente...de que Cláudio Gomes continua prestigiado. Antenor Angeloni reconhece que seu pupilo não vem dando certo no cargo, mas Cláudio permanecerá comandando o Depto. de Futebol do Tigre. Antenor Angeloni também se referiu a respeito da continuidade da parceria com o Criciúma E. C. para 2.015. Caso o clube seja rebaixado pra Série B, por certo os planos administrativos da G. A. serão outros! Sobre o discurso de Dal Pozzo...ele parece estar bem consciente da árdua tarefa que o espera. Causou boa impressão na chegada. Vamos ver se o time, em campo, corresponde! E...Cláudio Gomes, desabafou uma barbaridade! Continua magoado com parte da torcida e colegas de imprensa. Acha que há maldade por parte de alguns! Diz estar convicto na permanência do Criciúma na Série A. Que assim seja!

Oito pontos...42 x 34! Esta é a diferença que separa o Cruzeiro do Internacional, respectivamente 1º e 2º colocados na tabela do Campeonato Brasileiro. A partir daí, olhando pros demais participações, há ligeira aproximação. O Inter tem um a mais que o São Paulo, 34 a 33, que, por sua vez também soma um ponto a frente do Corínthians, este com 32. Na verdade, nota-se certo equilíbrio entre o 2º colocado até pelo menos o 8º, no caso o Atlético Mineiro. Depois do G-4, vem Fluminense, com 30 pontos; Grêmio e Sport, 28; e, o Galo, com 27. A deste fim de semana será a última rodada do turno. E...pelo que se observa,  o Flamengo demonstra que está em franca ascensão! Depois que Vanderlei Luxemburgo assumiu o time, o Fla saiu da zona do rebaixamento com 5 vitórias consecutivas! Entendo que talvez seja o único que andou pela parte de baixo da tabela com reais chances de tentar uma vaga entre os quatro primeiros. Por enquanto, a não ser que haja grandes surpresas, o Cruzeiro continua sendo o grande favorito para manter seu aproveitamento e ganhar o Brasileiro novamente. O time tem jogado, cada vez mais, com consistência e alto grau de competitividade, técnica e força! Assim...dificilmente o título escapa da Raposa!!