sábado, 27 de julho de 2013

Cuidado com a bola parada (parte II)! Vasco 3 x 2 Criciúma.

Na postagem anterior alertamos sobre faltas cometidas próximas à área...lembram? Atenção necessária em razão da boa qualidade em cobranças de bolas paradas, principalmente através de Juninho Pernambucano. Pois, por ironia do destino ou não, os 5 gols do jogo foram em razão das tais bolas paradas!! O resultado poderia ter sido outro? Sim! Se não fosse a falha de Bruno no primeiro gol do Vasco talvez a partida tivesse outro encaminhamento. Mas, assim como o goleiro do Tigre errou...Cassiano teve chance clara para empatar e desperdiçou cara à cara com Diogo Silva. Sobre as atuações dos jogadores do Criciúma...Bruno “pecou” em pelo menos dois gols. Entre os laterais, Márlon atuou melhor do que Suéliton...principalmente no 2º tempo. Sobre os zagueiros Matheus e Fábio Ferreira, individualmente não comprometeram. Mas houve falha coletiva no 3º gol vascaíno. No meio, o sistema de marcação foi falho. Amaral, Gílson e Leandro Brasília deram muito espaço para o Vasco trabalhar. Ivo fez um gol e teve razoável atuação. E...no ataque, W. Paulista, além do gol, foi bem melhor do que Cassiano. Este, inclusive, recebeu duas bolas em condições de fazer o gol mas não aproveitou. Perder para o Vasco em São Januário é natural. O que não é normal? Bom...cometer tantas falhas em gols tomados e em finalizações!!! Ai Bruno...ai Cassiano!!!

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Cuidado com a bola parada!

Talvez esta seja uma das principais preocupações do técnico Vadão neste jogo contra o Vasco. Afinal, todos sabemos da qualidade e precisão do meia Juninho Pernambucano em chutes à média e curta distância. O Vasco vem de uma vitória marcante em cima do Fluminense e com atuação convincente. Porisso, o técnico Dorival Júnior repete a formação: Diego Silva; Nei, Jomar, Rafael Vaz e Henrique; Sandro Silva, Pedro Ken, Wêndel e Juninho; Éder Luiz e André. Bom time? Sim. Mas ainda sem campanha que passe uma confiança total ao seu torcedor. Claro que o fato de jogar em casa dá confiança maior aos vascaínos. Só que...se na casa cruz-maltina tudo vai bem e eles estão empolgados...o Criciúma, por sua vez, também vem de muito bom resultado contra o Grêmio e pode surpreender o adversário. Entretanto, tal conquista só será possível caso o Tigre seja realmente um tigre em São Januário! Com Élton fora, suspenso, Vadão opta por Gílson no meio campo. O time: Bruno; Suéliton, Matheus, Fábio Ferreira e Márlon; Amaral, Gílson, Leandro Brasília e Ivo; Cassiano e W. Paulista. Gostaria de ver Daniel Carvalho começando um jogo. No entanto, o treinador do Criciúma acha que ainda não é o momento mais adequado. Sobre a campanha dos dois no Brasileiro, em 8 rodadas, Vasco e Criciúma estão iguais com os mesmos 41,7% de aproveitamento. Aguardemos...!
Com 38 anos de idade, Juninho Pernambucano é o principal jogador do Vasco e muito bom em bolas paradas!

quarta-feira, 24 de julho de 2013

“Evoluções” do futebol.

Sou do tempo em que se utilizava o máximo de períodos disponíveis afim de aprimoramento da parte técnica ou física. Falo do atleta profissional(de novo: profissional!) de futebol. Entretanto, devido às mudanças e novas metodologias de trabalho, a intensidade e a quantidade desenvolvidas no dia à dia são bem diferentes. Lembro que, por exemplo, nas décadas de 70, 80 e 90 os caras trabalhavam em dois períodos e os jogos eram com sequência de quartas e domingos. Além disso, notadamente, os jogadores eram mais resistentes e, então, se machucavam bem menos. Hoje...se treina menos e há mais lesões! Por que? Não sou profissional da área de educação física e, como leigo no assunto, opino sobre o que vi antes e observo nos dias atuais. Sei que, atualmente, há uma exigência maior em relação ao rendimento físico. Os times têm de correr muito em detrimento dos objetivos técnicos. De qualquer modo, minha opinião é de que hoje não se treina tanto cobranças de faltas, jogadas ensaiadas, bola parada nas laterais da área...! Saudosismo? Talvez! Masss...sem dúvida nenhuma...em épocas passadas se encontrava mais craques, no verdadeiro sentido da palavra, do que no futebol atual...!! Sobre Fábio Ferreira, que aproveitou período de descanso para jogar futevôlei, entendo que não é a atitude mais correta. Folga às vésperas de um jogo em uma competição como o Brasileiro da Série A deveria ser aproveitada de outra forma, sem risco de lesão ou prejuízo físico.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Daniel Carvalho deve ser titular?

Entendo que sim! Oras bolas...se no atual plantel do Criciúma o jogador tem qualidade um pouco diferenciada em relação aos demais, claro que deve ser usado o máximo possível! Até porque a tal de qualificação técnica é vista com raridade na grande maioria das exibições do Tigre. Então...quando aparece alguém com maior categoria, tais virtudes precisam ser utilizadas. Daniel Carvalho, inclusive, já era pra ter sido titular contra o Grêmio. Nesta partida, Daniel entrou aos 11 minutos do 2º tempo, concluiu três vezes visando a meta adversária e deu um passe, de quem sabe, para Suéliton bater cruzado e Matheus Ferraz fazer o gol da vitória. Mas, sem dúvida, a questão física o atrapalha. Só que, mesmo assim, entendo que seus atributos devem ser mais aproveitados no Criciúma. E...não trata-se de nenhum craque... entendam bem! Talvez, entretanto, o técnico Vadão não tenha tal pensamento. No próximo jogo, diante do Vasco, Élton terá de cumprir suspensão automática. O mais ideal seria um meio campo com Amaral, Leandro Brasília, Ivo e Daniel Carvalho. Mas dificilmente o treinador do, imagino pelo menos, adotará essa formação. O mais provável é que o substituto de Élton seja Gílson ou Éwerton Páscoa. De qualquer modo, moralmente, o Criciúma está recuperado na competição. Quanto ao progresso técnico, este só poderá ser sentido e observado nos próximos jogos.
Daniel Carvalho quer jogar e ser titular contra o Vasco. Será que Vadão vai permitir??