sábado, 11 de novembro de 2017

Time sem-vergonha!! Que envergonha a história do Criciúma E. C.!!

O que os jogadores do Criciúma fizeram no 2º tempo do jogo de Natal é digno de profunda reflexão!! Impressionante como falta comando no futebol do Criciúma!! Com certeza alguém com pulso firme e forte não aceitaria tal desleixo!! Que o grupo é limitado tecnicamente...todos nós sabemos!! Massss...deixar um adversário que é lanterna na Série B do Campeonato Brasileiro “deitar e rolar” como vimos na etapa final de partida, é deprimente!! Na 1ª parte do jogo até que o Criciúma foi superior! Fez um a zero num raríssimo momento em que Diogo Matheus chegou a linha de fundo pra cruzar e João Henrique “cumprimentar” o goleiro do ABC. Por sua vez, a equipe da casa dava mostras de que seria batido até sem muita dificuldade pelo Criciúma. Ledo engano!! Veio o período derradeiro e o time de Beto Campos foi totalmente envolvido pela equipe potiguar! Os gols foram saindo naturalmente e o ABC fechou em 3 a 1 com autoridade e superioridade!! Em nenhum momento, o Criciúma esboçou qualquer reação!! Lembro que o ABC está com salários em atraso, os jogadores já fizeram até greve nesta temporada e o artilheiro do jogo, Dalberto, chegou a ser afastado há dois meses porque não queria mais treinar!! Eita time fraco esse do Criciúma!! Que coisa!!

Atuação individual do Criciúma:
O goleiro ÉDSON teve o mérito de defender um pênalte e fez outras duas boas defesas! Contudo, levou 3 gols!! Sempre que é chamado pra atuar, o time perde...!! Nota 5.

DIOGO MATHEUS realizou uma boa jogada que resultou no gol do Tigre!! Só!! Nos demais momentos, rendimento dentro do que já se conhece em relação a seus limites!! Nota 4.

RAPHAEL SILVA não repetiu outras boas atuações! Se atrapalhou até em bolas fáceis na frente da área e cometeu penalidade desnecessária! Nota 3.

NINO não comprometeu individualmente! Mas, faz parte de um setor que, num todo, cometeu erros e levou 3 gols!! Nota 4.

Outro que jogou bem abaixo do que pode...DIEGO GIARETTA. Pouco foi à frente e, na marcação, também esteve mal, sendo driblado e envolvido pelos atacantes que “caíam” pela direita no ataque do ABC! Nota 3.

No meio, RICARDINHO errou passes e marcou mal!! O mesmo pode ser dito sobre o jogo apresentado por DOUGLAS MOREIRA. Nenhum dos dois “funcionou”...nem marcando, tão pouco criando!! Nota 4 pra ambos!!.

O melhor do Criciúma em campo foi o garoto JOÃO HENRIQUE! Boa movimentação e algumas investidas a dribles. O mais lúcido do time, enquanto teve fôlego! Nota 6.

ALEX MARANHÃO voltou a ser muito discreto! Os jogos vão passando e todos ficam esperando as jogadas de “bola parada”, uma característica forte sua! Pouco tem funcionado! Nota 3.

CAIO RANGEL pouco rendeu, ofensivamente! Voltou demais pra marcar...talvez um “pedido” do treinador. Nota 4.

LUCÃO “brigou” pela bola, tentando buscar o jogo! Embora quase nada tivesse conseguido, sob o ponto de vista prático! Nota 4.

O técnico BETO CAMPOS está afundando cada vez mais junto com o próprio time! A exemplo do plantel, ele também tem suas limitações e pouquíssimo consegue “arrancar” mais dos atletas!! Enfim...o treinador “acompanha” o nível dos jogadores!! Nota 3.

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Vitória com gols bonitos e...pro gasto!!

Com um gol em cada tempo e, registre-se a “colaboração” da zaga adversária, o Criciúma bateu o Boa Esporte por 2 a 0, nesta terça-feira(07), no estádio Heriberto Hülse. Agora, com os 46 pontos que alcança o Tigre na tabela de classificação, entendo que não há mais risco de rebaixamento. Então...se não deu pra subir, pelo menos 50% do objetivo traçado inicialmente foi conseguido! Sobre o jogo...fraco tecnicamente!! E, convenhamos, nem poderia ter sido diferente uma vez que nem Criciúma, nem Boa Esporte jogaram bola durante o torneio pra almejar algo mais do que o já obtido até o momento!! Resultado normal onde prevaleceu o oportunismo do Criciúma em aproveitar-se das duas falhas do Boa e conquistar uma vitória que, diante das atuais circunstâncias, “tranqüiliza” todos na Casa Tricolor!!

Atuações individuais do Criciúma:
O goleiro LUIZ fez 3 boas defesas e, nos demais lances, demonstrou a habitual segurança! Nota 7.

DIOGO MATHEUS realizou jogo razoável, indo com certa freqüência ao apoio! Convenhamos...pras suas limitações, rendimento acima do esperado! Nota 6.

RAPHAEL SILVA e sua costumeira regularidade. Não deu chances aos atacantes do Boa Esporte! Nota 7.

EDSON BORGES também não comprometeu e ainda encontrou “saída” pro jogo com bola dominada! Nota 6.

DIEGO GIARETTA, desta feita, com atuação bastante discreta! Pouco foi à frente, se preocupando mais em ajudar no setor defensivo. Nota 5.

BARRETO...forte marcação e alguns erros de passes! Irregular no jogo, nota 5.

DOUGLAS MOREIRA...“sumido” no 1º tempo e mais “aceso” e participativo no 2º! Nota 6.

JOÃO HENRIQUE com boa movimentação, muitos dribles e um gol. Um dos melhores do Criciúma em campo...enquanto teve fôlego! Nota 7.

ALEX MARANHÃO, apesar da vontade, não obteve bom rendimento. Como meia que é precisa chutar mais a gol!! Nota 4.

SILVINHO e sua “correria” pelos lados do ataque. Algumas boas jogadas, alguns bons momentos no jogo. Mas, as vezes, o camisa 11 do Criciúma exagera no individualismo!! Nota 6.

LUCÃO voltou a jogar bem! Continua sendo o tipo do centroavante que não desiste nunca!! Autor de belo gol merece nota 8!!

Entraram RICARDINHO, pra dar “uma segurada” no meio, nota 6; CAIO RANGEL, que pouco conseguiu ao tentar jogadas individuais, nota 4; e, JOCINEI, já no finalzinho, deixemos sem nota.

Sobre o técnico BETO CAMPOS está tendo o mérito de cumprir o que lhe foi proposto. Ou seja, de “deixar” o Criciúma na Série B sem correr grandes riscos! Tem lá suas limitações ainda como treinador e possui “em mãos” um grupo de atletas de reconhecidas deficiências técnicas! Enfim, dentro do que pode fazer, está fazendo! Pela vitória, nota 7. 

(Obs.: Crédito para as fotos do dnsul.com)

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Campeonato Catarinense de 2.018...quase tudo definido!!

Com a mão no queixo, à esquerda na foto abaixo, o presidente do Criciúma E. C., Jaime Dal Farra, participou aqui na sede da Federação Catarinense de Futebol, do arbitral que “decidiu” a fórmula de disputa do Campeonato Catarinense de 2.018.
Dez dirigentes dos clubes da Série A estiveram presentes e o Estadual do ano que vem vai começar em 17 de janeiro e acabar em 8 de abril. Jogos em turno e returno, todos contra todos e quem chegar em primeiro lugar, somando a pontuação das duas etapas, será campeão! A CBF autoriza 18 datas para os regionais. O presidente da FCF, Rubens Angelotti, ainda tentará buscar mais duas datas para que haja uma semifinal única e um jogo final!! Também não está definido nada em relação ao televisionamento! A Rede Globo não deu “sinal verde” quanto ao interesse em transmitir o torneio, isso em tv aberta ou fechada!! Sobre o rebaixamento, os dois últimos após turno e returno, “cairão” pra “segundona” de 2.019!

domingo, 5 de novembro de 2017

Pelo menos o juvenil...!!

Ultimamente, gritar “É CAMPEÃO!” trata-se de uma frase rara pra quem joga ou torce pelo Criciúma E. C. Pois não é que em 2.017 as equipes de base conquistaram dois títulos??!! Sim!! Em julho, o Tigre ganhou a Copa SC Sub-20 e, no último fim de semana, foi a vez do time su-17 vencer o Estadual da categoria!! O técnico da equipe sub-20 é Cléber Gaúcho e o treinador do sub-17...Luciano Almeida, ambos indicados e trazidos por Édson Gaúcho, ex-diretor executivo do Depto. de Futebol. Vale frisar, contudo, que Harison Feltrin, Cléber Orleans, Filipe Monteiro e Amauri Barasuol já vinham anteriormente realizando bom trabalho. Contudo, faltava o “sprint final” pra obter maior sucesso!! Parabéns a todos os envolvidos em tais funções...tudo com a coordenação do competente Sérgio Lopes!!
E é importante frisar que o principal objetivo das categorias de base é formar atletas! Massss...se conseguir “fazer” jogador vencedor desde pequeno, melhor ainda!! Aliás, no meu entendimento, clube grande na verdadeira acepção do termo, tem que “criar” atletas com intuito ganhador a partir do momento em que eles chegam...iniciam suas carreiras!! Tive a satisfação de trabalhar no Criciúma por um período de quase 4 anos. Acompanhei de perto o começo de uma geração que tinha os goleiros Fabiano, Roberto e Zé Carlos; o lateral Maicon Sisenando; os meio-campistas Cléber Orleans e Douglas; além do atacante Mahicon Librelato...dentre outros. Todos triunfaram em suas respectivas carreiras!! Saudades desse tempo...!

Tópicos sobre o Tigre:
Se não pintar nenhuma zebra, o Criciúma deve assegurar, de forma definitiva, sua permanência na Série B do Campeonato Brasileiro pensando já na temporada 2,018. Nesta terça-feira(07) joga em casa contra um adversário que também faz campanha irregular, o Boa Esporte. Da mesma forma, o time mineiro luta pra ficar na “B”!! Aposto numa vitória do Tigre!!

O presidente Jaime Dal Farra está “aberto” à uma possível negociação que envolva ampliação da G. A. O comandante tricolor quer alguém pra dividir despesas e lucros na entidade que administra o Criciúma! Quem se habilita??? E tem gente disposta à tal situação???

Independemente de qualquer coisa, o Criciúma tende a ter um time mais barato no ano que vem, comparando com este! Má notícia? Não entendo assim!! O mais importante é ter competência pra buscar a formação de um plantel com profissionais que queiram buscar algo na carreira...comprometidos! Qualificação técnica?? Talvez com menos dinheiro, menor investimento, seja algo mais difícil de ser conseguido!! Mas, se houver bom entrosamento no Depto. de Futebol com união e entrega à profissão, as coisas podem ficar mais fáceis...!! Entenderam bem???